Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RODRIGO DORNELLES

    Perfeito! A elite brasileira dificilmente irá integrar ESG no processo de compra de dívida pública. Não só a elite dita produtiva, nossa elite financista é tão reacionária quanto os setores mais retrógrados do agronegócio.

    Responda
  2. newton penna

    O mercado financeiro tupiniquim sempre apoiou, apoia e apoiará o Bozo. Esse "manifesto" é a corporificação da Hipocrisia.

    Responda
  3. Maria Lopes

    Muito bem lembrado!

    Responda
  4. Luiz Fregonesi

    Excelente pergunta que dá moto ao texto. Se te entendi, cabe a pergunta: até quando os faria limers continuarão aficionados ao pequi roído?

    Responda
  5. Igor Cornelsen

    Investidores internacionais preferem investir em economias de mercado sólidas e em sistemas democráticos consolidados, tanto faz se em títulos ou investimentos produtivos. Sistemas democráticos eficientes são aqueles onde há harmonia entre os poderes. O Brasil não tem harmonia entre seus poderes, e tem uma economia onde o intervencionismo do presidente é conhecido. Vai pagar caro para rolar a sua dívida e vai crescer pouco.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Harmonia ou desarmonia entre os poderes tem de ter participação dos três, no nosso caso é só um que não está em harmonia, o executivo

  6. José Cardoso

    Claro que isso é considerado. É o motivo pelo qual nossos juros internos são mais altos historicamente que nos países desenvolvidos, e cresceram mais ainda nos últimos meses.

    Responda
  7. José Augusto Bernabé

    No meu "Economês" percebi que 2015 foi vendida ao Mercado as possibilidades do Pré Sal junto com a farra da Copa de 2014, ora o "Mercado" sempre ganhou em qualquer situação, pois especula sempre, o que pesa sobre as Dívidas são as Reservas e essas o BC tá segurando muito bem, o que não foi feito nos Governos anteriores.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Como não?, se estas reservas são dos governos anteriores, para né vai dizer que foi o bozo que as fez?

  8. Roger Z Moire

    ESG é o famoso "criar dificuldade para vender facilidade". Primeiro se cria, na mídia, uma série artigos favoráveis a "criar dificuldade". O próximo passo , " vender facilidade", será as "Consultorias de ESG" , em sua esmagadora maioria um bando de inuteis, que não conhecem nada do seu negócio mas serão remunerados a peso de ouro para emitir "Certificados de ESG".

    Responda
    1. jurandyr silvestre

      serão