Opinião > De Borba Gato aos Descobrimentos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Neli de Faria

    Querer modificar o passado do presente? Se tivesse uma Máquina e pudesse voltar ao passado ,iria mandar os invasores europeus em 1492 e em 1500 fossem aportar em outro lugar. Aí a América ficaria para os autóctones e não, repiso-me, ser invadida por europeus. Poderia mudar, hoje, o nome do Continente: chega de homenagear o invasor Europeu, Américo Vespúcio. Se tivesse máquina do tempo, certamente,o mundo não seria como é, porque seria modificado passado.Não se modifica o passado do presente.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Cícero ( muitos não sabem quem é! ) dizia   "a história é testemunha dos séculos, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, mensageira do passado". E acrescento: não se apaga a História no presente. A história é para ser aprendida no hoje para não ser repetida no amanhã.

    2. Neli de Faria

      Não se modifica o passado do presente. E a história deve ser analisada imparcialmente, não com a mente do Século XXI(já?), voltada para os séculos passados. O pensamento dos anos 1960 não é o mesmo de hoje. Bandeirante: a extensão territorial brasileira, se deve a ele. Se não tivesse existido, hoje o Brasil seria um terço ,ou menos, do que é. Teve mérito no demérito! O Futuro é modificado do Presente. O Passado? Nunca!

  2. ricardo arantes martins

    Um debate equilibrado se faz necessário sem dúvida. Primeiramente ninguém, nenhuma pessoa, movimento, partido ou anarquistas podem se alvorar no direito de "donos da verdade" e decidindo destruir a "Coisa Pública" por sua leitura histórica. Seja monumentos a Marielle, ao Gato ou a qualquer outra. Agora, pelo conhecimento histórico, colocar os pingos nos "is" e não esquecer dos "jotas" é de interesse de todos ou deveria ser. Muito boa a matéria.

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    Prezada Giuliana, um prazer ler esse seu bem-vindo texto. Olha, podem querê-los sanitizados, mas aqui no Brasil, acompanhados das demais violências morais que temos deglutido, serão somente satanizados: são a cereja passiva e mofada do bolo de estrume das ativas violências Bozofrênicas. Racionalidade tá difícil nas prateleiras repletas de bozolices; aí na matriz, pode ser que você a encontre, haja vista que a loucura ainda se controla com ansiolítico. Cá, estamos precisando de antipsicóticos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.