Opinião > Regressão política Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Silva Barbosa

    Não temos partidos políticos na acepção da palavra, mas siglas partidárias , muitas sem nenhuma ideologia para satisfazer as vontades pessoais de seus donos, verdadeiros caciques vivendo do bom e do melhor as custas das benesses do estado. Um número de 8 partidos já seriam para abrigar todos das mais variadas ideologias e não precisaria de ficar discuto este assunto, onde partidos nanicos não conseguem viver fora destas coligações.

    Responda
  2. Luís Cláudio Marchesi

    O corporativismo do Congresso nessa questão é latente. Partido político virou uma empresa altamente lucrativa: não produz nada e custa muito ao erário público. Pior é que as negociações para a manutenção desse status quo político são caríssimas e pagas com nosso dinheiro. E os parlamentares medíocres (Bolsonaro mamou nessas tetas 30 anos) continuam com sues privilégios milionários diante de um País cada vez mais pobre!

    Responda
  3. Luís Cláudio Marchesi

    Confesso que fui um burro na vida. Devia ter criado um partido político. Qualquer um partido. Tão medíocre e desnecessário como tantos. Mas tão ricos e negociáveis a qualquer preço no mercado eleitoral brasileiro. O Congresso dá mostras, mais uma vez, de seu corporativismo calhorda. É muito dinheiro envolvido. Triste é que fazem tudo com dinheiro alheio: o nosso dinheiro. Dizer o quê mais?

    Responda
  4. João Leite Leite

    O que precisa é reduzir o numero de políticos eleitos. Tem que reduzir pela metade o numero de deputados eleitos a metade dos senadores e vereadores e no máximo 5 assessores cada. Enquanto o salario mínimo está defasado em mais de 400% e os aumentos não chega a cobrir a inflação os políticos aumentam os deles até em 84% ou mais e criam benefícios a vontade. Democracia para funcionar os eleitores tem que ter poder sobre os políticos não os políticos ter poder sobre o povo.

    Responda
  5. José Cardoso

    Mesmo sem coligações proporcionais, muitos partidos tem uma diversidade de candidatos que levam os eleitores a votar em alguém que confiam e que não é eleito. Seu voto acaba ajudando a eleger outro com perfil bem diferente. As coligações só acentuam esse problema, aumentando a diversidade de candidatos pescando os votos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.