Hélio Schwartsman > Aprender é um ato social Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Penso que, de fato, nascemos para o outro(s) ou formamos com todos dedos de uma mesma mão, nos fazendo uno com todos os outros. Essa é a visão da Teosofia e me parece de uma lógica irrefutável. É de se concluir que, tanto mais ajamos de acordo com essa Lei Natural, mais aptos a nos desenvolvermos cognitiva e espiritualmente estaremos. Resta saber se o ensino remoto, por si só, a contraria. Aà já é outro nÃvel de especulação. Deus nos ilumine, abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
No Brasil reinventamos a roda a cada dia. Agora a roda da vez é a escola. Com a pandemia muitos brasileiros parecem ter percebido o valor da escola. Mas como tudo por aqui isso pode ser apenas uma onda que passará antes que as condições necessárias para uma boa educação realmente sejam implantadas no cotidiano escolar. A escola apenas como um lugar para deixar os "miúdos " não nos levará a lugar nenhum.
Esse instinto da linguagem que o ser humano já vem de fábrica, parece ser as velhas Idéias Inatas, com roupagem de "conhecimento instintivo", uma maneira de protegermos nossas convicções favoritas sem termos a necessidade de racionalmente justificá-las. Evidências empÃricas detalhadas são necessárias para justificar nosso instinto da linguagem. É difÃcil refutar a Gramática Universal de Chomsky. Mas não podemos abandonar a procura de uma teoria empÃrica da linguagem.
Caro Hélio, há uma pequena confusão em sua percepção acerca do ensino a distância - mas que faz toda diferença: EAD não significa necessariamente auto-instrução, muito menos no contexto do ensino-aprendizagem formais. O trabalho coletivo é parte integrante da educação a distância, assim como o trabalho individual integra a educação presencial em meio coletivo. Sim, a criançada tem menor capacidade para realizá-lo, por questões de seu desenvolvimento cognitivo, e será muito bom voltar à escola.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Aprender é um ato social Voltar
Comente este texto