Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Excelente a manifestação do articulista. Parabéns. Eu simplesmente ignoro esses negacionistas. Talvez a folha queira ampliar o mercado de anúncios e vendas para essa minoria.

    Responda
  2. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro/imprescindível Antonio Prata, muito obrigado. Descreveu hoje tudo que sinto. Valeu mesmo! Que coluna! Me lembrou os tempos em que Sugar Ray Leonard/Muhammad Ali brincavam de jogar boxe. Em que Reinaldo/Maradona deslizavam nos campos de futebol. Surfou como um verdadeiro surfista nas ondas do mar e não na maré fétida do retrocesso. Só que aqui você jogou/brincou com as palavras. Uma crítica ao próprio veículo onde trabalha. Não sei se é inédito. Parabéns mesmo! Sem retórica, você foi ouro!

    Responda
    1. Marisa Coan

      Com certeza, vc tem razão em muito do que escreveu, mas penso que está, como é moda dizer hoje em dia, passando o pano nos últimos anos para quem realmente levou o Br à breca.

    2. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Sim: "Nos últimos dois anos, a instituição mais sólida na defesa do Brasil tem sido a imprensa. O jornalismo vem denunciando os crimes do Executivo, informando a população sobre a pandemia e literalmente contando os mortos." Mas nunca nos esqueceremos como se deu as trevas no Brasil, a partir de 2013-2016-2018, quando a grande mídia nacional (Mirians, Mervais, Wacs, Jabores, Bonners, Jungs, Sardenbergs, Jaobores, Garcias, CínicasLôbo, blackblocs) com seus canos enferrujados nos trouxe ao esgoto.

  3. Regina da Silva Mariano

    Prata, você e outros articulistas que fazem a diferença e valem muito a pena serem lidos, garantem o nome e a fama da Folha. Vocês, com ctza, deveriam ganhar o triplo que esses "escritores" que nada tem a dizer ganham.

    Responda
  4. Alcides alcantara

    É o "pluralismo" bbessta da Folha; por anos abrigou o Sarney e suas bobagens, alvo constante de chacotas. Mantém há alguns séculos Delfim Netto (alguém ainda o leva a sério?)em suas páginas, por que? Gratidão?

    Responda
  5. Regina da Silva Mariano

    Para minha própria sorte e inegável inteligência, nunca me deixei enganar pela Folha, onde , além do Pondé, até o Kim Kataguiri já escreveu.....Valha me Deus!

    Responda
  6. jorge frankiln zakimi

    Descartei sons, palavras, ideias que na época não trazia e somava com o que pensava na época. Nunca prestei, fiz um esforço ou dei atenção ao que não interessava. Hoje sou obrigado a aceitar o que há muito descartei. Não preparei a mente ao menos para entender, a existência desses seres. Achando que todos estavam num caminhar, juntos, ou pelo menos a maioria em direção ao conhecimento ao desenvolvimento humano. E que seria impossível seres em niveis tão baixo chegar ao poder...chegaram.

    Responda
  7. Regina da Silva Mariano

    Eu já pensei inúmeras vezes em deixar de ser assinante da FSP. Creio que ainda não o fiz por conta de articulistas como vc, Prata. E de alguns outros tantos, que demonstram realmente seu caráter, conhecimento, sabedoria, ética e decência, através de suas ideias e respectivos artigos, que eu jamais deixo de ler. A Folha, com seu lema politiqueiro, beirando o trambique diz aos assinantes e leitores que é por conta da diversidade de ideias, hehehe

    Responda
  8. Vital Belarmino Pontual

    Excelente texto, Antônio Prata. Disse exatamente o que também penso. A Folha ultimamamente tem atirado no próprio pé ao trazer esse tipo de gentinha para escrever em suas páginas. Exijo respeito ao assinante. Não é possível debater com seriedade, trazendo gente desse nível para o jornal.

    Responda
  9. Dino César Borges Silva

    Muito bom. Nem tive a coragem de ler o Narloch, pois já o havia lido em outro lugar e o achei ruim mesmo! Nem é porque ele tem ideias diferentes. Meu ranço mesmo é o acinte contra premissas básicas e que já não comportam contestações, a exemplo do aquecimento solar. Tragam adultos para o debate.

    Responda
  10. BRUNO JOSE FORTES

    Obrigado, Prata. Ao contratar negacionistas pra compor seu time de colunistas, a Folha age com total desrespeito com seus assinantes. Folha, não assino jornal que dá palco a 'terra planers'. Retrate-se! Sugiro ao Publisher que leia a última coluna do Ombdusman.

    Responda
  11. PAULO EDUARDO F RODRIGUES

    Leandro Nardolch, além de ideias estúpidas é um escrevinhador ruim de pena. Incauto, comprei um daqueles seus livros “politicamente incorretos” e não consegui passar da pag. 20. Texto ruim com ideias pueris. A FSP tem que ter mais cuidado com seus articulistas.

    Responda
  12. Laércio Jean Demarch

    Perfeito Antônio. Precisamos trazer os adultos pro debate e comando das nossas instituições. Chega de dar palco pra maluco e milico!

    Responda
  13. carlos campos

    Prata , medalha de ouro pra você por este texto corajoso e verdadeiro , sem retoques. O momento é tenso , o radicalismo de direita já aflora o aceite do nazismo em boa parte da sociedade e dar espaço a simpatizantes do AI 5 não é ser democrata. Mais uma excelente coluna do Prata , um dos melhores colunistas da imprensa brasileira. Abre o olho , Folha para não se arrepender depois.

    Responda
  14. Robson Simões

    A Folha deveria demitir o incompetente que contratou esse tal de Nardolch...uma ofensa aos assinantes.

    Responda
  15. Robson Simões

    A Folha deveria demitir o incompetente que contratou esse tal de Nardolch...uma ofensa aos assinantes.

    Responda
  16. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    A cultura expurgatória chegando na FSP. Em nome e fantasiada de autoridade e limpeza moral. Parece um fascismo às avessas pela conotação antidemocrática. Intolerância autoritária, medieval, razão infalível de estarmos à beira do abismo. .../Claudia F.

    Responda
  17. SUELI Iossi

    Cada vez mais Antônio Prata tem se tornado a minha voz, e a voz de milhões de brasileiros, ah e urgente um novo manual para a folha, está perdida e sem rumo, dar voz para posições indefensaveis é o mesmo que dizer que tem o contraditório nestes temas, então é válido defender desmatamento, anti vacinas. Atos antidemocrático...!

    Responda
  18. CARLOS BECKER

    #mitonacadeia

    Responda
  19. Tibério Macêdo

    Parabéns Prata, muito bom, excepcional!

    Responda
  20. Oswaldo Almeida

    Que falta faz um bom ombudsman

    Responda
  21. ROMISSON SANTOS

    Que texto necessário, Prata! Parabéns! Dar espaço pra neofascistas, Folha?!

    Responda
  22. MARIA Lucia Camargo ANDRADE

    Excelente texto. Colocou claramente a posição extremamente incoerente da Folha. Um momento tão grave, com perdas em todas as áreas , com fake news e dão espaço para divulgadores negacionistas e anticiência.

    Responda
  23. Maria Pirlin

    A Folha é muitas vezes ambígua e dúbia. Demais da conta. Ampliar debates e bom mas contratar e dar voz a pulhas, é alimentar as víboras e chocar seus ovos.

    Responda
  24. Maria Maia

    Excelente texto. Não adianta nada a Folha escrever editoriais contundentes denunciando os crimes de bolsonaro e, simultaneamente, dar voz a posições irresponsáveis em nome de uma pluralidade narrativa que corrobora o estado de calamidade a que a nossa democracia chegou. Mais Antonios Pratas, Bernardos Carvalhos e Marilenes Felintos!

    Responda
  25. Patricia Souza Duarte

    A FSP padece do Paradoxo da Intolerância. Não leu Popper. A tolerância com os intolerantes é intolerável.

    Responda
  26. Rodrigo Ricoy Dias

    Mais um texto irretocável. Prata reúne a verve de a crítica na dose certa. Acresço à lista Beltrão. Narloch jamais produziu algo que justificasse uma contratação. A Folha precisa ser mais criteriosa para não perder assinantes ao invés de tentar agradar aos radicais ignaros que a chamam de 'Foice'. Basta mencionar a contratação em outros tempos de um Kataguiri como colunista.

    Responda
  27. Monica Araujo

    Obrigada por dizer o que eu também queria, mas já não tenho coragem, por que acho que já estamos na ditadura .

    Responda
    1. Marisa Coan

      Moça, na ditadura vc não está, nem em sonhos. Tanto é verdade que este jornal está circulando à vontade e seu editorial não dá trégua ao governo. Vc não tem a menor ideia do que seja ditadura.

  28. TIAGO NEGREIROS

    Folha gosta de ser a diferentona e contratar esses caras que combinam mais com a dark web. Antonio Prata me representa muito nesse artigo. Parabéns.

    Responda
  29. José Cardoso

    Eu já sou favorável ao pluralismo. A Folha é um jornal e não uma religião, com um compromisso de coerência doutrinária. No caso particular do artigo do Narloch, o que ele afirmou foi que o número de mortos por desastres ambientais diminuiu muito nos últimos 100 anos. Até agora não vejo contestarem essa afirmação. Se é verdadeira, o jornalismo não deve brigar com fatos.

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Claro, José Cardoso. Sem contradição não existe o debate civilizado. Restam os dogmas e os paradigmas. Na era da intolerância, a cultura da intransigência e doutrinas expurgatórias andam de mãos dadas, situação asfixiante para quem não quer ler só sobre o que acha certo. .../Claudia F.

    2. MARCOS BENASSI

      Zé, vou dizer uma coisa: também não me impressionou o "negacionismo" do cara. Entendi, eminentemente, como um olhar ácido sobre o ativismo ruidoso. A argumentação se assemelha muito à "advocacia do diabo" feita em relação à violência atual ou à mortalidade em geral: "proporcionalmente, morria-se mais e pior; a violência era generalizada,e hoje temos os estados como mediadores". Útil para compreender e aquilatar, desde que não seja usado para passar pano. E não me pareceu o caso.

  30. joão carlos josé pires

    Pensei a mesma coisa. Então, se há uma grande parcela da população brasileira que é racista - e há, infelizmente -, a Folha irá dar voz a isso? Se uma parte dos brasileiros acha que podemos desmatar impunemente, a Folha servirá de veículo para eles? É isso que a Folha pensa? Pluralidade não justifica dar voz a quem defende posições claramente indefensáveis, moral ou cientificamente. A Folha está "pensando" errado!

    Responda
  31. Tarcisio Mello

    Irretocável, 100% correto, precisamos com urgência engrossar esse coro.

    Responda
  32. Antonio Catigero Oliveira

    Hei, xará! Estes vinte por cento são menores em número, mas são suficientes em representatividade. A maioria dos jornalistas escrevem como se o capitão tivesse só o apoio de militares. Mas estes cápulas mantém o apoio de representantes do agronegócio, da Bovespa, de parte considerável da igreja católica e maioria das neopentecostais, da Maçonaria... Sem contar a parte do próprio sistema judicial, OAB, dos médicos e assim por diante. Defesa de interesses que eram escusos; hoje são escancarados.

    Responda
  33. Antonio Augusto Affonso Penna

    No limiar do cancelamento. Dar voz a quem quer me calar jamais consentirei.

    Responda
  34. Elivelton Trindade

    Excelente! O jornalismo tem um papel claro e o código de ética profissional deixa evidente para quê serve o jornalista. Não são todas as vozes que merecem espaço. Algumas precisam, sim, ser caladas. Que a Folha saiba o seu papel!

    Responda
  35. MARCOS BURRAJ MOURAO

    Uai, este jornal sempre se proclamou plural....

    Responda
  36. Marcos Rocha

    Perfeito, Prata!!

    Responda
  37. José Renato Sessino Toledo barbosa

    Parabéns. Basicamente, por sua coluna, mais as de Jânio de Freitas, Marilene Felinto, Mário Sérgio Conti e Zé Simão, ainda não cancelei em definitivo minha assinatura na falha.

    Responda
  38. Maria Antonieta Antunes Cunha

    Perfeito!!! Não é hora de dar mais voz à imbecilidade, ao grotesco! Já temos um presidente fazendo isso 24 horas/ 7 dias! Está na hora da folha se mancar, afinal de contas, ajudou a eleger essa criatura. Já fizeram editoriais absurdos, tentando minimizar o efeito jair. Vão continuar dando corda???

    Responda
  39. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Prata, valeu pela crítica ao jornal! A questão é a maior parte do PIB (anunciantes) apoia o atual governo.

    Responda
  40. RENATO LOPES

    Exatamente caro Antônio Prata, tal como a cloroquina a influência do homem no aquecimento global não tem prova científica. O tal consenso dos cientistas é bastante questionável, afinal desde a Rio92 estão pregando o apocalipse. Chame os adultos para o debate e veremos que desde os tempos imemoriais que a Terra sempre passa por ciclos de frio e calor não tendo relação com o CO2, vamos ao debate e vamos confrontar as evidências pois prova mesmo não existe!

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Sempre houve ciclos. (Fala aqui um geólogo). O problema é que estamos em meio a um ciclo de resfriamento e a temperatura média global está subindo. Em 150 anos pusemos (com piora imensa nos últimos 30) pusemos de volta na atmosfera o que a natureza havia levado 200 milhões de anos para enterrar como carvão e petróleo!

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      Incrível! Esses negacionistas da intervenção humana nas mudanças climáticas são piores do que os que defendiam a indústria do tabaco, mas agem de forma semelhante. A diferença é que nesses tempos de pós verdade, verão plantações secas e desastres e ainda assim continuarão dizendo que a degradação do meio ambiente, poluição, desmatamento não tem nada a ver com isso. Realmente não assino jornal para ler asneiras, isso eu acho de graça.

    3. Sebastião Barbosa

      Entendeu agora a decisão da Folha, Prata? Na estratégia de marketing, se vender como pluralista, albergando também esse tipo de conservadorismo falastrão é apenas uma forma "caça-cliques" de aumentar o faturamento. Como vc pode notar nos comentários das suas colunas, tem uma demanda reprimida carente de afagos.

  41. Jurema Nordeste

    Na falta da Flávia LIMA , o Prata brilhou aí no papel de ombudsman e a representar tb a nosostros que como ele estamos vendo com muita preocupacao o país descendo a ladeira

    Responda
  42. Patricia Souza Duarte

    Parabéns Prata! Você disse tudo! Essa semana li aqui na FSP uma matéria gigante com ataques e denúncias ao STF. Nada contra criticar o judiciário ou qualquer outro poder. Mas fazer isso exatamente nessa semana? É como agredir o bombeiro durante o incêndio. Muito estranho.

    Responda
  43. RODRIGO CARNEIRO LEAO DE MOURA

    Até hoje, Antônio Prata era um dos últimos colunistas do campo progressista (está caixa de comentários não aceita aspas) que tinha o meu respeito. Era. O ataque ao Narloch a partir de uma argumentação rasteira e militante me decepcionou. Segundo a lógica do seu próprio texto, em nome da maturidade, Prata deveria pedir para sair. Pelo menos restaria a autocrítica.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Eventual autocrítica, pode ser feita em artigo, sem problema algum. Só como defesa da folha (você falou em auto-demissao, né?) felizmente não demitem intelectual por posição, sem afronta à lei.

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      Narloch era superficial quando jovem, e continua não escrevendo nada que se aproveite, nem artigos, nem 'guias politicamente incorretos'. Absurdo dizer que rasteira é a crítica e não seu obtuso texto

  44. ANTONIO CESAR FERREIRA

    Parabéns, Prata. Diversidade de opinião tem limite, ainda mais num jornal que se diz progressista e democrático. Como se já não bastasse o viés ideológico de apoio ao Guedes e suas medidas antipopulares e anti-sociais.

    Responda
  45. Rodrigo Piva

    O ovo da serpente chocou e tem muitos padrinhos. Entre eles, a própria FSP, que volta e meia, que apoiou sem disfarce o golpe de 2016. Estamos com o estado democrático de direito a perigo e os tanques na rua, ainda que fumacentos, são a metáfora perfeita para o que está por vir. Dar espaço para fascistas não é democracia, é inconsequência!

    Responda
  46. ARTUR FERREIRA

    Será que a FSP acompanhou como se deu a demissão do novo contratado pela sua empregadora anterior? Foi um episódio grostesco e lamentável que creio não ser uma credencial que o habilite a expor suas "ideias" no mais importante jornal do país. No aguardo de sua demissão urgente

    Responda
    1. Raimundo Dias Vieira

      Disse tudo Prata. Obrigado.

  47. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Excelente Prata. Vc me representa!!!

    Responda
    1. Hélio Barbosa

      Pego carona em seu comentário: me representa tb o Antônio. Esses caras de TFP e outras ideias destrutivas já têm seu espaço garantido, não é necessário que a FSP se suje para tb dar espaço a eles.

  48. Vitor Viola

    Pois é, então, liberdade de expressão tem variantes perigosas, e tem molecagens ingênuas. Estão aí nas redes os Bob Jeffs aos montes e o Sergio rei do gado, perigosos, outros mais sutis, alimentando idéias discutíveis e repetitivas. E se eu escrever cara alho aqui será que vai passar sendo eu um ilustre desconhecido? Vejamos. Tá fo da!

    Responda
    1. Vitor Viola

      passou.

  49. MARCOS BENASSI

    Pratinha, Pratolímpico, seu Pratolérico: do Alto do Olimpo pensante dos bípedes, desce aquilo que deveria estar sempre ao rés-do-chão: bom-senso puro e simples. Sabe que eu não sei qual é a do Narloch, senão sua figura naquele seriadinho histórico? Onde, aliás, na especialidade, tá em boa companhia. Mas assino embaixo da sua peroração pelo senso de noção: temos mais é que tomar cuidado, nunca é pouco, muito menos agora. Toca usar o Pratiscópio e bater forte na covardia e no bundalelê sem causa!

    Responda
  50. Odalci José Pustai

    Acabei de decidir, continuo assinante da Folha. Obrigado Antônio Prata pela coragem, lucidez. O negacionismo da ciência de um Narloch, a estetização da política por um Pondé naturalizam e fertilizam o projeto autoritário com viés nazifascista de Bolsonaro.

    Responda