Opinião > Não ao retrocesso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. PAULO ROBERTO HASSE

    Quanta incoerência ! É só o editor ler a página A7 do seu jornal : a maioria dos países já usam a segunda geração de urnas eletrônicas , que imprimem um comprovante em papel . Por que ir contra a evolução , a modernidade e o aumento da segurança ? Será que só nossas urnas eletrônicas de 25 anos atrás não devem ser atualizadas ?

    Responda
  2. PAULO ROBERTO HASSE

    Retrocesso é não aceitar a evolução . Na matéria da página A7 do jornal , informa que a maioria dos países que usam urnas eletrônicas adotam a segunda geração dessas máquinas , que imprimem um comprovante em papel , enquanto no Brasil ainda utiliza as de primeira geração . Quais os motivos da resistência à evolução ? Se o presidente fosse contrário , com certeza então seriam a favor e até usariam este argumento .

    Responda
  3. Maria jose dos santos

    Deixar um doente mental sem tratamento médico psiquiátrico com poder na mão e muito perigoso para uma nação. NERO colocou fogo..no seu país...Tem que afastar do Planalto para tratar.....

    Responda
  4. Mauro Timo

    (Des)governo triste e patético...

    Responda
  5. Luisa Rauter Pereira

    Nenhuma PEC vinda dessa presidencia miliciana é boa para o Brasil.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Especialmente quando se tem no comando do legislativo personagens rasteiras como Lira e Pacheco.

  6. Luisa Rauter Pereira

    Sabemos bem o que significa homem exibindo carro grande por aí...

    Responda
  7. edgard reymann

    Bolsonaro é, agora, aquele filho renegado, cuja paternidade ninguém quer assumir. Mas qualquer um sabe quem são os verdadeiros pais dele.

    Responda
  8. edgard reymann

    O problema é que, ao rechaçar, dará munição ao Bolsonaro e seus insanos eleitores. Ele alegará que estão contra a "renovação", e incitará seus subordinados, que parecem ter desligado seus cérebros, a tumultuar e desestabilizar a democracia, já combalida com tantos ataques, com o beneplácito da mídia no passado recente. Não sei se há muito o que fazer. A Folha talvez venda muitas assinaturas ao publicar futuros muxoxos da elite. Parabéns!

    Responda
  9. Ricardo Andrade

    O maior retrocesso, perigo, etc... é que o projeto foi derrotado na comissão e mesmo assim o presidente da Câmara resolveu levar o projeto a votação no plenário. Será que só eu acho isso absurdo??? Para que servem as caríssimas comissões da Câmara se o presidente pode decidir como quiser???? Parece ser a comissão rainha da Inglaterra.... só que a rainha tem muito mais autoridade.

    Responda
    1. Luisa Rauter Pereira

      Ele diz que é para dar um cala boca final na questão.

  10. Antonio de Oliveira Angrisani Filho

    Bolsonaro não quer voto impresso. Quer apenas uma narrativa para tumultuar e justificar uma possível derrota nas urnas. Se de fato quisesse já teria iniciado essa cruzada bem antes e não no apagar das luzes. Implantar um sistema desta grandeza a toque de caixas tem tudo para dar errado.

    Responda
  11. Ney Fernando

    Bolsonaro que faça seu desfile militar contra a democracia hoje, porque este ano os desfiles da Semana da Pátria ocorrerão no dia programado para as manifestações contra ele (sete de setembro), e por isso serão muito maiores.

    Responda
  12. Luciano Napoleão de Souza

    lendo os comentários aqui vemos como são despreparados e mal-informados os teleguiados!

    Responda
  13. Ricardo Loes

    Se a Câmara baixar a cabeça agora Bolsonaro vai transformar o Brasil em um Bolsoquistão

    Responda
  14. Marcos Serra

    Editorial pífio, um dos mais fracos do pasquim. Assim que melhorar a transparência do processo eleitoral com o voto impresso (auditável) simultâneo ao digitalizado seria retrocesso? Só mesmo mentes entorpecidas para acreditar nessa lorota. Ah, esqueci: nosso sistema é o melhor e mais confiável do planeta, similar apenas aos avançados Butão e Bangladesh! A campanha contra esse avanço (presente na maioria dos países sérios) é tão irracional que só pode ser entendida como defesa do ilícito.

    Responda
    1. Ney Fernando

      A campanha a favor desse "avanço da maracutaia" é que constitui evidente defesa do ilícito (do golpe de bolsonaro). Ainda bem que não tem nenhuma condição de isso acontecer. Nos EUA os votos foram de papel e mesmo assim o bolsonaro disse que a eleição foi fraudada (pois o Trump perdeu).

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      O rei está nu!

    3. Marcos Serra

      Paul, bom dia. Estás incorrendo em uma falácia. Na quase totalidade das questões, os métodos mais simples são os mais eficazes. Justamente por essa característica, tornam-se os melhores a serem adotados em qualquer atividade humana.

    4. Marcos Serra

      Elizeu, que bonitinho! Legal que te expresses por onomatopeias. Tudo a ver com tua capacidade de produzir algo de aproveitável. Até que um mugido é bastante.

    5. Edison Luciano

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    6. Elizeu Pires

      Muuuuuuuuuu

    7. Marcos Serra

      Heveson, que tal direcionar sua proposta para os esquer.dopatas ou petr.alhas? Eles é que adoram esses países. Talvez mesmo Cuba seja melhor. Lá é que a votação (será que existe?) é confiável. Por falar nisso, já conheceste esses países? Tem todo o teu perfil.

    8. Paul Muadib

      Não se faz um sistema de auditoria mais fraco que o sistema a ser auditado.

    9. Marcos Serra

      Ramurti, concordo contigo sobre a má abordagem do governo no tema mas lembre-se que o autoritário STF, intrometendo-se no que não lhe compete, julgou, pasme, como inconstitucional o voto impresso simultâneo ao digitalizado. A enorme maioria dos países utilizam o mesmo mas os tupiniquins aqui arrotam que nosso método é o melhor e mais confiável. Que o diga o hacker que ficou no sistema do TSE por apenas oito meses. Tirou férias e fez turismo por lá com acesso ao código-fonte.

    10. Heveson Lima

      Vá morar na Coreia do Norte ou Venezuela, lá tem voto impresso. A urna eletrônica sempre foi auditável por mais de 10 mecanismos. Se quer retrocesso, sugiro que ande de charrete e use papel carbono como cartão de crédito….é mais seguro.

    11. Ramurti Barbosa

      A discussão deixou de ser sobre o voto impresso e sim sobre o "haverá voto impresso ou não haverá eleição", isto é, a ameaça de golpe militar do presidente que, ao fazer isso, prestou um desserviço à discussao. Agora, até mesmo quem era a favor, vai ser contra (como o Amoêdo, dentre outros), para não ceder à ameaça golpista do presidente. Agradeça à Bolsonaro caso nunca mais se discuta voto impresso no país.

  15. José Eduardo de Oliveira

    E parafraseando o velho Nelson Rodrigues, no Brasil nem todo mundo gosta de ditatura, só os anormais!

    Responda
  16. Luís Cláudio Marchesi

    Não precisamos de golpe. Só o cenário atual reduz este país a uma republiqueta de bananas. Tão medíocre como esse presidente psicopata e responsável direto por mais de 500 mil mortos. Será que sua sanha pela morte vai precisar de tanques e soldados para matar mais gente brasileira? E o sargento, um cabo e um jipe para fechar o Congresso? Não eram suficientes como anunciava um dos delirantes filhos desse doente mental desse "presidente" ?

    Responda
    1. Raimundo Alvaro Campos de Lima

      Até quando as instituições vão tolerar este Calígula tupiniquim?.É uma vergonha que parte de um exército que se intitula Nacional,siga apoiando um presidente vende pátria.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.