-
Amarildo Caetano
Joåo Goulart disse que faria reforma nem que fosse na marra.A elite com, a ajuda do Tio Sam o derrubou .Muitos latifundiários são estrangeiros.
-
José Cardoso
Estava vendo ontem um filme sobre algo semelhante que os EUA tentavam fazer com os Sioux no final do século 19. Um deles observava que esse conceito de "dono de terra" nem existia em sua língua. A existência de quilombos, como uma propriedade de terra mais ou menos coletiva, não teria vingado em várias regiões do Brasil por estar mais próxima do modo de vida dos reinos bantos na África?
-
MARCOS BENASSI
É, cara Ana, o bagúio é lôko, e essa estratificação que você indica é, certamente, apenas o sintoma mais amplo. Algumas especulações: as propriedades geridas por "pretos" tem menor densidade tecnológica quando comparada com a de "brancos". É mais fácil obter financiamentos bancários para o branco do que para o não-branco. Entre propriedades comparáveis, as "brancas" estarão mais próximas as cidades, com produção voltada para seu abastecimento; as "pretas" mais distantes e de subsistência.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.