Opinião > É correto proibir a divulgação de pesquisas às vésperas da eleição? NÃO Voltar
Comente este texto
Leia Mais
“As pesquisas de opinião pública bem produzidas continuam sendo a melhor maneira de dar voz aos cidadãos no exercÃcio da democracia.” Engraçado, eu achava que a melhor maneira de dar voz aos cidadãos no exercÃcio da democracia era através do voto. Devo estar louco.
Qual a utilidade da pesquisa no último dia, que não seja a possibilidade de induzir? Fará falta, não, pode induzir, sim. Temos o caso da Globo que falsamente deu Brizola com 3%, em quarto lugar, e este venceu.
Sem contar que, à s vésperas das eleições, serão comuns notÃcias como estas: "Dizem que na última festa Lula recebeu 48% dos elogios, Bolsonaro 26% e Ciro 16%." Pura bobagem!
Proibir a divulgação das pesquisas não vai impedir as elites de encomendá-las, nem ter acesso aos resultados. Apenas dividirá o povo, também neste aspecto, em duas categorias: os poucos que terão acesso às pesquisas e os demais. É mais uma medida elitista disfarçada de paternalismo barato.
Uma outra vantagem das pesquisas é dificultar a fraude nas eleições, talvez por isso a vontade de restringi-las. Se um candidato tem por exemplo uma margem de 60% a 40% dos votos válidos de uma forma consistente até às vésperas das eleições e sai perdendo, o roubo fica muito escancarado.
A questão está bem examinada no texto paralelo. A dificuldade com pesquisa de véspera é o exame da seriedade e correção do procedimento visando à prevenção de falsas pesquisas. Assim como as urnas são auditáveis, devem ser também as pesquisas.
Prezada Dona Márcia, isso é um treco tão bizarro que nem deveria passar próximo da discussão pública. Só porque estamos nesses tempos confusos de pós-verdade...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > É correto proibir a divulgação de pesquisas às vésperas da eleição? NÃO Voltar
Comente este texto