-
guilherme herzog neto
Qual a diferença do Taliban para a monarquia saudita, que são apoiados pelos EUA como foram o mesmo Taliban no inicio. Apoiar e muito diferente que invadir e dominar de forma inconsequente, que o diga o falecido Saddam Hussein. Este controle sem objetivo de longo prazo sempre produz um efeito rebote.
-
Eda Rocha de Oliveira
Não podemos esquecer que esse fanatismo e radicalismo extremos foram criados pelos próprios EUA que, durante décadas, apoiaram ditadores cruéis e sanguinários como o xá Reza Pahlevi, Saddan Hussein, Kadaff e outros, gerando toda essa revolta. E, ainda apóiam o rei dos Emirados Árabes onde as mulheres são tão oprimidas. Ao invés de invadir poderiam pressionar, aplicar sanções a esses países que maltratam aos mulheres.
-
José Cardoso
O fato do exército regular afegão não ter oposto resistência só mostra que seus integrantes apoiam os Talibãs. Como disse o Coutinho numa coluna outro dia: é uma divisão antes de tudo étnica e linguística.
-
Hercilio Silva
Um país não pode construir uma nação em outro lugar. Isso não existe. O Taleban radical é fanático só está onde está por ter virado o símbolo da resistência. Isso ninguém fala.
-
Mauro Machado Gonzaga
Já que os EUA são assim tão caridosos e bondosos, sugiro que cuidem do Haiti, que é bem no seu quintal, entretanto lá não tem petróleo.
-
Marcelo Raftopolo
Deixaram um bonito presente para seus inimigos (Irá, Russie e China). Terrorismo fundamentalista bem treinado e motivado, com apoio de minorias desses países. Muita chance de balcanização. E mais uma vez, dando as costas para quem colaborou com eles, que serão executados em breve. Pelo menos promoveram a indústria nacional (de armas, com dinheiro dos contribuintes) durante 20 anos.
-
Thomas Benson
"Quando os EUA saem de cena no Oriente Médio, um poder ainda pior ocupa seu lugar". Isso antes ou depois deles financiarem o Taliban com armas durante a guerra fria para combaterem a "ameaça comunista"? A história do Afeganistão segue a mesma do Iran, Chile, Venezuela com golpes arwuitetados e financiados pelos EUA - realmente, o comunismo é o nosso pior inimigo...
-
João Carlos saraiva torres
Deixa de ser mentiroso. Afeganistao era Republica quando o Partido dos Estudantes ( Taleban) foram expulsos do Poder da Republica, quando haviam obtido mais de 67% dos votos do povo. Invasao violenta, sem motivo que matou 250.000 afega. Inocente s, crianças e mulheres. Poucos combatentes. Voltara a ser Republica. Feita a transiçao, por 3 anos ( restante do mandato outorgado nas urnas) novas eleicoes. . De Presidente a vereador.
-
JONES DARI GOETTERT
Que tal mudar o enunciado, Joel: quando os EUA entram em cena, um poder pior ocupava o lugar antes deles? Quem são os "bárbaros", afinal?
-
alderijo bonache
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Claudio Carvalho
Caro Joel Pinheiro, a história é assim: quem com porcos se mistura, farelos come. Os norte-americanos foram aliados dos Talibãs, assim como foram de Saddam Hussein. Aqui nós também tivemos nossas alianças e matrimônios de conveniências. Lembra da Lava Jato e o antipetismo esposado por você e outras viúvas do Sérgio Moro? Pois, é. Deu no Bolsonaro. A tradição liberal brasileira é quase indigente. Hoje só encontramos os liberalóides...
-
fabio lauff barcellos
Não tem petróleo, Bin Laden é morto. Nada mais interessa os americanos. Agora é vender armas a ambos os lados. Esse é o capitalismo. O discurso dos Direitos Humanos é retórico quando há interesses econômicos.
-
Wilton Cardoso
Os fundamentalistas talibãs hj vistos como inimigos do ocidente nasceram com o apoio norte-americano contra os soviéticos e se manteram com o apoio dos sauditas que, pelo que eu saiba, não respeitam os direitos das mulheres.
-
Rafael da Silva
Joel Pinheiro, que escreveu esse texto, têm o famoso complexo de vira-lata.
-
Rodolfo Coelho
Conhecer história faz bem... Essa turma foi armada pelos próprios Estados Unidos para lutar contra a ex União soviética.
-
Julio Cesar de Siqueira Barros
Não existe poder pior do que os Estados Unidos. O Talibam é o Inferno na Terra, mas os EUA conseguem ser piores. Para construírem essa situação de "algo menos ruim" do que o Talibam anteriormente, os EUA foram mais demoníacos que Talibans vezes 10... Ninguém merece!
-
Gustavo Carvalho
O que o colunista chama de lição é uma obviedade que qualquer pessoa com 2 neurônios sabia antes da invasão. Ele devia ser o único a ignorar, porque na época estava lendo Olavo de Carvalho.
-
Hernandez Piras Batista
Pura tolice. O colunista nunca expôs aqui ideias do Olavo de Carvalho. Ou você não conhece ou não conhece outro. Ou, simplesmente, está zangado por não ser ele um eleitor do seu ídolo.
-
-
eli moura
Uee o joelzinho atrás dos montes não falou que o PT está envolvido com. Taliban? Os EUA, ja era plano com tramp, simplesmente compartilhou com as outras cercas geopolíticas: Ira, Rússia e China. O preço será pago pelo povo afegao.
-
Garcia ODS
Agora é a vez da Rússia ou da China! Quero ver quem vai criticá-los por não respeitar os ddhh e às liberdades.
-
Pedro José
O povo afegão deve decidir o seu destino e não os estrangeiros americanos.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.