Ilustrada > Steven Pinker quer entender por que tanta gente foi irracional na pandemia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Pablo Fonseca

    O protagonista do artigo não é Pinker. O protagonista da irracionalidade humana somos todos nós que negamos a ciência, negamos o inconsciente humano, negamos o quanto somos arrogantes, violentos, mesquinhos, preceituosos, racistas, preguiçosos, picaretas de caretas de carne, osso sangue e ancestralidade. Não faz sentido lógico que uma raça que se diz boa cometa tantas atrocidades. Em milhões de anos de evolução Pinker pode ser considerado o 0,0000000001% que evolui das cavernas. O resto é lixo!

    Responda
  2. vera lucia

    Muita gente foi irracional é verdade e concordo como as emoçoes ou os vieses cognitivos podem atrapalhar, mas muitas pessoas tambem foram enganadas , como no caso do Brasil, pelo nosso desvairado presidente Bolsonaro, que mentiu desde o inicio da pandemia e confundiu a cabeça de muitas pessoas, que tem mais dificuldade de enxergar quando alguem esta mentindo descaradamente, com fez bolsonaro. Nosso presidente merece ser preso, ir pra cadeia mesmo, por ter condenado à morte milhares de vidas.

    Responda
    1. Pablo Fonseca

      Essa tal de muita gente foi enganada é que é a mentira que Pinker estuda. Anseios violentos, racistas e religiosos é que não sabem e se negam a conviver com a ciência e o progresso civilizatório democrático. As pessoas são preguiçosas como chimpanzés, violentas e racistas por negação a ciência e a educação. Lutam pelo poder como talebãns com a desculpa de que estão seguindo ensinamentos divinos. Trevas minha cara, o Brasil mostra sua face neolítica porque gosta e quer ser escravizado.

  3. Pablo Fonseca

    Steven Pinker é um exemplo claro de como uma vida acadêmica séria, dedicada e determinada naufrága na opinião pública comum em tempos de talebãns, trumpistas, bolsonaristas e outros marketeiros de rede social pseudo alfabetizados. Dúvido que alguém aqui tenha lido um livro inteiro deste cientista. É de uma leviandade e cara de pau tão grande querer resumir seu conhecimento que tanto o artigo pessimamente escrito e requentado quanto os comentários são bizarros e ridículos.

    Responda
    1. Julio Cesar de Siqueira Barros

      Esse comentário parece ser, na melhor das hipóteses, uma auto crítica...

  4. João Melo

    As famílias donas da Rede TV, do SBT, o grupo religioso do Sr. Macedo dono da Record, bolsonaristas ideológicos e por interesse econômico, assim como as famílias donas desse jornal, do grupo Globo, do jornal Estadão, apoiadoras do liberalismo de mercado de partidos como PSDB e PL, têm interesses exclusivamente em seus negócios, mesmo com todas as mentiras (negacionismos) noticiadas.

    Responda
  5. João Flávio de Almeida

    Faz tempo acompanho a retórica de Pinker - muito recortada, não enxerga nem quer enxergar para além dos muros positivistas. Queria mesmo era vê-lo explicando o motivo pelo qual tantos médicos receitaram cloroquina, queria vê-lo explicar a enxurrada ideológica dentro da ciência em pleno séc. XXI.

    Responda
  6. virginia maria de oliveira

    Esse professor que não conhece a teimosia do Luiz Carlos Heinze. Nada demove. Acho que nem a morte!

    Responda
    1. rodrigo vaz soares

      Esse é fácil de entender. Tem "interésses" que o sustentam, sem falar nos próprios.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.