Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Batista Tibiriçá

    Éh, estamos no mato sem cachorro. Desemprego, fome, inflação... E nenhuma alternativa para a crise política, 2023 está muito longe.

    Responda
  2. João Batista Tibiriçá

    Éh, estamos no mato sem cachorro. Desemprego, fome, inflação... E nenhuma alternativa para a crise política, 2023 está muito longe.

    Responda
  3. Pedro Cunha Jr Cunha

    Alguém pode explicar pra mim qual é o sentido deste parágrafo do texto? "Na prática, é um acordão que revela uma preferência: Bolsonaro é melhor do que a alternativa, qualquer que seja: o PT, a instabilidade ou a convulsão política ou econômica (ainda mais?), a ameaça de golpe militar, qual seja a desculpa ou o interesse." E o jornalista ainda recebe para escrever: francamente!!!

    Responda
    1. ANTÃ NIO AUGUSTO GONÃ ALVES ROSA

      Você não entendeu? Puxa, está tão claro!

  4. Wil Prado

    Rogério, no seu comentário você esqueceu de citar os Mendonça-muares.

    Responda
  5. valdyr jose martins da silva

    Lamentável percebemos quanto nossa democracia é frágil, o risco corremos é tamanho. O juramento de proteger e respeitar, ecoou como sinal sonoro de perigo, sempre foi falsa palavras lançadas ao vento. Temos que lutar para reparar o mal, antes que seja irremediável, não podemos assistir incrédulos aos constantes desatinos, acreditando que sua insanidade é passageira, a Constituição merece respeito!!! Espero que a população aprenda que de boas intensões o inferno esta cheio.

    Responda
  6. Jurema Nordeste

    Fico pensando, se é medo daqueles fumacentos das forças armadas que esses chefes desses dois poderes não agem à altura das agressões recebidas... Se for esse o motivo, realmente, não merecem estarem onde estão.

    Responda
  7. Ivan Bastos

    O Senado precisa agir: Reprovar o Aras e o Mendonça. O Estado de Direito exige!

    Responda
  8. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Como conter alguém que se move com base no interesse de solapar a democracia, de implantar uma ditadura? O tal balizamento que Fux propôs não faz o menor sentido. A constituição é o instrumento de harmonia entre os poderes e da defesa da democracia. Fazer concessões a Bolsonaro vai dar ruim. O legislativo e o judiciário devem se insurgir contra o golpismo.

    Responda
  9. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    O general Heleno falou em destituição do STF durante as eleições, inclusive em debate na TV. O golpismo faz parte do programa de poder desse grupo.

    Responda
  10. Alberto Correa dos Reis

    Ótimo texto. É sempre bom ver alguém dizer claramente o que deveria ser óbvio.

    Responda
  11. MARCOS BENASSI

    Eita coisa linda, siô VTF, é nóis na fita convosco - e contra os convescote reaça. Vosmecê e seu Janio tão num uníssono que dá gosto, e não faltam leitores pra fazer os backing vocals. Nada a fazer, senão subscrever e agradecer.

    Responda
  12. Marco Aurélio Mello

    O problema maior neste momento é a falta de fibra do presidente do Senado, que estaria melhor representado por Simone Tebet. Pacheco parece um menino medroso, com receio de desagradar esse ou aquele, e por isso pendurado em cima do muro. A nota que ele emitiu quando da crise entre a CPI da Civid e os militares é de uma vergonha imensurável.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Putz, a deferência é urrante, berrante - não o do seu Reis, que não discrimina esse tipo de diferença.

  13. Carlos Mello

    Ótimo texto pena que não adianta. As instituições mencionadas estão com ele em sua maioria ou se acovardam com medo das milícias. PMs e FA não servem pra muita coisa a não ser bons salários e generosa aposentadoria. O congresso diz que representa a população mas não se sabe qual é essa população. A que votou neles? E a tal 3 via só serve se for alguém da direita liberal. Vamos nos transformar no Haiti.

    Responda
  14. Rogério de Mendonça Lima

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. Emilton de Almeida Rocha

    "É preciso barrar a recondução do PGR e deixar por ora vazia a cadeira que foi de Marco Aurélio no STF". Nunca li tamanha bobagem. É a imprensa comunista querer pautar as ações do Congresso Nacional. Esquerdistas têm o olhar torto para a vida ordeira e normal.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Mano Eremilton, só vejo esse "ordeiro e normal" quando tomo LSD. E deve fazer uns 8 anos que não tomo isso.

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Como você disse "nunca li tamanha bobagem"!

    3. Carlos Mello

      Bota mu u u u u nisso

    4. Arthur Bagatini

      M__u__u

  16. Wil Prado

    O cara comete dezenas de crimes, quando a Justiça o enquadra ele revida pedindo impeachment de dois ministros do Supremo? O colunista está certo: não tem que tentar conciliação nenhuma. Pra cima dele Xandão! Todos os seres pensantes desse país estão com você.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Mendonça-Bafo-de-Onça mostrando as presas! Solta tudo, Mendonção!

    2. Rogério de Mendonça Lima

      O chefeWill convoca reuniões de "cérebros"para se unirem ao cérebro de miolodejambo do XandãodoPCG, convoca as amebas-do+PT, alguns poucos neorônios daSraDilmanta, ácarosdoPC doB, e a banda Matilha&Muares queLadram e ZurramEMdueto.

  17. Sergio Dias

    Chamberlain tentou uma política de apaziguamento para conter Hitler. Acreditava que poderia conter as forças nazistas, e deter a inevitável guerra. Em 1939, após a invasão da Polônia, depois de tantas outras escaramuças, foi tragado pelos acontecimentos e graças Churchill e sua compreensão das entranhas do nazismo a Inglaterra foi salva. Não há paz possível, o conflito é a única linguagem entendida pelo Palácio do Planalto.

    Responda
  18. Denis Borenstein

    Apoiado!!

    Responda
  19. Marcelo Silva

    É isso mesmo! Quem tem amor a vida e à democracia tem que se mobilizar de forma permanente daqui prá frente, até derrotar este enorme mal representado pelo fascista Jair Bolsonaro! É preciso ocupar as ruas, principalmente no dia 07 de setembro quando haverá uma tentativa dos fanáticos de implantar uma ditadura fundamentalista em nosso país! Sempre que possível de forma pacífica para evitar que tentem justificar o golpe em função da "violência" da oposição ou "conturbação social".

    Responda
  20. Alex Sgobin

    Tirem esse símio tresloucado do poder e acabem com seu clã mafioso colocando quem conseguirem na Papuda! Vão esperar tudo pegar fogo?!? Vacilos imperdoáveis!

    Responda
  21. Paulo Emmerich

    Há uma cris.e generalizada no Brasil. Cares.tia, desemprego recorde, pandemia sem gestão e coordenação nacional, ges.tor minúsculo, inca.paz e vad.io, descontrole das con.tas públic.as. Hora de botar a casa em or.dem como prev.isto na Constituição. Ca.i fora mal.andro!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      O senhor PR, que não é o Pr quadrúpede Brasiliense, é assazmente educado. Não o fôra, tinha bicado o joelho mendoncino: as previsões macroeconômicas de i-ching, e retrospectiva de tarô do coleguinha, são dignas da estatal Bozolina que ele imagina existir, a Emobrás.

    2. Paulo Emmerich

      Sr Rogério Mendonça, estás revelando sua má educação ao se manifestar agressivamente num ambiente democrático de comentários. A regra é respeite os demais leitores.

    3. Rogério de Mendonça Lima

      O Sr. Deve ser aquele que com 40 anos ainda mora com os pais. Tem mesada e frequenta a Vila Madalena em noitadas de sarausEtílicos salvando oBrasil as custas da namorada, patricinha bem nascida. Fosse menos doente ideologicamente, saberia que nossa economia crescerá 5,3% este ano tivemos mais investimentos produtivos, não especulativo, que em todo governo da quadrilhaPetista. O país é canteiro de obrasEmtodoterritório nacional. Obras emCuba Venezuela África com nosso dinheiro nunca mais

  22. Paulo Emmerich

    Há uma cris.e generalizada no Brasil. Cares.tia, desemprego recorde, pandemia sem gestão e coordenada nacional, ges.tor minúsculo, inca.paz e vad.io, descontrole das con.tas públic.as. Hora de botar a casa em or.dem como prev.isto na Constituição. Ca.i fora mal.andro!

    Responda
  23. newton penna

    Enquanto a "elite" (nós só temos ricos, não uma elite) financeira/industrial/ruralista apoiar a política predatória do Bozo, como manda o figurino ultrapassado do neoliberalismo, é ingênuo achar as instituições vão funcionar. As instituições, neste país, só funcionam para golpear governos minimamente comprometidos com uma política de cunho social. Onde estão o Judiciário, que mandou prender o Lula e o Congresso, que perpetrou o Golpe de 2016?

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Podiam tentar uma harmonização de poderes antes de darem um golpe de Estado na Dilma. Mas entendo. O caso dela foi beeeeeeemm mais grave: pedalada fiscal. Que depois provou-se que que ela era inocente.

  24. João A Silva

    A significativa parcela da sociedade que apoia o golpe possui uma enorme dificuldade de concatenar as ideias em uma sequência minimamente lógica. Não consegue enxergar o desastre que seria o País entrar em um regime de exceção com este senhor como líder. Falta visão histórica, compreensão econômica, noção de tempo e espaço e sobra uma carga brutal de ódio que obscurece qualquer possibilidade de desenvolver o raciocínio de forma clara e pragmática.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Mendonça, é por conta deste tipo de *ameaça* que o reacionarismo não vai passar: chama demais a atenção. Se vocês se dessem ao trabalho de apoiar-se verticalmente na coluna, perceberiam. [Peço aos caros João e demais colegas leitores bípedes: não denunciem o Mendonção, por gentileza. Algumas selvagerias tem que continuar visíveis, ou não educam.]

    2. Rogério de Mendonça Lima

      Só tem um porém. Está parcela significativa é maioria absoluta as FFAA, e o congresso que sabem disso e nunca vão contra estes eleitores. A tinta das canetinhas do covil que se tornou o STF tá quase no fim, a hora dos fuzis tá chegando.

    3. Marcelo Silva

      Infelizmente é isso mesmo! Por outro lado, quem tem essa compreensão que você citou tem a obrigação moral de se contrapor a esta situação absurda com todos os recursos adquiridos e energia possíveis! O momento é gravíssimo!

  25. SILVIO LUIS DANTAS COELHO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. JAQUES BRAND

    Disse bem o articulista. A palavra em Munique era "appeasement". É lida pelo fascismo como sinal verde para avançar.

    Responda
  27. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Enquanto ficarmos nessa de inom8navel disse isso ou aquilo não sairemos do lugar. Temos q ir aonde está mais doendo na população em geral. No bolso ! Preços estratosféricos. E por aí.

    Responda
  28. Luis Augusto Federighi

    A imprensa e o STF são os únicos baluartes a defender a democracia aqui. #VaiPassar.

    Responda
  29. Carlos Simaozinho

    Todos falam de Aras, mas o que fazem Lira e Pacheco senão a mesma coisa que o PGR, ou seja, deixar Bozo livre, leve e solto, para atacar a democracia? Como bem disse Olga Curado, no UOL, Pacheco não é um moderado, é medroso mesmo. Não há mais tempo a esperar, esse desgoverno está destruindo a economia e a democracia, e já contabiliza centenas de milhares de mortos da pandemia, nas suas costas. Lira tem que ser pressionado para abrir a gaveta e colocar o impeachment pra andar...

    Responda
  30. MARCIA TAMANDARE UCHOA

    Nossa elite é nossa mazela.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Elite bananeira de mer.

  31. Alberto A Neto

    A ingenuidade política não cabe no exame do quadro político-institucional. Freire está entorpecido pela clausura pandêmica: presidentes do Senado e Câmara beijam a mão do Messias das Milícias. Vinagres da mesma pipa. Não só Aras e Mendonça são cortejados e incensados pelos senadores, como também serão votados por 71 dos 81 possíveis. O anti-lulo-petismo mobiliza muito os donos do dinheiro e das armas que cuidam só de seus objetivo, negócio e interesse sempre se lixando aos valores democráticos!

    Responda
  32. Aparecida Alves

    Esse lá tri na Bolsonaro só causa.

    Responda
  33. Dimas Floriani

    Os dois presidentes do congresso nacional, segundo vários comentaristas políticos: um é vaselina e outro é acumpliciado, ambos rebentos de acordões com o executivo.

    Responda
  34. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    É isso, não se negocia com golpistas (fascistas)

    Responda
  35. Maria Lúcia Bergami

    Sr Lira, Sr Pachecco e aí?

    Responda
  36. Sebastião Barbosa

    É isso mesmo: ao invés de ficar dando desculpa para não agir, o presidente do Congresso Nacional precisa começar a gastar o seu capital político para convencer os seus pares a formarem um bloco democrático suprapartidário que comece a colocar esse delinquente em seu devido lugar. Não é possível que um desqualificado continue pautando a vida nacional com seus interesses insanos e autoritários. Já perdemos muito tempo e a sanha golpista só fará aumentar. É preciso dar um basta!

    Responda
  37. Paul Muadib

    O inominável só teve 39% dos votos possíveis, ou seja, 61% dos eleitores rejeitaram-no. E considerando que muitos se arrepederam e pularam fora, ele só tem apoio dos mamateiros que estão em volta e meia-dúzia de gado no cercadinho, além dos perfis falsos na mídia criados pelo gabinete do ódio.

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      Pro meu gosto, ainda é gente demais.

  38. Claudio Lourenço Rocha

    A democracia brasil e interessante e chega ser uma pegadinha, senão vejamos, com nove golpes contra a soberania popular, e sofrendo tutela implacavel da constante recado ao ingenuo eleitor, ou elegem o politico conveniente ao que deseja a elite brasileira, ou após um tempo sera retirado, Partidos e politicos oriundos do seio popular não poderam permanecer por tempo que possa alterar o modelo economico social implementado pelos poderosos. Bolsonaro é resultado do golpismo Brasileiro, Democracia?

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Batista não é discurso pois nao sou politico , é minha opinião. Se eu fosse assim letrado como voce não cometeria tantos erros de portugues como voce mencionou.Essa minha opinião que tanto te incomodou esta baseada na realidade dos nove golpes a democracia que sofremos, e para isto basta olhar ai na wikipedia e ou qualquer livro de historia. Desculpe os erros de portugues, cara

    2. Marcelo Silva

      Batista tá furibundo! Kkk! Nunca se esqueça: nosso inimigo agora é o Bozo, não o Claudio! Deixa a briguinha para depois que o fascista for derrubado!

    3. Hernandez Piras Batista

      Você ousa ainda repetir este texto repleto de erros de português? Se não há democracia, por que deter Bolsonaro? Se, segundo você, o golpe é a regra, por que não aceitar mais um? Este discursinho da extrema-esquerda, só fortalece Bolsonaro, mas, talvez, seja este o seu objetivo. Talvez, da próxima ditadura venha a sua revolução socialista, não é mesmo? Se há alguém de quem Bolsonaro precisa são de esquerdistas como você.

  39. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Somos um povo frouxo e sem fibra, fizemos uma transição subserviente da ditadura para a democracia, aceitamos golpes de diversos matizes mas este é o pior de todos. A ditadura tinha um projeto para o pais que não apoiávamos mas não era obscurantista e retrógrada, o Bozo é a destruição do pouco de civilização que conseguimos construir. Agradecemos a Folha, Estadão, Veja, Isto é, Globo, SBT, Record, empresários e so PSDB por este momento.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Nunca é demais lembrar a participação dessa gente no estado trágico em eles enfiaram o Brasil. E agora se fingem de surpresos e indignados. A História vai registrar todos esses f.d.p e can.alhas.

  40. Nelson de Paula

    Bolsonaro parece uma pessoa difícil de lidar; não faz bem ao país que o presidente seja assim, as elites que vejam bem.

    Responda
  41. João Leite Leite

    Muito bom. Para salvar a constituição deveria fazer logo o processo de impeachment. O vice presidente é equilibrado e na ausência de Bolsonaro vai por o país no trilho assim como Temer pôs o país no trilho quando assumiu o lugar da Dilma.

    Responda
    1. Ivan Bastos

      Que trilhos? O Brasil não tem mais trem!

    2. Marcelo Silva

      Sai fora!

    3. Régis Cava

      Engana-se João sobre Mourão. Ele é realmente mais moderado, mas não deixa de pensar o mesmo que o Bozo: não houve ditadura, o povo não merece 13° salário - coisa de comunista- e por aí vai. Quanto a Temer, ele colocou o país nós trilhos do retrocesso, destruiu direitos trabalhistas, impôs teto de gastos para investimentos, criou a reforma da previdência que impede que os trabalhadores se aposentarem com decência. Não dá não!

    4. José Arlindo

      Temer pois o Brasil nós trilhos? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Tem uma galera sem noção mesmo

    5. Dimas Floriani

      Não venha com essa lengalenga de poder moderador. Da última vez que a milicada moderou o poder, ficaram 21 anos parasitando, prendendo, torturando e dividindo o país entre ricos e pobres.

    6. Carlos Fernando de Souza Braga

      O Mourão?! Que disse que o coronel Ustra (que torturava mulheres na frente dos filhos) era uma pessoa honrada? O país está numa ladeira abaixo desde que o Temer assumiu. Empresários, industriais, agronegócio e colunistas da imprensa garantiram que com a retirada da Dilma (golpe de Estado) ia chover investimentos e empregos e o Brasil ia decolar. E aí, seus otá.rios?

    7. Marksh Zêniton

      Não, pera aí. Brastemp não. Pelamor... Já não basta o Bozo?

    8. Marcelo Barbosa

      Cê que pensa que o Mourão é essa Brastemp toda, vai por mim...

    9. Jô Maria Souza

      Ahãn

  42. Adenilson peneli

    Triste realidade estamos seguindo a passos largo o caminho da Venezuela, passo a passo, e a elite, mas uma vez, vai permitir a agonia, fome e morte do povo brasileiro, a fome se alastrou mais que a pandemia, um arrocho salarial jamais visto, perda de mais de 50% do poder de compra, para o agronegócio e empresário ótimo, pois dobraram seus rendimento, e cortaram pela metade o salário, sé isso para explicar o apoio a esse autocrata, pior, ainda sentiremos inveja da Venezuela.

    Responda
  43. Alan Moacir Ferraz

    Ótima análise e sugestões de procedimentos ao judiciário e ao parlamento. Assino embaixo.

    Responda