Esporte > Réplica: Resposta a quem rebaixa o boxe olímpico Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Girardi

    Curiosa a aversão ao boxe, sem dúvida uma modalidade que se praticada sem intuito de competição leva a um grande ganho de coordenação motora e condicionamento físico. O boxe olímpico dificilmente leva a uma lesão encefálica como no profissional. No nível profissional são adultos que estão cientes dos seus riscos. F1, bmx, levantamento de peso, esqui, skate, são esportes que acarretam mais riscos que o boxe amador. Muitos que aqui comentam fumam, bebem mas se importam mais com a vida alheia...

    Responda
  2. Jonas Almeida

    Antes de entrar nesse mérito político que foge ao ponto do autor a quem se faz a replica, sugiro procurar naquele famoso buscador "brain damage and boxing". Os números falam, e muito.

    Responda
  3. Ana Monteiro

    Interessante que o prezado autor "esqueceu" de citar um sério problema de saúde derivado desse pseudo esporte: a demência do pugilista ou encefalopatia traumática crônica (busquem no Google). Alguns famosos como Maguila e Eder Jofre sofrem com esse mal. Claro que nenhum esporte é livre de riscos, mas ter problemas neurológicos graves é um preço alto demais. Infelizmente autores como esse tentam fantasiar o que não passa de pancadaria e agressão como "esporte".

    Responda
    1. Jonas Almeida

      Exatamente. Dano cerebral ocorre, de acordo com estudos, em 20% dos pugilistas. É como em uma sala de 10 alunos, termos 2 com dano neurológico.

  4. IFOFI FILHO

    Não adianta tentar defender uma coisa dessas. É violência legalizada. Escolas também tiram crianças das ruas.

    Responda
  5. Joao Cellos

    Esporte se alta performance causar lesão é totalmente diferente desse pseudoesporte que busca a lesão. Vale a analogia entre o automóvel e o revólver: ambos podem matar, mas só um deles foi desenvolvido com esse fim.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Que essa barbárie tenha admiradores já me causa estranheza, mas vá lá. Até a tortura os tem. Mas não chamem de esporte, e muito menos de modalidade olímpica. Aguardo ansiosamente o dia em que selvagerias como boxe e MMA não sejam toleradas em nossa sociedade.

  6. José Cardoso

    Os esportes de luta tendem com o tempo a eliminar os "finalmente". Por exemplo, os esgrimistas não furam os oponentes como nos tempos dos mosqueteiros. No boxe os socos repetidos na cabeça são uma relíquia bárbara. Talvez sensores nos capacetes pudessem indicar logo o vencedor depois de um golpe bem colocado. Atualmente o sensor é o cérebro chacoalhado do indivíduo.

    Responda
  7. Karina Akemi

    Gostei muito do texto. Mudou um pouco meu próprio pensamento, não gosto de assistir nenhum tipo de luta ,mas não é pq não gosto que posso desmerecer o esporte ou desqualificar os envolvidos. No fim quase todos os esportes olímpicos exigem o máximo do corpo e é tão comum comentar que o atleta passou por 3, 4 cirurgias, então ser agressivo é um pouco relativo... Enfim bom texto para reflexão!

    Responda
    1. Joao Cellos

      São coisas completamente diferentes de um lado um esporte onde a busca da perfeição pode causar lesão e de outro lado um "esporte" que visa tão somente prejudicar a integridade física do oponente.

  8. ingrid muller xavier

    Insisto, tem grana e muita, por trás desses promotores de violência, basta ver o célere aumento do número de canais de lutas e outros sadismos. Boxe deveria ser enquadrado como crime, proibido como rinha de galos. Váo ensinar capoeira, judô sei lá o que, mas soco na cabeça? soquem suas próprias!

    Responda
  9. ingrid muller xavier

    Eis uma amontoado de sandices, escrito (e mal) por quem, decerto, muitos socos na cabeça levou. Violentos e propagadores da violência ousam justificar sua agressividade desmedida apelando à justiça social (ainda que abaixo digam: “pessoas que escolhem o boxe (...) não por necessidade” patético...se estivessem tão preocupados com a desigualdade, por que não assistência social incentivando p.ex. música, dança, atenção materno-infantil, ensino de línguas etc Ou estão ganhando com os canais Combate?

    Responda
  10. Cristiano Kock Vitta

    Boxe é esporte que exige concentração, técnica, potência e respeito às regras. A nobre arte ensina e empolga.

    Responda
    1. Cristiano Kock Vitta

      Boxe não é espancamento. Ressalto que há regras, treinamento e um código de conduta. Quanto à esgrima e ao kendô, seria ótimo vê-los sendo praticados em larga escala pelos pobres.

    2. Ana Monteiro

      A "nobre arte" de espancar alguém? Como alguém já disse, esportes como esse, tal como esgrima e kendo, os praticantes contam com proteções e ninguém sai perfurado ou desmaiado do ringue, já na "nobre arte" o praticante pode sair em coma.

  11. Joao Cellos

    Boxe não é esporte. Comparar uma atividade física que pode causar lesões quando levada ao limite é totalmente diferente de um pseudoesporte que visa tão somente prejudicar o oponente fisicamente.

    Responda
    1. jefferson batista

      Lol, vc é o cara que nunca competiu. Nunca teve o prazer de disputar nada. Todo esporte de alto nível pode causar lesão. A partir do momento que se compete, levar um soco ou cair de cara no chão, leva ao mesmo resultado. Não lembra do Joca né!? Ou Reeve? Quem está no cavalo sabe dos riscos e quem está no boxe idem.

    2. Rafael Aires de Oliveira

      Até xadrez é esporte. Basta ter competição para ser considerado esporte. Mas quem não quiser lutar, não precisa. Quem acha que é violento, não veja. E como o autor falou, muitos dos que estão nas Olimpíadas poderiam estar na criminalidade se não fosse pelos projetos sociais. Governos e governantes fazem mais mal que o boxe pelo ser humano e a gente ainda dá dinheiro (e torcida) para eles. Rsrs

    3. Joao Cellos

      Outro ponto que sempre me chama atenção seja no boxe, no MMA ou numa briga de rua, é o prazer sádico que as pessoas sentem em ver outros seres humanos se destruindo. Esse fenômeno da mente humana ainda há que ser estudado.

    4. Joao Cellos

      Pode-se dar o nome que quiser ao boxe, menos de esporte.

  12. jefferson batista

    O hipismo pode causar sérias quedas, lesão aos animais e humanos. Mas ninguém fala né!? É um esporte de riquinhos. Lol

    Responda
    1. Joao Cellos

      Pelo naipe do seu texto qualquer pode perceber facilmente quem é o infantil aqui. Faça uma discussão com argumentos ou se assuma como alguém desprovido de raciocínio lógico. Ademais, dê a medalha ao cavalo ou ao jóquei, mas procure arguentoa para chamar o boxe de esporte, criança.

    2. jefferson batista

      Foi só um exemplo, bebê. Quem merece medalha é o Baloubet de Rouet. O cavalo que pula obstáculos, ele que refuga, ele que vai na lama. Comentei seu comentário por que vc veio encher linguiça no meu comentário. Comente a reportagem, deixe cada um com suas próprias opiniões. Mas não venha lacrar aqui não bebezoca.

    3. Joao Cellos

      Então se alguém falar do hipismo mudará o que você pensa sobre o boxe? É cada argumento estapafúrdio. O boxe é qualquer coisa, inclusive selvageria, mas nunca será um esporte.

    4. Joao Cellos

      São coisas completamente diferentes um esporte "que pode causar lesões" e outro que objetiva causar lesões em outrem.

  13. LUCAS SOLTERMANN

    Boxe é coisa séria Roberto Dias! Analisar e entender o processo de esportivizacao para escrever um artigo sobre as lutas na olimpíada também exige seriedade!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.