Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Amarildo Caetano

    Parabéns Prata.A folha não deveria dar espaço para quem ataca a democracia .Dizem defender a família só se for a deles., dos negros e pobres assassinados na periferia  que não.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Concordo e apoio.

    2. Bento Brito Teixeira

      Concordo e apoio.

  2. Amarildo Caetano

    Parabéns Prata.A folha não deveria dar espaço para quem ataca a democracia .Dizem defender a família só se for a deles., dos negros e pobres assassinados na periferia  que não.

    Responda
  3. Amarildo Caetano

    Parabéns Prata.A folha não deveria dar espaço para quem ataca a democracia .Dizem defender a família só se for a deles., dos negros e pobres assassinados na periferia  que não.

    Responda
  4. Cid Gadelha e Xavier

    Perfeito, Antônio Prata. Não há que se dar voz aos que se dedicam a estropiar o mundo.

    Responda
  5. ARGELIO LIMA PANIAGO

    Meus parabéns ao articulista. Texto muito coerente com a situação. Sobre esse tal de Narloch, sempre tive um desprezo grande sobre aquilo que ele publica. Para mim os textos dele se enquadram melhor como roteiro de algum quadro humorístico de mau gosto. Um pobre infeliz que arranjou um jeito de ganhar dinheiro trazendo a negação do conhecimento, cheio de gracinha.

    Responda
  6. MARCELO EPPERLEIN

    Parabéns, ótimo artigo

    Responda
  7. Alexandre Silva

    Ótimo artigo! Parabéns

    Responda
  8. José Maldonado filho

    Concordo em número, gênero e grau, valeu meu dia, continue Prata, vc é imprescindível neste jornal

    Responda
  9. Maria Ines Polotto

    Obrigada Prata não preciso ler nada mais hoje! Bom domingo!

    Responda
  10. Roberto Carneiro

    Mais um pouco e a folha vira a Fox News. Força, Prata! Resista! Textos como esse dão alguma esperança. O jornal bem podia se manifestar sobre isso, mas sem os clichês na “liberdade de expressão” a qualquer custo.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Uia, Roberto, tá longe, bem longe, sô. Pé-de-pato-mangalô-treis-veiz!

  11. Angela Fernandes Augusto

    Quase desisti da Folha no anúncio dos " médicos pela vida", não interessa se era uma questão comercial! Era contra a saúde pública. Agora esse negacionista a quem a Folha confere credibilidade a partir do momento que publica seus devaneios. Parece-me que, nos dias de hoje, uma certa "confusão" sobre o que é liberdade de expressão está nos levando à barbárie. Haverá muito arrependimento, mas será tarde.

    Responda
  12. Rafael Pinto Morais

    Antônio Prata está corretíssimo!

    Responda
  13. Pedro Gonçalves

    Texto impecável. Não há o que tirar, nem pôr. Parabéns pela coragem, Antônio Prata. Espero que não sofra retaliações do próprio veículo. São tempos difíceis, dá voz a negacionistas é cortejar o abismo. Ao fazer isso a Folha presta um grande desserviço ao Brasil.

    Responda
  14. Marco Vicente De Bona

    P.... Marquinho! Mandou muito bem Antônio...

    Responda
  15. Giovana Bianca Darolt Hillesheim

    Concordo plenamente. Estas pessoas e seus textos apresentam um desserviço e em nada contribuem para um diálogo qualificado.

    Responda
  16. Roberto Gomes

    Só para lembrar, o jornal O Estado de São Paulo é um jornal considerado conservador que não dá espaço a negacionistas, radicais da extrema direita e colunistas intelectualmente desonestos. Não vejo importância nenhuma em um jornal ter uma linha editorial. Se querem diversidade de opiniões, podem ler outros veículos, como o jornal A Gazeta do Povo, de Curitiba.

    Responda
    1. Rogerio Soares

      Perfeito é isso.

  17. Rodrigo Olmos

    Excelente artigo! Antônio Prata, como sempre, nos brinda com discussões importantes de uma forma sensacional !

    Responda
  18. Carla C Oliveira

    Corretíssimo, Prata. Compartilho de suas preocupações. É correto ouvir várias opiniões, mas dentro de uma linha getal de sanidade.

    Responda
  19. DANIEL N

    Ótima coluna Antônio. Sempre pensei nisso tb. Não dá pra entender pq a Folha tem esses colunista de direita, que escrevem mal, com argumentos infantis, pra defender essa ideias bolsonaristas e neoliberais mal intencionadas. Pq a Folha não contrata o Caio copola? Ele não é pior que o Gabriel Kraner. Se a Folha quer acrescentar o contraditório no debate poderia ter comentaristas consevadores melhores, e não só vendedores de ideias simplistas.

    Responda
  20. Mário Luiz Casaverde Sampaio

    Talvez possa representar um estratégia comercial? Acende uma pra Deus, outra pro Diabo e vende jornal? Ou, talvez, esteja a revelar sua ideologia jornalística? Sim, porque para quem defendeu a quebra da normalidade democrática, isso se mostra bem adequado, não? Aliás, bom momento para perguntar, o senhor foi pra Paris ou votou nulo?

    Responda
  21. Ivando Bornhausen

    A folha já em outras épocas, maquiou os demônios de bons moços e os pôs a dar palestras nós templos.

    Responda
  22. Paulo Azevedo

    Concordo plenamente, já pensei várias vezes em deixar de assinar; só não o fiz por sua presença, da Miriam Goldenberg e de outros.

    Responda
  23. RICARDO JOSE PICCOLO

    Quem achava que a Folha tinha descido ao fundo do poço com a contratação do Pondé como colunista, quebrou a cara. Com a contratação de colunistas terraplanistas, negacionistas, que querem alterar a história do país vê-se que o poço é mais fundo do que se imagina.

    Responda
  24. Lohanna Machado

    Concordo inteiramente. O jornal, com a intenção de ser plural, não deve ultrapassar certas barreiras. Mas a gente sabe bem qual é a da Folha através do editorial... No fundo qualquer extrema direita que apareça ainda vai ser mais deglutível pro jornal que alguém de extrema esquerda.

    Responda
  25. adenor Dias

    SR Rafael, é aí que entra a inteligência do leitor, ao ler uma matéria, precisa captar a intenção jornalística. Se o sujeito está informando, ou tentando conduzir o leitor, a sua opinião pessoal..

    Responda
  26. João Silva

    Excelente. Pluralismo de ideias em um veículo de imprensa há que ter critérios mínimos de qualidade e de compromisso com Os Direitos Humanos. É duro pagar assinatura pra remunerar negacionistas e fascistas .

    Responda
  27. adenor Dias

    Discordo da critica a inclusão de colunista com ideias diferente no jornal! O leitor, é que precisa ter opinião própria, para convergir e divergir! Coluna de jornais não é pule de jogo bicho, que vale o que está escrito...

    Responda
    1. Rafael Aires de Oliveira

      Tem jornalistas que não entendem que o jornal é para tentar informar e não para colocar uma ideia na cabeça do leitor.

  28. Bento Brito Teixeira

    Quando está em risco ou ameaçada a democracia o diálogo e o consenso há de ser contruido, necessáriamente, entre lideranças que convergem para a defesa das instituições que defendem a estabilidade e a construtividade. Aos que querem romper, dominar e impor regimes de exceção devemos mostrar que repudiamos e que temos força para contê-los superá-los.

    Responda
  29. Renato De oliveira

    Muito bem!

    Responda
  30. FLAVIO Costa

    A folha não deveria dar espaço para negacionista Parabéns pela coragem!

    Responda
  31. Elza Mattos

    Obrigada, Vc é demais!

    Responda
  32. Wilton Santana

    Prata, vc é ouro!

    Responda
  33. RODRIGO DORNELLES

    Obrigado, Pratinha!

    Responda
  34. Vera Queiroz

    Perfeito, Prata, o inimigo não precisa de ter sua voz ecoada, menos ainda de nossa atenção, precisa ser rechaçado, despachado. A nós, as barricadas!

    Responda
  35. Yuri Heider Carvalho Ferreira

    A Folha deveria enxugar na quantidade e investir na qualidade.

    Responda
  36. Carlos Gueller

    É isso! O pretendido dois ladismo para garantir equilíbrio muitas vezes é uma armadilha. Não tem dois lados equidistantes entre quem defende a democracia e quem pretende destruí-la. Mais ainda se esses últimos estão no poder e usam a máquina pública para conseguir seus objetivos. Eles já cooptaram muitos meios de comunicação e instituições de controle e tem uma capacidade assustadora de mentir e se fazer de vítimas, tudo em nome da democracia que jamais defenderam.

    Responda
  37. Roberto Gomes

    Mario Prata levanta um ponto extremamente importante, a questão da qualidade dos textos dos colunistas da Folha. Nada contra conservadores, desde que sejam adultos e intelectualmente honestos. Ao defender ideologias per se, os dois articulistas mencionados por Mario Prata desqualificam o debate. Principalmente o primeiro, cujos textos são invariavelmente desonestos do ponto de vista intelectual. Mais do que nunca a Folha deveria qualificar o debate, pois educa e é disso que o país precisa.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Perfeito! Fazer essa falsa equivalência entre debatedores honestos e embusteiros, alguns com lugar na imprensa de longa data, só presta desserviço aos leitores. Lembra 'o grande debate'.

    2. Roberto Gomes

      Mario não, Antonio Prata. Desculpem.

  38. MARIA FATIMA ALVES FERNANDES

    Excelente, Prata!

    Responda
  39. Beatriz Prado

    Finalmente, alguém de dentro da Folha, pra levantar a voz e dizer que tá demais! Pra fazer o jogo sujo da ultradireita já temos o governo nos levando ao desespero todos os dias!

    Responda
  40. Lourdinha Maia

    Parabéns, Antonio Prata, pela coragem destas palavras. Vão ao encontro do que muitos de nós, leitores, pensamos. Em nome do que este tipo de voz tem lugar nesta Folha?!

    Responda
  41. Lidia Ferreira

    Falou por mim otimo

    Responda
  42. Maurício Guimarães

    Excelente. Não sei o que contribui pra discussão a vinda desses ilusionistas. Claro que sei que sempre há muitos interesses ($), além do fanatismo.

    Responda