Ruy Castro > Sapato de camurça Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Humberto Isidoro

    Bom demais ter esse alivio na nossa vida.

    Responda
  2. José Cardoso

    Pergunta ao Ruy e a outros eruditos em música popular. Há muitos tangos, boleros, rumbas, blues e rocks de sucesso de compositores brasileiros, com letras em português. É só lembrar de Jair Amorim e Evaldo Gouveia por exemplo para os ritmos latinos. Há compositores argentinos, cubanos ou mexicanos que tenham sucesso em seus países com sambas com letras em espanhol?

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    Ruy, caríssimo, essas suas fantásticas tiradas da cartola nos lembram de que as pessoas são paradoxos encarnados: é pelo conjunto final da obra que somos tomados, não por atos individuais. Por exemplo, o seu Delfim Netto, sempre o imaginei um excelente debatedor numa mesa de boteco, defronte a um bom uísque, conquanto seu passado milical me horrorize. Ou o Bozo, chegando a uma mesa de bêbados: sua grossura de tiozinho do pavê arrancaria boas risadas -ainda que, pós-porre, ninguém fosse telefonar

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Muito bom.

  4. Sebastião Staut

    Sensacional o Ruy! Nos faz lembrar de quem somos, ou o que fomos, muito além dessa miséria cultural de hoje

    Responda
  5. Hernandez Piras Batista

    A história da música brasileira é como um épico de John Ford de tão interessante e divertida. E Ruy Castro sabe muito bem como torná-la mais saborosa ainda.

    Responda
  6. Fernando Castelo Branco

    Então o primeiro rock gravado em português é dele, e não do Cauby?!

    Responda
    1. Cristiano Grimaldi

      Nora Ney foi a primeira a gravar rock no Brasil, no final de 1955. Mas não foi o primeiro rock em português. Nora cantou “Rock Around The Clock” - em inglês mesmo - mas com o título traduzido para “Ronda das Horas”. Foi a escolhida pois a sua pronúncia em inglês era a melhor dentre as cantoras da época. Mas foi Cauby Peixoto quem gravou o primeiro rock em português, “Rock n’ Roll em Copacabana”, no início de 1957.

    2. PAULO TAUFI MALUF JR

      Nora Ney

    3. PAULO TAUFI MALUF JR

      Nora Ney

    4. MARCOS BENASSI

      A resposta a essa daqui eu quero ver, caro Fernando, vou ficar acompanhando

  7. SERGIO saraceni

    É o que sempre me pergunto. Como o Ruy sabe desse monte de coisas tão interessantes, quatro vezes por semana na Folha?? Mente previlegiada essa, por Deus…Os leitores agradecem. E o rock disponível na versão on line está divertidíssimo!! Bravo!!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.