Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valdir Teixeira da Silva

    Fazendo uma analogia com o mundo real: qualquer um pode copiar a Monalisa que não vai valer nada, porém só há uma original $$$, com os traços do Leonardo da Vinci

    Responda
  2. Lucas Brito

    Ainda não me convence. Me parece extravagância de milionários entediados.

    Responda
    1. Fagner Mascarenhas Ribeiro

      Só mais bolha que vai flopar num futuro próximo

  3. MARCOS BENASSI

    Pra variar, interessantíssimo, caro Ronaldo! Essa é uma coisa sobre a qual vale a pena ler e se aprofundar. Há algo de muito curioso nisso: ao associarmos um token a um objeto digital e podermos ter controle e atribuir valor a ele, restabelece-se - ao menos parcialmente - um atributo nativo a noção original de hipertexto, fundante para a internet moderna. Tal como concebido por Theodor Nelson, o "docuverso" era composto por elementos únicos, identificáveis, compartilhaveis e com valor monetário.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Obviamente uma discussão curta para um artigo, o que dizer um comentário. Mas valeria a pena explorá-la, creio.

  4. Camilo A P Oliveira

    Parece que o NFT resolveria o problema do direito de autoria...todo e qualquer autor de alguma coisa receberia uma taxa pelo uso do conteúdo.. Talvez até para o problema das fake news...para inserir conteúdo na internet você precisaria de algum tipo de código no modelo NFT para identificar o autor.

    Responda
  5. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Se considerar o custo ambiental que é preciso para manter os NFTs, o impacto é muito maior. Aquecimento global é para a vida toda.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Mmmmmmm, ainda preciso estudar e entender melhor os conceitos e processos da coisa... Grato do esclarecimento, Roberto!

    2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Marcos, o problema é realmente o custo energético. A maioria destas redes que garantem a autenticidade de NFTs, ou blockchains no geral, são em países que usam termoelétricas para gerar energia. As redes têm que ficar ligadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano para garantir a autenticidade. Esta energia poderia ser gasta em outras coisas, que não ostentação, já que o futuro no planeta está em jogo nisto.

    3. MARCOS BENASSI

      Essa não é uma questão desprezível, caro Roberto. Contudo, pergunta: não havendo "mineração", não a dispêndio energético para a manutenção do registro do token, certo? Ou tem aí alguma sutilezas que me escapa?

  6. Hercilio Silva

    Se cobrar o meme ele acaba. Vão fazer um novo pra não pagar.

    Responda
    1. Hélio Barbosa

      Exato, Hercilio. Só viram memes porque são de graça. Se tivesse que pagar, seria, no máximo, um compartilhamento de um pequeno grupo mais afortunado e perdulário...