Opinião > Ensaio de ditador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
O que move os polÃticos sempre é a próxima eleição. Todos no Congresso Nacinal certamente desejam se reeleger. Não podemos simplesmente votar e deixá-los à vontade. Em votações de matérias cujos temas considero importantes, envio e-mail aos senadores e deputados que ajudei a eleger. Vou me posicionar contra o voto impresso, e em relação à vaga no STF e a recondução do PGR para que o Senado cumpra o seu papel com rigor. Temos que cobrar os que foram eleitos para nos representar.
Verdade! Temos que cobrar desses eleitos que não estão cumprindo seu papel a contento. E que o pres. da Câmara também cumpra seu papel de apreciar os pedidos de impeachment. Ele tem o dever de apreciar pelo que determinar a Lei Maior. Se não tem fundamento, indefere; mas não se negar a apreciar.
O homem não confia que as eleições atravéz do voto eletronico não seja possÃvel de alteração e quer que o voto seja auditável para não pairar dúvida de quem seja o eleito, não sei se é possÃvel alguem interferir no resultado da urna eletrônica, mas parece que há dúvidas e por isso ele é acusado de golpista, de querer implantar uma ditadura e mais coisas é o que esse jornal quer a todo custo, que ele seja tirado de lá custe o que custar. Esse jornal só pensa nisso, é uma vergonha
Luiz, o nosso processo eleitoral é completamente auditável. Eu mesmo já trabalhei nas eleições como voluntário e, conhecendo a sistemática do voto eletrônico posso afirmar que ele é extremamente seguro e protegido contra erros e fraudes intencionais ou não. Na verdade o Bolso naro sabe disso também, mas ele fica incitando a dúvida do voto eletrônico para desviar o foco das 550 mil mortes da COVID; da chegada do CENTRÃO ao seu governo; do desgoverno que impera no Planalto.
vejam lá o que Vossas Senhorias entendem por moderação. Censura prévia! O que é isso! onde estamos?
Prezados: "Com leis ruins e juÃzes bons ainda é possÃvel governar. Mas Com JuÃzes ruins as melhores leis não servem para nada". Otto Von Bismarck. Portanto, é hora de pensar o que está acontecendo em nosso Pais como um todo. E o que pode acontecer se entrar a esquerda dos "Bandidos Soltos" para governar nosso Brasil. Pensem nisso e parem de fazer tanto barulho. Barulho chama mais barulho e isso pode não acabar bem.
Fora Bozo maldito!
Não vale citar Bismark, um pseudo ditador igual ao Bozo que você admira. Para formar a unidade alemã, Bismarck desprezou os recursos do liberalismo polÃtico, preferindo a polÃtica da força. É isso que o PR pretende fazer, é isso que ele quer. Só que não! Temos o Poder Judiciário Brasileiro e não a República de Curitiba.
E quanto à s piruetas jurÃdicas do STF , nenhuma palavra ? Fake news só tem da direita ? Corte inicia processo , investiga , julga e dá sentença , intervém no poder executivo , tudo ao contrário da Constituição que deveriam respeitar.
Paulo, faz parte das possibilidades das Cortes mais altas desde a Magna carta inglesa (1215!): chama-se -- em inglês é mais chique -- "contempt of court". É a obrigação das cortes supremas de defenderem-se quando são atacadas por algum outro poder. O STF não está fazendo mais do que sua obrigação. O problema é o bozó (e outros metidos...) que não entendem nada de Direito e se põem a falar.
´´E quanto à s piruetas jurÃdicas do STF , nenhuma palavra ?.. `` Você está se referido aquele 6 x 5 após um tuÃter famoso de um general e que negou um habeas corpus para que Lula concorresse na eleição de 2018? Do lÃder do governo-camisa-amarela na Câmara:´´NUnCA teve prisão em segunda instância no Brasil. Só teve para prender Lula e tirá-lo da eleição. Foi um casuÃsmo'' (Golpe, grifo meu), afirmou Ricardo Barros Camisa Amarela (PP-PR).``Pesquisa Datafolha 2018: Lula, 39%; Bolsonaro, 19% ...
O Supremo Tribunal Federal jamais interferiu no Poder Executivo. No caso da COVID o STF reafirmou que as polÃticas públicas locais, dos Estados e municÃpios, devem ser realizadas considerando as realidades próprias de cada um, sob coordenação do Ministério da Saúde. O que não houve, por parte do Ministério. O STF e o Poder Legislativo existem para por freio nos desmandos do Presidente da República, quer queira, quer não.
Editorial perfeito. Aras e Lira associam-se à irresponsabilidade do insano e seus atos desvairados em prejuÃzo da nação. Ao contrário do que pensam, não vão se beneficiar de sua incúria e serão cobrados por isso no futuro não muito distante.
Que os meios de comunicação e todos os que prezam a democracia continuem se levantando contra esse homem, que deseja o poder pelo poder. A democracia brasileira corre riscos. Carlos Lacerda, JK, a imprensa em geral (parece que aprendeu), Ulysses Guimarães e tantos outros, ou apoiaram o golpe de 1964 ou tiveram uma atitude de indiferença. Lacerda foi um dos primeiros a ser cassado, Ulysses quase exilado e JK, tudo leva a crer, assassinado. Que Lira e Aras pensem nisso.
Muita gente, inclusive a FOLHA e a unanimidade de seus colunistas, hoje lavam as mãos; como se não fossem corresponsáveis à eleição de um par de filhotes da ditadura apologistas da tortura e ideólogos do golpismo desde 1964. A FOLHA e os colunistas, entre os quais, principalmente Reinaldo Azevedo e Demétrio Magnoli, comportam-se como "vacas que desconhecem seus bezerros", conforme didaticamente ensinava o popularÃssimo polÃtico mineiro dos anos 50, Vitorino Freire.
Quer dizer o quê com isso, que não temos um desequilibrado inconsequente, irresponsável e provável psicopata na presidência? Filhotes da ditadura não têm nada com o editorial e não nos afetam hoje. Nenhum jornal elege alguém. Se a imprensa tivesse todo esse poder seu mitinho boçal não estaria onde está, caso os debi loides que o elegeram lessem, especialmente a Folha, pois teriam sabido quem é e sempre foi JMB: Um preconceituoso incompetente, incapaz, narcisista e terrorista.
Não haverá golpe pois o Generalato tem verdadeiro desprezo da capacidade intelectual do Coiso. Se houver, tiram ele, pois não precisam dele para nada. Demais a mais Lula, quem está na frente nas pesquisas, andava de braços dados com as Elites Economicas (haja vista os presos Odebrechdt e irmãos da JWB que foram presos - 3 dos 10 mais ricos na época). O Coiso irá fragilizar ainda mais as instituições até sair. O recado foi dado. quem for eleito deverá criar mecanismos para acabar com a impunidade
Algum arrependimento por terem dado apoio ao impeachment sem crime de responsabilidade da presidenta modelo de honestidade? Foi nisso que deu a irresponsabilidade da mÃdia corporativa. E agora, o que será desse paÃs espoliado pelo grande capital, agora que até o simulacro de democracia está ameaçada? Que muitos militares estão desmoralizados? Que ao presidente existem duas opções: golpe ou prisão? Tenham mais responsabilidade da próxima vez.
É pouco e, pior, talvez seja tarde Folha de S. Paulo. Editoriais com palavras rebuscadas não estão a altura da urgência que o momento exige. Esse homem tem que ser retirado da presidência o quanto antes e afastado do jogo democrático, antes que esse jogo deixe de existir.
O agir pusilânime do Procurador Geral da Republica numa atitude de um covarde que se move por interesses próprios é tão abjeta que sua atuação é imperdoável o mal que faz ao Brasil .Quanto a Lira dizer o que ? Uma das piores e mais lasseavas de uma pessoa má cujo o único intuito é criar e apoiar confusão para que o cenário deixe as pessoas aturdidas e o governo fraco para se aproveitar da situação e estuprando as normas de tudo para facilitar ele e sua caterva roubar e permanecer no poder.
O povo, como sempre manipulado, se contenta com cotas e bolsas, a elite fica torcendo para tudo dar certo, sobretudo o lucro, mas se esqueceram de certos passados em que ela será a segunda a ser silenciada, estiolada e usada para limpar os sangue dos coturnos. os primeiros amordaçados, serão os polÃticos, continuarão, mas só não pisar neles, mas alguns irão para a descarga. isso para ser otimista...
Aplausos, muitos aplausos, mesmo para este editorial ! Assino embaixo integralmente ! Que outros atores da imprensa, da sociedade civil e das instituições da República se manifestem com a mesma veemência contra o descalabro que se assiste no Brasil ! Força, Folha !!
Concordo com a Folha e com o comentário.
faltou uma virgula rsrsrs (o que muda o sentido) ...... muitos aplausos, mesmo, para este editorial.........
O editorial lembra Vitorino Freire, o folclórico polÃtico mineiro, cujas frases reverberam na polÃtica nacional e suas relações carnais com a grande imprensa: "É tempo de vaca desconhecer bezerro". Que pariu Mateus, que o embale, diz o ditado gentio.
O filho de Bruno Covas definiu bem o caráter de Jair Bolsonaro que, além de ofender os mais 660 mil mortos pelo coronavÃrus, atingiu deliberada e dolosamente a memória do ex-Prefeito de São há poucos meses falecido. A omissão do Procurador Geral da República e do Presidente da Câmara Federal não são próprias de homens públicos, mas de tÃteres que podem aderir a um projeto ditatorial. Falta agora Bolsonaro definir o seu estilo de poder! Será um PUTIN, um Kadhafi, Alexander Chernenko ou Maduro?
Não, é Bolsonaro, mesmo: ignorante e violento.
Dois anos e meio pra fsp repudiar Bozo! Eh muito tempo para o melhor jornal do Br . Culpa do dono. O Bozo ensaiava desde sempre seu discurso de ditador desmiolado. Não tem desculpa fsp
Falou grosso e o fez muito bem o editorialista. Tardou mas chegou a hora do basta! O judiciário finalmente acertou no tom. Ao custo de desmoralização irreparável, Lira, Pacheco e o PGR devem um pronunciamento imediato sobre a escalada insana do Bozo. O blá-blá-blá ficou para traz! Chega!
Parece até que o grande problema do paÃs é a urna eletrônica. Não há 14 milhões de desempregados, não estamos a caminho de ter 600 mil mortos pela covid. A economia nunca esteve tão bem e o Executivo nunca trabalhou tanto. Pobre Brasil.
Nesse conflito de poderes só o congresso pode peitar o presidente com sucesso. Mas discordo de que se deva investigar alguma coisa como faz a CPI. É uma perda de tempo. O Bolsonaro é a falta de decoro que se fez carne. Tem que votar diretamente o impeachment e passar o bastão para o vice.
Mas já seria alguma coisa.
E coitado de nós com este vice.
São urgentes reformas na previsão legal, retirando do PR os poderes imperiais de que se reveste, e o personalismo do PGR e presidente da Câmara em situações cruciais como a presente.
Enquanto Lira e Aras se acovardam em não fazer nada, Bolsonaro fortalece seu pensamento corrupto e imoral dia após dia.
Muito bom editorial. Aponto apenas que errou ao indicar, no final, "prerrogativas" do PGR. A palavra correta seria "competência" ou "dever".
O pequeno ditador de lorotas.
O paÃs vai colapsar. Congresso e PGR tem o dever de agir! A sociedade implora!
Já está colapsando faz tempo. Não é aceitável que aquele que tem o dever de apreciar os pedidos de impeachment não o faz porque não quer. Tem o D E V E R de apreciar. Se vai acatar ou não é outra história. S T F, só esse Poder pode tirar o Brasil desse descalabro!
Eu sempre reforço a necessidade de os jornais e toda a sociedade discutirem questões mais aprofundadas. Todos só se lembram de que o procurador-geral da República é escolhido pelo presidente da República quando se pleiteia uma ação judicial contra este. É mesmo que pedir a um predador que poupe sua presa... Cuja única alternativa seja o predador morrer de fome. Isso é "brasileirismo"!
Mas lembre que Bolsonaro escolheu um nome fora da lista trÃplice. Se houvesse obrigação de indicar o mais votado na lista para a PGR esse risco diminuiria.
As ações de Bolsonaro são puro diversionismo. Ele sabe que está atentando contra a lei e que cedo ou tarde terá que responder a isso. Porém, o que interessa, além da escalada fascista, é a incompetência e a inoperância do governo, que simplesmente não governou. Estamos vivenciando uma crise energética, de abastecimento de água, em breve de alimentos, do setor de saúde e da economia. Pura incompetência. Fora, Bolsonaro!
Vale lembrar que tanto a pusilânime PGR quanto o malfadado congresso uivaram pra cima da Dilma por muito menos, demonstrando um zelo e uma valentia que agora tombaram a zero. É uma gente sem o menor apreço pelo paÃs, um lixo ao qual o editorial faz apelo.
E a mÃdia junto.
Excelente Editorial! A História nos ensina que se omitir aos que tentam sufocar liberdades e direitos é torna-se cumplices da tirania. Bozo é um mais nazistoide fracassado que tenta ter alguma relevância.
Sem comentários o ato destes cidadãos!
A Folha tem de decidir, ou bem quer o impeachment do Bolsonaro, ou bem quer a privatização dos Correios e da Eletrobras; as duas coisas juntas não são possÃveis.
Ô Sérgio, vem cá: o senhor releu o comentário que escreveu antes de enviar?
Ao contrário. O impeachment de Bolsonaro facilita estas priviatizações, como de Collor facilitou as da década de 1990. Possibilita aos neoliberais dissociaram seu programa econômico de determinados presidentes.
Seja mais claro em seu comentário. Mostre a correlação entre um fato e outro. Aproveite para explicar sua opinião.
É preciso lembrar que Folha de São Paulo contribuiu muito para a eleição de Bolsonaro, ao perseguir e demonizar seus adversários polÃticos. Um gesto de hombridade seria começar o texto com um mea culpa. Sem isso, esse tipo de manifestação não passa de lágrima de crocodilo.
Daqui a 50 anos. Contando...
Preciso, assustador e infelizmente real o texto do editorial ! Temo pelo que virá, pois um autoritário ignorante como este insano que ocupa a presidência pode , cada vez mais acuado, agir de forma a levar o paÃs todo para uma perigosÃssima fase de turbulências extremas ..... Cabe a todos nós mostrar que só o aplauso de seguidores cegos, minoria , não bastará !!!!
VÃtima de um grande pesadelo, acordo em uma manhã fria de agosto de 2021. Vejo nos jornais que, um alucinado, incompetente e, projeto de gente tomou para si a cadeira de Presidente. Apavorado olho para o espelho e vejo o rosto do PGR...Tento negar: não, meu nome não é Aras...
Como é? ''O que a Folha (pasquim) pensa''? Pensa mal, pessimamente mesmo. Enquanto o Bolsonaro, atacado por todos os flancos, defende-se verbalmente, o Judiciário (Lex Morales) reúne presidentes de partido para barrar o voto impresso. O mesmo autoritário atropela as leis e mantém, sem amparo, um deputado preso. O Fichinha libera o maior corru.pto que o Brasil já teve para disputar as eleições. O Congresso aprova um fundo astro(gastro)nômico para desviar dinheiro e o PR é contra a democracia?
Fazer eco a mentiras é feio. Denota falta de caráter.
Que mente é essa. O Coiso seria "...atacado por todos os flancos..." Ele ataca. O Congresso (com apoio dos Coisinhos) aprovou o orçamento astronomico, inclusive a base governista. Tudo combinado, pois Assim o Coiso dá metade do que pediram (que é muito) e ainda sai bonito na foto. A maior corrupção da história são as ditaduras eis que deixaram o Estado Brasileiro corrupto e sem evolução. Na história mundial há inclusão e bem estar social nas Democracias parlamentaristas consolidadas há décadas.
E aà Serra. Já começou a se mobilizar para cobrar seu deputado a votar no voto impresso?! Já chamou a cambada para ir às ruas demonstrar apoio ao Genocida? Ou ainda permanece nesse super útil comportamento de apenas caluniar jornais e pessoas? E, se não funcionar, vai fazer o que? Usar da forca tal qual seu amo facistoide?
Nããão, Marcos Serra, o senhor entendeu tudo errado. O PR não é contra a democracia, ele é um democrata nato, desde criancinha. É adepto à alternância do poder, conhecedor da constituição e das leis, bom negociador, sensato e prudente, ponderado e interessado em meio ambiente, educação e cultura geral. Sujeito bom está ali. Melhor ainda do que ele são seus apoiadores, gente de valor, que sabem reconhecer um bom lÃder. Desculpe qualquer coisa, hein, Marcos? Estamos aÃ.
Único problema do Bolsonaro é que ele fechou as torneiras do dinheiro público e fácil para à mÃdia escrita e televisiva. Além claro da lei Rouanet.
É, Cordobilha, a questão é mesmo de fé, hein? E eu que pensava que o problema de Bolsonaro era a má gestão do meio ambiente, da cultura, da educação, da Covid (e seu mais de meio milhão de mortos), da geração de emprego... Quem ia imaginar, ó Cordobilha, que o problema dele é único, é só o fechamento das torneiras de dinheiro público para as mÃdias escrita e televisiva! Quem diria! Ele atraiu todo o ressentimento da mÃdia, que vive inventando coisas contra ele... Quem diria!
É pra rir ? Que digam a Record, a Rede TV o SBT e a Rádio Jair Passa Pano. Que comentário mãos raso o seu.
Até aqui Aras me fez ter profunda vergonha do MPF. Se deixar nossa democracia acabar, terei profundo ódio dessa Instituição. Quando todos procuradores e promotores perderem seus poderes na iminente ditatura, terei profunda falta de empatia por todos eles. Culpados ou não, pois não haverá inocentes.
Não sei se concordo com esse comentário. Não conheço bem a estrutura administrativa do MP para saber o que é prerrogativa do PGR e o que poderia ser imputado como omissão de procuradores e promotores. No entanto, sei da profunda necessidade do Ministério Público e, em que pese casos lamentáveis, nutro muito respeito por essa instituição. Talvez urgente mesmo fosse vincular a indicação do presidente à lista trÃplice apresentada pela instituição.
Já passou da hora! Que a sociedade civil se levante contra um governante inescrupuloso e pressione as instituições a agir. Mas, que o povo nunca esqueça que a elite deste paÃs, miseravelmente, mantêm o apoio a agenda defendida por este governo em none de uma ganância desmedida. Há quem gaste em campanhas publicitárias se apresentando como progressistas descolados e por de trás atue empobrecendo aposentados com consignados ilusórios e impagáveis.
Bolsonaro só defende aquilo que o povo brasileiro quer!E estão contra ele.A mÃdia tem saudade dos tempos que a grana jorrava através de propagandas, alimentando as bocas socialistas da imprensa!Esse tempo acabou.Que não demore o dia que a onça será solta, ela precisa beber água, e os traidores da pátria, ir pra cadeia.
Os traidores estão do lado desse golpista arruaceiro que irá para a cadeia e arrastará seu bando de milicianos lunáticos.
Acorda, por favor.
n v a p r a i
Nem Deus suporta mais bozomilicia. Deus não aceita desaforos. Vão todos para as jaulas.
O único Presidente sério e honesto, e a mÃdia quer cassa-lo.Não conseguiram, porque o povo está ao seu lado.STF e TSE, mancomunados com inquérito a de pior na polÃtica, sentirá o peso da mão forte outra vez, e tenho fé que veremos muitos que se julgam juÃzes, presos como simples bandidos.
Os seguidores do Napoleão de Rio das Pedras mugem insanamente em direção à prisão.
Muito sério, muito honesto …, que mais? Em que planeta estás amigo? Acorde!! Respeite a memória dos 560 mil que morreram por causa da incúria, da inércia desse homem!!
s q e é s?
Que mania que esses fanáticos têm de se intitularem "o povo" ou "maioria do povo" e tentam falar por todos. A cegueira do mundo paralelo do WhatsApp é tanta que não percebem que a maré virou.
Temos fé, creio em Deus pai todo poderoso que esse genocÃdida vai pagar com cada morte, com cada sequelado, com cada esforço por busca de oxigênio; por ficar sapatiando em cima da oportunidade de adquirir vacinas as quais poderiam ter salvas nada menos que 400 mil vidas.
Where Aras you? Será que o Wassef escondeu o Aras? Será que o Aras não teve algum lapso de memória e está perdido? Procura-se o Aras! Quem encontrá-lo, a recompensa será uma Lira.
A Regina da Silva Mariano: mas não é que é verdade o que dizes? Mas foi ele, o Bolsonaro, foi que falou em machismo.
Engraçado alguns culparem a imprensa. A imprensa só noticia. A culpa é de quem elegeu o traste. Eu leio a FSP e não o elegi. Quem quiser culpar a FSP, fique livre para ver o Jornal da Universal.
Sabemos o que você fez no verão passado, Folha. Antes tarde do que mais tarde ainda.
"Expertus qüae sera tamen"
A ficha caiu tarde, hein, Folha...... Agora só lhe resta implorar ao poste geral para sair da inércia.
Augusto Aras é o Procurador Geral da República, representante do MPF. Augusto Aras não é o Ministério Público, instituição essencial à justiça, responsável por diversos avanços institucionais ocorridos até há pouco. Ao MP incumbe zelar pelo cumprimento do ordenamento jurÃdico, obrigaçao que se estende a todos, inclusive aos membros do próprio MP. Se o PGR não cumpre a sua função constitucional, cabe ao MP, como instituição, atuar como fiscal do ordenamento jurÃdico, e responsabilizá-lo.
Parabéns pelo editorial!
O grande alagoano Graciliano Ramos, disso que pelo profusão de corruptos, artures liras, vivaldinos que há em Alagoas seria melhor que o estado virasse um golfo, braço do mar. Ele estava certo.
O grande alagoano Graciliano Ramos, disso que pelo profusão de cana-lhas, liras, arturinos, vivaldinos que há em Alagoas seria melhor que o estado virasse um golfo, braço do mar. Ele estava certo.
O El Pais Brasil já sabia disso e firmou posição em 2018. Demorou pra cair essa ficha aà na redação? Que coisa, não?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Ensaio de ditador Voltar
Comente este texto