Suzana Herculano-Houzel > A ciranda do tempo no carrossel do hipocampo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Linda explicação! Me fez pensar na música e na capacidade que certos músicos têm de "manter o tempo" com muita precisão, sem qualquer referência externa (os timekeepers). Enquanto há outros que se perdem sem um metrônomo ou sem um timekeeper por perto.
O fato do carrossel de memórias ser um circuito fechado deve ser porque o nosso cérebro deve aplicar o princÃpio de conservação de energia. Um circuito linear e longo gastaria mais energia. Supondo que os ocupantes do carrossel sejam quantas elétricos deve haver um tempo entre a ocupação de um ocupante e o seguinte, o que pode explicar o delay para que uma memória seja sincronizada com a seguinte. Eu pratico esporte e tenho a maior dificuldade de sincronizar quando meu companheiro corre p/o lado
Sim, é bonita de se ver a sincronia, só não me peça para reproduzi-la de imediato, precisarei de muito treino para isso... ;-)
Será que tem jeito de treinar o hipocampo? Não é ironia. Hoje com o uso das tecnologias digitais (celulares, gps, etc) penso que as coisas estão vindo prontas, fast foods do pensamento/raciocÃnios prontos do digital. As pessoas buscam conforto e (carros etc) e depois vão para academias para recuperar a forma fÃsica. As pessoas agora querem usar pouco o cérebro, logo deveremos ter locais especÃficos para treinar o pensar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Suzana Herculano-Houzel > A ciranda do tempo no carrossel do hipocampo Voltar
Comente este texto