Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    Perfeita.

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    Diversos especialistas e brasilianistas vem alertando sobre o risco que o país corre em seu regime democrático, onde diariamente os poderes são atacados como fossem o culpado, para não governar, esquecendo que o jogo democrático é formado pelos três poderes , executivo, legislativo, judiciário e o equilíbrio deve ser exercido . Eleito sob este sistema não pode ficar eternamente culpando os demais pela falta de eficiência e iniciativa .

    Responda
  3. Alexandre Miquelino Levanteze

    Mas não passarão Mariliz, não passarão!!

    Responda
  4. niemeyer franco

    Não é golpe pelas beiradas. É golpe arquitetado pelos militares da banda podre das FFAA.

    Responda
  5. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Só agora ficou claro pra mim aquela canção infantil que diz: marcha soldado cabeça de papel. A pergunta que fica é: será que é só papel mesmo que eles tem na cabeça, ou excrementos também?

    Responda
  6. Reinaldo da Silva

    O que assistimos ontem foi a ridícula apoteose das Forças Armadas com o desfile dos ferros velhos sobre rodas em plena era da implementação, sofisticação e utilização das novas tecnologias em conflitos de guerras geopolíticos. É com isso que deveríamos ficar preocupados: a total obsolescência bélica das nossas Forças Armadas. A obsolescência material demonstrou algo ainda mais preocupante: a obsolescência mental. Digo mental e não intelectual, porque isso não prosperou nas Forças Armadas

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Parece que não foi entendida a mensagem subliminar das forças armadas: usaram suas quinquilharias no desfile para combinar com a quinquilharia do voto impresso. As próprias forças, aqui no Brasil, são uma quinquilharia só!

    2. niemeyer franco

      FFAA transformadas em milícia armada bolsonarista.

  7. Elisabeth Schmidt

    Hoje os critérios para ler o texto: denotar/denunciar B. e seus comparsas, usar o menos possível a palavra B. tanto no título quanto no texto e apontar soluções.

    Responda
    1. Marksh Zêniton

      Aconteceu isso nas eleições: depois de ter feito o B. emergir do esgoto, da total insignificância, falando o nome dele a toda hora, "B. estuprador isso", "B. torturador aquilo" decidiram dizer "ele não". Já era tarde demais. Hoje, porque deram tanta atenção a essa m. de voto impresso e esqueceram da corrupção, genocídio, propinas com vacinas, rachadinhas etc.? Todos fazem o jogo dele.

    2. Elisabeth Schmidt

      Ótimo texto.

    3. Elisabeth Schmidt

      Mariliz usou 3 X. Uma vez=muito, duas vezes=demais, três vezes= insuportável.

    4. Elisabeth Schmidt

      detonar

  8. Claudio Belodi

    Mais uma que não aprendeu a diferença entre voto auditável e voto impresso. Estamos oferecendo aulinhas gratuitas.

    Responda
    1. MARCELO E P

      Vc que não entendeu nada e caiu na falácia do Bozo, já que o voto eletrônico é auditavel

    2. Jove Bernardes

      Ministre-as para os seus capachos, Belodi. Mantenha o ridículo no cercadinho.

    3. Marion Brepohl

      Hahahaha. Mais uma prova de como a ignorância é irmã da arrogância. Imaginem bozoloide dando aulas. Kkkkkk

    4. Marksh Zêniton

      Voto auditável: aquele que se pode conferir com relatórios e outros documentos após o fim da eleição. Voto impresso: aquele que pode ser transportado pelos caminhões do exército a título de segurança após a eleição.

    5. Guilherme Magalhães de Carvalho

      Claudio, gratuito vindo de você só as imbecilidades frequentes. Você é patético...

  9. Vanderlei Nogueira

    A era presidencial brasileira ocorre após a queda do muro de Berlim e URSS (final da 2a guerra), acontece um processo eleitoral e não democrático, não houve ganhos democráticos e sim perdas

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Guerra de informações, agora é ditadura

  10. marcos fernando dauner

    o fim do mundo está próximo - Apocalipse, cap. 23,. verso 15 .

    Responda
    1. Marksh Zêniton

      Então devemos todos deixar pra lá esse negócio de política e pensar só no preparo para o apocalipse, né? Principalmente agora que o Bozo está na presidência, né? É assim que vocês mantêm o povo na passividade e sofrimento. Se vamos morrer todos com um asteroide no meio da fuça que morramos com dignidade e luta. #forabolsonaro

  11. Vanderlei Nogueira

    Não ocorreram ganhos democráticos com a transição do regime militar para o eleitoral, quando tivemos eleições para Presidente, e que acontece junto à queda do Muro de Berlim, fim da segunda guerra e URSS e desindustrialização...acabam os seus direitos quando se inicia a era presidencial brasileira...um processo eleitoral e não democrático... o Brasil mostra a sua cara

    Responda
    1. Marksh Zêniton

      Regime militar não é e nunca poderá ser comparado a Regime Democrático. As forças armadas são um órgão voltado para a defesa, proteção da soberania de um Estado. Democracia é o modo como o poder político é exercido. E como comparar amêndoas com "vou a uma festa". Um é substantivo e o outro tem natureza de movimento, é verbo. Regime militar é como se os porteiros do prédio rendessem e amarrassem os proprietários dos apartamentos. É uma situação que pode durar um tempo mas sempre será ilegal.

    2. Marksh Zêniton

      Ocorreu uma mudança positiva grande a partir do Governo Lula e até o fim do primeiro mandato de Dilma Roussef. O Brasil alcançou a 6ª posição no ranking dos países mais industrializados do mundo, a Petrobrás atingiu a posição de MAIOR empresa petrolífera de capital aberto do mundo, em patrimõnio e produtividade, e outras conquistas na área econômica. Mas a maior conquista foi na área social, uma verdadeira revolução, nunca antes visto, com os programas de inclusão do governo petista.

    3. Vanderlei Nogueira

      Fim do Estado de São Paulo

    4. Vanderlei Nogueira

      Com a queda do muro de Berlim, o Brasil tenta unificar seu território mediante políticas raciais e totalitárias

  12. João Leite Leite

    Democracia? Que democracia? Estamos numa ditadura comunista mais perversa do que a ditadura cubana ou venezuelana. Os políticos Aumentam o salario deles em 84%, 64% 47% porque esta defasado e o salario mínimo O aumento não cobre a inflação e não tem a quem recorrer. A vida do trabalhador brasileiro está pior do que a vida do trabalhador cubano. Lá o trabalhador tem educação e saúde de primeiro mundo e casa para morar. No Brasil o trabalhador tem que morar em barraco na favela.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Deixemos os problemas de Cuba e Venezuela para serem resolvidos por eles, e vamos focar nos nossos.

  13. Elisabeth Beraldo Faria

    Parabens Mariliz,seus olhos e texto defiram nossa triste fase politica! Mas o gol pe pelas beiradas com fumacê nas ruas é só um ensaio do que o ardilosocap.tem pela frente! Impitmam já! Foragenocida!

    Responda
  14. Jackson de Moura Ferro Silva

    Mariliz , Bolsonaro é o Presidente , aceita , vai te fazer bem ...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não aceitamos, por isso vamos removê-lo.

    2. Marksh Zêniton

      Não aceita não. É preciso opinar, manifestar opinião, participar da vida democrática do nosso país. Enquanto houver delinquentes no poder, temos o Direito Natural a lutar por justiça.

  15. MARCOS BENASSI

    Tô contigo, Mariluz, e não abro - nem solto a respiração, por conta da fumaça: por debaixo de um ditador ridículo, sempre há perigo (além de mais ridículo). Os 230 quadrúpedes que votaram alinhadamente ao Bozo, donde provém? Onde pretendem chegar? Tão longe de ser beirada, é muita gente a fazer bandalha.Do Alto da Goiabeira, Jesus tá vendo: subvertendo o Eduardo Dusek, cantemos "troque seu deputado por um cachorro pobre".Deixe que o Bozo os alimente no canil do Planalto e vá amar um cão honesto.

    Responda
  16. Henrique Marinho

    A rejeição do voto impresso na Câmara foi uma resposta da sociedade civil aos delírios do Bozo, que tentará outros caminhos. Daqui a pouco ele estará isolado, falando para uma plateia de palha.ços, até que uma criança diga: O rei está nu. Mas não importa. Enquanto os cães ladram, a caravana passa.

    Responda
  17. adenor Dias

    O que está acontecendo hoje no Brasil, é fruto de um povo que não pensa, ou pensa exatamente assim por ser um povo mau! Antes das eleições de 2018, um dos filho de Bolsonaro já dizia que fecharia o STF, com apenas um cabo um Jipe e um soldado. Não é de duvidar que em um futuro próximo, se instale AI5, no país tendo em vista nosso medo! Quanto o dito como as democracias morrem, eu digo que a democracia nunca nasceu no Brasil!

    Responda
  18. Hernandez Piras Batista

    Ei deveria ter assistido o desfile: sempre tive fascínio por velhas marias-fumaças.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Mmmmm... A Maria fumaça é muito mais silenciosa, Hernandez, e com uma fumaça mais máscula, que sobe gloriosa e densa. O fumacê desses tanques tá mais para sargento em vigia noturna fumando um baseadinho no fundo do quartel. Mas se você tiver muita vontade de comungar, talvez por Piedade cristã, sugiro que vá ao fim de alguma motosseata do Bozo, atrás de um caminhão: no congestionamento bozolino, o fumacê do caminhão será equivalente ao desses tanques.