Ilustríssima > Favorito em 2022, Lula pode normalizar desmonte do país se ceder demais Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Neli de Faria

    Projeto de derrubada de poder da Dilma... então, houve o projeto de derrubada do Collor? Ou não houve porque o pt apoiou? Lula? Não é aquele que comemorou o surgimento do covid19, em maio/20? Com a falácia que defendia o SUS. Falácia, porque em seus 15 anos de poder o Sus não era nenhum NHS; e o senhor nada postou aqui na Folha. Lula só pensa em si, em seu projeto pessoal de Poder. Se pensasse no Brasil jamais teria ungido a inexperiente Dilma invés de alguém experiente como Marta ,Tarso etc.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Jamais votei e jamais votarei para lula, porque, modéstia às favas, conheço um oportunista de longe. Fora bolsonaro e fora lula... dois oportunistas que somente pensam em si.

  2. Wilton Cardoso

    Como o autor observa, os países centrais do capitalismo estão se tornando Chinas em termos de superexlploração do trabalho e diminuição dos direito trabalhistas. O capitalismo mundial vive uma crise de lucratividade industrial sem precedentes que obriga o sistema a recorrer aos anabolizantes monetários do capital fictício. As nações perdedoras como o Brasil são as primeiras a cair no abismo econômico e social. Ao PT e qualquer esquerda sobra apenas o papel de administração de crise.

    Responda
  3. newton penna

    Votarei no Lula - se os militares deixarem, é claro. Mas estranhei muito a declaração dele, alguém que prega o fim do abismo social brasileiro, no sentido de que é contrário à tributação dos dividendos. Em termos de justiça tributária, pelo jeito, não podemos esperar muito do PT.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pois é, esse é o receio é o alerta do articulista, se a composição com as elites implicar num pacto que impeça reformas estruturais, como foi nos seus governos, qualquer avanço poderá ser facilmente revertido, como demonstra tudo quebrou feito e ainda está desde o golpe.

  4. Alberto A Neto

    O país está prestes a decidir entre duas tragédia. O resultado incontornável é um desastre inédito. Os antípodas não têm a menor condição de reunir o país em torno de uma agenda mínima. Nenhum rumo elementar, à vista das múltiplas e repetitivas concessões espúrias que já estão fazendo; antes mesmo de assumir o mando em 2022. O país tornou-se a crônica intermitente de uma catástrofe anunciada. Será ainda pior, porque os milicos e as milícias são os novos personagens mais ativos na cena do poder.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pela sua indignação suponho que defenda uma reforma tributária que reverta a absurda super tributação dos pobres e da classe média em contraposição à ignominiosa sub tributação dos ricos. Que seja contra a extinção dia direitos trabalhistas que ainda estão ocorrendo e a favor de políticas públicas voltadas para reduzir as desigualdades e garantir oportunidades mais equânimes a todos, com a garantia básica de saúde e educação de qualidade para todos.

  5. joao lima

    Existem 33 partidos e esse PT quer se perpetuar no poder isso não é democracia, pois os mais de 14 anos de desgovernos foram uma lástima para o país, com mais de 14 milhões de desempregados, empresas fechadas, inflação sem controle e outras mazelas. Avante, Presidente Bolsonaro! Essa oposição/esquerdistas ainda não se conformou com a derrota, vão fazer alguma coisa útil para o bem do Brasil. Democracia Plena e Liberdade de Imprensa! Fora oposição/esquerdistas!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esse é o o câncer que temos que combater, o da ignorância, fanatismo, obscurantismo, criminoso e subserviência de rebanho.

  6. Nelson Vidal Gomes

    Lula pode salvar o país da destruição moral e cívica que provocou, desistindo de concorrer com Bolsonaro pela vitória da insuportável mentira sobre a cruel realidade. A paz social virá da ausência de ambos nas eleições do ano que vem. Só o STF não viu isso ao lançá-lo à disputa eleitoral, com a "fantasia de mártir" sob a qual padece com suas trágicas consequências sociais, econômicas e morais a nação despossuída e humilhada pela corrupção. Namastê!

    Responda
  7. Melchisedc Felix

    Ufa!!! Brilhante. Definitivo! Ou a esquerda se mobiliza ou haverá novo golpe!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Que esquerda? A do PT (Identidade verdadeira PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros)? Namastê!

  8. Vicente de Paula Venancio

    Entao nem me venham com esta conversa de que nem Lula nem Bolsonaro o ano que vem pois isto me parece ser coisa de bolsonarista arrependido pela besteira que fez ao eleger este incompetente. Alias ele é muito competente. Acabou com todos os direitos trabalhistas dos pobres, desmontou a saude e a educaçao neste pais, emparelhou todos os orgãos de controle de corrupçao e ainda tem um congreso inteiro a seu favor em troca de dinheiro vindo nao se sabe de onde.

    Responda
  9. Vicente de Paula Venancio

    Entao nem me venham com esta conversa de que nem Lula nem Bolsonaro o ano que vem pois isto me parece ser coisa de bolsonarista arrependido pela besteira que fez ao eleger este incompetente. Alias ele é muito competente. Acabou com todos os direitos trabalhistas dos pobres, desmontou a saude e a educaçao neste pais, emparelhou todos os orgãos de controle de corrupçao e ainda tem um congreso inteiro a seu favor em troca de dinheiro vindo nao se sabe de onde.

    Responda
  10. Vicente de Paula Venancio

    Podem falr o que quiserem mas não existe nenhum politico que possa ganhar de Lula o ano que vem. Não existe terceira via nem na esquerda e muito menos da direita. A direita ainda vai ficar a ver navios já que por oportunismo se encostarão em Bolsonaro nas ultimas eleiçoes. E nem adianta falar que não já que o proprio PSDB, um partido que podia fazer alguma diferença, teve 40% dos seus deputados votando terça feira a favor do governo em troca de um cheque em branco prometido pelo Bozo.

    Responda
  11. Ney Fernando

    Lula é o favorito apenas contra o bolsonaro; se a disputa for contra outro candidato (exceto cabo Daciolo e Boulos, dos quais bolsonaro também ganharia), para ter chance terá que reduzir a elevada rejeição a ele e ao seu partido.

    Responda
  12. Daniel Vitorazzi

    O maior "erro" do Ciro foi ir a Paris...e o erro do Lula em se lançar presidente mesmo preso, nenhum pio? Ciro deixou claro, que nem PT nem Bolsonaro serviam. E para mim a tese se mantém correta. E muita gente está acordando para isto. Não se trata de fazer concessões à golpistas, mas o povo quer recuperar um pouco de paz.

    Responda
  13. Wellington Serpa Monteiro

    Razoável análise, mas precisa reparos. Cantinela de golpe contra desgoverno de Dilma (infelizmente, houve crime de responsabilidade fiscal sim). Glauber Braga brilhante deputado? Um dos 07 que foi contra cassação da Flordelis? Nos poupe . Ciro candidato de si mesmo? Mas é o único até agora com projeto claro de Nacional desenvolvimento. Critica ao desgoverno do bozo, aí perfeito. Ao fim, um libelo pela candidatura lulista. No 1o turno, hj, melhor opção é claro que é o Ciro.

    Responda
  14. Luiz Fernando

    A realidade é esta. A única pessoa que pode concorrer com o coiso é Lula! Muita gente ainda não entendeu isto! Talvez quando perceberem já seja tarde demais... Ainda resta tempo, mas pouco!

    Responda
  15. Rodrigo Ribeiro

    Chamar um neoliberal como o Lula de esquerda é um contra senso. O desmonte já vem de longe e está dado! Os facistinhas de direita estarão na rua ao menor sinal de corrupção - só pensam nisso - e o senhor Lula vai se segurar para não cair.

    Responda
  16. clodoaldo batista da rocha

    fraco jornalismo!escrever somente pra vc,ideologia barata, deveria respeitar mais seus leitores!!

    Responda
  17. milton temer

    Mais um incisivo, e didático, ensaio político do professor Luis Felipe Miguel. Faz análise do processo conjuntural desde a primeira eleição de Lula e vai fundo, sem perder a objetividade, na caracterização das opções que resultaram em incontestável desmobilização de suas bases sociais de sustentação. E acerta quando aponta que, diferentemente de 2002, hoje é Lula quem pode exigir concessões da direita dissimulada em centro para uma previsível vitória eleitoral. Sem repetir o Paco Conservador

    Responda
  18. Paulo Sales

    Um texto desse tamanho só pra fazer campanha para o Lula. Se o PT já foi um dia no século passado uma alternativa, hoje é parte ativa da escu lham baçao nacional. A polarização e o ódio não interessam somente a Bolsonaro, mas ao lulopetismo também. Ao contrário, com comodites baixas, dólar alto, juntando elite e petismo não se faria nada melhor do que a bagunça de hoje. Fora Lula,Fora Bolsonaro!!!!

    Responda
    1. Saul ribeiro

      Quem o Aécinho não ressurge das cinzas pra salvar a nação?! Ou talvez o Luciano Hulk que não quis o lugar do Faustão...ainda há esperança pra vocês!

    2. Paulo Sales

      Saul e João, os radicais com chave trocada. Vcs não são melhores que a turma do Bolsonaro. Fora Lula pe-le-go, fora Bolsonaro in-sa-no. Por um país sem caudilhos

    3. Saul ribeiro

      Fora Paulo Sales!

    4. João Batista de Souza

      Fora você, Sr. Paulo. Lula 2022!!!

  19. Paloma Fonseca

    Tenho resistência a análises que mencionam a perseguição e golpe sofridos por PT/Lula/Dilma, às lamúrias e lamentos dos que se viram vencidos por Temer, Bolsonaro ou as supostas elites políticas e econômicas. Tamanha carga ideológica mais nubla do que esclarece o Brasil. Sem dúvida, Lula é um nome forte para as eleições 2022 e confere conforto para os que querem a saída do bolsonarismo do poder, no entanto, não possuo aderência irrestrita ao petista.

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Tem tempo até lá. O Coisismo é mortal e impossível. Passar a mão na cabeça da extrema corrupção das gestões petistas pode ser a única alternativa, mas aos 45 do 2º tempo. Pode ser que achemos alternativas entre o medonho e o Horroroso.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Dessa vez não precisa aderência irrestrita, eh só votar no lula.

  20. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    "lula como de costume emite sinais ambíguos..."...oras prof. Por mais que eu aprecie sua colaboração, nesses tempos obscuros , falar tal coisa do maior gênio político atual, eh pretensioso demais. Não se trata de adoração minha. Reconheço a força e as fraquezas humanas do maior líder. Mas não existe outro melhor. E Br eh saco de gato, o Sr sabe que se impuser goela abaixo um viés um pouco mais social, a reação eh brutal. 500 anos de história, não venha com tais lições, parece outra coisa.

    Responda
  21. ricardo arantes martins

    Não há dúvidas disso. O centrão torce para a eleição de Lula. tinham seus ministérios, mensalões e alguns partidos como PP, PT e MDB até diretorias a seu bel prazer na petrobras. As elites andavam muito bem obrigado viajando e de braços dados com Lula, haja vista a prisão de Odebrechdt e do irmãos Wesley e Joesley, 3 dos 10 mais ricos a época. Se o PT souber articular poderá desde já começar a negociar uma próxima gestão. Qualquer Coiso é melhor que o Jairismo.

    Responda
  22. Claudio Moreira Roberto

    Nao entendo como colunistas ficam dando corda a um dos maiores corruptos e vorruptores da Historia da Republica ! Voces sao realmente lesados Â…..

    Responda
  23. Arthur Phillipe

    "uma classe média intoxicada pelo medo de ver diminuída a distância que a separa dos mais pobres." A sentença mostra o quão doentio e alienado é o pensamento do escriba. Qualquer análise psicológica fatalmente concluirá se tratar de um recalque, do mesmo tipo que assola os homofóbicos, ou seja, um sentimento interior reprimido que irrompe projetando-se no outro, assim como sua repressão interna se exterioriza condenando o próximo. De fato, só um conflito mental pode conceber tal pensamento.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esse é bobominion típico! Ao invés de rebater as teses do autor com argumentos parte para um ataque pessoal rasteiro que se limita a questionar as capacidades cognitivas do articulista obviamente muito superiores às do leitor pseudo indignado pelas verdades reveladas. Patético.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Oi?!

  24. José Cardoso

    É uma ilusão achar que uma vitória do Lula representaria uma mudança significativa. Isso só ocorreria se a representação do PT e demais partidos de esquerda aumentasse muito no congresso, o que não parece provável dada a nossa tradição pulverizada no legislativo. É só acompanhar a completa desidratação da atual proposta sobre o IR, onde a classe de renda mais alta conserva os dedos e os anéis.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Mudanças , claro, representariam, não neste sentido, mas só a exclusão do Bozo hoje já seria um feito imenso!

  25. Gil Filho

    Análise coerente , interessante !!! Mas só tem um detalhe , ele nao duraria 6 meses no governo, pois esse "Capital ou mercado financeiro ou elite " nao deixariam. Alias nem sabemos como será o País após a derrota deste governo , o que eles farao impedir um governo de esquerda . Sera que deixarão Lula governar ?

    Responda
    1. Claudio Moreira Roberto

      Só nao podemos deixa lo roubar … mais !

  26. Heveson Lima

    Excelente texto. Faz uma excelente contextualização.

    Responda
  27. Alberto Melis Bianconi

    Estou entre aqueles que, contrários à deposição de Dilma, deplorava seu governo. Votei nulo em 2010 (estava clara a política econômica suicida que Lula já adotava) e quase votei em Aécio em 2014 (ele não venceu por incompetência política na campanha). O colunista quer votar em Lula, mas teme que ele se desloque mais para o centro. Eu acho que seria indispensável. Entende por "pacificar" retornarmos à situação de 2016... o golpe político desastrado não aconteceria se estivéssemos "pacificados".

    Responda
  28. Dayson Waldschmidt

    Já nem sei mais o que define esquerda e direita. Não há perspectiva revolucionária na chamada esquerda política. Mais uma pauta capturada pela direita, única disposta a rupturas da ordem estabelecida, condição sine qua non para sair da armadilha histórica em que nos encontramos. Não há coesão ideológica e nem programática na população. A história é inexorável e infelizmente nosso calvário subdesenvolvido parece longe de acabar. Mais provável o Brasil ser ocupado ou dividido. Shiva reina por aqui

    Responda
  29. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Muitos favoráveis ao grande capital sem, no entanto, a ele pertencerem, escolheram o que aí está com a crença de: se não der certo a gente tira. Pois é...

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Até tira, mas o estrago feito durará muito tempo até ser revertido.

  30. Marcelo Costa Batista

    Finalmente um texto isento, sem rabo preso com a elite financeira e Rentista do país, a qual comprou a grande mídia nacional via aplicação de recursos públicos e privados a fim de favorecer suas pautas como Reformas Econômicas e sociais sobre pobres reduzindo-lhes direitos constitucionais e tributando-lhes cada vez mais ao mesmo tempo que amplia a renúncia fiscal e isenção de impostos aos ricos dessa mesma elite como se fosse um direito divino (mérito) na mentira da meritocracia do andar de cima

    Responda
  31. W Magrao

    Parabens ao bradileiro por eleger um que acha tortura normal e outro que justifica com a pobreza o roubo de um celular ....triste brasil..

    Responda
  32. Ayer Campos

    Irretocável o diagnóstico retrospectivo do professor Miguel, a quem rendo homenagens por sua luta incansável e seu brilho intelectual. No que respeita ao tímido esboço prescritivo, o mestre revela a inquietação em que se encontra a esquerda, neste turbilhão de mudanças culturais no capitalismo periférico. A volta de Lula promete ser tão gloriosa e histórica quanto submetida ao que o prof. Safatle chama de 'dar corpo ao impossível' (ou, do mesmo autor, 'Só mais um esforço'...).

    Responda
  33. João Leite Leite

    O Lula foi trabalhista até Lula assumir o poder. A partir do primeiro dia de governo assinou convenio com toda a podridão da política que nós tanto combatíamos. Em 8 anos de ouro que o país podia crescer a 15% ao ano como a China crescia 3a 4%. O dinheiro era desviado tudo em pixuleco para os cumpanheiros.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O país poderia crescer 15% ao ano? Evidente que não! Quem deu as costas ao Congresso foi Bolsonaro, para sorte nossa, porque agora não consegue estabilizar o próprio governo... mais do que o Congresso, podemos cobrar a falta de ação do establishment, mas não vamos conseguir trocá-lo do dia para a noite. A esquerda só tem a perder (e o país com ela, infelizmente), se acha que pode substituir o bom senso político por sonhos aloprados.

  34. Davi Pessoa Ferraz

    2022 é Lula de novo. Sem chances para bolsonaro.

    Responda
    1. Claudio Moreira Roberto

      E voce na lama junto com o país .. novamente

  35. Antônio Carlos de Paula

    Artigo irretocável! Parabéns.

    Responda
  36. Marcos Serra

    O artigo, presunçoso em suas análises, parte de um pressuposto que, se não falso, é lamentável. Que há motivos para o descontentamento com o atual PR, vai da ideologia e posicionamento de cada um mas pensar em recolocar à frente do país o maior corru.pto, cínico e mentiroso que já ocupou a presidência é algo inimaginável para qualquer pessoa com QI acima de 50. Busque-se outro mas chega de populismo barato e irresponsabilidade com o erário público, com enriquecimentos ilícitos.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Parece que o Joaquim Branco jantou cedo hoje

    2. Alberto Melis Bianconi

      Não ver os motivos para o descontentamento com o psicopata, empata com ignorar os motivos válidos para o descontentamento com Dilma. Populismo é um termo que diz mais sobre quem o usa, do que daqueles que se quer qualificar... que seja, se Lula fazia um populismo barato, nosso Chávez de direita faz um muito caro. E caro para o mundo, não apenas para os brasileiros. O lado pseudo-econômico do comentário teve resposta suficiente do Sr Branco.

    3. Ayer Campos

      Os bolsofílicos se foram, envergonhados, mas o Serra segue agressivo. Com o eclipse de Jefferson, talvez pretenda se habilitar ao encômio do general Ramos, como 'soldado das lutas democráticas'...

    4. Joaquim Branco

      Infelizmente, para alguns, a ciência e as estatísticas não têm utilidade. Ora, basta pesquisar nos gráficos oficiais para ver que a dívida pública não aumentou nos governos Lula, mesmo com emissão de títulos em reais para comprar 300 bi de dólares. Aliás, a líquida diminuiu, tanto que ambos os sucessores da Dilma pediram de volta ao BNDES o dinheiro emprestado pelo tesouro e lucraram com os ganhos cambiais do BC. Enfim, para hedonistas, o que importa é se estão tirando vantagens do desgoverno.

    5. Marcos Serra

      Davi, bom dia. Parabéns pela escolha, típica de formatados e inconsequentes. Cada um no seu quadrado. O meu é o da transparência, da ética, do futuro do país. Parece-me que teu quadrado está mais para um losango irregular, daqueles bem tortos.

    6. Davi Pessoa Ferraz

      Serrinha, sou mais o Joaquim Branco, ok?

    7. Jose Carlos

      O comentário é uma mentira deslavada digno de gente paga, mas sua resposta a reação do leitor superou. Kill me now

    8. Marcos Serra

      Joaquim, não caia nessa cantilena. O mentiroso pagou a dívida externa emitindo, irresponsavelmente, títulos da dívida pública que explodiu. Trocou juros baixos por juros altos. Deu a sorte de surfar no melhor período de valorização das commodities enquanto torrava dinheiro público. Doou, como titulo de caridade a países alinhados com a esquerda bilhões de dólares do nosso dinheiro. Institucionalizou a corrupção como forma de governo. Grande parte dos ''cumpanheirus'' de seu governo foi presa.

    9. Joaquim Branco

      Os governos Lula resultaram em 8 anos de progresso com desenvolvimento social, pagamento da dívida externa, acúmulo de divisas e controle da inflação. O que temos hoje: o culto à estupidez e à ignorância, inflação fora de controle, câmbio que só favorece o agronegócio e degradação social e institucional. Lógico que há poucos que se beneficiam disso.

  37. WILSON FILHO

    Lulaoladrao

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Isso, persista! Quem sabe consiga transformar o besteirol em realidade.

  38. WILSON FILHO

    Lulaoladrao

    Responda
  39. WILSON FILHO

    Lulaoladrao

    Responda
  40. WILSON FILHO

    Lulaoladrao

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.