Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fatima Marinho

    Quem me dera ao menos uma vez. Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem. Conseguiu me convencer que era prova de amizade se alguém levasse embora até o que eu não tinha. Quem me dera ao menos uma vez Provar que quem tem mais do que precisa ter, Quase sempre se convence que não tem o bastante. Fala demais por não ter nada a dizer. Quem me dera ao menos uma vez Que o mais simples fosse visto Como o mais importante, Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente. Tentei chorar e não consegui

    Responda
  2. GABRIEL DELANE DE GOUVEA

    Querer que este país seja decente é muita pretensão.

    Responda
  3. wilson kfouri

    Esse desgoverno formado por um bando de loucos chefiado por um miliciano psicopata é apoiado por grileiros, desmatadores, garimpeiros, o agronegócio predatório, milicianos assassinos,políticos e militares corruptos, pastores evangélicos vendilhões do Templo et caterva. Dentre eles Adriano Nóbrega, deputada pastora Flordelis,vereador Dr.Jairinho e por aí vai...

    Responda
  4. Claudio Belodi

    Vai morar com eles. Daria uma bela Pagé.

    Responda
    1. Claudio Belodi

      Dona Fátima Marinho - é uma bela escolha, vá.

    2. Fatima Marinho

      Por que não? Indígenas tem uma vida comunitária cheia de solidariedade, diferente da sua, cheia de inimigos e ódio. Que pena tenho de vc Cláudio.

    3. wilson kfouri

      Deixa de ser grosso rês do gado bolsonarista

  5. Paulo Azevedo

    Já estamos fartos, nós que temos algum juízo, deste ser chamado Bolsonaro; só sabe criar e alimentar problemas, que já temos aos montes. Minha vontade é parar de assinar este jornal para não ter ver o nome desta criatura fantasmagórica que surgiu do esgoto da ditadura. Eu não aguento mais ver tv e ouvir rádio também; pois lá surgem outras "coisas" que fazem pregações "religiosas" para arrecadar milhões para suas contas. Estou farto deste país que nunca será uma nação. Chega de desgraça!

    Responda
  6. João Braga

    Os índios brasileiros, são em torno de 500 mil pessoas, 0.4 % da população, e detém 14% do território nacional. Não se esqueça Christina que restam outros 213 milhões de brasileiros que também querem direitos a moradia, alimentação, ...

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Braga, Seus dados estão incorretos. De acordo com o último censo em 2010, foram contados 900 mil indígenas, sem considerar os indígenas que vivem sem contato com gente como vc. Atualmente há mais de um milhão de indígenas, 300 etnias e 250 línguas diferentes. Quando Cabral chegou eram 10 milhões de indígenas, gente como vc assassinou a maioria e não quer deixar que eles continuem a viver. Não há terra que pegue o mal feito aos indígenas. Vc quer terra para latifundiários, quantos são mesmo?

    2. João Braga

      Ana Ferraz, além de petista soberba e mau educada, vc nunca deve ter plantado um pé de alface. Mas deve gostar de sentar no buteco, Chopp, petiscos e ali resolver os problemas do país. Peça um aumento da sua mesada pro papai, compre uma camiseta com a estampa do Boulos, e não me amole...afee...

    3. Marion Brepohl

      Hahaha. Mas até nesse tema vc qies vir de olavismo Braga. Por favor. E Oi r que vc sequer é pago pra fazer o cervicinho

    4. Ana Ferraz

      Então, João Braga, temos milhares de terras disponíveis para bois e não para gente. Nas cidades, mais milhares de terrenos desocupados por pura especulação e outros tantos edifícios abandonados e o problema da moradia no Brasil será resolvido não reconhecendo os direitos da população indígena? Poupe-nos de sua incapacidade de proferir um argumento com alguma lógica!

    5. FLAVIO Costa

      Enquanto isso, mansões são compradas em Brasília

  7. Paulo César de Oliveira

    Por que não estabelecer o Marco Temporal em 21 de abril de 1500 e devolver todo o país aos indígenas?

    Responda
  8. MARCOS BENASSI

    Querida Cristina, eu não quero banalizar o teu texto, mas preciso apontar meu dedinho pra isso: os que pretendem cometer tal indecência, dizem ser cristãos. Ah, é mesmo? Cristãos... Compaixão para com aqueles que perdem seu modo de viver, sua cultura, o espaço onde caçar, cultivar e onde estão seus mortos? Que a 500 anos se acomodam ao invasor? Que nos deram a cara de todo norte do país, as farinhas, os olhinhos puxados? Cristandade de Herda desses covardes, isso sim. Empatia agora é doença...

    Responda
  9. sebastiao assis mendes neto mendes neto

    Belo recado ao Supremo, Cristina Serra.

    Responda
  10. filipe moura lima

    Reservas indígenas são também reservas de bioma, são santuários ecológicos. Daí a importância de preservá-las e ampliá-las.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ainda por cima isso, caro Filipe: o território indígena é objeto da cobiça e do desvario do pior que há do Agro e do extrativismo - e da grilagem pura e simples. Ainda assim, conseguem ser tremendamente mais resistentes à barbárie do fogo e do desmatamento do que áreas não indígenas. Ao invés de aproveitar isso, querem chutar para fora os guardiões. É demais.

  11. filipe moura lima

    O asmodeu anda dizendo que não vai acatar decisões pró-indígenas do STF. Vejamos então.

    Responda
  12. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

    Registro que não tenho simpatia pelo Bolsonaro e muito menos pelo Lula. Todas as etnias existentes no Brasil já tiveram suas terras demarcadas. O total representa 13% do território brasileiro. Os Xavantes, por exemplo, em MT têm 1.600.000.000 hectares demarcados, para 12mil índios. Hoje tramitam na FUNAI mais de 600 processos de demarcações com o escopo de ampliações de reservas, que correspondem a mais 17% do território. Que fique bem clara q se tratam de fatos. Não de opinião.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ah, então tô trankilão. Pega lá o fuzil do Bozo e vamos pra cima desses índios invasores. Vamos fazer uma PEC para reservar o território do país pra nós; montamos umas trincheiras com os confortos da Havan, alimentamos as tropas com os hambúrgueres do Madero, vestimos uniformes da Riachuelo. E bala na cabecinha, se o cocar cair, dá ponto extra!

    2. Valdir Ferreira

      Eles deveriam ter muito mais que 17%, foram e continuam sendo invadidos e marginalizados desde 1500.

    3. filipe moura lima

      Luiz, pelas suas contas, os Xavantes ocupam 16 milhões de quilômetros quadrados, que é praticamente o dobro do território brasileiro. Que mágica é essa?...

  13. SERGIO saraceni

    Bolsonaristas querem matar toda essa população indígena. Aliás, eles querem matar o Brasil. Respiramos por aparelhos.

    Responda
  14. MARCOS CESAR MORAES

    Temos um problema com os povos indígenas e ainda não resolvemos. Há quem use o agronegócio para espalhar terror, o que é um erro. O agronegócio lícito, que ocupa a imensa maioria do território nacional não tem nada a ver com isso. A questão é, de fato, com pessoas que usurparam recentemente terras indevidamente. E olha que serão indenizadas. Não há o que temer que está na lei.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Entendi

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O agronegócio é no mínimo condescendente com a bandidagem ruralista, criminosos que desmatam ilegalmente, contrabandeiam madeira ilegal, promovem a grilagem de terras da União e indígenas, expulsam povos originais e pequenos agricultores de suas terras, incendeiam florestas e assassinam líderes ambientalistas. Nunca deixaram claro que não se confundem com eles e ativamente promoveram mudanças ha lei ambiental para favorecer desmatadores e envenenar rios e terras com agrotóxicos nocivos.

    3. MARCOS CESAR MORAES

      Corrigindo - Daniel. Desculpe.

    4. MARCOS CESAR MORAES

      Concordo, Daniela. São 500 anos de extermínio. Só quis me referir a um certo terrorismo que alguns grupos estão fazendo neste momento e usando o agronegócio. A questão de demarcação de terras é bastante pontual em termos territoriais nacionais. Não é correto colocar ruralistas no meio.

    5. Marion Brepohl

      Não sei amigo. Creio que a questão é bem mais ampla e profunda que isso. A questão não é "pessoas que usurparam recentemente", mas o longo processo de quase completa usurpação e extermínio que se perpetuou ao longo dos séculos

  15. Ary Dantas oliveira Junior

    Vamos voltar para 1500 e quem não for Índio deve sumir desse pais. Pronto, resolvido.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Como vocês são idio.tas, Deus do céu! De que bueiro vocês vieram? Ainda bem que está chegando a hora de nós livrarmos de vocês. E, realmente, democraticamente. Já que nossa elite escravocrata não permitirá o impeachment. Em 2022, vcs e o Genocida Psicopata serão empurrados de volta para o esgoto de onde vieram.

    2. MARCOS BENASSI

      Falar pra você, Ary, não é má ideia. Os Bozofrênicos caminham mesmo em direção à idade média; a gente faz uma escala no século 16, resolve esse problema, e continua regredindo até o século 11, onde eles ficarão confortáveis. Eu só vou sentir falta do banho todos os dias, mas isso eu faço escondido, tudo bem.

    3. Marion Brepohl

      Que tolice. Da até a impressão que vc fica bravo qdo falam em ter que reparar erros graves do passado e sobre os quais todos temos responsabilidades. Entre voltar a 1500 ou buscar não só reparações mínimas, mas tb impedir a continuidade do chrime, há uma distância gigantesca

  16. MAURO vasconcelos reis

    Há no Brasil uma tendência à relativização de tudo, e consequentemente nada e tudo significam coisa alguma. A expressão "terras que tradicionalmente ocupam" fala sobre posse, sem títulos de propriedade, de terras permanentemente ocupadas. Se é questionável do ponto de vista moral, é uma outra história, mas que se respeite o que foi promulgado.

    Responda
  17. Antonio Ivair Arrais

    Cristina Serra, que tal uma emenda constitucional retroagindo a 1500, quando Cabral chegou aqui? Seria legal né? Todo o território brasileiro para os índios, já que em 1500 eles eram os únicos donos dessas terras. Que maravilha!!! A justiça sendo feita aos povos indígenas. Cuidado com as baboseiras que vc publica Cristina, o seu ídolo nove dedos ,já disse que vai regular a imprensa. Já pensou?

    Responda
    1. FLAVIO Costa

      Os índios não precisam de terra, agora estão comprando mansões em Brasília

    2. MARCOS BENASSI

      Ôôôôô, Antonio, tem toda razão, acabei de propor rigorosamente isso ao nosso coleguinha Ary. Mas 1500 não basta, passou da idade Média; eu tinha proposto o século 11, mas podemos regredir ainda mais caso seja de seu agrado. Lá pelo século 8, chega?

    3. Valdir Ferreira

      Jose Padilha , parabens pelos excelentes comentarios sempre na jugular da ignorancia.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Regular a imprensa não significa censurar, como vocês gostariam, mas não permitir que duas ou três famílias controlem todos os principais meios de comunicação, coisa que, aliás, existe em muitos dos países mais civilizados do planeta. Não são vocês que vivem se queixando da Globo e seu poder? Pois é!

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Devido ao genocidio praticado até os dias de hoje não há mais índios suficientes para popular o território onde na época havia milhões. O que se pretende, e você sabe muito bem disso, é preservar minimamente aos poucos remanescentes o seu direito ancestral ao seu modo de vida, cultura e tradições, o que é impossível sem as terras que ocupavam. Basta de genocídio, já não chegam os 600 mil mortos na pandemia? ainda não saciaram a sua sede de sangue?

  18. Marion Brepohl

    Parabéns Cristina. Essa é mais uma página terrível da nossa história. E o tratamento que se tem dado hj, típico dos bozolides, é muito triste. Seres cureis e co.vardes que sempre agridem os mais fracos

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      O que será que era o "cureis", que descorretor ortográfico deformou? Hahahahah?

  19. Salete Conceição Possebon

    Pode ser que tenhas que entregar tua casa ou apartamento ou nunca habitou Índio onde Você mora?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Jesus da Goiabeira, e a figura têm "Conceição" no nome. Isso daí não é uso indevido, não? Vosmecê não pode interpor pelo menos alguma questão de copyright, só para não queimar o filme da Sua família? Eu, hein?

    2. Marion Brepohl

      Ai ai... Na segurança nada década do século XIX, ainda há gente que pensa assim. E pior: vota com base nessa mentalidade

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Possebon, o problema é que não há mais índios suficientes para isso, já foram todos assassinados. O que se quer é preservar os direitos dos poucos que restaram após o genocídio, que ainda persiste. Os 600 mil mortos na pandemia ainda não saciaram a sua sede de sangue?

    4. SERGIO saraceni

      A estupidez humana não tem limites. Não é mesmo, Salete??

  20. Marcelo Rod

    Os proprios indios, precisam respeitar sua cultura. Um monte de casa de tijolo e cimento, na aldeia Sateré, no meio da Amazonia...Aí, ta tudo tudo perdido...Discurso de tribo indigena e aldeia em Guarulhos, nao cola mais. Se dêem o respeito, antes dos outros

    Responda
    1. Ademar Barros

      Bom dia Benassi, hoje vosmecê tá inspirado.Parabens!

    2. MARCOS BENASSI

      Que cultura, caro Marcelo? Saber fazer uma choça ou uma oca, em muitos lugares, perdeu-se. Saber colher sapê, na hora certa, trabalhá-lo; precisa haver sapê, há lugares que já perderam a planta; bobeou, o miserável aprendeu construção civil trabalhando para Branco, para não morrer de fome. Cultura é comida, e o cara só come a cesta básica, porque não tem terra nem semente. O bagulho é louco é complexo, meu caro...

  21. Alline Figueira

    Parabéns pela clareza, Cristina.

    Responda