Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lucas Alves dos Santos

    Que texto de baixo nível...

    Responda
  2. Claudio Gomes

    Cansaço. Aquela coisa de sempre, vamos atacar não a ideia, mas de quem vem. Igualzinho fazem os devotos de Jair Bolsonaro. Depois os lulopetistas se queixam do resultado - a eles so interessa a polarização e não o bem do país. Se quer combater a terceira via, que o faça explicitamente, não de forma dissimulada, e que o faça defendendo os argumentos corretos, e não por que a pessoa tenha sido (não é mais) executivo de um dos principais bancos do país.

    Responda
  3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Chega a ser sádico o prazer, o gozo dessa gente pelo dinheiro! Mesmo que tenham que deixar milhões sem comida, sem saneamento, sem educação,...deveriam se refugiar num cofre de dinheiro...Parabéns pelo artigo, Marilene, mesmo que não alcance os desvalidos!

    Responda
  4. Noel Carvalho

    Que fique claro que terceira via é via de banqueiro e "financistas". Sou trabalhador e nacionalista, vou de Lula.

    Responda
  5. MARCOS BENASSI

    Não, Dona Marilene, caríssima, não é normal *mesmo*. Tá a normal, envelhecido, fora de moda, criminalizado, dá pecha de hidiota ao emissor, falar de justiça social, cidadania, compaixão, direitos - mesmo que poucos e conquistados a duras penas. A brutalidade, o Soda-fe, a resolução dos conflitos a bala (não a que abre as portas da percepção, mas a que abre a tampa do caixão), chegaram desavergonhadamente. Nós, que falamos e valorizamos tais coisas, somos párias, Milhos da Justa. Que seja, uai.

    Responda
  6. Monica Damous Duailibe

    O que mais chama a atenção nessas "reflexões" a la Brecher é a completa ausência da vida real.

    Responda
  7. Ana Lucia Marques de Souza

    Texto necessário e muito lúcido!. O filantropismo e as fundaçõezinhas são a esmola para amainar o medo/culpa introjetado nestes Srs. e Sinhás de engenho. Obrigada, Marilene!

    Responda
  8. Mauricio Tortosa

    Obrigado por escrever. Fiquei entusiasmado com a lucidez, a coragem e a qualidade. Você tem toda a razão.

    Responda
  9. RODRIGO DORNELLES

    Obrigado, Marilene Felinto!

    Responda
  10. Jean Sohn

    1% mais rico trouxe ao mundo em que todo mundo tem vozes e reclamar a igualdade. Essa luta de classe que é legítima não é exclusivo dos humanos. Sempre houve e haverá e o equilibrio dessas forças, esquerda ou direita como queira chamar, nós vemos até na savana africana ou no Afeganistão da vida e sem nenhum moralismo. Com certeza a Sra. deve pedir sua comida pelo celular Iphone e ubereats, ifood, e usando rede social. Todos criados por algum rico imoral que acumula bilhões. Opção é Haiti

    Responda
  11. newton penna

    Parabéns, Marilene, por dar voz à classe dos que não têm voz, que é a grande maioria da população brasileira. Você tem razão: o artigo da empregada de banco aposentada, é um escárnio. E essa estória de "terceira via", sabemos bem quem defende: os mesmos que participaram do vergonhoso Golpe de 2016. Nesse ponto, temos de reconhecer, o Bozo é menos hipócrita do que os "democratas" da Faria Lima.

    Responda
  12. Tiago Jonas de Almeida

    Ótimo. Loucura, mesmo 18% (no Japão) já é demais... agora, mais de 40% é escandaloso.

    Responda
  13. Adriano Alves

    Potente, cirúrgica! Parabéns!!!!

    Responda
  14. Matheus Ruffino

    Meio “brocher” o outro texto. Excelente análise, Marilene. É um povo com estrabismo de caráter, com comparações vesgas.

    Responda
  15. Antonio Catigero Oliveira

    Diante da naturalidade como a sociedade enxerga essa desigualdade desumana, a avareza logo sairá da lista dos "pecados capitais". Dizem as más línguas que já existem negociaçõe$ nas igrejas para abolir o amaldiçoado item. Afinal de contas, nesta terra tão "religiosa", integrantes do deus Mercado, tão endinheirados, devem ser abençoados para ter um lugarzinho no céu; é só dizer quanto custa e colocar as ações do céu na Bovespa. Só não poderá levar a fortuna pra lá. Herdeiros respiram aliviados...

    Responda
  16. José Cardoso

    Cada qual com seu candidato, vence quem tiver mais votos. A colunista já defendeu explicitamente aqui a candidatura do Lula. E pelo que se vê por enquanto é o favorito. O banqueiro tem direito de defender outra alternativa.

    Responda
    1. VERA MARIA MASSAGAO RIBEIRO

      Claro que o articulista tem direito de defender qualquer candidato. O problema é que ele não tem candidato, é essa a queixa. Não é incrível que a elite econômica não consiga articular uma.terceira via decente, um outro candidato de direita liberal que não seja o vergonhoso e incompetente cafajeste do JB? O que está errado, e é isso que Marilene aponta, é que se tente fazer paralelismo entre Lula e JB, como se fossem simétricos. Um é um grande social democrata, o outro um escroque.

  17. Paloma Fonseca

    Você já se manifestou francamente lulista aqui na Folha, Marilene, assim como outros colunistas. Não se pode manifestar por outras candidaturas, outras vias? Incomodam-me os discursos muito fechados a um ou outro candidato. Lula é uma bela opção, talvez a melhor para fazer frente ao Bozo e dar continuidade às políticas sociais bem-sucedidas. Para fazer o povo sair da pobreza, Lula se aproximou do capital. Como servidor público, soube manter-se afastado de amizades com os donos do capital?

    Responda
  18. Jose Walter Da Mota Matos

    Promovem aos menos favorecidos é uma frase tão tacanha e fora do contexto da realidade exposta no lúcido texto da articulista, que nos remete a observação de que só a alguns abençoados do establishment é permitido o acesso as riquesas materiais de toda essa futilidade inútil. É a suprema ostentação do envergonhamento de quem fala muito e diz nada por nada ter a dizer ante o abismo abissal da desigualdade que reina e graça nesse Brasil cada vez mais hipocrita e autoritário!

    Responda
  19. Samuel Fagundes

    Vi aqui um comentário sobre "destilar ódio ". Meu amigo, todos aqueles abutres que colaboraram para desestabilizar o país e elevar uma besta à presidência, nada mais fizeram do que destilar ódio o tempo todo, e minar o coração do nosso povo com esse ódio. Lula saiu da presidência com 80% aprovação, o ódio de vocês dividiu o país e só nos trouxe fome e miséria

    Responda
  20. Marcelo Costa Batista

    Parabéns texto lúcido e esclarecedor tá na hora de mudar tudo o que esta aí.

    Responda
  21. Roberto Jank Jr

    Marilene destila ódio injustamente, julgando a classe social mas ignorando ideias e ideais. Deveria aprofundar-se um pouco mais no trabalho de educação que os Bracher promovem aos menos favorecidos. Se o pecado é ser contrário ao Lula, a democracia das ideias já feneceu. Marilene foi injusta, mas, pior, tritemente arrogante em seu (justo) viés à esquerda.

    Responda
    1. Roberto Jank Jr

      Assim é a democracia, gostemos ou não. Nem todos precisam concordar mas todos deveríamos respeitar opiniões diferentes das nossas.

    2. Paul Muadib

      Ser contra Lula não é pecado. Pecado é tentar tachá-lo de extremista.

  22. Marcos Malta Campos

    Texto para ser lido e relido. Gostei

    Responda
  23. Marcos Malta Campos

    Texto para ser lido e relido; importante

    Responda
  24. José Antônio

    Dá-lhe Marilene! Muito bom o seu artigo. Continue sempre assim!

    Responda
  25. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

    Perfeito. Irretocável. Me deu ânsia de vômito, ler a verdade assim.

    Responda
  26. filipe moura lima

    Marilene, faz tempos que não leio seus textos; preciso voltar a lê-los; obrigado por este.

    Responda
  27. Jô Maria Souza

    Parabéns! Excelente texto.

    Responda
  28. RICARDO BATISTA

    Contundente! Que delírio chamar o Lula de extremista. Só achei injusto o trecho sobre o Dória.

    Responda
    1. Romero Melo

      Injusto? Vc nao entendeu nada do artigo. Doria é tao responsavel qto Bolsonaro pelo caos estabelecido. Sao pares, hoje afastados, por conveniencia do playboy. Grande Marilene!

  29. Marcos Barbosa

    PQP, Marilene você é genial, mas não esquecemos, aqui tem colunista defensor da cloroquina, Helio Beltrão, que agora se indigna com a prisão de Roberto Jeferson e defende Sergio Reis.

    Responda
  30. Vilarino Escobar da Costa

    Excelente artigo . Desnuda a hipocrisia daqueles que vivem na cobertura social , se alimentando do povo , dos trabalhadores, num vampirismo financeiro-capitalista descomedido !

    Responda