Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIS CESAR DOS SANTOS CASTRO

    Esse tal de Demétrio, deveria primeiro pedir desculpas por ter votado no bolsonario

    Responda
    1. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Ele não votou no Bolsonaro. Neste mesmo espaço da Folha, antes do segundo turno, ele declarou o seu voto pelo Haddad num longo texto, voto, segundo ele, fundamentalmente de rejeição, e o justificou pela total inaceitabilidade de uma figura como Bolsonaro. O senhor tem de pedir desculpas, senhor Castro, por ter escrito uma mentira.

  2. BRUNO JOSE FORTES

    Excelente texto, Demetrio.

    Responda
  3. João Leite Leite

    Rejeitar tomar vacinas é próprio de algumas religiões.

    Responda
  4. RENATO VENANCIO

    Ótima crítica ao texto da caricatura liberal

    Responda
  5. LUCIA DA CONCEICAO ANDRADE

    Excelente texto! Perfeito!

    Responda
  6. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    A explicação rasa é a estupidez. Além dessa, é o gosto pelo poder e o gozo para subjugar pessoas .

    Responda
  7. ricardo arantes martins

    Só o populismo de "per si" não explica a extrema maldade que tais fakes provocam. é impressionante. Nos EUA isso até poderia ser um pouco esperado, berço do Trumpianismo e da indústria das fakes digitais. Mas na europa ocidental... "Tão culta, tão educada, tão progressita". O poder das fakes é assustador. aqueles que delas se utilizam são crápulas, por óbvio, mas será que ele não notam que formam legiões de ignorantes desinformados que irão levar milhões de pessoas a morte pelo mundo? Cruel.

    Responda
  8. ricardo arantes martins

    Só o populismo de "per si" não explica a extrema maldade que tais fakes provocam. é impressionante. Nos EUA isso até poderia ser um pouco esperado, berço do Trumpianismo e da indústria das fakes digitais. Mas na europa ocidental... "Tão culta, tão educada, tão progressita". O poder das fakes é assustador. aqueles que delas se utilizam são crápulas, por óbvio, mas será que ele não notam que formam legiões de ignorantes desinformados que irão levar milhões de pessoas a morte pelo mundo? Cruel.

    Responda
  9. RODRIGO DORNELLES

    Muito bom! Um texto do Dedé que não cita Lula, Dilma ou PT. Impressionante. Cheguei a conferir se estava mesmo a ler a coluna do Dedé. Quando não faz malabarismos retóricos pra criticar Lula, Dedé se mostra uma voz razoável no debate público.

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Mas a extrema corrupção das gestões petistas não podem ser esquecidas. Vivemos numa nação de negacionistas onde as lideranças Coiso/Petistas executaram uma enorme devastação na credibilidade da democracia, na impunidade. Mesmo assim suas fanáticas militâncias continua a defender os absurdos como se nunca tivessem ocorrido.

  10. daniela giallucca marques

    As pessoas não são apenas um indivíduo é raso esse pressuposto. A vida nos oferece vários papéis, assim temos múltiplas responsabilidades. Se uma mãe, por exemplo, não se responsabiliza por seu filho, o direito de exercer este papel pode lhe ser quitado, pois direitos prevê deveres. Decisões pessoais são individuais. Mas, como um ser que compõe uma comunidade, decisões devem ser pautada no bem Comunitário, caso contrário o direito social deve lhe ser quitado. Ou um homicida não deve ser preso?

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Excelente exemplo, o da mãe, Daniela. E, sim, um homicida deveria ser preso imediatamente ao o sabermos homicida. Entretanto, nossa Instituições estão acovardadas ou associadas ao criminoso... Assim, que... Vivemos tempos sombrios...

  11. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Resposta para o título: porquê o ser humano, em sua grande maioria, talvez totalidade, não é racional, não usa critérios objetivos para analisar e esta birra em dizer "respeite minha liberdade" coloca a vida de outros em risco. Se colocassem em risco apenas a sua própria vida, seria problema deles.

    Responda
  12. Marcos Guedes

    Há muitas pessoas tem faltado bom senso e principalmente empatia. A discussão sobre vacinar ou não, que já é temerária, torna-se ridícula quando esses grupos apresentam seus temores e justificativas.

    Responda
  13. Hercilio Silva

    Ainda chamando o fascismo de populismo? Isso que é não reconhecer o erro.

    Responda
    1. José Cardoso

      Claro que uma ditadura só permite manifestações que a apoiam. A questão é que a maioria das ditaduras nem tentam organizá-las. Já as populistas como foi o caso de Mussolini ou Hitler faziam questão de comícios gigantes bem depois de ter seu poder consolidado.

    2. Hercilio Silva

      Discordo completamente. Fascismo só usa mobilização de setores que o apoiam. Mas apenas até estabelecer a ditadura. Depois disso só pode evento oficial. O populismo some e fica apenas o autoritarismo. É um tremendo erro essa classificação. É uma tentativa de igualar ditadores e líderes realmente com apoio popular.

    3. José Cardoso

      Nem todo populismo é fascismo, mas todo fascismo é populista, no sentido de cultivar uma permanente mobilização popular.

  14. Paulo Azevedo

    Nem sei por que o Hélio escreve em um jornal, não uma frase que ele escreva que não seja bobagem, sofisma mal elaborado, enfim abobrinha.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      E o cara é presidente de um instituto que diz pensar a civilização. Imagina que tipo de pensador não sai dessa geringonça. É como descbrimos agora, as escolas militares é na verdade uma fábrica de reacionarios. Se juntar Mises com Aman imagina no que pode dar...

  15. joão carlos josé pires

    Obrigado por responder ao péssimo texto de Helio Beltrão. Realmente não há justificativa racional defensável para a recusa à vacinação. Trata-se de proteção que somente pode ser alcançada de forma coletiva. Pirtanto, colocar isso em termos de liberdade individual só pode ser desonestidade intelectual.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Bom comentário, a não ser pelo pleonasmo que há em 'péssimo texto de Helio Beltrão'.

  16. Regina da Silva Mariano

    Excelente análise , Magnoli!

    Responda
  17. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Liberais na América Latina sempre foram reacionários. Apoiaram, no Brasil, enquanto puderam a escravidão. É como o sjudeito que diz: "Sou liberal, mas se minha filha engravidasse antes do camento, eu não sei o que eu faria!"

    Responda
  18. Regina da Silva Mariano

    Como eu gostaria de ver aqui um.comentário da irmã desse estrupício, a.Maria Beltrão!

    Responda
  19. Garcia ODS

    Exatamente a questão da vacinação infantil é que utilizo como argumento para amigos e conhecidos anti vacina! Como é que vacinaram-se contra rubéola, paralisia infantil, varíola, febre amarela e tantas outras doenças e agora vem com essa ignorância de não se vacinar contra a COVID? Somente por motivação e manipulação política que cidadãos formados podem pensar em não se vacinar.

    Responda
  20. Diógenes Moraes

    Hélio Beltrão e outros ditos "liberais" não questionam a obrigatoriedade da vacina por causa de uma suposta violação a um direito individual. Ele e outros defendem esse tipo de absurdo unicamente porque nos últimos anos todos os temas relevantes geram conflitos entre direita e esquerda. Como a direita tosca questionou as vacinas desde o início, eles vão continuar fazendo isso, só para ficarem bem perante o clube do bolinha deles.

    Responda
  21. MARCOS BENASSI

    O que me intriga, seu Demétrio, é o que ganham esses estrupícios com esse tipo de ideia que propagam. É muita tosqueira, muito primitivismo - isso sem considerar a anti-concidadania. E o mau caráter. E a completa ausência do famoso senso de noção...

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Perfeito

    2. Franco Oliveira

      Ganham seguidores e seguidores garantem poder e dinheiro até que se garanta aos caudilhos populistas o poder absoluto. Aí então só é necessário manter os seguidores divididos pela sua própria miséria, recheada de ressentimento e ódio. Já aconteceu! Já sabemos como funciona, mas adoramos fazer de conta que não acontecerá novamente. Adoramos um auto engano e sucumbiremos um dia em função disso.

  22. Joao Nash

    Eu acho que a Folha mantém o Beltrão de colunista só para o deleite dos críticos. O Beltrão não fala coisa com coisa...

    Responda