-
MARCOS BENASSI
Eita, sêo Juca, felizes de seus leitores que têm, à disposição, um homi com tais miolos e coração.
-
Inez Carvalho
Se divergir é preciso, deixar aflorar as divergências de dentro de nós é fundamentar. Parabéns, Juca.
-
Ivo Mutzenberg
Parabéns, Juca, pela disposição para divergir. Se foi, já não mais é esporte. A civilização impõe novas condutas. Não se pode celebrar quem mais machuca, o mais violento. Há alternativas interessantes para competir.
-
MARCOS BENASSI
É como a estorinha das armas, caro Ivo: ah, o carro também mata, assim como a faca. Ok, mas são feitos para outra coisa, em princípio...
-
-
Jorge Sá de Miranda Netto
O técnico do Sãopauliníssimo Eder Jofre, o Galo de Ouro, foi seu pai, Kids Jofre. Assisti várias lutas de Eder, e gritei muito Dá-lhe Eder. Pena que a nossa Bia acabou de ser tungada, merecia Ouro, ficou com a Prata.
-
Regina da Silva Mariano
Juca, sou fã número 1 do seu talento, sua inteligência , assertividade e precisão ao escrever! E desse texto, em particular, a elegância e carinho com que trata as mulheres! Parabéns!!!
-
eli moura
Boxe para mulheres eh feio e mais agressivo do que para homens, como seria feio a ginástica artística para homens. As mulheres mostram todo e potencial físico em provas de Atletismo ciclismo ginástica mas boxe feminino eh tao feio quanto ufc feminino.
-
Regina da Silva Mariano
Boxe é feio, violento e desnecessário para homens e mulheres. Jamais poderia ser considerado um esporte.
-
-
Rachel Matos
Juca, concordo plenamente com você. Parabéns pela forma delicada e respeitosa com que aborda o assunto.
-
Vinícius Macedo
Lindo texto. Mesmo! Mas Juca, há quem aprecie violência. Quem? Brutamontes ensandecidos que ameaçam a civilização moderna? Não. Pessoas comuns que, como eu e você, foram moldadas pela evolução com um certo gostinho pelo confronto físico. E pela enorme popularidade do boxe, há que se admitir que essa atração pela violência é universal. Então, Juca, eu sigo o seguinte: se há consentimento e se os envolvidos são maiores de idade, que façam o que bem entenderem. Essa sanha higienista é reacionária.
-
Vinícius Macedo
1° não compare animais forçados a lutar com boxe. 2° o objetivo do boxe não é causar lesão, é vencer o adversário (como todo esporte). A introdução das luvas no boxe foi uma tentativa de torná-lo mais seguro e menos sangrento, mas acabou tendo o efeito contrário, ao permitir o ataque à cabeça (como você irá socar o osso mais rígido do corpo sem uma luva?). Levado ao extremo, esse pensamento pusilânime leva ao cancelamento de todo esporte, pois em todo esporte há lesão.
-
Rodrigo Ricoy Dias
Me perdi entre a falsificação "há que se admitir que essa atração pela violência é universal" e ser a defesa do fim do boxe uma 'sanha higienista (?!), qualificada de 'reacionária'. Primeiro, ser um esporte popular não o legitima: touradas (que também merecem banimento) e rinhas de galo ou de cães também tem sua popularidade. No mais, não há higienismo ou nada de 'reacionário' em enxergar que há óbvia distinção entre lesão causada por esporte e esporte voltado a causar lesão.
-
Vinícius Macedo
amigão, acorda pra realidade: todos os esportes de alto desempenho são agressivos à vida.
-
Gilberto Gomes
Que façam o que bem entendam, sim, mas não em uma Olimpíada, que é uma festa da vida, não da violência e não da doença, à qual os boxeadores estão condenados.
-
-
Paul Houang
Tenho sentimentos muito semelhantes aos do Juca com relação ao Boxe e também com a realização dos J.O. em Tóquio em plena pandemia. Mas não desgrudei da TV durante essas 2 semanas. Com relação ao recorde de medalhas trazidas pelo Brasil, um lembrete para acalmar nosso otimismo. Esses J.O. trouxeram vários esportes novos, e portanto as possibilidades de ganho de medalhas. 4 dessas nossas medalhas vêm de esportes novos (surfe e skate). Sem essas 4 medalhas, não teríamos feito nada de diferente .
-
Eleonora Gutierrez
De pleno acordo.
-
Maria Helena Chagas
Se até a pauta da sustentabilidade, num momento de emergência em que estamos ainda é considerada pra muitos antipática, o que dirá essa? Mas não avançamos sem debater assuntos espinhentos.
-
marcos andrade moraes
Palhaçada. MAM
-
jean bergerot
Juca, concordo completamente com seu ponto de vista, que você defende neste texto de forma poética.
-
Darcio Michele
Excelente Juca. Realmente polêmica divergência. Incluo na categoria de não esporte: automobilismo, skate e surf.
-
Rodrigo Ricoy Dias
Fundamente.
-
-
antonio oliveira
Caro Juca, gosto muito de ti e do Tostão. Sempre concordo com tuas opiniões e crônicas. Ao mesmo tempo, não gosto de várias pessoas que falam e escrevem sobre esportes, política e economia no Brasil. Constato, inclusive, que há muita gente incapaz, incompetente e mau-caráter que se arvora o direito de ser chamada de comentarista nos jornais, rádios e televisões. Parabéns Juca, parabéns Tostão!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.