Mônica Bergamo > Grafite de Osgêmeos no Museu Oscar Niemeyer deixa bisneto do arquiteto 'em prantos' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O grafite no MON é como pintar um bigode na Monalisa e chamar de intervenção artÃstica.
Trabalhei muitos anos ao lado de Oscar Niemeyer e tenho certeza que concordaria com essa intervenção. Sua arquitetura sempre foi ligada a obras de arte.
Autorizo
Que bom uma cor naquele caixão de concreto.
Quer apostar que se fosse o neto chorão que tivesse essa apresentado esse projeto, agora ele estaria falando em renovação de espaço, criatividade...
É um museu, cada qualquer intervenção artÃstica, chorão.
Falha do corretor: é um museu, cabe qualquer intervenção artÃstica.
Para de chorar crianção. Aquilo era é um caixão mortuário quando era usado para abrigar diversas secretarias. Escuro, úmido, as pessoas tinham que passar 8hs diárias como se estivessem enterradas. É um museu, cadê qualquer intervenção artistica.
É um museu, cabe qualquer intervenção artÃstica.
Netinho do velho é elite do atraso, morista, como a elite brega de Curitiba, como referenciado nos comentários, que não consegue enxergar nada além de seu próprio falo e o de seu avô, pelo visto. Um edifÃcio não é uma modalidade é não estou fazendo juÃzo de valor nessa frase. Lindo ver a criançada ali, queria ser eles e presenciar isso, nunca iria esquecer e iria me educar como a arte realmente deve fazer com as pessoas e não apartar e reproduzir valores do século XVIII.
Moro perto do Museu Oscar Niyemayer ( o "Museu do Olho") e passei de carro por ali quando estavam fazendo o Grafite. Achei lindo. Aquele é um dos lugares mais bonitos de CWB e onde as pessoas adoram se encontrar e ver o pôr do sol tambem. Então tem a ver, sim.
parece que colaram uma figurinha da hello kitty na lataria de um landau
Acho que vc foi quem melhor interpretou a " intervenção ". Dei boas risadas imaginando decalques e figurinhas coladas nas latarias de automóveis como ford landau e outros carrões da época. Não é porque é Niemeyer, mas nem tudo pode ser feito apenas pela arte e liberdade de expressão. Há que se ter bom senso.
Chamou atenção e criou discórdia. Pelo bem e pelo mal. Missão cumprida Mônica?
Com ctza, missão cumpridissima! Ela chamou atenção de todos os que comentaram aqui....
Caramba! Chamar grafite de pichação só mostra o tamanho do elitismo cultural desse senhor.
Li cho
Oscar Niemeyer foi contado para uma adaptação de seu antigo projeto para um Museu, apresentou o novo Anexo, uma Araucária sÃmbolo do Paraná. Mas o povo tomou gosto pela forma, apelidando de Museu do Olho de Niemeyer. MON, cujo ‘OÂ’ também de Oscar. A arte dos Gêmeos é divertida, mas enormes Painéis hoje podem ser impressos em lona a baixo custo e rapidez de montagem, em grandes fachadas. Qual o custo do ‘projetoÂ’ de Niemeyer? A Arte das Artes nos preços à parte, é assim mesmo.
Esse neto do Oscar vive atrás de uma boquinha, isso sim. Aqui em BrasÃlia ele veio com um croqui de um tal Museu da BÃblia que ele "achou" em uma das gavetas do Niemeyer e queria que o contratassem (sem licitação) para desenvolver o projeto executivo, só por ser descendente direto...
Esse bisneto está querendo aparecer, não é possÃvel que ele não tenha capacidade mental de entender que é uma intervenção temporária e que depois será retirada.
Por que não encher aquilo de papel de parede então? É (aspas) temporário (/aspas)!
Por que temporária? Deveriam fazer uma votação popular para tornar definitiva. Não houve agressão nenhuma à obra de Niemeyer. O que houve foi a inserção de intervenção artÃstica em um prédio artÃstico. O museu é do povo e o povo gostou.
Os comentários, quase na totalidade, ou miram o bisneto, ou externam a visão tosca do que seja arte, para não falar da compreensão do que seja arquitetura. Parece que o secretário da Cultura "quem é Lina Bo Bardi?" atende os anseios desta gente. Viva as redes sociais!
O que é arte e o que é pichação depende do local e do contexto, enfim, da pertinência. Isso é uma pichação travestida de arte.
Parabéns, FelÃcio.
Regina sua interpretação do que eu escrevi só reforça meu comentário. A ideia de " (re) conhecer arte" não faz parte do meu repertório. Só acho que igualar tudo hoje em dia (Portinari=Zé Arruela p. ex. ) é produto de redes sociais e não levará a lugar nenhum.
Ah ! E você é expertise , aquele que sabe tudo sobre arte? Os rapazes, grafiteiros da maior qualidade foram convidados a fazer o tal painel. E o bisneto ficou de xororô? Vá consolá ló! E leve junto o Mário Frias...
Deveria ser permanente a intervenção.
RidÃculo, o chilique! Está certa a diretora do museu, trata-se de uma intervenção para chamar o público para uma exposição. Museus pelo mundo afora fazem isso. É arte transitória, não uma intervenção definitiva na obra.
Bisneto bocó!
Na mosca sem rodeios
A arte executada ficou boa, mas a mural escolhido para expor foi terrÃvel!
Esse picho é terrÃvel
O que é picho?
Quem ama arte sabe que essas intervenções são um mero "embarque" por fama. Tem muito mais valor a entrevista ao jornalista Roberto D´Avila quando Niemeyer usou uma das colunas do Museu de Arte Contemporânea de Niterói como prancheta para explicar o projeto.
Não faz sentindo uma intervenção artÃstica sobre um edifÃcio do Niemeyer. Todo meu respeito aos Gêmeos. A pintura é muito bonita, mas Niemeyer foi um dos maiores gênios da arquitetura de todos os tempos. É preciso preservar esses patrimônios, algo intocável. Mesmo que seja temporário, foi uma falta de respeito! Perde totalmente a estética da arquitetura, agora quando tentamos ver as linhas da construção, nos distraÃmos com a pintura, perdendo todo o conceito.
Então tenha paciencia e espere para olhar o edificio e obter o conceito de suas linhas depois que a obra for removida.
Da até a impressão que o bisneto do Niemeyer é da elite morista brega aqui de Curitiba. Só faltou dizer: " como se não bastasse esse monte pobre visitando o museu agora isso"? A intervenção ficou linda! Tenho certeza que o velho comunista tbm gostaria.
O "velho comunista" adoraria mesmo... Tenho certeza disso!
Grafite é uma cópia do Lixo Cultural Americano. Um modismo que contaminou a Cidade de São Paulo. Espero que um dia o Grafite desapareça do mundo das Artes.
Não sei qual a sua profissão ou quanto ganha, mas te garanto que os irmãos ganham muito bem, em dólar, euro, libra.
O grafite é uma forma de defender os muros das pichações. Nada mais é que entregar os anéis para não perder os dedos. Ser considerado uma forma de arte, só mesmo num paÃs culturalmente paupérrimo como o Brasil.
É melhor dormir para sonhar com essa irrealidade pois o grafite já é Arte, embora os conservadores se incomodem com manifestações periféricas que se tornam centrais, como acobteceu com o Impressionismo.
Oscar está se revirando na tumba... não com o grafite, com os comentários da prole
Quem ama Artes, sabe que não há necessidade de o edifÃcio ser tombado para preservá-lo. Oscar Niemayer é um gênio que deveria ter as suas obras preservadas como uma divindade. Ah, prefiro a arquitetura do passado remoto, como as do Ramos de Azevedo,os arquitetos dos grandes edifÃcios no Rio(Museu Nacional, Biblioteca Nacional etc.) Por mais interessante que seja Osgêmeos, há que se preservar o passado.
Atentei-me, sim, senhor William! Externei a minha opinião embasada na fala de alguém na notÃcia: o edifÃcio não é tombado. E talvez não me tenha feito entender: quem ama Artes sabe que é desnecessário o tombamento para preservar uma Obra. Mas, no Brasil parece-me, que ninguém se preocupa com as Artes. Nas manifestações de 2013 vi pichações em edifÃcios históricos do centro de São Paulo, ex.,Palácio da Justiça na Praça Clóvis Bevilácqua e até na escultura na Praça João Mendes. Uma heresia!
A senhora atentou para a parte do texto que diz que a intervenção é temporária e será retirada quando a mostra acabar?
pelo que entendi o grafite foi autorizado pelo museu . não entendi o faniquito do bisneto . eu gostei , na minha opinião .
Coitado. Precisa arrumar o que fazer.
O bisneto do gênio Niemeyer, além de intolerante, parece não ter a mÃnima noção do que a arte significa, seu dinamismo e como impacta as nossas vidas. Acredito que tentou ganhar uns minutos de atenção, se não fosse retrógrado, poderia ter ganhado ainda mais atenção apoiando e interagindo com a iniciativa do museu.
A arte é viva. Acho que bisneto no Niemeyer está tão morto quanto o próprio Niemeyer.
Você se enganou na colocação. Niemeyer é imortal no contexto de sua obra . Quanto ao bisneto, com todo o respeito, parece ser um morto vivo, pois não significa nada para a obra do grande artista.
Esse é o bisneto que falsificou um projeto como se fosse do Niemeyer para ganhar a licitação do Museu da BÃblia em BrasÃlia, por 80 milhões? Que acabou ajuizada e depois feita nova licitação sem direcionamento pelo valor de 20 milhões?
É ele mesmo!
Museu da BÃblia???
Sr paulo Niemeyer, saiba que ficou muito mais bonito agora. Minha sugestão é que artistas como Osgemeos, Eduardo Kobra e outros façam grafites no Memorial da América Latina. Vai dar mais vida ao local. Hoje só tem concreto e nehuma árvore.
Sim. Ãrvores e jardins deixaria o local mais auspicioso.
Adoro o MOM. É um dos meus passeios prediletos. A intervenção ficou bacana e, sendo temporaria, não há dano algum. Acho que o bisneto exagerou
Esse bisneto de famoso passa a impressão de ter conseguido o cargo pelo sobrenome. Caso o belo trabalho dos grafiteiros fosse definitivo eu seria favorável. Não será. Portanto, o rapaz perdeu a chance de fcar quieto, apenas aplaudindo.
A pintura será apagada. Diferente do hotel que o Niemeyer projetou em Ouro Preto e que machuca nossas vistas em meio a um dos maiores patrimônios barrocos do mundo. Aà sim, o bom senso e o controle egóico poderiam ter gerado uma bem vinda recusa do arquiteto. Mas não deu...pena...
Respirei aliviada quando li que a intervenção é temporária, vai ser removida no final. Melhor que um cartaz dependurado (ou banner, como gostam os que maltratam a lÃngua portuguesa...).
Enquanto tombam as obras do Banksy, aqui temos essa desvalorização dos artistas.
Vai comparar Banksy com esses pés-de-chinelo tabajaras. Barbaridade!
Você lê manchete e fica a favor do bisneto. Você lê o texto e acolhe a intervenção.
Nunca achei Niemeyer tudo isso. O excesso de cimento sempre me incomodou e a ausência de espaços externos com vegetação eu acho uma lástima. A intervenção é bem vinda. Esse purista duvidoso fazendo drama. Desnecessário.
Em BrasÃlia, quem precisou andar de lá para cá naquela esplanada infinita (carro era para poucos), debaixo de sol escaldante, sem uma árvore para se escorar, num vão infinito, entende a opinião do Sr. Adalto. Aquele conjunto de concreto em meio à umidade do ar de 15%, dava vontade de cantar: Another Brick in the Wall.
Niemeyer aprovaria a intervenção artÃstica temporária e desaprovaria a condenação elitista do bisneto intrometido.
Provavelmente
Gostei!...Deu vida ao prédio e Niemeyer teria gostado também!
Questão a ser discutida. Há espaço para todas as formas de arte por todas cidades, rodovias. Alegra o viver.
O papo sobre arte clássica é de bolsonarista. O erro de português também.
Infelizmente a sensibilidade não se transmite nos genes, um pouco de cor, ainda que temporária, faz bem à obra e à monotonia cinzenta da ex-república de Curitiba, o Moronistão higienista e supremacista.
O texto do neto é lamentável mesmo desconsiderando os erros de português ("mal gosto" é demais...). Além disso, parece que ele não sabe que a Mona Lisa é de Da Vinci ("...quem vê uma monalisa, ou um davinci").
Ficou muito bonito, e em nada afeta a obra arquitetônica do museu, ao contrario só soma a já belÃssima edificação, é um local dedicado as artes e assim deve ser, passo quase que diariamente ali e a obra dos Gêmeos deram cor e vida ao lindo museu.
era mais bonito branco mesmo
Benvindo?
Ficou muito bom!!!! Ao herdeiro infeliz fica a dica: Dá para comprar o museu e pintar tudo de branco.
Já diria Romário: calado é um poeta.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Grafite de Osgêmeos no Museu Oscar Niemeyer deixa bisneto do arquiteto 'em prantos' Voltar
Comente este texto