-
ricardo arantes martins
Um erro não justifica outro, simples assim. Trata-se de vandalismo e baixeza a Coisa Pública. Não cabe a um pensamento ou outro se alvorar na condição de dono da verdade e fazer o que bem entender.
-
José Cardoso
"Associar Borba Gato a tradição a ser preservada significa abraçar o crime como fundação legítima da nação". Os bandeirantes foram inventados como heróis por paulistas do início do século 20. Antes não tinham essa aura. Em 2022, na celebração do modernismo, seria hora de corrigir essa bobagem, talvez mudando vários nomes de ruas e estradas do estado.
-
MARCOS BENASSI
Bernardo, caríssimo, linda defesa da racionalidade, essa sua. Com muito menos categoria e estilo, já a fiz duas vezes em enfrentamentos de ideias aqui nessa Ágora: não são as mesmas coisas, nem sequer semelhantes. Pelo fato de serem igualmente reprováveis, não se tornam análogas, exatamente como o blá esvaziado da pseudo-igualdade entre a corrupção do petismo e a bandalheira da Bozofrenia. Saudemos os miolos capazes de diferenciá-los.
-
José Felipe Ledur
Agradeço ao articulista pela clareza com que trata conceitos literários. Memória e imaginação devem servir ao alargamento dos sentidos do mundo. Não para promover empulhações com o propósito de estreitá-los.
-
Anete Araujo Guedes
Texto imperdível, necessário, contundente. Coloca os fatos nos seus devidos contextos, para dizer que estamos enredados no absurdo, no delírio, na mentira, na lama ao tentaremos enlaçar, perversamente, fatos antagônicos como na eleição passada "são dois extremistas".
-
Marcos Garcia
Seja como for, ambos os grupos e suas ações de vandalismo estão erradas e são criminosas. Ambos tem atitudes fascistas, intolerantes(principalmente no caso de Marielle) e violentas(principalmente no caso da estátua do Borba Gato).
-
Iara Regina de França
É muito simplista avaliar, à luz das informações/cultura de hoje, os fatos do passado (bem passado). Militantes usam os amsi diversos subterfúgios pra ficar à tona. Nenhum monumento/mural/espaço público deve ser vandalizado por "adversários". A arte da palavra deve ser enaltecida, a discussão deve ser realizada, com argumentos e embasamento. Agrediu, mostrou o lado pré-histórico
-
Neli de Faria
Deve fazer uma Máquina do tempo e retornar aos anos 1600 e muitos, quem sabe, hoje, muitos de nós nem seríamos brasileiros, porque graças aos Bandeirantes a extensão territorial do Brasil é a atual. Ou indo mais além: retornar a 1492 e a 1500 mandar os invasores europeus de volta para a Europa e deixar aqui para os autoctones(eu, certeza, teria nascido aqui!) Modificar o nome América que foi dado em homenagem a um invasor europeu. Do presente se modifica o futuro, jamais o passado.
-
Neli de Faria
Repiso-me, talvez eu não tenha me feito entender: não se muda o passado do presente. Não se pode colocar o pensamento do Século XXI, nos séculos anteriores. Se pudesse modificar o passado do presente, o presente não seria este presente. Aliás, se for para repudiar o passado, aspas de lege ferenda, mude-se o nome da América. Inadmissível um nome de invasor europeu no continente! O Passado é algo estanque(imutável) , o Presente não. Ele, Presente, é mutável e com isso mudará o Futuro. Data vênia!
-
Aline Pereira
A nossa forma de encarar o passado muda. O passado não é algo estanque, que não pode ser ressignificado.
-
-
José Bernardo
Excelente, sobretudo pela reflexão final acerca dos militares. E não entendo que defenda o ataque à estátua do BG, mas sim que rejeita a falsa equivalência estabelecida entre os dois ataques.
-
Neli de Faria
Os dois foram crimes contra o patrimônio. Há uns tempos, o pessoal da esquerda fazia escracho com os que achava que eram de direita;depois a aspas direita começou a fazer escracho com a esquerda. Sou contra esse tipo de escracho, porque, afinal, ninguém pode querer impor seu pensamento contra o outro. Nós vivemos numa democracia e a democracia é a convivência entre pensamentos desiguais. Não se pode impor a quem viveu nos anos 1600 etc. o pensamento do Séc. XXI. Quem matou Marielle ? !
-
-
MARCELO ROCHA
Precisamos de um Ghandi Brasileiro, marchando de braços dados com o povo e recebendo gás de pimenta, "cassetetadas", esculhambação e injúrias e às vezes até morrendo, mas nunca reagindo ativamente. Vamos celebrar e ensinar nas escolas as histórias de crimes de nossos antepassados e justificar as estátuas, quadros e gravuras das mentiras (narrativas). Parabéns pelo artigo e como somos bons né? Sabemos tudo, temos certeza de tudo que bom não sermos imbecis né comentaristas?
-
Ricardo Penna Quintanilha
Se fossem contemporâneos, Borba Gato mataria Marielle...
-
MARCOS BENASSI
Uma diferença importante, Ricardo, é que não havia condições, à época, de existir uma Marielle: a perspectiva de mundo que gera uma pessoa como ela, é, necessariamente, contemporânea. Infelizmente, ocorre que nossa contemporaneidade dá espaço a mentalidade de "borba gatos", tanto aqui no Brasil como alhures.
-
Neli de Faria
O Se não faz parte da História. O Se não é um fato. O Se não existe. E, não se pode modificar o passado do presente, a não que Se o senhor fizer uma máquina do Tempo e retornar ao Século XVII com o pensamento do Século XXI. Se o senhor, com a Máquina do tempo, retornar aos anos 1600 e muitos, quem sabe, hoje, muitos de nós nem seríamos brasileiros, porque graças aos Bandeirantes a extensão territorial do Brasil é a atual. Estude história!Do presente modifica o futuro, jamais o passado.
-
-
MARCIO OLIVEIRA
Cara, os dois são excrescências do mesmo quilate, tentar relativizar isso com esse vocalurario de professor de filosofia da USP só piora as coisas.
-
Francisco Neto
O vandalismo é errado, seja o praticado pela esquerda ou pela direita, e não adianta justificar que o meu lado está certo e então eu tenho direito de fazer isso ou aquilo com o outro lado, pois o outro lado também pensa que está certo e vai querer fazer isso ou aquilo com o meu lado. Por isso condeno ilegalidades de todos os lados.
-
Galdino Formiga
O vandalismo é inaceitável em ambos os casos. A análise dos fatos não é isenta e a opinião do articulista é dele, não do leitor.
-
MARCOS BENASSI
Arrã. E?
-
-
Marco A Moreira
O autor acerta na crítica a comparação realizada pelo apresentador, mas erra em não condenar a ação de vândalos na destruição do patrimônio público. O caminho não é a violência , existem meios legais para se questionar a validade de uma homenagem a uma figura de uma época. Devemos ter muito cuidado nestas avaliações , pois a contextualização histórica deve pautar nossas manifestações de repúdio . Senão podemos nos tornar extremistas e sair destruindo tudo o que consideramos errado.
-
Luís Bustamante
Excelente. Ainda bem que a Folha ainda tem colunistas como Bernardo Carvalho para nos dar lufadas de ar fresco
-
Rosane Aubin
Excelente texto! É por causa de reflexões como essa que continuo assinando a Folha. Está mais do que na hora de retirar homenagens a assassinos dos lugares públicos, colocá-las em museus e Explicar a dia verdadeira contribuição para a história. Ou alguém acharia normal que a Alemanha mantivesse estátuas de Hitler em praças e parques?
-
marcos andrade moraes
Ah, a indústria do racismo. Ah, os 15 minutos de fama. MAM
-
Vanderlei Nogueira
Havia muitas agências de Empregos e Indústrias nas proximidades antes da queda do Muro de Berlim, fim da URSS e final da Segunda Guerra Mundial, quando iniciamos as eleições para Presidente da República. Migração em massa para reformas trabalhistas, econômicas e principalmente étnicas.
-
João Leite Leite
A verdade é que os governos pós militares fracassaram. Venderam quase tudo o que foi construído por Getúlio Vargas e governos militares e não fizeram mais nada e a dívida cresce mais do que bola de neve. Mais de 50% da população está vivendo de subsídios tirado dos trabalhadores. Enquanto isso os políticos deitam e rolam nas mordomias.
-
Vanderlei Nogueira
O ciclo econômico e a cidade: na era industrial branca, as residências eram alinhadas nas avenidas principais, deram lugar ao comércio e agora aos apartamentos... a inflação da era militar subsidiava as indústrias e formava uma classe média leal ao regime...
-
-
Hernandez Piras Batista
Não se trata de equiparar Borba Gato a Marielle Franco, mas de conceder a um grupo qualquer o direito de resolver questões públicas por meio da violência. Ou incendiar um patrimônio público não é violência? Resolver uma controvérsia pública por meio de um incêndio não é violência?
-
Roger Z Moire
Vandalismo é vandalismo ... não existe "vandalismo do bem" .
-
ISAIAS DA SILVA
A nossa diferença é que criticamos os dois vandalismos. E o Sr. justifica o feito pelo seu lado. Como é que nos ensinaram no jardim de infância? Não faça aos outros o que não quer que façam contigo.
-
João Leite Leite
Querem apagar a nossa historia. Isso não deve ser permitido.
-
Antonio Jorge Barbosa
Texto raso. Enviesado totalmente.
-
Neli de Faria
Nenhum, nem o outro. Vandalismo é feito por gente que tem a cultura rasteira. Borba Gato: essa gente, com parca cultura, quer modificar, do século XXI, os Séculos passados. Será que essa gente, repiso-me, sem cultura, não sabe que o passado é imodificável? Com uma máquina e voltar ao passado, aí sim, poderia modificar...ou será que não? Do presente pode-se modificar o futuro ;do presente jamais se modifica o passado. Gente que não pensa. Marielle: quem a mandou matar?
-
Joao Nash
Quando se autoriza grupos a fazerem justiça com as próprias mãos, eles vão vandalizar o que quiserem... seja realista, acorde
-
Karina Akemi
Ótimo texto!!!
-
Arnoldo Flávio Viana Palomino
Perfeito.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.