Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. W Magrao

    Instituicoes? Quais? Aonde? Desde quando? Ta de brincsdeira kkkkkkk comediante nato!

    Responda
  2. adenor Dias

    SR Carlos Simãozinho, eu te garanto que em Bolsonaro eu não votei! E não votei no Amoedo também, como como muitos dizem para não se parecer idiota!

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    A filosofia precisa ser consistente ao definir vitória pírrica das instituições; uma vez que a decisão cabe à nós, pobres mortais. A ciência também briga com o termo "experiência". Ela também procura ser consistente e dar ao termo "experiência" algo normativo mais do que simples descrição. É difícil encontrar um sentido comum para as escolas divergentes científicas, acredito que o mesmo deve ocorrer com a expressão: "as instituições estão funcionando?"

    Responda
  4. José Cardoso

    O paralelo com a vitória de Pirro é um achado. É o caso por exemplo do voto que manteve a urna eletrônica. O número de votos a favor da fraude do voto impresso foi considerável.

    Responda
  5. RAYMUNDO DE LIMA

    Meu caro Hélio. Seu texto é muito bom, mas como vivemos uma época em que a lingua portuguesa é maltrada pelo chefe da nação e seguidores, suspeito que muitos leitores não entenderam a palavra "pirrônicas". Caberia um esclarecimento adicional.

    Responda
  6. Carla C Oliveira

    Já estamos perdidos!

    Responda
  7. adenor Dias

    Nossas instituições está sendo testada no pós redemocratização! Até um dia deste, as tais instituições não se deparava com a contrariedade, só com a consensualidade. Em 2018, colocaram um capitão maluco, para quebrar a inercia de magistrados preguiçosos. Talvez nisso Bolsonaro foi útil...

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Hein? Tentando justificar seu voto nesse tras te, né?

  8. MARCOS BENASSI

    Hélio, caríssimo, KHguei de rir com o "ferrabraz sarraceno": o Bozo é o próprio, feio, sujo e malvado. As instituições resistem? Sim, algumas, mal e porcamente; mas, pra dizer que estão funcionando, o sarrafo tem que estar lá próximo do chão. O que francamente não resiste é o conjunto de pessoas que atende à sedução Bozolina. Civis e militares que se ajoelham, quadrupedizam e lambem o saco em busca de benesses. Cúmplices, desviam a funcionalidade institucional em favor do Capitão Feio.

    Responda
  9. CARLOS NILTON DE PEREIRA

    Bolsonaro ja disse que não sairia do poder com o rabo entre as pernas em caso de impeachment em clara alusão a Dilma Rousseff.

    Responda
  10. Paulo Sales

    O atraso recorrente do Brasil sofre muito, mesmo Bolsonaro sendo tigre de papel. Somos atrasados e pagamos muito caro por isso quando alguém nos faz perceber de forma realidade este este atraso.

    Responda
  11. Hercilio Silva

    A única vitória não está garantida. Evitar até aqui um golpe formal.

    Responda
  12. misael pacheco

    O Judiciário, até agora, bem ou mal, é o único que vem rebatendo a sanha insidiosa do autocrata; o Legislativo não inspira confiança.

    Responda
    1. W Magrao

      Ta de brincadeira? Kkkkkk gostei da piada.......

  13. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Tem gente que fala besteira. Certa senhora , comentou no UOL que a prisão de Jefferson , segundo ela, era ilegal porque não tinha trânsito em julgado. Ela precisa saber(se quiser) que prisão preventiva é uma medida cautelar e como tal, pode ser revogada a qualquer momento. Digo Isso, sem entrar no mérito da prisão.

    Responda
  14. Carlos Simaozinho

    Nossa Constituição vai completar 33 anos de existência e já foi retalhada e remexida por diversas vezes. Além disso, quem jurou cumpri-la a descumpre todo santo dia. Enquanto não conseguirmos que todos a cumpram, punindo severamente quem a descumprir, não teremos instituições estáveis e funcionando a contento. O Judiciário faz bem em tentar conter a sanha ditatorial do Bozo, resta o Congresso fazer o mesmo, o que, convenhamos, tá difícil de acontecer...

    Responda
    1. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

      Caro Simãaozinho: essa Senhora está coberta de remendos. Não sei se já não serve mais.

  15. Luiz Barbosa

    Já que Aras abandonou seu dever institucional, o STF está certíssimo em não permitir a balbúrdia bolsonarista. Não há ativismo judicial: há proteção da sociedade pelo STF. Viva o STF! FORA BOLSONARO!

    Responda
  16. Geraldo Magela

    É uma pena tudo o que está acontecendo e pensar que, tudo poderia ter sido evitado se o STF não tivesse apoiado o golpe em 2016 e ou, não tivesse negado o habeas corpus ao Lula, inclusive, com os votos destes mesmos juízes, que agora estão sendo atacados por este indivíduo que eles ajudaram a colocar na presidência da república.Tenho dito.

    Responda
  17. JORGE RANGEL DA ROSA

    Prova cabal de que as instituições nunca funcionaram é o desqualificado estar onde está. Caso funcionassem, ele e boa parte dos pretorianos que o cercam estariam, ou já teriam passado um bom tempo, atrás das grades para aprender o seu lugar em uma democracia.

    Responda
    1. Clair Calandreli

      Boa! Marcos.

    2. MARCOS BENASSI

      Cuidado, hein, Jorge? Daqui a pouco neguinho vem dizer que você foi preconceituoso: que história é essa de "pretoriano", você tem preconceito contra preto? A média bozolina tem a sargacidade de um tufo de sargaços...

  18. Gabriel MZA

    Ativismo judicial não vai levar o Brasil a lugar nenhum. Mas, se é justo dizer que nem o Presidente, o Congresso ou o Supremo são isentos de críticas, também é justo dizer que o STF é o menor dos problemas do país e que, se preciso for escolher um lado, apoio o Judiciário sempre que o embate for contra esse Legislativo de representantes acéfalos ou contra esse extremamente despreparado e inconsequente Bolsonaro.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Gabriel, essa sua ideia de torcer para algum dos poderes contra outro só revela o qto estamos engatinhando no entendimento e valorização do que é uma democracia constitucional

    2. Felipe Araújo Braga

      O quê você qualifica como "Ativismo Judicial"?

    3. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Concordo com você, Gabriel ! Neste triste momento em que vive o país, a conduta o Executivo é muitissimo pior do que a dos outros dois Poderes

  19. W Oliveira

    O Executivo testa o tempo todo os limites das instituições, algo que deve cansar até aliados e simpatizantes. Com pífias realizações em áreas sem apelo popular (porte de armas é para rico, diesel sem impostos para SUVs e Pick-ups também, apesar de defensável para caminhoneiros e transportadores profissionais), e sem contar com o brilho pessoal de vários integrantes da sua equipe original (queimados propositalmente como Moro ou em forno brando como Guedes e Mourão) será abandonado a própria sorte

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Quanto à pretensa supremacia do Judiciário, é o atual argumento dos golpistas, que o Sr. Vidal procura legitimar com seu pretenso moralismo. Quanto às imoralidades do próprio governo e do Centrão, nenhuma palavra.

  20. W Oliveira

    O Executivo testa o tempo todo os limites das instituições, algo que deve cansar até aliados e simpatizantes. Com pífias realizações em áreas sem apelo popular (porte de armas é para rico, diesel sem impostos para SUVs e Pick-ups também, apesar de defensável para caminhoneiros e transportadores profissionais), e sem contar com o brilho pessoal de vários integrantes da sua equipe original (queimados propositalmente como Moro ou em forno brando como Guedes e Mourão) será abandonado a própria sorte

    Responda
  21. Nelson Vidal Gomes

    Artigo elucidativo e indicativo de para onde devem caminhar nossas reflexões sobre o tema. Vejo as instituições funcionando com evidente desequilíbrio a favor do Judiciário em detrimento do sistema de freios e contrapesos republicano. Só a indignação seletiva dos que colocam interesses pessoais e partidários acima dos da nação e da democracia, deixará de reconhecer que Bolsonaro até agora "latiu", mas quem a "mordeu" e golpeou com a anulação de 07 anos de combate à corrupção, foi o STF. Namastê!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Nelson, fivergindo frontalmente de tudo que precede o espiritual cumprimento, ficaria mais confortável se você prescindisse do "namastê" final. Pode até ser sincero de sua parte, mas não combina com as proposições antecedentes.

    2. Marion Brepohl

      Ah Namastê, acha que engana quem?! Figurinha carimbada aqui que tenta disfarçar suas evidentes tendencias fascistoides. Vc certamente acha que aqui é a Gazeta do Povo

    3. Felipe Araújo Braga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Felipe Araújo Braga

      Combate a corrupção na sua opinião foi prender Lula simplesmente por causas políticas? Pois Lula foi condenado sem provas por um juiz parcial, uma vergonha. Bolsonaro deseja romper com a democracia e dar um Golpe, é ótimo que tenhamos um Judiciário que freie os abusos desse genocida inepto!

    5. marcos andrade moraes

      Bobagem que rasgou a sua fantasia. Namastê, morolista. MAM

    6. Nelson Vidal Gomes

      Jedison. Estou falando, a exemplo do artigo, de instituições e não de pessoas ou de governos, senão nos estreitos limites de suas representações. Ademais, quem quer combater o descalabro do governo no combate à pandemia, não pode cometer outro que foi a anulação de 07 anos de combate à corrupção, ao arrepio dos mais comezinhos princípios do Direito Processual Penal acerca da prorrogação da competência e à revelia de 10 Magistrados de Carreira, Procuradores e Servidores concursados. Namastê!

    7. Nelson Vidal Gomes

      Jedison. Estou falando, a exemplo do artigo, de instituições e não de pessoas ou de governos, senão nos estreitos limites de suas representações. Ademais, quem quer combater o descalabro do governo no combate à pandemia, não pode cometer outro que foi a anulação de 07 anos de combate à corrupção, ao arrepio dos mais comezinhos princípios do Direito Processual Penal acerca da prorrogação da competência e à revelia de 10 Magistrados de Carreira, Procuradores e Servidores concursados. Namastê!

    8. Joel Pedt Silvestre

      Não adianta passar pano para o seu Mitinho. Ele não só "latiu". Quem é o responsável por ter faltado vacinas ao povo brasileiro, por charlatanismo, negacionismo e ...pelas rachadinhas??

    9. Hernandez Piras Batista

      Quem destruiu 7 anos de combate à corrupção foram aqueles que violaram as leis procesduais e o dever de imparcialidade dos juízes e, mais tarde, o próprio governo e o Congresso, com auxilio prestimoso do Centrão. Não foi o STF que designou Augusto Aras, p. ex., mas o senhor Bolsonaro.

  22. ARRUDA LIMA E SILVA

    Mestre Hélio, faça o seguinte: você quer saber o que é liberdade de expressão e se instituições funcionam, troque o STF por você. Pronto, ótimo, agora imagine tudo que Bob Jefferson disse, incitou e orientou a seita de malucos a fazerem com o STF só que agora com você, e aí, sentiu-se confortável? Vai aplaudir crime travestido de liberdade de expressão ou vai processar o indivíduo e pedir medidas protetivas ?

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      ???. Essa pergunta no final significa o que?

  23. luiz jose almeida fayad

    Não é uma vitória de Pirro,o STF estratégicamente bateu , em retirada,reagrupou suas forças e o contra ataque está .sendo mortal,bem no meio da cabeça do comandante desmiolado.

    Responda