Vinícius Torres Freire > Empresários do 7 de Setembro golpista e ricos coniventes arruínam economia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Robson Barreto

    A elite brasileira é a maior inimiga do Brasil. São predadores, com a cabeça em Miami.

    Responda
  2. Adeilson Pereira de Miranda Pereira de Miranda

    Obrigado Torres por nos trazer brilhante esclarecimento.... Estamos a beira do descalabro.... Esse governo arruína a vida do povo brasileiro! Ae, só mesmo colocando-o na inquisição.....

    Responda
  3. Marcelo Costa Batista

    Texto esclarecedor e realista, uma raridade se tratando da folha de SP, mostrando que nem tudo está perdido. Parabéns ao nobre colunista por não negar sua própria consciência em nome do tal mercado.

    Responda
  4. Flávio Rodrigues Fonseca

    Sérgio Buarque de Holanda já ensinava. No Brasil não tem liberal, tem atrasado.

    Responda
  5. GERALDO OLIVEIRA

    É fácil acabar com a imbecilidade do governo e dos empresários (amigos do rei). Basta na hora do voto clicar: EleNÃO. Simples assim!

    Responda
  6. bagdassar minassian

    ... e, agora, com muita dificuldade de 'contratar o Gerente Geral' do Brasil para ser eleito na proxima eleição.

    Responda
  7. Erica Luciana de Souza Silva

    Se depois de mais 570 mil mortes o empresariado liberal brasileiro ainda apoia o traste, sem esperança para qualquer outra conscientização dessa classe. Só a título de curiosidade, durante 20 anos de guerra no Afeganistão, morreram pouco mais 82.000 pessoas, entre soldados americanos, cidadãos e soldado safegãos. Comparem os números e mensurem o tamanho da nossa desgraça e mesmo assim, os empresários liberais, tudo cidadão de bem, acham q está tudo certo desde q se mantenha o lucro. É de chorar.

    Responda
  8. Ana Ferraz

    Sugiro a VTF que leia grandes pensadores brasileiros como Florestan Fernandes, Celso Furtado, Caio Prado Junior, Otávio Ianni, Ruy Mauro Marini e outros que desvendaram consistentemente o caráter predatório e entreguista das elites deste país desde a nossa independência e o fizeram em meados do século XX.

    Responda
  9. Pedro Alexandre Fecchi

    Leitura sonífera!!

    Responda
  10. osvaldo missiato

    Parabéns Sr.Vinícius. Os empresários, na sua grande maioria estão interessados em Lucro! O resto não interessa. Eles pensam no momento atual. As consequências que isso pode acarretar não faz parte do seu pensamento. Foram treinados para lucrar, doa onde doer. E o povão? Mão de obra barata é o que eles querem. Brasil, acorda que ainda pode dar tempo.

    Responda
  11. Jose Souza

    Bem vindo de volta. Você continua afiado e dizendo as coisas como precisam ser ditas: pelos nomes. 1 abraço

    Responda
  12. Djalma de Almeida

    A elite mesquinha está ferrando o País!

    Responda
  13. Alline Figueira

    Perfeita análise! Até quando teremos uma estúpida elite?!? Além de abissalmente egoísta, fazendo xixi na água que bebe?

    Responda
  14. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    O pior de tudo é ver um pobre coitado que não participa desse elite, apoiar Lula ou Bolsonaro e não dizer um “ai” contra o congresso incompetente que só legisla para o próprio umbigo. Nós temos o que merecemos

    Responda
  15. Rodrigo Caldas

    Disse tudo.

    Responda
  16. Klinger Luiz de Sousa

    Ressalto a coragem expressa no texto em colocar o dedo na ferida. Não se trata de um desabafo sociológico, mas de uma argumentação consistente e, acredito, até dolorosa porque elaborada por alguém que comunga dos ideais de uma elite econômica que deveria, por todas as razões, ser mais esclarecida.

    Responda
  17. Valdir Teixeira da Silva

    Isso é o fruto de uma elite ignorante, b*urra e egoísta. Nossa elite sempre jogou contra o país, sempre rejeitou o próprio povo. O governo Lula foi a "personificação" do que nossa elite mais detesta: o empoderamento da maioria parda/negra, a inclusão social, o acesso à faculdade, a transformação para um país civilizado.

    Responda
  18. Alberto A Neto

    Não é necessário estudar muito para saber por que os burros foram dar nas águas turvas do Lago Paranoá. Basta rever o clássico "Terra em Transe" dos anos 60. Cena antológica de Gláuber Rocha desvela a razão do berço esplêndido natimorto. Diz o personagem: "Este é o Povo: Imbecil, Analfabeto e Despolitizado". Celso Furtado já dissera no final dos anos 90: "Nunca estivemos tão longe do país com que um dia sonhamos". Quem tem olhos para ver e vê, já sabe que amanhã, como disse Sêneca, será pior!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Quanta sabedoria de botequim! O povo não sabe votar, né xará? Então Bolsonaro está certo, tem que fechar o regime e parar com essas patacoadas de eleições.

  19. Guilherme Torres Godoy

    Minha vovozinha sempre falou: A culpa não é do porco, é de quem da comida para ele. Bolsonero que obteve 58 milhões de votos em sua eleição, hoje deve ter ter desses 58 milhões só 20 o resto esta na capela chorando e se perguntando Onde foi que eu errei, empresários da direita sabem disso e já estão preparando um novo peixe, é aquela terceira via, acredite eles nem vão desistir porque sabem que o coiso já era.

    Responda
  20. RAYMOND KAPPAZ

    Cada povo tem o governo que merece.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Toda zelite exerce o governo que tem capacidade de fazer.

  21. Vera Maria da Costa Dias

    Excelente apanhado da desgraça brasileira. Mas há de ter saída, não vamos todos morrer queimados nas florestas, nem afogados na lama, muito menos calados por insultos.

    Responda
  22. Claudia Dias

    Muito triste que o país do futuro,a sina positiva do final do século passado, tenha se transformado neste balaio formado por uma elite econômica medieval, parte de uma classe média ressentida que espera o salvador da pátria, parte de pobres que tiram 10% do que ganham e 90% do que pensam para dar em confiança absoluta para representantes de um deus inacreditável, milícias e escroques em geral, regidos por um louco perverso...E pensar que temos tantas possibilidades de igualdade e prosperidade...

    Responda
    1. Alaor Magno

      A classe média formada no final do século passado tem raízes estabelecidas no patriotismo tolo e infantil. Ainda creem em que tudo que gravita em torno de militarismo e a figura patriarcal de um presidente possa restabelecer o status quo perdido pela modernidade e atualização em tempo real dos acontecimentos.

  23. luiz rancan

    É a elite escravagista e do atraso. A única coisa que interessa esses ditos empresários é o lucro a qualquer custo. Não pagam impostos e sustentam uma elite política e de ricaços. Ao povo só cabe ser explorado. O pior de tudo é a classe média que em grande parte apoia este sistema destruidor, e também é explorada.

    Responda
  24. washington portela

    Está chegando a hora da onça beber água, mas nem água terá...

    Responda
  25. roberto foz filho

    Texto irretocável, perfeito. Parabéns

    Responda
  26. LEONARDO AUGUSTO F AFONSO

    e a geopolítica, hein? talvez não seja preciso estudar anos para entender nada. tá na cara quem quer sabotar o país. tá na cara quem promoveu tudo isso.

    Responda
  27. Ernesto Solis

    Afiado e certeiro sobre a lama e os ver.mes que nela proliferam.

    Responda
  28. JOAO CARLOS MORENO

    Está muito claro quem são os golpistas que já engendraram o golpe: STF, TSE, Rodrigo Pacheco, a imprensa magoada, ressentida e es.quer.dói.de. E uma pequena parte da população que provavelmente não tenha mais do que dois neu.r.ô.nios.

    Responda
    1. JOAO CARLOS MORENO

      Meu comentário provocou alguns com neurônio e meio. Kkkk

    2. Bento Brito Teixeira

      Boa auto definição, bozozinho.

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Que bunitinho, Morena! Já aprendeu a contar até dois. Continue se esforçando assim e, daqui a alguns anos, talvez vc aprenda a escrever.

    4. Bento Brito Teixeira

      Boa auto definição, bozozinho.

    5. Alberto Melis Bianconi

      O Bozo chama o golpe com todas as letras, e o gado enxerga os golpistas na oposição!! E aí, vão invadir o STF e o Congresso em 7 de setembro e dizer que foi a oposição?

  29. Mozart Cabral

    Parabéns! Lamento que um texto desses não seja lido em cadeia de televisão.

    Responda
  30. gerson tavernari

    Atenção, guardem esse texto para podermos explicar às gerações futuras o atual desastre com o desgoverno do Brasil e me digam se esses tais empresários não são nada mais do que os antigos escravocratas.....

    Responda
  31. Claudio Belodi

    Obrigado, pois não foi o bozo que arruinou a economia, e sim, justamente o empresariado acostumado com as falcatruas.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Tenta ler de novo. Vai aos poucos, sem pressa e no seu ritmo. Vai, Claudinho! Você (acho) consegue!

  32. Alberto Melis Bianconi

    Empresários são liberais? É o que diz a sabedoria convencional, mas do ponto de vista de cada um deles seria até irracional que o fossem. Todos são favoráveis ao que beneficie sua insersão particular no mercado: protecionismo para mim e concorrência para os outros. Se estivessem funcionando os mecanismos políticos de tempos normais, talvez se dirigissem para um liberalismo, como mal menor, mas quando as convenções de convivência desandam, é cada um por si. Cinismo ou instinto de sobrevivência?

    Responda
  33. Patricia Souza Duarte

    Parabéns pelo excelente artigo! Em 2020 o agro brasileiro inteiro faturou US$ 100 bilhões. Nesse mesmo ano o Walmart, sozinho, faturou US$ 559 bilhões. O artigo do Vinícius Torres é um retrato sem retoques da elite brasileira: atrasada, insignificante e prepotente.

    Responda
  34. Neusa Maria Equi

    Acredito que serão necessários diversos presidentes com vontade de erguer este país. Espero que meus netos tenham um país mais organizado.

    Responda
  35. Josue Ferraz Paes

    Parabéns pelo artigo, Vinicius. Descrição perfeita da politicagem que sempre foi praticada no Brasil. O Brasil tem dono, ou donos, que fazem de tudo para manterem a situação sempre a seu favor, ou pelo menos do mesmo jeito. E manipulam tudo. A política, a mídia, as relações economicas e até a justiça. E esses senhores fazem o povo pensar que esta decidindo alguma coisa. Ledo engano. O povo é o gado manipulado pra um ou outro lado. São esses donos que decidem tudo.

    Responda
  36. RICARDO MENDES ALVES PEREIRA

    Um dos mais brilhante texto jornalístico publicado na imprensa brasileira. Estas mentes, como vc Vinicius, renova nossas esperanças em dias melhores.

    Responda
  37. Isidro Oliveira

    pra cima,. pro confronto. 7 de setembro é o papagaio com C

    Responda
  38. benjamim picado

    Bom dia cinderela

    Responda
  39. JOÃ O MUCCI

    Um verdadeiro retrato de grande parte da elite brasileira, seja na política, seja no agronegócio.

    Responda
  40. Isidro Oliveira

    Minha sugestão, dia 7, vamos pra cima, para o confronto. Tirar cada camisa amarela e cada bandeira desses porcos!

    Responda
  41. Ayer Campos

    VTF nos adverte que desrespeitar essa ralé no poder é a condição 'sine qua non'. Abaixo a tolerância repressiva, que acena com argumentos, harmonia e conciliação.

    Responda
  42. celso callegaro

    Parabéns pelo texto: triste e necessário! Exemplo recente desse teatro de absurdos foi a recondução, ontem, pelo Senado, do PGR: o presidente da comissão permitiu o início da votação (eletrônica e secreta) enquanto a "sabatina" mal tinha começado, o que não deveria jamais ser permitido, se, ao menos, se preocupassem em dar um verniz de legitimidade à sabatina.

    Responda
  43. Ayer Campos

    VTF nos adverte que desrespeitar essa ralé no poder é a condição 'sine qua non'. Abaixo a tolerância repressiva, que acena com argumentos, harmonia e conciliação.

    Responda
  44. SILVANA MORAES

    Pois é! Agora resta-nos derrubar o Capitão e trazer Lula para salvar o País

    Responda
  45. Antonio Ferreira de Castilho

    Perfeito o texto! A grande maioria do empresariado brasileiro olha somente para seu umbigo e se move apenas quando este umbigo fica sujo! Uma hora a conta chega para todos, pena que os mais afetados são os mais pobres!

    Responda
  46. Paulo antonio rickli

    Obrigado pelo texto . Sou agricultor . P lanto soja , milho , arroz , e culturas de cobertura verde e adubação orgânica . Convivo no dia a dia com as pessoas do agronegócio ., que se tornaram fanáticos , extremistas , raivosos e sem diálogo possível . Compraram armas e mal sabem atirar . Alguns avançaram sobre a reserva florestal legal de maneira irresponsável . Não sei como será possível , mas recuperar isso tudo vai ser demorado e dolorido .

    Responda
    1. Jose Souza

      Verdade. E alguns desses empresários do agronegócio compram e utilizam agrotóxicos contrabandeados do Paraguai. Estão acima da lei, são inatingíveis - que tristeza!

    2. SILVANA MORAES

      Temos que tirar o Capitão para ontem. Nos organizarmos e tomarmos às ruas.

  47. Samuel Fagundes

    Corrigindo, em que nos metemos não. Em que vocês, toda a elite repugnante que nos condena ao atraso, nos meteram? Vocês são os responsáveis, tenham a dignidade de fazer um mea-culpa

    Responda
  48. Samuel Fagundes

    Tá. E nesse grande teatro, armado para tirar o PT e os avanços que o país teve, onde você, FSP e a grande imprensa entraram? Vocês avalisaram essa desgraça em que nos metemos.

    Responda
  49. Josemar Sena

    O meu Brasil tem 56% de negros e minorias, 85% de pobres ou remediados, tantos outros analfabetos ou semiletrados. Exatamente um público que eh odiado por este presidente. Como ainda assim conseguimos fazer um desastre destes? Como apoiar estas coisas se estes que estão agora no poder político ou econômico não aceitam pelo menos minimizar o abismo entre tantos desiguais? Meu Brasil não existe e não existirá nesta minha curta existência. Muito triste.

    Responda
  50. João A Silva

    Meus aplausos para a coluna!!

    Responda
    1. SILVANA MORAES

      Pois é! Agora nos resta derrubar o Capitão e trazer LULA para salvar o País

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.