Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Excelente. Bom ouvir de um especialista aquilo em que acreditamos. Muitos acreditam que a pandemia mostrou a importância do digital/virtual, que seria impossível viver sem ele. Sem suscitar dicotomia, eu acredito que a pandemia nos mostrou como é importante a presença "real", relações/convívio humanos, fundamentais p/a vida, inclusive nas escolas. E que as tecnologias exerceram um papel importante, e devem continuar exercendo. Como acessório/remédio p/as distâncias sociais. A vida é na real.

    Responda
  2. Carlos Roberto Pereira Bitencourt

    O ensino à distância, ao menos nas universidades, só é ruim quando os professores não se empenham com cenário, iluminação, acústica e lousas digitais. Os professores da USP, por exemplo, que ganham salários elevadíssimos, querem continuar dando aula como se estivessem apresentando trabalho escolar! Outro problema são os alunos que não assistem às aulas. Nesse caso, precisa fazer avaliações rigorosíssimas, inclusive surpresas, até mesmo durante as aulas. Vamos abrir a cabeça!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O ensino a distância é uma porcaria. Acaba com o aprendizado e com a experiência do saber. Muita gente quer por preguiça mesmo.

  3. Elaine Passos

    Qdo o 'cara da educação digital' confessa q fou difícil a pandemia e filhos com aulas on-line, dá um conforto no coração'

    Responda
  4. Klinger Luiz de Sousa

    Colocando os pingos nos is...

    Responda
  5. José Bonato

    Educação a distância, no devido lugar, apenas um complemento.

    Responda