Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudio Carvalho

    Todo trabalhador merece férias, mas colunista como o Vinicius Torres Freire faz muita falta. O texto é sempre bom de ler, lúcido e ácido, de uma acidez elegante. Parabéns pelo texto sobre os "liberalóides" canalhinhos! Que bom que o colunista está de volta.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "tutelado por generais semiletrados". Estes generais precisam estudar muito para chegarem a ser semiletrados. São chucros e brucutus

    Responda
  3. Hercilio Silva

    É um empresariado com ódio do século XX. Saudoso da idade média, pré capitalista.

    Responda
  4. Wellington Serpa Monteiro

    Texto impecável. No mundo desenvolvido, incluindo os EUA, o grande empresariado milionários pagaram ou vão pagar mais impostos como meio de financiar a luta contra a desigualdade. Aqui nem o imposto de renda de dividendos querem pagar! Não querem concorrência, não aceitam cortar subsídios bilionários. Se médicos e advogados, não querem perder a pejotizacao. Em suma, uma elite hipócrita, que só enxerga o próprio umbigo.

    Responda
  5. José Davi

    Junte a tudo isso o fanatismo evangélico e a pastores que põem a culpa na figura mitológica do diabo... se vc está desempregado a culpa é do Lúcifer e não do Jair Messias.

    Responda
    1. CHRISTIANNE H S KAIRALLA

      Evangélicos como eu já viram que Bolsonaro não é cristão, muito menos convertido, quem o é , é a esposa que pelo jeito tem zero influência sobre ele. Boa parte votou nele por uma agenda mais alinhada ao pensamento cristão, mas rapidamente se viu que era um engodo. Bolsonaro se alimenta da mentira e onde há mentira não há cristianismo nem fé. Não se pode generalizar jogando a culpa nos evangélicos, como se fossem todos a mesma coisa, não são.

    2. Wellington Serpa Monteiro

      Na realidade hoje mais da metade dos evangélicos já não querem nem votam no bozo. O que ainda há são alguns dos mercenários da fé (Macedo, Valdomiro, Malafaia) que por intere$$es ainda apoiam o demagogo que vive usando o nome de Deus em vão, e Nada tem dele, pois é rei das fake news(mentira), e o pai da mentira se sabe quem é.

  6. Carlos Mello

    Puxa que texto! O liberalismo a brasileira funciona assim: todos são liberais desde que não mexa no deles. O empresário brasileiro é assim: quer bilhões de subsídios mas não falem concorrência. Os médicos adoram uma pejotização e os que não o fazem, cobram mais caro se vc pedir recibo. Uma parte considerável do funcionalismo tb é liberal, mas não fale em avaliação que eles correm pro sindicato. E essa turma toda votou no Taliban brasileiro. Meia culpa? Jamais.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Meu irmão, agrônomo, é testemunha ocular. Na cidade onde mora, com menos de 20 mil habitantes, economia baseada principalmente na produção da soja, os latifundiários ruralistas estão cobertos com financiamentos oficiais via BB. Segundo minha fonte, nunca se viu tanto dinheiro alcançado a esta gente, que nada em dinheiro e atualmente está montada no dinheiro (commodities). Empregam? Pouco ou nenhum. Tudo máquina e + 1 ou 2. O resto da cidade? Vive de lojinhas precárias, entrega de marmitas...

  7. José Augusto Bernabé

    7 de Setembro Golpista? Economia arruinada? ora, ora, o senhor deixou de receber, por acaso, os seus Salários? Os números Econômicos não mentem, são matemáticos e não há como "manobrá-los" como vocês fazem com as Manchetes jornalísticas. Conta outra, amigo.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      "os números econômicos não mentem, são matemáticos..." Não dá nem pra começar uma conversa. São bur.ros demais!

    2. Vera Maria da Costa Dias

      Em que país você vive? A imunda chegada ao poder de Bolsonaro apodreceu o Brasil e você não vê? A não ser que seu trabalho seja lustrar as botas de algum desses personagens nefastos.

    3. Paul Muadib

      Sim, economia arrasada: PIB recuou fortemente, desempregados aumentaram enormemente. E isso já estava acontecendo antes da pandemia.

    4. Joel Pedt Silvestre

      Diz vc quais são os números econômicos produzidos por esse desgoverno? Crescimento em V? Controle inflacionário? Melhoria do emprego? Entrega das prometidas reformas ? E o dólar? A Bolsa? E não se diga que não coprou apoio parlamentar. Não enganam ninguém.

    5. Edson 1111

      Bolsonarista na área! Vocês sempre enxergam outras coisas e não a realidade!

  8. Felipe Pontes Teixeira

    Bom artigo, pena que escrito com ao menos quatro anos de atraso! Isso sim é cinismo.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Felipe, cinismo por quê? Me atualiza, por favor. O articulista era da turma apoiadora do golpe?

    2. Marcos Roberto Banhara

      Sim. É muito fácil usufruir o momento, e tempos depois, colocar a manchete: "Erramos"! Igual fez o Grupo Globo em 2013, referente ao apoio ao regime militar (que acabou em 1985)!

  9. Jose Carlos

    Tudo verdade. De liberaloides sem educação à generais semi letrados. Faltou dizer que os liberaloides letrados, os empresários e economistas formados porém ideológicos, que abraçaram sem constrangimentos primeiro a barbárie envergonhada do temeroso e depois a barbárie explícita de criminosos e generais iletrados corruptos apenas para ver loucuras liberais utópicas avançadas. Uma onda avassaladora que apenas começou mostrar o desastre que será.

    Responda
  10. Mauricio Borborema de Medeiros

    Não é preciso estudar muito, não. A Grande Involução decorre do Grande Golpe Parlamentar apoiado por uma elite selvagem e jornalistas subservientes. O Brasil da desigualdade venceu.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Na ocasião foi um transe coletivo d emente, canibal. Foi feita uma lavagem cerebral tão violenta que a plebe acabou por glorificar o golpe, incensar o Michel Mãos de Harpia Temer e optar pela criatura. Que dor na alma.

  11. Felipe José

    Assim como parte dos empresários continua agarrada a Bolsonaro, parte significativa da imprensa continua agarrada à Lava Jato. Ignoram que não existiria Bolsonaro na Presidência sem a Lava Jato, principal cabo eleitoral daquele. É preciso entender que não existe combate à corrupção sem respeito ao devido processo legal. Itália e Brasil são exemplos do desastre causado pela cultura "dos fins justificam os meios".

    Responda
  12. Horacio Cerzosimo

    Que bom ler aqui alguns comentários dos bovinos! Quem sabe lendo artigos inteligentes como este podem abrir um pouco suas cabeças ocas... não sei se é sonhar demais!

    Responda
  13. Horacio Cerzosimo

    Texto impecável. Expôs, com todas as letra, a triste realidade do Brasil.

    Responda
  14. Valter Nascimento Resende

    Puxando o rabo do cavalo cheio de escrófulas que guia(m) a carruagem. O mais provável: continuar(em) escoiceando e seguindo adiante.

    Responda
  15. Maria Lopes

    A coluna falou por mim, assino embaixo.

    Responda
  16. João Braga

    Vinicius, vc conhece algum petista que seja empresário de sucesso? Ou que na empresa seja aquele funcionário orgulho da companhia? Ou na Universidade seja um aluno destacado? Os que eu conheço na maioria são exemplos de nada. Você agora confronta os setores produtivos? Penso que o Boulos deva ser pra vc o exemplo de meritocracia. Afeee...

    Responda
    1. Alaor Magno

      É sempre a mesma conversa de bolsonarista, quando perde no campo das ideias atacam fazendo acusações estapafúrdias, bem ao estilo do bozo verborrágico.

    2. João Braga

      Observem em volta, ou pra vocês mesmo.... Tem algum aí fera, que acorda cedo pra trabalhar e volta a noite. Não fique chateada Elisa S??? , peça um aumento da mesada pro papai...

    3. Ayer Campos

      Braga não entendeu nada - vamos repetir: um país agora mais selvagem, cafajeste, cínico, queimado, pobre, pária, ignorante, doente, miliciano e tutelado por generais semiletrados. Comandados por um bu r r o im be cil. Tá claro?

    4. Elisabeth Schmidt

      Que argumento estapafúrdio. Nonsense.

    5. Wirben Márcio Lages Ferreira

      Seu ciclo de relacionamento é muito restrito mesmo.

    6. Horacio Cerzosimo

      Alguém falou de petista? Lembra daquela música? "...já não é amor/já não é paixão/é obsessão..."

    7. eli moura

      Cerca de 90 % das duas melhores universidades do País USP e Unicamp são petistas. Empresários inteligentes não se declaram porque empresa sustentável não vota. Pessoas sim. Skaf eh empresário? Agro empresarios, diferentes de qualquer cidadão, não pagam dívidas, são perdoados pelo governo e BB, vc que paga por eles.

    8. Eduardo Luiz De Faria

      Petistas são os que se opMem à Bozo e confrontam o sistema produtivo, como Boulos combate a meritocracia. É o mais tacanho reacionarismo, é o pensamento mais carente de sentido. Só faltou evocar os patriotas e os homens de bem.

    9. Alaor Magno

      O texto fala de derrotados que provocaram a bancarrota da economia e não aos desafetos do fracassado bozo.

  17. Paulo César de Oliveira

    Generais são os melhores entre milhares de oficiais assim como bispos e cardeais são os melhores entre milhares de sacerdotes católicos. Portanto, não existem generais, bispos ou cardeais semiletrados. Todos são inteligentes e preparados.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Sobre generais, tenho sérias dúvidas. E são preparados para fazer o que? Não vejo nenhuma utilidade para generais.

  18. ISAIAS DA SILVA

    Baiiiita texto! Parabéns.

    Responda
  19. Cristina Dias

    Perfeito. Nada a acrescentar.

    Responda
  20. Jorge Sá de Netto

    Válido, lúcido, autêntico inserido no contexto desta republqueta da banana e de bananas!

    Responda
  21. Marco Antonio Oliveira

    Agronegócio e caminhoneiros, apoiadores de Bolsonaro vão colocar freios no stf-pcc. Aliás essa folha fake deu mais uma bola fora, oi seja, o Aras - PGR, foi reconduzido tranquilamente ao cargo, embora o jornaleco e seus gorilas de plantão torciam e opinavam que não seria reconduzido. Para com isso folha fake, toma juízo...

    Responda
  22. Olavo Cardoso Jr

    Copiei e colei um trecho do próprio artigo e foi censurado pelo Pravda tupiniquin. Acreditem, mas é isso mesmo, kkk. Mais patético impossível, kkk. Foram os dois últimos parágrafos, só pra informar, kkk.

    Responda
  23. Olavo Cardoso Jr

    Como é fácil perceber, o “empresariado reformista” e o sistema político dominado pelo centrão fizeram um grande arranjo de manutenção do establishment, com sucesso, mas sem perspectiva alguma de progresso, em um país agora mais selvagem, cafajeste, cínico, queimado, pobre, pária, ignorante, doente, miliciano e tutelado por generais semiletrados.Ainda vai ser preciso estudar muito para entender a Grande Involução brasileira, que dirá para imaginar uma saída para este desastre.

    Responda
  24. Olavo Cardoso Jr

    PKP. 7 de Setembro golpista? Esse artigo não serve nem pra pinico de cachorro.

    Responda
  25. Camila C

    Excelente e necessária reflexão.

    Responda
  26. Enir Antonio Carradore

    O mar ao redor desses tubarões está colorido de sangue humano. Quanto maior o número de mortos e famintos, mais excitados ficam. Alguns bagrinhos os acompanham porque não sabem o seu lugar no mundo.

    Responda
  27. Hernandez Piras Batista

    "A maioria se opõe a 'reformas' que aumentam concorrência e eficiência (equalização de impostos, abertura comercial, fim de subsídios etc.)." É claro, são os liberais da reserva de mercado, os modernos do protecionismo a la séc. 19! E liberdades individuais para essa gente é como a igualdade perante a lei: um luxo que um "país atrasado como o Brasil" não pode se permitir! A elite brasileira é uma latrina!

    Responda
  28. RICARDO BATISTA

    Que pena! Chegamos a ser a sexta economia do mundo e então entramos no modo haraquiri.

    Responda
  29. Robson Simões

    Ótima análise! Sem comentários. Parabéns.

    Responda
  30. João Melo

    Parabéns, caro Vinícius. Faltou mencionar o 4° poder e os crentes fariseus. Sem a imprensa televisiva e telemática e dos mercadores da fé Bolsonaro não seria eleito.

    Responda
  31. Leonardo Gama

    Parece que o ressentimento e o ''viés ideológico'', citando um conhecido filósofo, falam mais alto que a ambição de ver seus negócios prosperarem e até mesmo que o instinto de sobrevivência em alguns casos. O empreendedor brasileiro precisa deitar no divã.

    Responda
  32. Bruno Martins da Costa Silva

    Impecável... Se o empresariado agisse com autointeresse, já não seríamos mais um país medieval, pobre e agrícola. O fato de agirem conforme os interesses penas dos poucos que se beneficiam do medievo aponta uma doença social. O rico que prefere ficar mais pobre para aumentar a sua distância para os pobres só pode ter muito medo da sua própria mediocridade. Sociedade de castas é para os covardes. Fossem valentes, adotavam o liberalismo que dizem defender.

    Responda
  33. Paulo B

    Melhor texto que li hoje.

    Responda
  34. Dimas Floriani

    Disse tudo sobre a lumpen burguesia brasileira, os milicos tapados e os ignorantes e iletrados escravocratas do agronegócio. Pior que isso só eles mesmo!

    Responda
  35. Elisabeth Schmidt

    Grande e triste texto.

    Responda
  36. SERGIO DIAS CANELLA

    Texto excelente. Parabéns

    Responda
  37. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Excelente análise.

    Responda
  38. Emerson Luis de Moraes

    Enfim um artigo que aborda nosso empresariado atrasado, mesquinho, que não gosta do Brasil e nem do Brasileiro. Esta casta obscurantista quer um modelo cínico: uma espécie de aumento da desigualdade (e aumento de seus lucros) com um povo dócil e sob o cabresto. Jair Bolsonaro, em quem votaram em peso em 2018, foi e é um capanga à serviço de uma dominação escancarada, longa e cruel. Mas se um adia isso aqui for pro vinagre, by by Brazil on my privat jet.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      O empresário brasileiro gosta da Europa e de Miami.

  39. Tino Leon

    Lamentável. Tivemos uma década perdida e tudo indica que esta também o será, graças ao ban.do de louc os milicianos, religiosos do mal, militares mercenários e falsos liberalóides que tomaram o país de assalto.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      A próxima década não está perdida. Os próximos 50 anos serão de reconstrução, tal o estrago da involução, a começar pela educação e ciência.

  40. DANIEL N

    Ótimo texto, Vinicius.

    Responda
  41. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Foi na veia, Vinicius! Mas era só tirar o PT, inventor da corrupção no Brasil, o partido mais corrupto da história, e tudo estaria resolvido. Recordemos, com o golpe assumiu o chefe do quadrilhão do MDB com o projeto desses mesmos empresários, o tal Ponte para o atraso, ops, futuro, consistente no fim das aposentadorias e dos direitos trabalhistas, no desmonte das políticas ambientais e sociais. O Bozo foi só a radicalização do obscurantismo, que de fato é o espelho dessa elite.

    Responda
  42. Maria Cenerentola

    Finalmente um artigo que fala do nível do nosso empresariado, única categoria para a qual Bozo dizia governar.

    Responda
  43. Euclides Luis Gomes Guimarães

    Perfeito.Parabéns Sr. Vinicius.

    Responda