Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Você está sendo muito otimista. Já estamos lá

    Responda
  2. Humberto Giovine

    Após o desgoverno bolsonaro ser defenestado, faz-se necessário e urgentíssimo a extinção das PMs e unificação das polícias estaduais. Força auxiliar é um conceito ultrapassado, baseado na doutrina de segurança nacional da década de 1960.

    Responda
  3. Benedicto Ismael Dutra

    Como é o policiamento na China. Nos EUA sabemos que surgem conflitos nos estados por ações motivadas por preconceitos raciais e outros, que criam um ambiente complicado em varias cidades, como foi recentemente no caso da morte de George Floyd. Seattle tem conflito entre manifestantes e policiais, com dezenas de detidos, e Austin registra uma morte. Comando regionalizado, sem unidade pelo bem do país pode gerar conflitos de interesses.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      Na China é simples, vai contra o Estado é calabouço na certa. Policia deve cumprir a lei, não existe isso de regionalismo. Os secretários de estado da segurança são responsáveis pela sua eficiência e o ministro da Justiça coordena no que diz respeito à federação.

  4. CESAR PAES

    Assim caminha nosso país: Cada vez mais próximo do caos, sem paralelo na história. Nunca esqueçam que o intolerável é um completo incapaz, que faz tudo para esconder suas deficiências em todas as áreas, como já revelou. A insubordinação só vai levar ao atraso e provocar conflitos, com consequências imprevisíveis. O efetivo das PM's é enorme, mas nelas há os que também não apoiam o projeto de ditador. Além disso o armamento pesado está com as FFAA. Elas vão se submeter? Não creio.

    Responda
  5. Adriana Rossi Alves

    Num de seus volumes sobre a ditadura, Hélio Gaspari discorre sobre uma reunião do alto comando do Exército para escolher o sucessor de Costa e Silva. Alguém sugeriu o Coronel Passarinho que foi imediatamente vetado por um General: "Eu não vou bater continência para Coronel". Mais de 50 anos depois existiriam Generais dispostos a enlamear sua biografia para ba- ter continência para um Capitão maluco?

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Nunca foi capitão. Apenas um tenente expulso que teve uma ajudinha de alguém para não ser punido e se aposentar aos 30 anos com aumento de salário. Quem fez essa maracutaia deveria ser preso.

  6. Hamilton Magalhaes

    Quando cursava o segundo grau - lá no início dos anos 80 - um professor de história, coronel reformado do exército, nazista convicto e assumido, nos disse, "na revolução comunista, há uma inversão da hierarquia, os sargentos passam a mandar nos oficiais". Como Bolsonaro é admirador de Hugo Chaves, não é de se espantar que esteja armando para seus antigos comandantes, embora hoje não sejam os mesmos daquela época, o é a instituição exército.

    Responda
  7. José Cardoso

    Por sinal, qual foi a punição para o PM amotinado que tentou matar o senador Cid Gomes?

    Responda
  8. roberto oliveira melo filho

    Esse "Ovo da Serpente" está sendo chocado desde a eleição do tenente recalcado. Os militares sabem muito bem o que seria um cenário com as tropas das PMs organizadas para a "batalha final". E isso vier a ocorrer, será pouco provável que as Forças Armadas deem conta do recado, já que os integrantes das polícias estaduais conhecem bem o terreno onde pisam (e também matam). A aparente tranquilidade com que as instituições acompanham os fatos, agora cada vez mais ameaçadores, é que deve preocupar.

    Responda
  9. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Não podemos esquecer que as PM’s são uma arma muito maior que as 3 forças armadas

    Responda
    1. CESAR PAES

      Sim, mas o armamento pesado está com elas. Esse episódio acabaria bem se o doido renunciasse e reconhecesse sua incapacidade e seus erros, o que melhoraria sua malfadada biografia. Mas é apenas um sonho depois de tanto pesadelo. Essa josta tem tudo para acabar mal.

  10. Nilton Silva

    E quando fazem motins, como recentemente no Ceará, os parlamentares correm pra aprovar uma lei de anistia.

    Responda
  11. NACIB HETTI

    O Élio me deixou assustado. Em 1964 eu enfrentei um IPM, acusado de comunista; moléstia que eu nunca tive. Meu crime era ser estudante de sociologia.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E quantos perderam suas vidas..... por capricho de milicos

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E quantos perderam suas vidas..... por capricho de milicos

  12. Marksh Zêniton

    Precisamos corrigir um mecanismo que ainda funciona de maneira atrasada. O Militar não pode existir de maneira paralela ao Estado, com sua própria "Justiça" Militar tendo praticamente licença pra matar. O Militar tem que receber o mesmo tratamento do Civil. Essa distorção dá a estas pessoas privilégios absurdos incompatíveis com a civilização.

    Responda
  13. luiz jose almeida fayad

    O script é cópia da Venezuela,onde os paramilitares fazem a segurança do governo,a espionagem,o terrorismo,a prisão e a morte dos opositores ao regime.O exército está de mãos-limpas,os paramilitares é que estão com as mãos sujas de sangue.Assim vai ser no Brasil.Quem vai invadir o Congresso e o STF?não serão as Forças Armadas,estas não querem manchar suas mãos enluvadas,mas sim os Pm,da ativa e da reserva,a boiada,as milícias ,os paramilitares.7 de Setembro,Independência e Morte!

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      As forças armadas já se pronunciaram contra a libertação do Lula, contra as denúncias de corrupção que ocorreria em suas fileiras, entre outras, mas ninguém até agora se posicionou em relação a oficiais da polícia militar convocando seus comandados explicitamente para uma manifestação golpista

  14. Marlete Leite

    Graças a Deus que nem tudo está perdido. A polícia militar do ES abre processo contra militar que participou de atos anti-Bolsonaro Vitória/rede Gazeta 17/08/2021 A corregedoria da polícia Militar do ES abriu um processo administrativo Disciplinar (PAD) contra o Capitão Vinícius de Souza, que atua em Cachoeiro de Itapemirim.. Penso que deve ter militares no Brasil, que querem combater o fascismo que Bolsonaro quer implantar no Brasil.Na ditadura vários militares contra o regime as mães esperam

    Responda
    1. CESAR PAES

      Se ele estivesse em algum ato contra as instituições e em apoio ao estorvo, seria punido? É ai que está a questão. Provavelmente fariam vista grossa.

  15. JOSE LINO DA SILVA

    A grande pergunta é como pode existir algum militar de alta patente com visão estratégica, de longo prazo, que não consiga alertar o próprio governo do erro latente que está sendo cometido ao permitir a conversão da polícia militar em braço político armado. Está se plantando tragédias. Hoje podem ser simpáticos ao governo da hora e aí, tudo bem. Amanhã a situação pode ser outra. Terão que derrubar cada governo que não lhes for simpático?

    Responda
  16. SUELI Iossi

    Estou em dúvida, não sei se já viramos o Afeganistão ou a Venezuela? O parecer está duro, a extrema direita conseguiu venezuelar , destruir e retroceder tudo com muita rapidez!!

    Responda
  17. SUELI Iossi

    Estou em dúvida, não sei se já viramos o Afeganistão ou a Venezuela? O parecer está duro, a extrema direita conseguiu venezuelar , destruir e retroceder tudo com muita rapidez!!

    Responda
  18. José Augusto Bernabé

    Sim, sim. Alguma dúvida nisso? Sempre foram, principalmente na época do Regime Militar. Essa provocação ininterrupta, 24 horas por dia, por toda a Mídia, pode ser sim, a volta de Coronéis do Exército para Comandarem as PMs dos Estados. Está cada vez mais claro que se houver algum "Golpe" por aqui os responsáveis são os Jornalistas e as Mídias a que pertencem. Em 64, também foi assim, começou com o Lacerda no Rio.

    Responda
    1. CESAR PAES

      Você não se cansa de repetir a mesma cantilena. Nada é culpa de seu amo. Defender o que há de pior no país é uma missão terrível, mas não esqueça que tudo acaba O desgoverno desse estorvo também vai acabar. Só ficarão os puxa sax chorando pelos cantos, mas só até encontrarem outro para bajular. Se ele tentar mesmo um golpe, vai ser defenestrado mais rapidamente. Não esqueça Janio e as "forças ocultas".

  19. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

    O Afeganistão Brasil está entrando em processo….

    Responda
  20. Antônio Carlos de Paula

    A extrema direita bolsonarista está prevendo uma surra das urnas em 2022! Por isso estão tumultuando pregando a desordem para tentar um golpe com o presidente psicopata no poder.

    Responda
  21. osmar Carneiro

    A Venezuela é aqui

    Responda
  22. Jo Almeida

    Segundo o meu horóscopo, em três meses o Brasil irá entrar em convulsão social, preparem seus passaportes, trinquem os dentes, o Brasil não voltará a ser o mesmo, tudo vai mudar. Maktub

    Responda