Opinião > O fardo de Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Agora minha preocupação é com o que o atual presidente faz com o paÃs. Teremos eleições? Bolsonaro, como uma criança mimada estica a corda perguntando: "até onde posso ir"? E não vejo na mÃdia o mesmo furor que tiveram com Lula.
É o mesmo que a historia do sujeito que corria com um porco nas costa e o povo gritando "pega o ladrão". O ladrão responde porco ,que porco ? Tira este porco aqui....
Felizmente, o editorialista (ou os responsáveis pelo texto) é só jornalista. Fosse juiz, seria parcial, como o ex de Curitiba. Certo é que, a ele e à Folha, pouco importa o "devido processo legal", sobretudo no quer diz com decisão de Fachin acerca da incompetência territorial, inequÃvoca e desde sempre e de todos sabida. Aliás, a única estranheza que se pode atribuir a ela, mais que a demora, é o claro propósito, em vão, de impedir o julgamento da parcialidade do julgador de piso. . .
A Folha continua a sua campanha contra Lula , lamentável
Nem depois de ficar provado as inúmeras acusações judiciais contra Lula, o jornal continua com seu ódio de classe e fazendo de desentendido. Precisamos de uma autocrÃtica da folha, reconhecendo seus erros ao apoiar uma esquema de corrupção judicial contra o PT, Lula e várias outras pessoas em nome de interesses polÃticos partidários que destruiram o Brasil e colocou Bolsonaro e seus extremistas no poder.
A Lava Jato morreu de morte morrida! Houve um conluio com a grande mÃdia ( a Folha inclusa) para destruir o PT imaginando que alçaria ao poder alguém que mantivesse os seus privilégios, um Sérigio Moro ou um tucano, quem sabe. Quebrou a cara. Elegeram bolsonaro, o presidente que mais tripudiou em cima da mÃdia. As emissoras de rádio e televisão perderam a credibilidade e os jornais tornaram-se tão anorexos que poderiam ser publicados em uma folha de sulfite.
Quem destruiu a lava jato, neste ano, após 78 fases - Foi o Coiso (com Aras) após pressão do centrão (que tinham dezenas de investigados/processados, condenados ou com medo). Teve acordo até com oposiação. Katia Abre, Calheiros e PT. todos juntos para destruir a operação que culminou na prisão de diversos polÃticos do alto clero. de dezenas de empresários, muitos da Elite.
Depois de liderar a campanha de velhacarias da Lava Jato, esta Folha continua em sua marcha para condenar Lula, mesmo diante de 17 decisões judiciais, inclusive pelo STF, que atestaram sua inocência. Recusam-se, como modernos torquemadas, a aplicar, ao ex-presidente, e somente a ele, o princÃpio da presunção de inocência, para impingir-lhe uma culpa que JAMAIS foram capazes de demonstrar com fatos ou provas, ainda que a buscassem por todos os meios possÃveis.
Roubo compensa. BRASIL.
O arsenal da Lava Jato esgotou-se em seu mar de nulidades, ilegalidades, arbitrariedades, parcialidade, suspeição; no lawfare do qual Folha e Globo foram atores essenciais do princÃpio ao fim. E que, ao fim, contribuiu para a eleição desse Ogro abominável que aà está.
A lava jato condenou quase duzentas pessoas. Pela primeira vez em nossa história prenderam partes das elites polÃticas e economicas. dezenas de empresários dentre 3 dos 10 mais rico. Presidente do Congresso, Senadores, ministros, Deputados, governadores. Estes caras se uniram com o Coiso e Aras (de Katia Abreu, Calheiros a PT) para destruir a operação. a menos de 2 meses votaram a nova lei de impunidade (improbidade) onde retiram crimes antigos e abrem espaço para bandalheira (PT foi unanime).
Uma verdadeira "cara de pau". É digno de bolsominios esse editorial. É coisa de tosco, de escumalha. É, junto com o Estadão e o Globo, porém metida a progressista, a grande imprensa que busca desesperadamente a tal terceira via. Não teve vergonha de ser favorável à impeachment sem crime. Embarcou em Bolsonaro. Deveria continuar com ele.
O que não dá para acreditar é nesse editorial. O fardo de Lula são vocês que criminalizaram tanto o PT e Lula que hoje estamos nessa maravilha de paÃs, com emprego, educação, saúde, inflação baixa, gasolina barata, respeito, inclusão, nessa maravilha de governo que é o de Bolsonaro. Toda a mÃdia é culpada por essa situação. Foram tantos editoriais como esse culpando Lula e o PT, afirmando que era uma escolha difÃcil entre Haddad e Bolsonaro que hoje estamos nessa maravilha. Parem com isso.
então por que Lula agiu com tanta falta de patriotismo? com tanta sanha pelo poder? após a prisão de 3 presidentes, 2 tesoureiros e 1 secretário do PT. 1 lÃder do governo no senado (delcÃdo) 1 lider do governo na camara (paloci) confessos. E mesmo assim joga um petista no 2º turno contra esse Coiso? não tem justificativas para tais atos.
Erika, você vê que deu resultado. Há quem continue a procurar ou já tenha um "santo" em quem votar.
Petrolão, mensalão e peço para Deus fazer meu Santão campeão. Fora lula e leve junto bolsonaro.
não deu certo a terceria via que voces arranjaram nas eleições passada. Olhem ao redor onde moro e seus parsas, com om auxilio luxuoso da folha para entender aonde levaram o pais. Terra arrasada, centena de milhares de covas, ameaças constantes contra a democracia, milhoes de desempregados e sem esperanças. Chega disto, façam voces a mea culpa, já não basta 64?
Esta Folha, que assino há mais de 40 anos, deveria voltar a 02/04/2016 e refazer o editorial em que pedia o afastamento de Dilma. Esta FSP é uma das responsáveis pelo ogro draconiano que nos governa hoje. O destaque negativo que deu, à época, pelas reformas no sÃtio, o "jornalismo investigativo" e outras leviandades nos trouxeram ao inferno que hoje vivemos. Não adiante tentar se justificar; só um editorial reconhecendo os erros é que amenizaria o estrago.
Nunca vi na Folha editorial semelhante em relação aos diversos processos envolvendo corrupção nos governos tucanos no plano federal ou nos casos do tucanistão - rodoanel, metrô, concessões rodoviárias. IncrÃvel como a FSP não percebe a vantagem de ser um grupo realmente apartidário. Deveriam ter publicado um editorial sobre o apoio acrÃtico a toda a LavaJato.
A juiza decide por falta de provas contra Lula e a Folha faz malabarismo verbal pra manter a suspeição. Nesse caso, suspeita é a Folha, tal qual Moro.
o fardo do bolsonaro esta otimo ne Folha?
ahhhhhhhhhhhhhhh economia, saúde, gestão, as "mal"ditas reformas. A FSP é hiláriaaaaaa
Nenhum passo atrás! Nenhuma volta aos passados corruptos e macabros. Não à República Propinadora. Não à República Miliciana. Nem a FARSA de Lula. Nem a TRAGÉDIA de Jair. Chega de pregação dissimulada. Sepulcros caiados nunca mais. "A história se repete duas vezes: a primeira como farsa; a segunda como tragédia". Lula e Jair são catástrofes anunciadas. A saÃda não é o beco dos antÃpodas. A terceira-via é a única alternativa real, válida e fértil. Chega de sebastianismos arrivista e cabotinista!
Folha...joga conforme suas conveniências e interesses, claro que Lula não e de todo inocente, na politica você negocia com deus e o diabo, faltou resiliência, sobrou paixão, em vista da velha politica e dos seus atores...saltamos da tempestade pra bonança, isto é , se deixarem voltar, até a folha encontrar um de centro direita pra cortejar.
ou talvez dona folha esteja sem assunto pra falar hoje...
acho que o povo do aquário da folha deveria consultar aquele colunista que leu as sentenças de todas as instâncias de todos esses casos - e que parece ter sido o único no jornal a fazê-lo. ou seja, calçar os escarpans da humildade pra evitar passar vexames como o desse editorial.
Bem lembrado!
Quer mesmo tratar de impunidade? Que tal esses nomes: Temer, José Serra, Aécio...
Um erro não justifica outro Mauro. Ademais Serra e Aecio foram "inocentados" (prescrição) tal qual Lula. ainda, temos a prisão de toda cúpula petista e dois lÃderes de governo. Não há comparação.
FHC... Alckmin... Richa... ah entendi, PSDB não conta. Seguem a vaza-jato... a Casa Grande tá imune né Folha.
Gostaria por favor de ver meu comentário exposto. Sou assinante e tenho esse direito!
Também sou assinante, há mais de 40 anos, e sempre recebo a mensagem de que o comentário passará por uma mediação e nunca são publicados. Sinta orgulho por isto, sinal que incomodamos, principalmente quando criticamos a FSP. Este, certamente, não será publicado...
A Folha defender o seu ponto de vista até entendemos,é a linha editorial do jornal que é de centro.Porém fazer uso do nome de Lula para tentar se colocar como o defensor da moralidade e da chamada modernização,nome bonito para retirada de direitos, é uma aberração.
O editorial da Folha mostra quão à direita se coloca esse jornal. Mantenho minha assinatura em nome dos grandes jornalistas que ainda permanecem. Seu editorial sobre Lula não condiz com a verdade. Tendencioso. Puro lixo!!
A Folha sempre agindo contra o povo e contra o Brasil, sempre a favor das elites e do grande capital, principalmente estrangeiro, A Folha é uma das culpadas do retrocesso civilizacional pelo qual passamos....Nossas elites então, só sabem expressar ódi0 contra o Brasil e contra o povo....
Eu não tenho preconceitos, mas... Lula, como qualquer cidadão, deve ser considerado inocente até prova em contrário, mas...
Em seus editoriais de hoje, Folha e Globo tentam restabelecer o tribunal da mÃdia contra Lula. Depois de liderar a campanha de mentiras da Lava Jato, não se conformam diante da inocência do ex-presidente, proclamada em 17 decisões judiciais, inclusive pelo STF, de forma inapelável. Invertem o princÃpio consagrado na Constituição, para seguir aplicando a Lula uma presunção de culpa que nunca foram capazes de demonstrar com fatos.
O fardo da Folha seria um tÃtulo apropriado.
A absolvição motivada por artifÃcios judiciais não tem efeito histórico, ou os senhores acreditam mesmo que a bomba do Riocentro estava nas mãos da esquerda, que Vladimir Herzog realmente suicidou-se, e que a inesquecÃvel Zuzu Angel morreu em decorrência de um acidente comum ?
Sim. e as vezes não precisamos nem de processo para saber se tem algo certo ou errado. Alguém que condecora um lÃder do cri. org. do Rio, precisa de alguma prova para saber que tem relações inidôneas. é a mesma coisa que dar diretorias da petrobras para partidos da base aliada ou uma mesada para votar com o governo. são atos de clareza solar.
Ser incompentente, significa que ele não era o juiz natural - ou seja, Lula não devia ser julgado em Curitiba. E por quê? Porque lá eram julgados casos que tinham a ver com a Petrobrás. Dizer que ele não devia ser julgado lá, significa admitir que o caso do tripléx não nexo com a corrupção da Petrobrás. Aqui jaz a tese acusatória. Esse jornal, que se diz amigo da ciência e da razão, não devia fechar os olhos pra este elemento que é o principal dentro desse tema.
Ricardo: Lula não foi impedido de disputar a eleição de 2018 por que sabia ou não sabia - isso é papo furado. Ele foi condenado por ter cometido um determinado tipo de crime, envolvendo a Petrobrás. A questão aqui é óbvia: tal relação entre o Tripléx e a Petrobrás não foi comprovada, logo a acusação foi desmontada pela decisão do Facchin.
A questão era tão controversa que levaram anos para julgar que era o juiz competente. Uma Coisa é certa. O mensalão existiu. O petrolão existiu. A cúpula petista foi presa. dois lideres de governo, 1 no senado e outro na camara confessos. Estatais utilizadas para fins de poder com diretorias para PT e partidos da base aliada a seu bel prazer. Isso são fatos. E Lula não sabia? Escolhe Dilma para sucede-lo que era ministra das minas e energia? Só não ve quem não quer.
*corrigindo: não tem nexo com a corrupção da Petrobrás.
Importante ressaltar que a decisão do Facchin não é simplesmente um zera tudo, em que o mérito será julgado um dia por outro juiz. Moro foi declarado incompetente e suspeito em seus julgamentos contra Lula. Facchin o declarou incompetente, e o plenário do STF, o declarou suspeito. Isso tem consequencias não apenas sobre o julgamento em si, mas sobre a acusação. +
Perfeito, Luiz Roberto Franco! Máxime que as condenações foram proferidas por um Juiz, que aceitou um cargo de "super Ministro", e foi dispensado porque estava em campanha polÃtico eleitoral, fazendo sombra ao Presidente que o nomeou! E, posteriormente, assumiu a advocacia da empresa que ele mesmo, como Juiz, condenou! Precisamos ver a Folha dizendo como a imprensa colaborou com essa irracionalidade que assolou o paÃs.
Se o caso é relembrar, diga-se que, pelo tanto q foi divulgado, mais pelo UOL que FSP, o MP contou com auxÃlio do juiz q iria julgar, q contou com parte da mÃdia, de alguns de seus profissionais, sem manterem necessária distância, por isso também duvidando-se q tenha havido julgamento justo. O STF avaliou e decidiu q não. Seria melhor se julgado no mérito, mas de qlq forma é a regra do jogo e deve-se respeitar. Há casos sem alarde,q correm ou nem isso, morrem no nascedouro, nem se tornam fardo.
Não pode falar mal do desmoro nad o nem do darth vader. entendi
Fardo é o que suporta o povo com estes parasitas beneficiados por piruetas jurÃdicas da suprema corte mais conhecida com Casa da Mãe Joana . Até prescrição de pena por idade 70 anos é aceita! Que vergonha mundial , mais uma jabuticaba nacional , privilégios para os colarinhos brancos mantidos pela Casa que deveria lutar por igualdade . Juiz que não julga mérito não serve para nada .
Já passou da hora desse pomposo periódico paulistano criar o botão "dislike" ao lado do "like", aqui nós comentários. Que tal? Por exemplo, um comentário como o do Paulo Hasse, não merece uma resposta elaborada. Um dislike resolveria.
INIQUIDADE. Isto é o que se aplica à forma como a Folha trata Lula, em comparação com outros presidentes do passado. As benesses por eles recebidas de empreiteiros, banqueiros etc, nunca receberam a atenção e nunca foram esmiuçadas como faz o jornal com os afagos materiai$ que Lula recebeu (inegáveis, aliás).
Ao que parece Democracia e Direitos elementares ganham conotações casuÃsticas para este periódico...
Folha, usar estatÃstica de opinião pública para referendar decisão judicial é desonesto.
A impunidade é uma certeza, basta observar a duração de qualquer processo transitado em julgado ou não. Temos um exagerado e carÃssimo aparato judicial (MPF, PF, PGR, 1. Instância, TRF, STJ e STF), contudo a maioria dos casos envolvendo polÃticos prescrevem. É vexatório para os próprios envolvidos nas decisões as reviravoltas e mudanças de voto verificadas sem fatos novos. Questões processuais tratadas administrativamente em qualquer paÃs sério aqui são motivo para anulação integral de processos
Alberto, o Ministro por você desqualificado é um dos pouquÃssimos na Corte que desenvolveu sua carreira na magistratura por Mérito, e que realmente atende os requisitos para o cargo: Foi promotor de justiça do MP-RJ de 1979 a 1982. Em 1983, ingressou na magistratura como Juiz, aprovado em primeiro lugar no concurso. Foi juiz do Tribunal de Alçada, desembargador, Ministro do STJ, STF e TSE. A lambança da suspeição do juiz é da 2ª. Turma (3x2), após revisão de voto sem fatos novos, algo incomum ..
Sempre haverá um ou outro bobo dizendo asneiras... Por isso o STF é um coletivo e o pleno julgou por maioria que o ex-juiz mau-caráter foi parcial. Precisa desenhar não, né?
O presidente do STF afirmou que a defesa de Lula não teve seus direitos cerceados e que todos os aspectos de seus casos já tinham sido analisados por todas as instâncias inferiores do Judiciário sem que fossem cassadas. Disse que houve nulificação de processo que levou 7 anos para que fosse construÃda toda uma arquitetura legÃtima, direito fundamental do Estado de impor sua ordem penal, e que a arquitetura legÃtima foi jogada por terra por defeitos que não causaram nenhum prejuÃzo para a defesa.
Engraçado como o Sr. Wilson tem razão em muito do que diz, para depois concluir com um contrassenso. Em qualquer paÃs a parcialidade do juiz é uma questão administrativa irrelevante! Não é mesmo, Sr Wilson? Vivendo e aprendendo, como a mente humana é craque em produzir despautérios.
Se Sérgio Moro foi considerado parcial e o STF anulou todas as provas apresentadas, como Lula pode ser culpado Folha ? Tá fazendo tabelinha com Bolsonaro e querendo emparedar o STF ?
Os fanáticos do "mito" e do "estadista" são iguais. Pra essas turmas não houve mensalão, petrolão e rachadinha. Que o Palloci é inocente e nunca foi o braço direito do Lula e esse não viu nem sabia de nada. Do outro lado que o Queiroz tbm é inocente e que aquela dinheirama que ele arrecadava dos fantasmas era realmente uma consultoria financeira, que é prática comum comprar imóvel com dinheiro em espécie. Eta vida de gado, povo marcado, povo feliz.
Um erro não justifica outro. Não ao Coiso/Petismo.
Imperfeita observação mesmo é a do fanatismo, ao querer comparar o tamanho do malfeito como se isso fosse amenizar a qualificação de desonesto, imoral e corrupto.
Imperfeita observação, a retirada de direitos pela sanha neoliberal, avançou no golpista Temer e continuou com a extrema direita de Bolsonaro, via Guedes. A Folha critica Bolsonaro mas apoia toda a obra de reformas que intensificam a concentração de renda. O senhor deveria perceber a diferença nitida de um lado e outro.
CertÃssimo, José Henrique. Sem petrolão, mensalão ou rachadinhas. No paÃs do faz de conta, a inocência ou culpa depende de considerações partidárias/ideológicas. É gado marcado para tudo quanto é lado, mas o povo é infeliz. .../Claudia F.
Perfeita a sua observação! Nos resta, no momento oportuno, excluir esses dois que já ocuparam a cadeira das nossas opções, e votar no nome mais promissor.
A mÃdia é incorrigÃvel. Talvez seja hoje de começar a chamar o apoio da turma do pato de novo. A JanaÃna Pascoal está pronta.
Há! Além das 600 mil vidas perdidas, vocês também têm responsabilidade na inflação que voltou, gasolina R$7,00, dólar $7,00, carne a R$45,00, e no gás de cozinha a mais de R$100,00. Isso atinge o povo. Talvez um dia a massa se dê conta de q vocês da imprensa têm muita culpa no cartório. Aà quem sabe, a mira da ira dessa massa se volte p/quem transformou "informação"/"comunicação" em agrotóxico p/nossa terra. Se o povo entendesse q desinformação "mata mais q atropelamento" e pandemia! Demônios!
Além disso, a FSP distorce os fatos. O STF reconheceu a imparcialidade do juiz Sergio Moro. Façam um pouquinho só de jornalismo honesto!
A FSP também vai fazer um editorial sobre a decisão de Gilmar Mendes suspendendo toda investigação sobre José Serra?
Folha, uma vez golpista, sempre golpista.
É realmente um fardo pesado , especialmente pelo requentamento de fatos já julgados pela Justiça que a Folha, bem como boa parte da midia,insistem em ressaltar constantemente.Depois não reclamem se reelegerem o tresloucado agressor da imprensa e de jornalistas.
Verdade, José. E esse editorial vem precedido de matérias recentes dos casos e q até geraram nota do PT, parecendo preparado a pedido.
É realmente um fardo pesado, especialmente pelo re
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O fardo de Lula Voltar
Comente este texto