Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES

    Primeiro foi a ameaça de uma nova era glacial( Lembram? 1975) . Depois foi o Buraco na camada de ozônio( alguém lembra dele? Tive que trocar de geladeira). Agora a 'hipótese maluca' de que o CO2 está aquecendo o planeta quando já tivemos temperaturas bem maiores sem CO2. Co2 é vida!

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Se conseguir, publique suas ideias em uma revista ou periódico científico... Serio candidato para a piada do ano...

    2. Valdo Neto

      Pobres negacionistas, pobre planeta

    3. Paulo Roberto Homem de Goes

      Caro Roberto, que falta fez você na equipe do IPCC!

    4. Eduardo Aquino

      Você vive em que planeta ?

    5. Daniel Dominiquini

      Vai estudar, rapaz.

  2. Luiz Alexandre Alves da Silva

    Hoje aproximadamente 80% da poluição do mundo vem do setor de petróleo, quase 15% vem de queima de florestas, os demais não chegam nem a 5%, portanto é urgente se mudar a energia, mas ainda temos um longo caminho pois o setor de petróleo e derivados está ainda, são produtos, embalagens, enfim uma cadeia completa de valor, energia renovável fará diferença, mas temos de pensar em parar degradação de florestas, replantio e pensar em outras formas de substituição do petroleo num todo.

    Responda
  3. José Cardoso

    "Basta subsidiar um setor por alguns anos para que os custos comecem a cair, com a experiência, e a situação enfim chegará a um ponto no qual o crescimento se torna autossustentável, e subsídios deixam de ser necessários." Que tal acabar com os incentivos à zona franca de Manaus? Criada em 1957, era para acabar em 1997. Foi prorrogada por 25 anos, e recentemente antes do fim do prazo, esticada de novo até 2073! É mole?

    Responda
  4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    E ainda tem quem defenda que o mercado resolve tudo. Sem o estado não mais existiria o capitalismo, sequer tudo o mais , ao menos na proporção que as sociedades humanas atingiram. Mas, como o próprio autor reconhece, nada disso é novidade, bem o desenvolvimento das tecnologias, nem os mercados impelidos por ações governamentais .

    Responda
  5. Richard Lins

    Eu entendi bem? Investimento do governo, dinheiro e tecnologia? Proteção de industrias, até que atinjam sustentabilidade? Criação de mercado que leva a redução de custos? Onde já ouvi isto? Ah, aqui no Brasil!!! Estranho que, lá fora funciona... mas aqui, a maioria (da mídia inclusive) diz que não. Só ler os argumentos para privatização dos Correios.

    Responda
  6. Aderval Rossetto

    Os EUA apenas poluem o mundo, e uns poucos tem consciência humanitária. A China é que mudou a fonte energética do planeta com seu parque fabril à baixo custo, não pela bondade mas para reduzir a força do petrodólar.

    Responda
  7. ingo collischonn

    Que análise coerente!! Parabens!! São coisas que o mercado sozinho não resolve

    Responda