Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Candido

    Na Alemanha da década de 30, o ministro teria espaço garantido!

    Responda
  2. Raymundo De Lima

    Então, que seus filhos e netos se contentem com a formação técnica, e desistam o sonho de cursar uma faculdade! Opinião sem argumentação é a marca dos medíocres deste governo.

    Responda
  3. ARTHUR AUGUSTO DA C CARVALHO

    Ele deveria começar fechando a Mackenzie que é responsável pela formação dessas duas pérolas da mediocridade presbiteriana. O próprio ministro e o atual candidato ao STF. Triste Brasil.

    Responda
  4. SILVANA RODRIGUES MONTEIRO

    Bastante desinformado esse senhor. No Brasil, absolutamente todas as pessoas pagam impostos, sejam filhinhos de papai ou não. Então, a universidade é para todos!

    Responda
  5. Mauricio Dias

    É incrível a coerência dos ministérios de Bolsonaro... a mediocridade humana encarnada em todas as pastas sem exceção. O que a triste parte dos brasileiros que ainda defendem este governo vê de bom neles??? Não é possível que ainda justifiquem tanta ignorância e ineficiência no simples ódio anti-petista que os uniu... Isso é passado e desproporcional. Virem a página e voltem à luz... Impeachment e cadeia para todos eles é a solução também coerente.

    Responda
  6. Marcelo Alvarez Ghibu

    De pensar que este inferno todo oriundo deste desgoverno começou com uma simples pergunta: 'O que é golden shower?'... Tempos de trevas... tempos onde o Cristo idealizado hoje trás uma arma na mão, vocifera palavrões e tem sangue nos olhos.

    Responda
  7. MARCOS BENASSI

    Eu gostei da cinseridade do tiozinho....

    Responda
  8. carlos costa

    o ministro deve ter informações desconhecidas do cidadão para fazer comparação que fez, indicando que o Brasil nada fica a dever à Alemanha no tocante ao entorno da educação formal: previdência social, educação, saúde, taxa de desemprego, distribuição de renda e por aí vai. Perdemos ainda no capítulo sistema eleitoral de votação, mas isso brevemente será reparado, pelo fim do voto eletrônico e suas urnas suspeitas.

    Responda
  9. Vitoria Machado

    Eduardo Bolsonaro candidato a embaixador não consegue entregar um TCC e não se forma, bozo não tem curso superior, Kassio do STF comprou título de doutor. Tutti corrupto.

    Responda
  10. José Eduardo de Oliveira

    concordo com ele, em partes, por exemplo, se essa coisa não tivesse frequentado, isso, frequentado, a Universidade, provavelmente estaria campinando um lote ou pastando e nos pouparia de desse semoventice híbrida...

    Responda
  11. marcos vinicio borges mota

    Que desgraça.

    Responda
  12. Raimundo Carvalho

    É uma b esta quadrada esse ministro! O homem não fala lé com cré, não tem estatura intelectual e nem traquejo social para ocupar tão relevante cargo.

    Responda
  13. Olavo Osório da Fonseca Júnior

    Vou evitar comentar a fala dele. Por educação. Universidade não é apenas para formar mão de obra barata. É para formar cidadãos esclarecidos que possam ser transformadores da sociedade. Gerar conhecimento. Por exemplo, ser capaz de questionar se há excesso de engenheiros ou falta de onde trabalhar num país onde tem muito a construir em todas as áreas. Somos um país inacabado.

    Responda
  14. Hamilton Magalhaes

    Dizer que são os ricos, com seus filhinhos, que sustentam a universidade pública demostra o grau de miopia, ou seria ignorância, desse ministro da deseducação. Esse cidadão finge desconhecer que, quanto mais rico, menos imposto paga. Nao é a tôa que é oriundo da Mackenzie.

    Responda
  15. Joaquim Rocha

    Incrivel! Os jum ent os estão falando desde que o maior deles chegou no planalto. Inr oooonrrr.

    Responda
  16. Djan Zanchi da Silva

    Ainda bem que existe diversidade biológica. Se a evolução humana tivesse contado apenas com DNA bolsominiom o ser humano ainda estaria usando peles e grunhindo, e olhe lá.

    Responda
  17. Paulo Raimundo

    Calado é uma sumidade.

    Responda
  18. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Presidente bipolar que ama ditaduras e ataca constantemente a nossa democracia, ministro da economia do século passado que ataca fortemente os pobres (desvaloriza o Real e gera inflação), ministro da educação que é contra educar demais (universidade é para poucos), ministro do meio ambiente que falha terrivelmente na proteção da nossa Amazônia, ministro da saúde que, por incompetência, obteve os maiores índices de mortalidade da história do Brasil. Se gosta do que está aí, procure tratamento.

    Responda
  19. Naiara Moreno

    Como diria Darcy Ribeiro, a crise da educação no Brasil não é crise; é projeto.

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Sem dúvida.

  20. RINALDO SOUZA COELHO

    Os ministros desse atual governo parecem ser tudo o contrário daquilo que deveriam representar e proteger.

    Responda
  21. benjamim picado

    como disse tio rei, esse ministro tem os pés bem firmes no chão - todos os 4.

    Responda
  22. vicente oliveira

    Universidade que deu diploma a esse je gue deveria ser fechada.

    Responda
  23. Otavio de Assis

    Será que eu entendi corretamente? Quem faz universidade não é útil perante à sociedade? Cientistas são profissionais inúteis? Foi isso o que ele quis dizer? Complicado um ministro da educação com esse ponto de vista.

    Responda
    1. Otavio de Assis

      O problema de ter um senhor como esse no ministério é que mais uma vez o errado é o estudante.

  24. Naiara Moreno

    A porcentagem de alemães com diploma universitário é relativamente baixa. A maioria tem formação técnica (Ausbildung). No entanto, quase toda a população termina o ensino médio. Sem contar que, nos primeiros anos escolares, todos frequentam as mesmas escolas. Não há tamanha desigualdade que já define os caminhos desde o berço. Na Alemanha, as crianças (até 10 anos) têm acesso à mesma educação. Quando no BR a filha da faxineira puder estudar com o filho do juíz, que comece a comparação.

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Naiara, o Brasil tem 20% de pessoas com nível superior, Alemanha 30% e Estados Unidos 40%. Não bastando, EUA e ALE possuem menos desigualdade salarial e mais mobilidade social, ou seja: pobre ganha melhor e o seu filho tem oportunidades. O papo do antiministro da educação é reacionário, não por acaso, contrário à igualdade formal, base do modelo liberal.

    2. Naiara Moreno

      (Cont.) Além disso, nos últimos anos, a Alemanha vem investindo significativamente na ampliação do ensino superior, que, aliás, é público e gratuito - assim como todo o ensino básico. (Diferentemente do modelo norteamericano, as pessoas não se endividam com financiamentos, pois não há faculdades particulares fazendo comércio com a educação). Curioso que todo esse contexto é ignorado pelo tal ministro. Em suma, discurso falacioso, como tudo o que vem desse (des)governo.

  25. PAULO PEREIRA DOS SANTOS

    Tem razão o nobre ministro. Se for fazer curso superior para ficar com a inteligência e a capacidade dele, o mundo será bem melhor se ninguém o fizer.

    Responda
  26. Rodrigo Ricoy Dias

    O que acho mais incrível é que não localizei um mísero comentário do gado nesta notícia. Sinal de que o assunto nem interessa a eles, devem estar todos perdidos nas postagens sobre o desfile de blindados queimando óleo que ocorreu pela manhã. E um sinal de que se esse governo não acabar logo as consequências serão terríveis para tudo, mas principalmente para a educação e cultura.

    Responda
  27. PAULO CESAR BICALHO

    27,2% dos jovens entre 18 e 24 anos ingressam em uma faculdade no Brasil. 60% ingressam na Alemanha. É, portanto, ridículo o que esse, digamos, Ministro da Educação, está arrotando.

    Responda
  28. Rosane Passos

    Cada dia eu pasmo com tantas loucuras!! Que vergonha Sr Ministro , universidade para poucos?! Que discriminação absurda… não pensou nem um pouco no que disse …sabia que o cérebro é para pensar? Penso logo existo Sr Ministro… o saber é para todos .

    Responda
  29. Flávio Tadeu Marini da Silva

    Vejam só a caterva que o bolsonarismo desenterrou. Cambada de f d p

    Responda
  30. Antonio Celso Mello dos Santos

    Com o dito cujo que ocupa a presidência de nosso de país, vocês acham que ele vai colocar quem para educação, um igual a ele é claro! Não me surpreendo com declarações dadas por estes pessoal mas não, só sinto muito pelo país, rezo muito para que isto termine logo, Deus nos livre desse desgoverno.

    Responda
  31. Armando Vieira

    O povo brasileiro elegeu o Bolsonaro. Ele trouxe todos os ratos que estavam escondidos nas igrejas, quarteis, nos partidos e até nas fábricas e lojas (afina, elegeram o homem), e no esgoto. Não sabem a q@g@ da que fizeram e quão caro vão pagar...na verdade já estão pagando.

    Responda
  32. Vitoria Machado

    O deus avarento que ele segue deve ter soprado no ouvido dele: "Para governar e subjugar a melhor arma é a ignorância."

    Responda
  33. Clair Calandreli

    Essa nostalgia do facismo desse ministro, eu tenho notado sempre em algumas igrejas que frequentei. Uma vez, assistindo uma palestra de uma professora na igreja dos mormos, tive que se retirar para não dar risadas das tantas alusões ao enobrecimento da riquesa. Há tbm o fato da parte da minha família que é evangélica que já começou bater continência entre eles. Ignorância pega, viu!

    Responda
  34. Esleide Gomes

    Vem meteóro!!

    Responda
  35. Fernando josé dos Santos

    É isso que esses bolsonarista querem fazer, tornando o povo mais bur ro vão ficar igual a eles, idiotas!

    Responda
  36. João Melo

    Ministrinho de meia pataca. "Não precisa ser bolsonarista" mas se for, e dai?. O que não pode é ser de esquerda. Tá seirto.

    Responda
  37. eli moura

    como a universidade aceita meldas como esta, como janaína como tantos outros. Que maluquice geral. Ontem um jovem, em moto fazendo entregas, ter seu pé arrancado por um onibus que espremeu e passou sobre a moto. Talvez ele queresse só ser engenheiro, advogado ou ter um curso superior e poder exercer. De onde saíram estas meldas que o bolsonaro conseguiu reunir?

    Responda
  38. Lucas Garrido

    Mais uma incompetência ministerial. A educação está jogada as “traças”desde o início do governo Bolsonaro. A universidade faz as pessoas pensarem o que não é bom para governos com tendência totalitária.

    Responda
  39. Jose Carlos

    Kill me, kill me now!

    Responda
  40. Eduardo Luiz De Faria

    Um festival de mentiras e justificativas falsas. Que papo é esse da Alemanha? De onde ele tirou isso? E desde quando são os ricos que pagam impostos? E eu temo que não seja por maldade. É que o homem não sabe nada, mesmo.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      O mais ignorante dos seres tem noção de que o bolsonarismo é nefasto. Então no mínimo são doses iguais de burrice e má-fé

  41. Aparecida Alves

    Vergo gohoso senhor ministro.

    Responda
  42. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    A exclusão é política desse desgoverno. Esse ministro não tem o mínimo senso de história, nem a mínima capacidade intelectual. Sequer sabe que o MEC é para poucos capazes de enxergar a responsabilidade de ser ministro de área tão importante.

    Responda
  43. Luiz Goes

    Faça o seguinte ministro. Volta p aquela Universidade maravilhosa de onde vc veio e aumente ainda mais o preço!

    Responda
  44. Adeilson Pereira de Miranda Pereira de Miranda

    É um ministro orelhudo.... Prefiro nao dizer mais nada.... Esse adjetivo classifica bem esse substantivo!

    Responda
  45. Adeilson Pereira de Miranda Pereira de Miranda

    É um ministro orelhudo.... Prefiro nao dizer mais nada.... Esse adjetivo classifica bem esse substantivo!

    Responda
  46. Luiz Otavio Teixeira Mendes

    Abominável. Inaceitável. Inacreditável que essa pessoa seja o Ministro da Educação. O projeto bolsonarista de destruir tudo que há de melhor no país é pra lá de atrasado. É destruidor de futuro. Destrói Educação, Meio Ambiente, Cultura. Apoia garimpo, desmatamento, grilagem, ensino religioso, milícias, militarismo, armas. Devastação total.

    Responda
  47. Carlos Lopes dos Santos

    O Ministro realmente não é lá um "grande ministro", contudo, a manchete dessa reportagem é desonesta e foge ao contexto da verdade de todo o teor da reportagem. Fico pensando, às vezes, eu que sempre considerei a Folha um jornal acima de qualquer dúvida, em como foi possível, um dos maiores jornais do Brasil, perder toda sua linha de correção e imparcialidade e se tornar um folhetim carregado de ódio contra um governo. Que pena, FSP!

    Responda
    1. Fernando Candido

      será?

  48. Marlete Leite

    Todo brasileiro deveria fazer um curso superior. A cabeça de uma pessoa que concluí um curso superior é outra . O conhecimento liberta e eu concordo com Eduardo Moreira quando ele afirma isso.

    Responda
  49. Heliton AMARAL

    Realmente ele, Ministro, é uma prova que nem todo mundo com diploma universitário irá fazer algo de útil para o próximo, além não humaniza-lo! Comentário horripilante e nojento, como toda a claque bolsonarista!

    Responda
  50. Carlos Pinheiro

    E o Ministério da Educação deveria ser ocupado por alguém inteligente.

    Responda