Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    De for jovem e do sexo masculino a suspeição é ainda maior. Outro fator são as roupas: se estiver de terno por exemplo diminuem as suspeitas, comparado à short camiseta e sandália.

    Responda
  2. marcos andrade moraes

    Lógico que é. É fartamente cruel, mas é. MAM

    Responda
  3. Marisa Coan

    Não são só negros que passam por isso, mulheres brancas ou de qualquer cor que trabalham em fábricas de lingerie sempre foram revistadas , por exemplo, e tenho uma prima branca e loira que foi convidada a pagar um chapéu Panamá que era dela numa loja de Petrópolis. Eu estava junto e presenciei. A dona da loja veio atrás de nosso grupo e disse que aquele chapéu não tinha sido pago, ( o chapéu era igualzinho àqueles vendidos na dita loja).

    Responda
    1. Marisa Coan

      Wirk, não diga! Se vc não avisa não teria percebido! O que eu quis dizer é que o constrangimento é o mesmo.

    2. Wirk De Souza

      Marisa, a articulista não escreve sobre brancos! Escreve sobre (de) pretos (concordo com o Cortela para quem “falar sobre” diferencia-se de “falar de” . Seu comentário só reforça que A fragilidade branca é uma arma política.

    3. nilton lopes

      Verdade, isso acontece direto.... Acorda!

    4. Marisa Coan

      Nossos país tiveram de explicar que o chapéu tinha entrado na loja na cabeça dela.

  4. MARCOS BENASSI

    Ana Cristina, caríssima, eu acho tão estranho que meus coleguinhas, que também estampam na face a pinta do conquistador, não tenham a mínima autocrítica em relação à própria cultura de preconceito, vivendo-a sob a própria pele todos os dias. Venho de família de alto nível cultural, mas de raízes imigrantes, de gente pobre que veio fazer a vida. A cada vez que atravessei a rua pelo medo do preto, senti-me menor, vil e aviltando meu próximo. Primo do feitor.

    Responda
  5. Rogerio Silva

    É triste ser negro neste país.

    Responda