Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RODRIGO NAFTAL

    Lula ao alçar como prioridade a regulamentação da imprensa aproxima-se mais da pauta bolsonarista do que de uma oposição. É preciso tomar cuidado na construção de um discurso de coalizão.

    Responda
  2. RODRIGO DORNELLES

    E está certíssimo. Muito mais difícil do que ganhar a eleição será governar. Ainda mais com o bolsonarismo, que, infelizmente, não deixará de existir depois que Bolsonaro for chutado nas urnas.

    Responda
  3. Hercilio Silva

    Caso essa aliança entregue os trabalhadores a sanha neoliberal, perde os movimentos sociais e sindicais que na prática garantiram sua saída da cadeia. E aí não há nada que dê jeito.

    Responda
  4. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    PT sempre governou com 'aliados' e os híbridos de todos os tipos do PP ao PSDB, passando por 'oligarcas' donos do poder econômico privado. Vandalizaram as ricas estatais: Petrobrás, Correios, BNDS. Raio de ação política e cooptação baseado no liberou geral. Compra e venda de poder. Nenhuma novidade por aí. É preciso alternativas a este partido já mostrou como funciona sua arte de fazer política. PT é velharia regressiva, sem a possibilidade de transformação .../Claudia F.

    Responda
  5. Luciano Napoleão de Souza

    Lula é ladrão.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Napô mora no bolsonaristão, sem feijão, sem arroz e com um fuzilzão.

    2. RODRIGO DORNELLES

      Pois roubou o coração (do Merval), com seu coxão. [Fim do poeminha]

    3. MARCOS BENASSI

      Napô é bobão.

  6. Orasil coelho pina

    Esta aliança o PT e o Lula já fizeram em todo o tempo que estiveram no Governo, ninguém deve se esquecer do Mensalão, Petrolão e CENTRÃO!!!!

    Responda
  7. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Ao invés de uma geringonça portuguesa, poderíamos pensar em uma rebimboca da parafuseta para a governança que se instalará em 2023.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, excelente sugestão. Contudo, dada a complexidade da bbbaagaça aqui, tem que ser a meta-super-pós-rebimboca da ultra-mega-blaster-parafuseta!

  8. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Ao invés de uma geringonça portuguesa, poderíamos pensar em uma rebimboca da parafuseta para a governança que se instalará em 2023.

    Responda
  9. Luís Cláudio Marchesi

    O Lula paz e amor agora é PT paz e amor? Vamos jogar no lixo da memória brasileira todos os escândalos petistas em 13 anos de governo? Bolsonaro não será reeleito. Ponto. Mas daí, o PT querer abrir diálogos com centro esquerda e centro direita? Malandragem pura. É queer ganhar a eleição com alianças importantes e ao mesmo tempo esquecer as falcatruas petistas. Bater em Bolsonaro é chutar cachorro morto. Tem mais gente competente no cenário político nacional e maior que o PT e o Bozo!

    Responda
    1. Guilherme Nobre Souto

      O professor Wilson Gomes, lá da baêa, faz uma reflexão , lá no twitter, sobre sobre a canseira lenta dos nem nem..., pô, assume logo a quedinha pelo projeto extremo que, hoje, é representado pelo inominável, aliás, fica mais fácil e mais honesto , mas, e a hipocrisia? Sobre os desmandos do pt, que a justiça, sem os desmandos da lava jato, cuide disso, não acha?

  10. NACIB HETTI

    Lula governou em nome da esquerda mas com a direita. Seu vice era líder de cartel. Seu presidente do BC era banqueiro internacional. As redes de comunicação eram contempladas com gordas verbas. Seu Concelho Econômico era presidido por um líder da cartel e composto dos outros carteis. As grandes corporações eram prestigiadas com financiamentos. Quanto as empreiteiras não se precisa comentar. E a esquerda pensava que estava no poder. Se voltar assim vai ser bom para todos nós.

    Responda
  11. NACIB HETTI

    Lula governou em nome da esquerda mas com a direita. Seu vice era líder de cartel. Seu presidente do BC era banqueiro internacional. As redes de comunicação eram contempladas com gordas verbas. Seu Concelho Econômico era presidido por um líder da cartel e composto dos outros carteis. As grandes corporações eram prestigiadas pelo BNDES. Quanto as empreiteiras não se precisa comentar. E a esquerda pensava que estava no poder. Se voltar assim vai ser bom para todos nós.

    Responda
  12. João Perles

    Existe sim vida inteligente além da esquerda e é natural que os partidos e candidatos busquem espaços e alianças eleitorais com quem seja possível dialogar no campo democrático. Mas, porém, contudo, é difícil acreditar que o PT esteja ciente sobre qual país será deixado por Bolsonaro e que Lula não queira o poder movido apenas pelo desejo de vingança. Lula terminou seu segundo mandato com mais de 80% de aprovação e ainda assim não avançou sobre grandes chagas históricas. Tendo a duvidar!

    Responda
  13. Paulo Silva Barbosa

    Já vimos este filme ! O passado voltando com esta ideias e sugestões que não chegaram lugar nenhum e como agora só decepções . Nossas opções atuais até agora apresentadas , só ajudam o país ficar neste pântano que se encontra. Não acredito em salvador da pátria quer da direita ou esquerda .

    Responda
  14. Luciano Napoleão de Souza

    Algumas ponderações: a Foice se transformou em assessoria de imprensa do PT. E já imaginaram o que a imprensa subversiva nacional faria se fosse Bolsonaro que propusesse a regulamentação da mídia?? Favor não censurar.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      O que é que tem de ponderado nesse blá, Napô? O Bozo, se pudesse, não regulava: botava em cana. Vade retro, sô...

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Imagina, né, Lulu? Ainda bem que o genocida psicopata só propõe um golpe de Estado com a população armada com fuzis.

  15. Carlos Manoel Caiafa

    (continuação). A condenação de 1a. instância foi ratificada por cerca de 10 juízes. Ou seja, ele teve os processos anulados, mas a culpa foi demonstrada pela justiça. Não vai responder pelos crimes, mas a culpa dele continua comprovada. Se a eventual 3a. via fizer um discurso consistente, dificilmente ele se reelege.

    Responda
  16. João Leite Leite

    Como assim PT fala em governar com aliado fora da esquerda? O PT Governou 14 anos com a extrema direita. Esquerda é só para enganar a tropa.

    Responda
  17. Carlos Manoel Caiafa

    O Lula tem "buracos" imensos ainda não explorados pelos adversários. O maior deles é o estado lamentável em que deixou as contas públicas - inversão do superavit de 2,5% do PIB para deficit de 1,7%, recessão acumulada de 7,8% do PIB, além do comprovado ataque ao erário via Petrobras. E mais, ele vem se apresentando como um injustiçado que foi absolvido pela justiça. O caso não é esse, ver continuação.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      E os super buracos do bolsonaro em menos de 03 anos são agradáveis? E ainda por cima esgota as nossas almas ter um ser tão desqualificado e perverso no descomando do país, que interdita qualquer debate porque é um autoritário. O PT nunca ameaçou a democracia e nunca nos deixou neste estado de tensão e medo permanente que o pulha nos deixa há quase três anos. A saída de bolsonaro é uma questão de sobrevivência física e mental.

  18. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Sem novidades no front: o PT governou exatamente assim durante os treze anos de mandato. Não foi um governo de tendência esquerdista; basta ver como não se tocou na estrutura da terra. O último ato de Dilma foi inaugurar Belo Monte, gigacriticada pela esquerda.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Opa, boto a maior fé, caro Vanderlei, não desdigo um A: passei muito bem nos anos Lula, só moro bem, por conta da prosperidade coletiva dessa época. E lastimo que esteja sendo repetida a fórmula da desdita da esquerda no poder: abre-se as pernas sem grande critério...

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Meu caro marcos: Sou benefiário de políticas petistas: passei em quatro concursos para área federal, porque investiu-se em educação, expandindo unversidades. pude comprar e pagar minha casa pela caixa econômica, pois a taxa de juros foi favorável e pude me planejar. O que estou dizendo é que, há muito tempo o Partido abandonou o figurino de esquerda e faz alianças com a direita: basta lembrar o abraço de Lula e Maluff para celar o apoio a Addad em 2012.

    3. MARCOS BENASSI

      Ora, pois. Mas tinha mais cuidado com a pobretalha.

  19. Fabio Silva Neves Santos

    Coloque oposi ção ( P M D B) na vice e depois chore q foi gópi kkk Nada novo sob o sol

    Responda
  20. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Ou seja, tudo para vencer a eleição e chegar ao poder. Depois...Felismente a última eleição demonstrou que não bastam esses conchavos de gabinete para chegar ao poder. O povo tem acesso a informações e vai aprendendo a se livrar dessas manipulações de quem só quer o poder pelo poder.

    Responda
  21. Paulo Watrin

    Ratificando a tese de que autocrítica é coisa pra otário, Lula segue o seu projeto de poder, disposto a meter as mãos na lama. É um guru sem turbante, incapaz de levar a efeito uma coalizão de forças que não seja formada por acólitos. Uma pena que seu carisma a isso se presta.

    Responda
  22. José Eduardo de Oliveira

    O PT sempre fez isso. Vide seus vices...kkk

    Responda
  23. MARCOS BENASSI

    Bruno, caríssimo, me explique aqui uma coisa, por favor: qual a mínima fagulha de ineditismo você encontra na aproximação com a Direita, tanto as direitas quanto as pútridas? Você menciona "uma ala mais pragmática" como se não fosse, toda a Diretoria, d um pragmatismo que beira o (auto)traiçoeiro. Na Escola Trabalhadora de Samba tá faltando é Baiana e Velha Guarda que lembrem ao pessoal o que deu errado na última temporada no Olimpo: cheira que tais memórias caíram no ostracismo e no olvido...

    Responda
  24. RICARDO ARANTES MARTINS

    A matéria é boa e fala em estratégias de coalizões. mas o título induz a outra Coisa. Com efeito, ao narrar "Ala do PT fala até em governar com aliados fora da esquerda" da impressão que o PT governou sem ele. Ao contrário todavia notamos. Por exemplo O Líder dos Governos Lula e Dilma no Senado foi Romeró Jucá. Vários ministérios com partidos de direita e, conforme vimos no Petrolão, eles tinham, inclusive, diretorias inteiras para seu bel prazer na Petrobras. O título da matéria não faz sentido

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ou, caro Ricardo, até faz: tal como muitos dos personagens são os mesmos da alvorada do milênio, a frase cairia bem em 2000. O título da matéria faz sentido, sim, há 20 anos...

  25. isaque almeida

    lula esta eleito segundo as pesquisas, ja passou dos 90% de intençoes de votos

    Responda
    1. Paul Muadib

      Menos Isaque, menos...

  26. tamara carvalho

    Acalme-se, Sr. Bruno. O PT já governou assim antes. Daí o resultado que vimos nas manchetes. Mas isso nem é tão novo assim... de 1500 para cá vem acontecendo com bastante frequência. Só que não dá mesmo para reeditar nazi-fascismo. Então, vamos de menos mal...

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Oxalá nos livre, mas se o caso, será aos 45 do 2º tempo.

  27. João Batista de Souza

    Que chatice. Aposto que apoiu Bolsonaro e agora fica com esse post. Acho que a FSP não deveria permitir.

    Responda