Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ CARRIERI

    Excelente matéria. Com certeiras colocações, desnuda o rei e o torna menor que uma ameba. O Brasil não precisa mais desses elementos, em face de sua necessidade histórica de uma prosperidade, que muitos a surrupiaram, sem piedade, desde a sua tomada de posse, no primeiro reinado, com suas Capitanias. Muito ouro e pedras preciosas foram perdidos, através de embarcações frágeis, pelos mares até a chegada à Lisboa, com transferência da riqueza a outras Nações, como por exemplo, à Inglaterra.

    Responda
  2. Jorge Severo

    Pau torto não faz sombra reta. O demente não mudará.

    Responda
  3. Juan Valdomero

    Está mais do que na hora para abrir o impeachment !!! Ou vão esperar o Brasil se desintegrar pela fome, pelo desrespeito a Lei , a Constituição ou que milicos aventureiros aventem o golpe???

    Responda
  4. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Não adianta usar "panos quentes". Ele jamais mudará a sua natureza beligerante ou belicosa, como queiram

    Responda
  5. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Não adiante "panos quentes". Ele amais mudará a sua natureza beligerante

    Responda
  6. Guilherme Torres Godoy

    Excelente comentário, só que tem um defeito, ele deve ser escrito muito mais claro, exemplo: usar palavras simples, algo assim como ka - ga -dhas ai pode ser que o geno entenda. o povo entende, eu sou do povo e entendo, ele não, porque ele não forma parte do povo, se ele fala que comprar feijão em vez de comprar fusil, é coisa de idiota, isso não é coisa de povo. To certo?

    Responda
    1. Juan Valdomero

      O povo é que tem que estudar mais, ler mais, aprender mais palavras do português e não apenas as das TVs. Brasil tem milhões de analfabetos culturais e as TVs tem comentaristas que não usam plurais quando corresponde. Fala se em educar mais poucos o praticam.

  7. Alcides alcantara

    Conrado, Fux, como jurista merece respeito; como presidente do Supremo é uma negação. Mais um pouco e se iguala a Toffoli.

    Responda
    1. Juan Valdomero

      Muuuuu

  8. Claudio Moreira Roberto

    Xiiii ,, esquece ! Pelo andar da carruagem brasiliense não vao tirar o Bozo nao

    Responda
  9. RODRIGO DORNELLES

    Como sempre, artigo preciso, esse do Conrado. Só faria um reparo: nessa corte, não tem bobo. Até o "Castro Nunes", com aquele ar de paspalho, "amarra sapato com luva de boxe".

    Responda
  10. João Batista Tibiriçá

    Muito bem! estou com você! As ações estão com Lira, mas ele não quer agir. Quem mais o pode fazer?

    Responda
    1. Juan Valdomero

      O Lira pode pagar caro, no futuro, a sua inoperância cumplice do bozo

  11. Maria Pirlin

    Como sempre, texto que lava a alma. Professor, estamos com você!

    Responda
  12. Ricardo A Schmitman

    Interessante o texto, pena que o Bolsonaro não entende essa delicadeza linguística.

    Responda
    1. Juan Valdomero

      O coisa é um iletrado-viralatas...

  13. filipe moura lima

    O TSE tinha todas as prerrogativas para cassar a chapa 'bozo-vice', mas não o fez. Do Barroso, vamos esperar o quê, além das palavras?...

    Responda
  14. Helio Cardoso

    Claro, inelegível por que a constituição não permite candidato sem partido e ninguém o quer! Na verdade ele queria que existisse apenas um partido no qual seria o presidente, secretário-geral e tesoureiro, fechar todos os jornais e ficar apenas um controlado pelo partido-governo. Já tem até nome: "A K*hda".

    Responda
    1. MARIA STELA C MORATO

      Talvez num arroubo democrático contraria os filhos também.

  15. Joaquim Salomão

    Enquanto o miliciano utiliza recursos públicos para atacar diariamente a democracia, o PGR (Prevaricador Geral da República) e o coronezinho corrupto das Alagoas fazem de conta que isso é normal. Deviam ir para a cadeia junto com esse nazifascista.

    Responda
  16. JOSE CAMPOS

    Não tem adjetivo melhor para o atual mandatário do que chupa cabras.

    Responda
  17. CESAR PAES

    Bolsonaro devia ter sido impedido há muito tempo, mas não foi exclusivamente pelo apoio que tinha de seu eleitorado. Se Rodrigo Maia ainda estivesse na presidência da Câmara hoje, um dos processos seria aceito, pois há real possibilidade de êxito. Na gestão de Maia não havia número suficiente de deputados para dar seguimento no processo e isso seria como um tiro pela culatra, pois o mandrião sairia gritando que estava referendado pelo Parlamento. Só nos resta pressionar para que Lira aceite.

    Responda
    1. CESAR PAES

      Continuando: Não vejo possibilidade de o TSE dê seguimento célere ao processo de cassação da chapa Bolsonaro/Mourão, até porque isso também depende doo Parlamento. Poderá servir como meio de pressão, mas sem o resultado almejado.

  18. Nilton Silva

    "A expectativa de que um ator político possa ser convencido a fazer o que nunca fez em sua vida adulta, e que possa mudar justamente os modos exitosos que o catapultaram à cúpula do poder, é uma forma de negacionismo psíquico e ético." Precisa dizer mais alguma coisa?

    Responda
  19. ricardo arantes martins

    Bolsonaro não conseguirá seus intentos golpistas. Se fosse para os militares darem um golpe, tirariam ele. Não precisam dele, pois sabem que ele é muito pernicioso a nação, pois lhe falta patriotismo, inteligencia, bom senso... . Mas tumultuará e causará o caós. Para ele é tudo ou nada pois criou um ambiente hostil e pela primeira vez em 32 anos, em 2023 ele não terá nenhum tipo de imunidade.

    Responda
    1. filipe moura lima

      concordo com vc

  20. ricardo arantes martins

    inelegível, indemocrático, impatriota.

    Responda
  21. PAULO ANTONIO DEGRAZIA

    Tô contigo, Conrado! Não frouxa!

    Responda
  22. Victor Henriques

    O réptil da PGR já está visitando gabinetes para aprovarem sua recondução. Será que está prometendo trair o chefe e enfim começar a trabalhar, já que não há como ser reconduzido de novo e agora não tem mais chance de ganhar uma vaga no STF? Ou talvez, num cenário ainda pior, engambelo os senadores e trabalhe para a reeleição do chefe, que terá então a chance de indicar novos ministros. A nossa venezuelização tem a cara de Aras, de milicos senis e cínicos, de Kassio Conká e do pastor jurista.

    Responda
  23. José Cardoso

    Lembrou bem sobre os pedidos de impeachment. O presidente da câmara não é obrigado a colocá-los em votação, mas nesse caso deveria indeferi-los. A partir daí a bola estaria com o plenário. Se a maioria julgar que o pedido é formalmente aceitável segue o processo para uma comissão.

    Responda
    1. CESAR PAES

      Seria muito bom se isso fosse verdade, mas não há previsão constitucional ou legal para isso. Se lira indeferir, vai para as calendas, isto é: pro sexto arquivo...

  24. MARCOS BENASSI

    É isso daí, Messiê Conrradô, falou, disse e esbofeteou: não há que tergiversar, ou nóis sifú de verde oliva e amarelo. Pode até ser que a coloração da Bozofrenia venha a predominar, mas é imperativo que ninguém se deixe enganar pela cor-de-burrro-quando-foge do Bozo: é medo sério da cana e do futuro dos seus, cada vez mais ameaçado pela fração da República que ainda resiste. Apostará seu último centavo no golpe, na cumplicidade do centrão, dos milicos, das polícias insurrectas. Ação, ontem.

    Responda
  25. Jose Garrido

    In Fux confiarmos, Dalagnol a Moro

    Responda
  26. Antonio Vieira Coelho

    ...inelegível, e se possível preso por no mínimo 30 anos, que é o que um assa.s!n0 ge.n0c!da merece...

    Responda
  27. Nelson de Paula

    Juiz não deve entrar no jogo. Nem militares. Com tantas acusações vindo de todos os lados, o MP poderia fazer alguma coisa. Toda essa confusão tem pai.

    Responda
  28. Nelia Rios

    Até agora ele fez, falou, xingou, mentiu, o que quis e quanto quis. Até agora nenhuma ação de nenhum dos Poderes para parar esse “psico pata” e livrar o Brasil de um abismo. Lamentável termos “isso” no comando da Nação

    Responda
  29. valdir de macedo

    As instituições estão funcionando.... blá ... blá.... blá.....

    Responda
  30. Francisco Bezerra de Menezes

    Fux imagina que o barco capitaneado por Bolsonaro chegará a um Porto seguro, mas ignora que o tempo não é favorável, tempestades mudarão o rumo, e não se sabe para onde vai. Não há viagem tranquila e chegada certa sem um timoneiro capaz e responsável, sem ele a tragédia é anunciada.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      In Fuks they trusted, não foi assim? Why distrust him now? Esse blazinho "constitucional", de pelica, é o que se espera mesmo...

  31. Marcelo Magalhães

    O discurso é lindo, mas não toca o epicentro do problema que é o fato do Bolsonaro ser um produto do golpe promovido pelos endinheirados, que não suportavam mais ver a doméstica na Disney, o filho do porteiro na universidade e o sujeito de chinelos no aeroporto. O texto é perfeito, mas é apoiado pelas pessoas que se incluem nas categorias acima. Ou seja, Bolsonaro e sintoma, não é a doença. Difícil vai ser combater o fas.cismo que nos habita.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vitor o discurso que vc fala, era de unir o empresário e o trabalho e não exaltar os ricos

    2. Victor Henriques

      Esse era o discurso do PT nos anos 90. Você está desatualizado. Depois teve Palocci, Valdemar Costa Neto, a política dos campeões nacionais (Eike, irmãos Batista etc). Vamos mudar o disco? Senão vira caricatura.

  32. armando moura

    querer separar barroso do fux "o brasil", é querer separar o arroz do feijáo. cada um deles ajudou a corroer um dos pilares da democracia que é o poder judiciário. um defendendo uma justiça populista, estilo barrabás e outro extremamente corporativista buscando vantagens para si e seus colegas de um estado pobre. Ambos são apoiadores de primeira hora do lawfare da republica de curitiba. Que tolo confia nestes caras? Contra bolsonaro parece uma briga que não se sabe quem é o bandido.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Eu sei quem é o bandido, Armando.

  33. benjamim picado

    Avisinho de grátis pra jair: esse rubicão tá cheio de piranhas vorazes; ademais, na papuda, a recepção será calorosa e oleosa. Faça sua escolha, capitão.

    Responda
  34. ADRIANA QUEIROZ

    Concordo. Passou a hora das notas de repúdio ou de amenizar as falas desse ser inominável. Hora de agir.

    Responda
  35. Diógenes Moraes

    Bolsonaro é absolutamente incorrigível e incapaz de conviver com qualquer tipo de norma. Quem ainda não entendeu isso está cego.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Diógenes Moraes: Bolsonaro não enganou ninguem, era/é um político medíocre vivendo às custas do contribuinter que encaminhou os filhos para a mesma "profissão" e o resultado só poderia ser esse, uma catástrofe.

    2. Marina Gutierrez

      Diógenes Moraes: Bolsonaro não enganou ninguem, era/é um político medíocre vivendo às custas do contribuinter que encaminhou os filhos para a mesma "profissão" e o resultado só poderia ser esse, uma catástrofe.

  36. Roberto Gomes

    Conrado tem 100% de meu apoio.

    Responda
  37. ADONAY ANTHONY EVANS

    A missão do Tenente expulso sob leniência do Exército Brasileiro pelo que aa boca pequena se conhece pelo epíteto de Justiça Militar, por ameaça de ato terrorista, com medalha de Honra ao Mérito é implodir as instituições. Seja por sedução, corrupção, acovardamento ou corrosão. A tarefa delegada a Ciro Nogueira de lhe fechar a boca maldita é A Operação Impossível. O ataque estupido a Bruno Covas em que lhe beneficiou ou ao País? Apenas homenageou aa sua hidrofobia.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Onde nóis assina, compadre?

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      A grave crise institucional provocada pelo principal mandatário, ignorando Pandemia, desemprego e pibiculo, em favor de alucinações diárias, tem responsável ainda mais agudo que os tribunais. O Procurador Geral. Servil. Acocorado. Acoelhado. Aliciado e comparsa da destruição da Democracia em sucessivos atos de crime de responsabilidade e repetitivas ameaças de golpe militar.

  38. jose vanzo

    Bolsonaro impôs,sem qualquer base científica e ética, a imunização de rebanho e assim levou à morte centenas de milhares de brasileiros civis que poderiam estar vivos se ele não tivesse sabatado a compra de vacinas da pffizer em agosto de 2020.E diante do desespero daqueles acometidos pela pelo vírus receitou cloroquina.Sob bolsonaro o Brasil que tem 3% da população mundial responde por 10% dos infectados .Bolsonaro ficou do lado do vírus que já ceifou quase 600 mil vidas brasileiras..

    Responda
  39. Hernandez Piras Batista

    Infelizmente, a esperança é escassa. Não há gente de envergadura para defender nossa democracia. Temos só candidatos e oportunistas.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      É, caríssimo, tá difícil vê-los, mas há. Se terão suficiente força pessoal e apoio público, é uma questão aguda.