Painel do Leitor > O que você faria com estátuas polêmicas se fosse governante? Escreva para a Folha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Antes da queda do Muro de Berlim e URSS ( fim da 2ª Guerra) havia diversas agências de emprego na região. A inflação da época do regime militar subsidiou a indústria e formou uma classe média leal ao regime. Os ciclos econômicos e a cidade: na era industrial branca, as habitações eram alinhadas nas avenidas principais, deram lugar ao comércio e ao serviço, e agora aos apartamentos. Migração em massa para reformas econômicas, polÃticas e principalmente étnicas...
Estudem a história e mudem o futuro não o passado. Brasil é o que é graças aos Bandeirantes
ponha em uma parte do museu com a biografia do homengiado
Mandaria quem for contra estudar mais a História do Brasil. Mandaria estudar sociologia e até psicologia!E aduzo: não se muda o passado do presente! Do presente se pode modificar o futuro, mas jamais se modifica o passado. Bandeirantes: o Brasil é o que é territorialmente graças a eles. E, repiso-me, não se pode com o pensamento do Século XXI, querer modificar os Séculos passados.
ponham na estátua um calção e camisa do antigo Banespa com um bigode do Rivelino. O Renato Gaúcho vai se morder de inveja.
Trocar todas por banheiro publicos!
Sauna e banho
Estátuas polêmicas devem sair das ruas e ir para museus. Não há justificativa para homenagear criminosos.
Colocaria as estátuas em um único parque de cada cidade. Jamais destrui-las. É impossÃvel apagar o passado, bom ou ruim.
Colocaria em um museu com a contextualização de sua história de uma maneira realÃstica como de fato ocorreu, sem descrever como um ato de heroÃsmo.
Não há razão hoje em dia para que se continue fazendo estátuas, bustos etc. de pessoas "ilustres". Com os recursos de vÃdeos, filmagens 3D, essas reproduções da figura humana poderiam ser todas virtuais, holográficas. Tipo um museu de cera virtual acessado via internet possivelmente com o uso de óculos de realidade virtual.
A lógica mostra que em ruas, bairros e logradouros indicados por números é muitÃssimo mais fácil o deslocamento. Nem mesmo logradouros deveriam ter nomes de pessoas influentes de suas épocas. No caso de monumentos, estátuas, bustos etc, deveriam estar expostos apenas em museus.
Colocaria num museu contando a verdadeira história de cada cidadão desse. Aquela história que não é contada nos livros da escola. A história é contada pelo vencedor. Nesse caso da estátuas contaria a história pelo lado do perdedor.
Mais uma pergunta medÃocre igual ao jornal.
Essas estátuas deveriam ser todas incendiadas. Esses bandeirantes não passavam de assassinos de Ãndios e escravos.
A história não pode ser mudada ou apagada. Deve ser interpretada e servir de lição. Coisas boas ou ruins do passado servem de exemplo ou alerta à s gerações futuras. Se fôssemos destruir a história ruim, não terÃamos os museus do genocÃdio armênio ou os campos de concentração dos judeus da segunda guerra mundial. Será que vamos destruir filmes e livros não afeitos aos modos atuais? Claro que não.
O homem é produto do seu tempo! Deixem os monumentos e nomes de estradas e ruas em paz. Vão resolver seus problemas.
Infelizmente, a verdade é que a maioria das estátuas ainda são reflexo de figuras importantes no paÃs. A impressão que tenho é que a maoria absoluta não representa valores que possam inspirar indÃviduos, e consequentemente a sociedade como um todo, a se tornar melhor ou a boas reflexões, sentimentos. Espero que chegue logo o dia que a sociedade como um todo não vai mais querer essas figuras hediondas espalhadas por todo canto representando o nosso povo, que pode ser o que já acontece fora daqui.
Eu sou contra por fogo nas estátuas de pessoas que foram obscuras para nossa história. A história tem que ser contada, não escondida. Eu colocaria estas estatuas em um museu, com placas contando realmente quem foram esta pessoas e o mal que fizeram aos indios aos negros, do lado destas estátuas colocaria outras de pessoas que lutaram para proteger os Ãndios, os negros, a nossa democracia, enfim, que fizeram o bem.Tudo isso para que nunca mais estes fatos tenebrosos a nossa história ressurgissem.
Eu manteria a estátua porém com observações em uma placa do que realmente foi aquela pessoa e de qual intenção foi feita a estátua e o que ela representa hoje, tá aà uma ótima fonte de cultura.
Não acho que devam ser destruÃdas. Deveriam ser mantidas como um retrato da história humana. E essa historia não é feita apenas de belas ações e atos dignos, ao contrário, é marcada por muita maldade, crueldade e atos abomináveis. E por isso, deveriam servir de lição para nos tornar uma espécie mais humilde e esquecer de vez a ideia errônea de ques somos a imagem e semelhança de Deus , e, que sim, temos o DNA simiesco dos antigos primatas.
Se eu fosse Governante colocaria essas estátuas em museus.
Estátuas deveria se resumir, no máximo a espaços fechados, com o intuito de gerar entretenimento, história ou informação. No mais, são sÃmbolos de opressão, guerra, idolatria, submissão ou fantasia.
Em uma democracia não se queimam estátuas,debate-se o certo e o errado que elas representam.As boas práticas que elas inspiram devem se perpetuar e as erradas servir de lição para que não se repita.Como disse CÃcero,a história é a mestra da vida.,públçica ou privada..
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > O que você faria com estátuas polêmicas se fosse governante? Escreva para a Folha Voltar
Comente este texto