Ruy Castro > As cores esfregadas no nosso nariz Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. silvano duarte

    O Collor, por muito menos, foi empichado, com as caras pintadas de verde e amarelo, mesmo ele tendo conclamado o povo pra usar o preto. É sempre assim a resposta do povão. Vale o que vai no sentimento, de nada adianta o esforço do governo pra mudar as cores que estão no patriotismo do brasileiro. É pagar pra ver o que está por vir. 7 de setembro ou qualquer outro dia, mesmo sem caras pintadas, o Bozo vai experimentar o sabor das ruas.

    Responda
  2. José Cardoso

    O extremista político muitas vezes muda de lado, continuando extremista. O Olavo de Carvalho já foi comunista, daí não surpreende que seu time use jargões dessa causa.

    Responda
  3. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Como a democracia é, por definição, um regime que assiste com notável tolerância a que se trame a sua própria destruição." Lembremos q a moça de 31 anos (nossa jovem e inocente democracia) foi vítima da grande e ardil mídia q tramou seu fim com o golpe de 2016. Memória: Mírians, Globos, Marinhos, Wacs, Jungs, TrashBergs, CrisCínicas (jornalistas/jornalões/revistas), os SuReales, Janaínas Paschoales, Cristóvans juntos com “esse daí” q desgoverna, promoveram/votaram/contribuíram p/ este fim.

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Não houve golpe em 2016, eis que há previsão legal/constitucional, o julgamento é político e o Congresso é Soberano. Mas se houve este golpe, então houve golpe contra Collor eis que ele também não foi condenado. Tanto o PT quanto qualquer outro que apoiou então "golpe" contra Collor não podem falar nada, eis que seria hipocrisia. pau que bate em Chico... .

    2. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Continuo: sempre q possível quero "esfregar" essas memórias "no nariz" dos protagonistas da destruição da democracia. Se aproveitaram de um governo totalmente democrático, e se utilizaram dos instrumentos que esse mesmo governo criou, p/ sabotá-lo. Usaram também p/ isso de todos os simbolismos, neologismos generalizantes, semiótica, semioses, retóricas etc das linguagens midiáticas, p/ manipular a sociedade, ignorante "pela própria natureza". Cheirem enxofre "pátria amada" e depois rezem a Deus.

  4. RAYMUNDO DE LIMA

    O verde e amarelo agora representa facção e desunião. Para alguns como eu, causa náusea. Estes pseudopatriotas que expurgam brasileiros lembram o estilo talibã.

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Tenho Verdadeira Ojeriza pelo Coisismo, mas em hipótese alguma deixarei de usar o verde ae amarelo com muito orgulho. Tudo que eles querem e se alvoram da bandeira como deles, como únicos patriotas

  5. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    As demonstrações do civismo bozofrênico com o sequestro do verde e amarelo são de causar náuseas. Hordas de idiotas vestindo e exibindo as cores em janelas de casas e bandeirinhas em carros. Haja pasto! É isto aí, luto no dia 7.

    Responda
  6. Matheus de Magalhães Battistoni

    O Supremo Tribunal manda prender quem o critica e ainda tem a cara de pau de se dizer democrata! Vamos falar sério, macacada!

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Bolsominion sendo bolsominion. #forabozo e leve o gado junto!

    2. Jesse G

      Matheus, o pentagrama tem mais de uma nota.

  7. luiz jose almeida fayad

    A democracia realmente é um regime que assiste com tolerância à sua própria destruição.Gostei desta frase.Os freios institucionais estão sabotados pelos bolsonarianos( por exemplo,o PGR).O próprio nome "bolso "naro embute a noção de um saquinho de pano costurado na parte interna ou externa da roupa.E para que serve?para guardar (ou esconder).O Bolso esconde,sufoca os mecanismos de controle democráticos,os freios que impediriam o trem de sair dois trilhos.

    Responda
  8. Roberto Antonio Marin Marin

    Caro Ruy! Já ouvi gente cantando "Prá não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré em manifestações pró-Bolsonaro em defesa do AI-5. Uma tropa de ingênuos e desiformados.

    Responda
  9. MARCOS BENASSI

    Xiiiiiii, Ruy, caríssimo!, nem precisava tanto: chegou com esse blá de "Deus, família, pátria, dou três sem sair de cima, homem de bem" e eticéteras, virge santa, é tudo kaô. Papinho, chit-chat, conversa pra boi dormir, elephant talk. É tudo agá: na hora H - do dia D - acaba tendo que entrar dobrado...

    Responda
  10. Flávio Sasso

    Usam a democracia hoje como escada com a ideia de amanha usa-la como lenha.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, essa foi ótema, ainda que horrível...

  11. ricardo arantes martins

    Creio eu que a sociedade brasileira não é retrógada com Conceitos como “Deus”, “pátria”, “família”, “povo” e “homem de bem”, como antes utilizado na hipócrita política. O Olavismo e aqueles que prepararam esta enorme indústria de fakes digitais que elegeu o Coiso (beberam no Trumpismo) prepararam isso. Tem ainda uma pequena parcela. Está indústria foi muito bem planeada com várias minorias que somando elegeram Jair. Militares, políciais, evangélicos, antipetismo, ódio dentre outras. Pensaram!

    Responda
  12. João Leite Leite

    Muito bom. Trocar Bolsonaro por Lula é o mesmo Trocar seis por meia dúzia.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Joao leite leite é gado é piada pronta.. gado femea, dá leite . Será??

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Podem chorar e estrebuchar à vontade. O buraco do esgoto de onde nunca deveriam ter saído vai ser tapado com a vitória do Lula.

    3. SERGIO saraceni

      João Leite Leite, gado gado.

  13. SERGIO saraceni

    Magnífico texto, Ruy!! Sempre na mosca!! Bravo!! Que buraco nos metemos. Uma tragédia imensa.

    Responda
  14. isaac gregorio pereira

    Na mosca!... Genial

    Responda
  15. Luiz Alberto Brettas

    Bem assim, Ruy... Resumiste, com a destreza costumeira, a situação.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.