Opinião > Fantasia desfeita Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

    Procurei pela presença de mulheres no aeroporto de Cabul nas fotos da confusão naquele local. Não consegui enxergar nenhuma. Seriam deixadas para trás, caso os homens conseguissem entrar nos aviões? Isso me parece que, com ou sem os talibãs no poder, a situação delas é a mesma. Um mero objeto para uso masculino.

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    Parte da população norte-americana já está cansada de financiar estas guerras longe do país e onde o mesmo o governo recebeu bilhões de dólares e não abraçou a ideia de implantar um regime democrático, pois, a situação de séculos, este povo nunca teve uma democracia na acepção da palavra . A situação da saída foi tumultuada , pois o talibã já dominava o interior do país já fazia um grande tempo e não tinha como mais controlar mais nada.

    Responda
  3. ANA HELENA DO NASCIMENTO

    Os Estados Unidos não estão mais focados em combate ao terrorismo -- como disse Biden, isso seria olhar pelo retrovisor. Ontem assisti na CNN, no jornal comandado pelo brilhante William Waack, dois grandes comentaristas de política internacional que já conhecia de muitos debates: Gunther e Hussein. Eles disseram que os EUA agora estão focados na guerra tecnológica e , nesse sentido, preocupados com o grande avanço da China nessa área e na questão das mudanças climáticas que ameaçam terrívelmente

    Responda
  4. ANA HELENA DO NASCIMENTO

    Democracia é uma conquista que depende de árduo aprendizado para países atrasados como se evidencia no caso do Brasil e que dirá num Afeganistão da vida. Vi comentário sobre os Estados Unidos estarem se encaminhando para o isolacionismo e nacionalismo. Tem nada disso e se tivesse seria seu direito. É um clássico a queixa sobre o intervencionismo americano mas, ao mesmo tempo, se fazem apelos ao país como se devesse ser baby siter do mundo.

    Responda
    1. Marcelo Veloso

      Amiga, infeliz sua colocação de "Afeganistão da vida". Esse povo resistiu a Alexandre o Grande. Tempo em que o Brasil ainda pertencia ao seus verdadeiros donos. Mais respeito com os afegãos. Os EUA são sonhadores, vide os filmes de Hollywood. Tem dúzias de livros, feitos por americanos para americanos, criticando essa visão sonhadora dos EUA.

  5. ANA HELENA DO NASCIMENTO

    Além disso, a presença dos Estados Unidos no Afeganistão estava sendo um belo presente pra China, Rússia e Paquistão que, agora, vão precisar tomar suas próprias ações pra conter o Talibã. Quanto à questão imbecil de que os Estados Unidos deveriam assumir a tarefa de garantir a democracia no país porque sempre teriam se arvorado à essa suposta missão, nem faz sentido porque Democracia não é um regime que possa ou deva ser imposto.

    Responda
  6. ANA HELENA DO NASCIMENTO

    Concordo inteiramente com a atitude de Biden. Obviamente, não existiria hora certa para a retirada das tropas americanas e os Estados Unidos prestaram serviços relevantes ao país durante longos 20 anos. A questão humanitária causa imensa consternação especialmente quanto à causa das mulheres que se vêem sob quase certeza de voltarem a ser submetidas à barbárie dos Talibãs. No entanto, os Estados Unidos não poderiam buscar assumir responsabilidades que seriam do Governo e dos militares afegãos.

    Responda
  7. José Cardoso

    E ao contrário do caso da Síria, não há esperança dos russos entrarem com a mão pesada para eliminarem os fundamentalistas. Eles também já foram derrotados lá e se borram de medo.

    Responda
  8. Ricardo Ferreira

    As cenas de puro desespero no aeroporto de Cabuk são chocantes, mas a premissa de que os EUA devam ser os paladinos da democracia e da justiça não fazem sentido, para o bem ou para o mal. Vinte anos é um tempo considerável, e pergunto, quanto tempo mais seriam suficientes para civilizar aquele pobre país?

    Responda
    1. Marcelo Veloso

      Eles não são civilizados? Poderia aprofundar seu comentário?

    2. Ricardo Ferreira

      ..Cabul

  9. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Estadunidenses no Vietnam, Soviéticos no Afeganistão e, por que não dizê-lo, Brasileiros no Hait. Cada povo tem suas características e não cabe a outro povo impor pela força sua receita de bolo.

    Responda
  10. Luís Cláudio Marchesi

    O Afeganistão é o trágico exemplo de uma nação dominada pelo narcotráfico. O ópio é uma das principais fontes de renda do Talebã. A cocaína na América Latina pode se tornar o ópio do continente. Brasil, inclusive!

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Aqui no Brasil já temos a pior droga que pode existir: a faMilicia Bozo

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.