Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Não consigo tolerar os intolerantes, mas ao mesmo tempo não dá para desconsiderar a insuficiência do excesso de tolerância. .../Claudia F.

    Responda
  2. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    Falou pouco, e bem apurado

    Responda
  3. MARCOS CESAR MORAES

    Joel foi bem no texto. A discussão de ideias nunca poderia levar à intolerância, porquanto a discussão pressupõe a admissão de pontos de divergência e convergência. Impedir é sempre perigoso, assim como ignorar o mal de uma ideia moralmente reprovável. Como se saber se a ideia é reprovável? Discussão, argumentos e superação (se possível). O que importa é garantir a existência de um ambiente aberto nesses termos.

    Responda
  4. Paulo Chaves

    Agora Joel? Que tal reunir seu grupo "podemos eleger o tal, porque as instituições são fortes e o importante é tirar o PT" . Reúna o amigos e faça o trabalho. Vocês colocaram, vocês tiram.

    Responda
    1. misael pacheco

      Comentário absolutamente oportuno!

  5. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Hoje está cheio de intolerantes com muita intolerância com quem aplicou o paradoxo de Popper, ou seja, foi intolerante com intolerantes… dá para entender?

    Responda
  6. Reinaldo da Silva

    Joel pertence a uma mídia inescrupulosa, a Jovem Pum!. Fazer referências e resumidas monografias de pensadores em artigos como você faz não o absorve de sua atuação como indivíduo público. É isso que importa: o comportamento que os indivíduos desenvolvem em suas manifestações públicas, suas escolhas ideológicas. Então, meu caro, não se escore em pensadores, tentando conceber uma formulação que você não pratica numa mídia que defende o neofascismo. Não dá para separar "o joio do trigo"

    Responda
  7. eli moura

    ichiii percebeu agora? algumas mentes são lentas lentas lentas, mas quando veem que estão ficando sozinhas mudam a posição. Vá conversar com a amiguinha rocha de um monte de montes, sua aliada, liga para ea e diz que é hora de mudar, porque a percepção dela parece ser lenta lenta lenta....

    Responda
  8. CARLOS BECKER

    #mitonacadeia

    Responda
  9. José Augusto Bernabé

    Boa pergunta, como ser "tolerante" em uma Sociedade majoritariamente Conservadora como a nossa, dominada por uma minoria festiva e permissiva a quebra dos princípios dos bons costumes? Como ser "tolerante" com uma minoria festiva que insiste em igualar todos os gêneros e pior, insiste em preparar crianças para o sexo prematuro até em Desenhos Animados. Ora, Joelzinho, bonito texto para tornar o JB boi de piranha para passar a "boiada" do Sodoma e Gomorra.

    Responda
    1. misael pacheco

      Fora Bolsonaro!

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      O comentário - assim como a coluna, em menor grau - procura se fazer de desentendido para criar uma falsa impossibilidade de controle de idéias contrárias à própria liberdade. Aqui está muito mal disfarçada a intenção de controle de comportamentos de outros que, no limite, não deveriam dizer respeito a quem é 'conservador', criando polêmicas vazias para deixar de debater problemas sociais reais.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Tolerância exige capacidade cognitiva e honestidade. É difícil conjugar as duas características num mesmo indivíduo. A capacidade cognitiva leva à compreensão das razões e valores alheios, ao tempo em que a honestidade impõe reconhecer as próprias limitações e as obviedades das circunstâncias e ambientes.

  10. Virgínia Oliveira

    A tolerância excessiva levou Bolsonaro ao poder. Quando ele esbravejava nos programas de TV, destilando suas ideias abjetas, muitos davam de ombro. Poucos se insurgiam contra, indignados. Deu no que deu.

    Responda
  11. Claudio Belodi

    Pergunta fácil de responder: v o c ê.

    Responda
  12. José Cardoso

    Não acho que dê para separar palavras de atos completamente. Uma cena clássica de filme: a mulher não gosta de uma cantada e dá um tapa na cara do sujeito. O homem apenas teceu opiniões, às quais ela poderia debater ou objetar civilizadamente. A agressão física não pode ser tolerada...

    Responda
  13. Amarildo Caetano

    Os i intolerantes não toleraram ver filho de porteiro na universidade e deram um golpe na Dilma.Resultado : o país voltou ao mpa da fome com direito à fila de ossos .E tem engenheiro dirigindo como Uber.A elite ecônomica convidou a classe mdia intolerante para. um drinque , esta recebeu um boa noite cinderela .

    Responda
  14. Richard Lins

    Falta só o impeachement, a invalidação da candidatura e a prisão. Uma das 3, todas juntas... só os tolerantes no poder executarem.

    Responda
  15. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Falta às instituições do Estado a compreensão desse paradoxo para agirem de forma mais assertiva contra os arroubos do Bozo e sua caterva. Serão engolidas pela intolerância, se não reagirem à altura.

    Responda
  16. Paul Muadib

    O gado bolsonarista que ter o direito democrático de acabar com a democracia.

    Responda
  17. MARCOS BENASSI

    O Popper era bom de paradoxo, né, Joel? A noção de que não há como algo ser científico se não puder ser desmentido é, talvez, o mais incisivo e fundamental esteio do método. Entretanto, dada a tosqueira vigente nas hostes Bozofrênicas, popper acaba sendo só um composto nitrílico, inalado pra ficar doidão e Soder legal com os concidadãos. Mary, a Poppins, distribuiria umas guarda-chuvadas e botaria ordem no play, se tivesse por aqui...

    Responda
  18. Olavo Cardoso Jr

    A esquerda, de uma hora pra outra, passou a posar de pacífica, tolerante e democrática. E as depredações da esquerda, falo das recentes Atear fogo em pneus, na praça dos Três Poderes é q? E invadir ministério, quebrando tudo q vê pela frente? E matar um cinegrafista mandando nele, à queima roupa, um rojão pelas costas que o atingiu na parte detrás da cabeça? E o jornalista, que foi atirado contra um ônibus em movimento, e por pouco não morreu? Sem falar na facada. Nada mais democrático, não é?

    Responda
    1. Henri Coelho

      Bem lembrada as ações. So um detalhe, jogar pessoas contra veiculos em movimento, foram bem trabalhadas num período entre 66 a 1975. Rojões e atear fogo nao foi contra o supremo? Vc e Napoleaozinho sempre com a tarefa de casa errada. 

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Esquerda sem hipocrisia não existe!!!

    3. MARCOS BENASSI

      Tão democrática que o Bozo, quadrúpede-sestroso-em-chefe, pôde chegar ao trono, sem violência alguma senão aquela que emanava dele próprio. Você mesmo, é exemplo impecável: é livre para rosnar, zurrar e rocinar o quanto deseje. E o faz, veja só que lindo.

  19. Eduardo Rodrigues

    Joel até é bem informado e se esforça p ter argumentos racionais, mas escorrega feio devido à seus preconceitos de rapaz liberal dos Jardins. Quem disse q para ser antifascita precisa ser violento e querer dar socos em outras pessoas? Essa visão distorcida vem de seu preconceito contra a militância de esquerda, onde estão os "antifas", com a qual me identifico, até por concordar com o argumento levantado pelo articulista: não se pode tolerar os intolerantes violentos. Mas sem socar ninguém.

    Responda