Michael França > Políticas sociais contemplam a questão racial? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    É o mesmo contexto dos pais dando tratamento desigual a filhos e filhas. Inclusive a mãe pode ajudar a criar filhos machistas. É uma realidade, mas o Estado e políticas públicas não tem muito a ver com isso. Aliás, enquanto eleitores majoritariamente afro descendentes como baianos e pernambucanos continuarem votando em brancos como os Rui Costa, Jacques Wagner, os Arrais e os Campos, não se deve esperar muita coisa do Estado.

    Responda
  2. Luciano Ferreira Gabriel

    A natureza (nos seus parâmetros puros) sequer representa meu próprio ideal de justiça (o equilíbrio é instável, como em EDO), e.g., filhos primogênitos, tem cerca de 2,3 pontos de QI maior do que filhos mais jovens. Este primeiro tem 14 pontos percentuais mais chance de chegar ao ensino superior. Racismo estrutural? Supremacia branca? Discriminação por preferências? Privilégio branco? Faltou lugar de fala? Baixa autoestima? Muito difícil em uma população de 300 mil jovens brancos noruegueses.

    Responda
  3. marcos andrade moraes

    Conversa, a não ser que prove que só acontece com a base negra. Que não acontece entre feios e bonitos; com ruivos cheios de sardas; entre orientais; gordos; homossexuais... A luta é contra a desigualdade; reduzir a pobreza. Pele serve pra vender livro; para ter voto e visibilidade; para obter poder: "Desse modo, apesar de terem nascido no mesmo domicílio, existe uma construção social que oferecerá melhores oportunidades a Diego." Construção social uma ova: gosto! MAM

    Responda
  4. romulo paiva

    Brasil é muito miscigenado. Estamos copiando a agenda americana, como sempre. Esta agenda gera mais complexos nos negros, não ataca a causa que é educação pública péssima e prejudica pobres brancos e esforçados. Alguns negros querem privilégios e se fazem de vítima. Muito ruim o que estamos fazendo.

    Responda
  5. ALEXANDRE ZACARIAS I PEREIRA

    Leiam Walter Williams e Thomas Sowell sobre disparidades. E, sinceramente, pais diferenciando entre filhos era só o que faltava. Por fim, que tal parar de diferenciar pobres pela cor? É, digamos, desumano, não?

    Responda
  6. JANE TADEU SILVA

    Michael França é isso mesmo, eu vejo por min na minha família, tenho primos com as duas cores de Peles, e adivinhem quem sofre mais racismo, então é isso a maioria descrimina a nossa Etnia pela cor da Pele, eu vejo tratamento dos meus filhos e dos primos deles com a cor mais escura que eles, portanto que os de clara mais claras teem também lutar pela causa e muitos não fazem isso, vide o Neymar e o R.9 Fenômeno já rejeitaram em entrevistas que não eram só porque suas mães são brancas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.