Opinião > O fardo que a Folha precisa carregar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A defesa de Lula não teve direitos cerceados e a nulificação de processo com arquitetura legÃtima foi jogada por terra por defeitos que não causaram prejuÃzo a defesa. Parte do voto de um dos pouquÃssimos Ministros da Corte que desenvolveu sua carreira na magistratura por Mérito: Foi promotor de justiça do MP-RJ de 1979 a 1982. Em 1983, ingressou na magistratura como Juiz, aprovado em primeiro lugar no concurso. Foi juiz do Tribunal de Alçada, desembargador, Ministro do STJ, STF e TSE.
Um pacto pela impunidade uniu situação e oposição, setores da justiça e carÃssimas bancas de advogados. O Senado aprovou a manutenção do PGR no cargo simplesmente porque, como bem retratado por Conrado Hubner na sua coluna, ele implodiu a operação Lava Jato sem fazer qualquer distinção entre aberrações ilegais e combate à corrupção dentro da lei. Investigados, condenados e ex-condenados provisoriamente agradecem! Contribuintes apenas pagam a altÃssima conta da corrupção.
Sim, Rede Globo, FSP, e Demais Jornais e Midias em geral, tem, todos, as digitais nesse Desgoverno que se instalou no Pais a partir de 2018. O Circo montado em torno da figura do ex Presidente, só tinha um objetivo: tira-lo do Processo Eleitoral, para evitar retorno do PT ao Poder. Muitos foram enganados, mas não todos!
A FSP, além de ser madrinha do golpe de 2016 e do próprio desgoverno bozo, sempre fez coro para os grasnados do marreco. Mesmo depois do escândalo revelado pelo Intercept. O Brazil continua sendo governado pelo quarto poder.
golpe? tá,
Nem para isso os marqueteiros do P T foram originais! O Collor, conforme manchete da Folha de 7 de novembro de 1992, também aludiu ser golpe seu impeachment.
De fato, a Folha quer se sobrepor às decisões da Justiça. O impostor Moro deixa muitas viúvas e a Folha entre elas. A Folha tem um passado nebuloso quando se fala em democracia e direitos humanos.
Diferentemente do que pode parecer à primeira vista, a Folha não ficou mal na foto. Ao contrário, ficou bem, por ceder um generoso espaço ao contraditório. E que cada qual tire suas conclusões.
Só falta construir um altar para nele colocar o santo Lula! Talvez no sitio de Atibaia, quem sabe...
"Afinal, o mesmo sistema judicial, tão celebrado quando condenou, agora que absolve é posto em dúvida." B I N G O !!
Lamentável que a essa altura dos acontecimentos seja necessário reafirmar o ódio. O grave é que o uso do cachimbo não permitirá que a Folha desentorte a boca.
acho que o pessoal do aquário deve estar falando com o jurÃdico do jornal para saber como sair desse xeque. a meu ver, mate.
Lils raposão felpudão.
Parabéns à Folha pelo editorial de 26 de agosto. O Sr. Lula da Silva foi condenado em primeira, segunda e terceira instância no processo do apartamento e em primeira e segunda instância no processo do sÃtio. Lula contÃnua réu em vários processos. . O Brasil é campeão da impunidade graças à s distorções da Constituição, de alguns membros do STF (formado em boa parte por escolhas polÃticas), de enorme legião de polÃticos contraventores e de advogados como os que subscrevem esta matéria.
eduardo não lê as coisas e as notÃcias. por isso mesmo, acaba como o povo do aquário da dona folha, que não lê o próprio jornal que edita.
Eduardo, meu querido, você parou num tempo do passado e não saiu dele. Deixa eu te contar, depois desse tempo em que você se estacionou provou-se que Moro foi parcial, que as provas não existiram e que a Lava jato foi uma farsa. Volte logo para a realidade do Brasil de Bolsonaro, do aqui e agora, ao vivo e a cores, como um filme de horror, em todos os sentidos, inclusive sob o aspecto da legalidade.
A Folha é PT doente
Você não leu
* releiam
Devastador.
A FSP, via editorial, tem o direito que se poscionar sobre qq assuntos. Mas, deve fazê-lo sem atropelar os fatos. Quais sejam: 1. Todas as decisões proferidas pelo ex-juiz Moro foram anuladas; 2. Moro foi coniserado parcil pelo STF; 3. A justiça do DF rejeitou a denúnica do MPF para reabrir o processo do tal sÃtio e 4. Neste momento, Lula, é um homem, legalmente, livre sem pesar contra ele nenhuma condenação. A FSP pode falar "alhos e bugalhos" de Lula, mas, de forma honesta!
Excelente texto! Aprenda, Folha de São Paulo!
Que vergonha, Folha de São Paulo! Que tempos são esses em que juristas renomados precisam reafirmar aquilo que o mundo jurÃdico viu e denominou como o maior escândalo judicial desta terra de espalhafatos! E ainda fingem que não sabem por que perderam -- se um dia tiveram -- "credibilidade"... As más lÃnguas dizem que a Folha é madrinha das Fake News e avó do negacionismo. Pura maldade!
A Democracia morre por culpa dos polÃticos. Jogar derrota nas costas do Jornal ou dos eleitores? A democracia morre, porque polÃticos pensam em si, em seu projeto de poder. Repiso-me, é fácil jogar nos eleitores e na mÃdia a derrota. ah! Faltou aludir a comemoração do covid19 em maio/20(a Folha, que é criticada aqui e agora, nada publicou!)Tenho profundo respeito aos professor Celso Antônio, e demais,contudo , data vênia, a análise é panegÃrico a um polÃtico.
Por fim, Eduardo ,existem vidas inteligentes no Brasil fora da bovÃdea dicotomia lula e bolsonaro!Repiso-me, existem vidas inteligentes fora dos bovÃdeos:eles e vocês! Folha um jornal a serviço da Democracia? Tá...
Eduardo Luiz: Pesquise no Uol! Pesquise no globo, correio brasiliense etc.Aqui?Como é um Jornal a serviço do Lula ,parece-me nada ter publicado e nem seus imparciais colunistas. Pesquise e veja o deus Oportunista dizer com todas as letras!(Se o senhor souber pesquisar: ainda bem que a natureza criou esse monstro do coronavÃrus:19 de 5 de 20).
Neli, Neli… tsc, tsc, tsc. Os autores não escreveram isso que dizes e o Lula só comemorou covid nos zaps dos malucos.
Quando um texto é bem escrito dispensa comentários.
Agora, eu pergunto: Quando é que vão colocar este Moro e esse Dallagnol na cadeia pelo que aprontaram? As consequências no PaÃs estão aÃ, começando por 600 mil mortos pela Covid-19 até agora!
Perfeito!!!
Conheci a Folha de São Paulo em Cornélio Procópio. E lá me chamava a atenção uma frase estampada: um jornal a serviço de São Paulo. Pensava: como? Se estamos no Paraná? Depois, quando comecei a assinar, em 1994, o lema mudara: Um Jornal a serviço do Brasil. De uns tempos para cá nova mudança: Um jornal a serviço da Democracia. Lendo tantos elogios ao lula, penso que daqui a pouco a Folha vai mudar o lema outra vez: Um jornal a serviço do Lula.
José:quem comemorou a existência do covid19, merece meu maninque menoscabo
Parabéns e obrigado aos articulistas! A FSP nunca esteve a serviço do Lula, muito pelo contrário. Sem novidade. Pelo menos, hoje, teve a honestidade de publicar esse antológico artigo colocando toda a verdade sobre o processo contra Lula.
Xupa falha.
Excelente o texto. De uma lógica perfeita e com referências de fundamento sólidas
A FSP tem seu ridÃculo tb. Não é só pq se opõe ao Genocida que deixou de estar a serviço da nossa elite retrógrada escravocrata liberets. Haja visto toda a distorção e grd desinformação que promoveu frente a declaração do Lula qto uma nova legislação de regulação dos meios de comunicação
Que lapada em Folha. E Parabéns pelo espaço destinado aos autores.
Parabéns aos autores! Ótimo texto!
IMPECÃVEL. A FSP precisa sair do seu pedestal. Aquele ao qual subiu atrelada a interesses incompatÃveis com a democracia e um jornalismo ético. "Ignorar a lei para um é ignorar para todos. É este o fardo que a Folha precisa carregar." Comentei a matéria inoportuna JOSE L F TRINDADE no 26.ago.2021 à s 7h30 A FSP "...Incomoda-lhe, profundamente não estar no domÃnio da cena. Foi traÃda pela Vaza-Jato e procura novo filão à direita."
Não gosto da santificação de Lula. Embora não exista responsabilidade criminal aplicável, Lula deve explicação à sociedade. Quem pagou a reforma no sÃtio de Atibaia? Como o presidente pode argumentar que ignorava o esquema de corrupção da Petrobrás? O fato de a Lava Jato agir contra a lei e ter desvirtuado o processo penal. não isenta Lula de explicações. Guardadas à s proporções, é como isentar Aécio Neves de responsabilidade porque a gravação dos Batistas é ilegal.
Folha: um jornal a serviço do lula.
PeraÃ, gente. Neli, esse texto é uma resposta a um artigo da Folha que esculhamba o Lula. Por que seria, então, este jornal a favor do sapo barbudo? Rodrigo, os autores responderam a essas questões sobre as quais achas que Lula nos deve resposta. Vocês leram esse texto, afinal de contas?
Rodrigo, Neli, releia o artigo, por favor.
Folha de São Paulo: um jornal a serviço do Lula.
Rodrigo, vc fala em responsabilidade polÃtica. Concordo com vc . Mas, nesse caso, ele só deve explicações se acreditar que isso o beneficia politicamente. Então, esse "deve" é quase um "se lhe parecer vantajoso"
O dia em que os agentes da Lava-jato explicarem suas ligações com os advogados dedicados à s seletas delações bem-sucedidas, quando esclarecerem porque agiram de olho em futuros dividendos polÃticos, qual o interesse por trás da tentativa de administrar bilhões e bilhões e qual o interesse público envolvido no projeto megalomanÃaco de refundar a República (inclusive com estátuas e hinos de louvor). Nesse dia, Lula tem a obrigação de dar satisfações...
Responsabilidade polÃtica não se confunde com responsabilidade criminal. Lula, por ser hoje o principal lÃder da oposição, deve justificar sim quem pagou as obras no sÃtio em Atibaia, a roubalheira na Petrobras, e por que o Palocci, ex-chefe da Casa Civil, devolveu milhões ao erário. De onde vem esse dinheiro? Por essa razão, faz todo o sentido o editorial da Folha.
Errado! Os processos de Lula foram submetidos ao julgamento do STF ou de outros nÃveis do judiciário e foram anulados por crimes de Moro e procuradores nos processosou receberam sentença de absolvição por falta de provas . Aécio está incriminado por provas contundentes mas jamais foi submetido a julgamento. Protegido pela mÃdia e pelo sistema de poder do paÃs.
Lula não deve explicação nenhuma. Quem acusa é que prove.
Você pode achar que Lula deve explicações a você, a FSP acha também que ele lhe deve explicações a ela (e pede que o leitor considere igual), mas pela sociedade, desculpa, a melhor palavra é a do judiciário. Eu acho que a FSP me deve muitas explicações sobre seu engajamento polÃtico, pelo menos desde a conspiração para o golpe de 2016. Mas sei que não as vou ter.
O editorial da folha criticado melos juristas é uma afonta à democracia, pois lança duvidas sobre a inocência de um cidadão que nao tem. Culpa formada juridicamente. O editorial desrespeita o sistema de justiça da nação e tem a função unicamente de confundir o publico, numa estratégia próxima das fakenews bolsonarisras. Uma vergonha.
A FSP joga com as palavras, mas não faz reparos à s decisões judiciais, respeita a hierarquia: o establishment jurÃdico pode mais que o noticioso. Tenta convencer o eleitor de que ele não tem um veredito final... talvez no dia do juÃzo, imagino. Mas a o motivo do sofisma não é honestidade de Lula. Tirando uma meia dúzia de colunistas e editorialistas, órfãos de Sérgio Moro, cujas deficiências saltam a vista, o problema com Lula é a pauta das reformas liberais, uma discussão que deveria ser feita
Usam a estrategia bolsobarista de confundir o publico, deixando suspeitas no ar...
Nesses tempos atuais, onde a FSP tem noticiado e publicado tantas coisas que não concordo com relação ao atual governo federal, onde o ódio de seus articulistas se despejam diariamente contra o JB, sou obrigado a concordar com tudo que a FSP escreveu no seu editorial com relação ao gatuno LILS. Parabéns FSP pelo brilhante editorial. A verdade é cristalina: o gatuno deve muitas explicações a sociedade e também a justiça. A anulação de todos suas condenações é uma afronta a toda pessoa de bem.
Gostei da honestidade. Confessa de saÃda ser bozoloide e que então sua opinião ignora a realidade. Está apenas para atacar um lado e defender cegamente o outro.
Leia o texto novamente. Se não entender, leia mais uma vez. Se ainda não entender, leia de novo, etc, etc, etc. Capacidade cognitiva é algo raro nos dias de hoje.
Você é um exemplo vivo do que o texto descreve de apego circunstancial a tese, você enfiou na cabeça que Lula é culpado, você não quer justiça, quer estar certo. Votou no presidente, não foi?
Só a justiça é que não reconhece a dÃvida de explicações... Procure ler mais devagar.
Perfeito esse texto. É impressionante a desfaçatez de um jornal que contribuiu fortemente para a situação de termos um miliciano da zona oeste carioca na presidencia e ainda querer se por de defensora da democracia. Ao continuar a demonizar Lula injustificadamente, segundo as proprias decisoes da justiça, o jornal contribui para o fortalecimento do bolsonarismo. Não adianta se desculpar 30 anos depois.
Luisa, veja bem, a FSP defende a democracia vestindo amarelo, percebe?
Não pretendo tomar as dores do ex-presidente. E a Folha sempre teve lado. O partido de suas conveniências, conivências. Não se deve esperar "isenção", "imparcialidade", ou mesmo "neutralidade", de uma empresa jornalÃstica. No "brasil", usa-se a liberdade de expressão até um certo ponto. Daà em diante... Pela tese do jornal/empresa, deveriam esclarecer, também, não só aos seus leitores, o que de fato aconteceu no episódio do envolvimento da Folha com a ditadura. Compromisso com os fatos...
Claro que sim, antes de tudo o próprio lado! Agora não adianta pedir milagre... Bolsonaro estabelece sigilos de 100 anos, a FSP não dá prazo... tipo a Igreja Católica, que reconheceu a inocência de Galileu outro um dia desses.
Muito bom este artigo. Relata de forma clara e verdadeira toda a situacao vivida nos ultimos anos. O artigo, ajuda a consolidar a verdade dos fatos. É claro que alguns, ainda manterão aquela retorica antipetista ordinaria, esquizofrenica e fora de contexto atual. Quanto à Folha de SP, só resta parabenizar e reconhecer que permitir artigos tão bem escritos como este, por gente tão qualificada, a tràs de volta para o compromisso com a verdade.
Caro Mario, como o nosso colega Alberto tão claramente pontua, a folha é um negócio e tem interesses. Parece-me que você e eu damos realce ao fato de que isso não faz com que seu produto, o jornal, tenha em seu bojo o mesmo direcionamento. O que não deve nos deixar cegos aos direcionamentos implÃcitos em matérias "cotidianas" não provenientes de seus articulistas principais. E seria útil, como pontuado por outros, que o ombudsman trouxesse as informações intestinas.
Interessante, tem compromisso com a verdade mas se reserva o direito de discordar dela.
Aà fica a pergunta: por que o senhor CABM, conhecido por qualquer um que se envereda pelos tortuosos caminhos do direito, não foi lá e assumiu a defesa de Lula? Se era tão fácil assim, já que não havia prova de nada? E mais: por que não disse uma letra acerca da confirmação unânime da condenação pelos desembargadores do TRF4? Acerca do laudo pericial da PF, que identificou uma saraivada de bens particulares de Lula no sÃtio de Atibaia, nem vou perguntar.
Leu a decisão do TRF4, joo? Se leu, não entendeu... não precisa estudar direito, releia as notÃcias sobre o assunto, inclusive as conversinhas da vazajato, que vc vai entender tudo!
Ora, qual a dúvida? A Folha vende ideias como quem vende salsichas, aliás as trata como o embutido. O que ela pensa dá uma clara visão de que lado ela sempre esteve. Dias 7 de setembro, posso até imaginar: enquanto o dia seguinte trará matérias amplas sobre o perigo do autoritarismo, em seus redutos superiores haverá restos de champagne e bocados refinados com essa possibilidade. O que a Folha pensa não é o que ela vende. Basta comparar notÃcias, colunas, com o que ela vomita nos editoriais.
Gente, tudo é o momento e, naquele, a voz do povo fez até o SFT extrapolar a CF e legislar a prisão de segunda instância. Errou e depois consertou, mas deixou uma mácula de 580 dias. Agora, é imperioso eliminar essa cumplicidade entre juiz e promotor. O réu já entra no tribunal perdendo de dois a zero!
Bem lembrado, o Supremo, implicitamente, deu o braço a torcer, já os donos da verdade impressa...
Que a equipe de juristas tenha demolido os argumentos da Folha não deve surpreender; o que deve espantar, aos de boa vontade, é o fato de jornalistas insuspeitos, como Reinaldo Azevedo, terem alertado para os mesmos argumentos desde o inÃcio.
Ayer, infelizmente Tio Rei é uma excessão. Extremamente inteligente, douto e culto. Mas é tb intelectualmente honesto e coerente. Tem compromisso com a verdade como poucos
Ayer, carÃssimo, e verdade que gente de direita, que pensa com rigor, que tem estofo e preza pela própria consistência, é raro e é um espanto. Mas eu acho que a posição da folha, enquanto veÃculo, tá bem posta: é um negócio, tem pertencimento de classe; todavia, adiante disso, ainda parece manter a tarefa jornalÃstica em primeiro lugar. Entretanto, como mencionou um colega leitor abaixo, as escolhas editoriais são mais melÃfluas e opacas: não transparecem senão sutilmente nas matérias.
Excelente! Era necessária uma resposta dessa ao editorial da Folha! Parte importante da mÃdia que apoiou o lavajatismo, inclusive a Folha, foi responsável pela desagregação do pouco de democracia institucional que se tinha no Brasil. A Folha cooperou com o lavajatismo e sua destruição de princÃpios básicos como preseunção da inocência e devido processo legal...nesse ponto, a Folha não difere do bolsonarismo: só acata decisões judiciais quando elas estão de acordo com seus interesses polÃticos!
Perfeito. Quem tem um fardo para carregar é a Folha. Lula é tão inocente quanto qualquer outro brasileiro, nos termos das nossas leis. A Folha tinha plena consciência disso ao publicar aquele editorial. Minha suspeita é que o objetivo do editorial não era manipular, mas sim perceber qual é a opinião pública. Mas ao contrário do que a Folha pensa, nós, leitores que pagamos o salário e o lucro da empresa, não nos esqueceremos. Estamos atentos.
oh da faria lima. o rodrigo pacheco se chama 3ª via. e parem com essa perseguição ao ex presidente e ex presidiario. apoiem o rodrigao ou o doriana jr.
Texto cirúrgico e sofisticado - condizente com a perfil ético e aguerrido de seus autores.
Entendi. Então o sitio reformado pelas empreiteiras e utilizado por ele deve ser esquecido. Finjamos que nada disso existiu. O apto em frente ao dele com aluguel pagp por empreiteira também nunca existiu. Tudo bem. Normal.
Se a justiça disse que não existiu, não existiu.
Caro Roberto, o usufruto das benesses do alto poder, pode não ser ético, mas não é criminoso. O sÃtio de Atibaia, nem pertence a ele - embora de seu uso, comprovadamente. Crime, encontra-se no exercÃcio da traficância de influência, do roubo de dinheiro público via apropriação do salário de funcionários, a aquisição de imóveis, com pagamentos "por fora" e em espécie, com posterior venda por valor de mercado - múltiplos pagamentos de contas por terceiros, em espécie.
Claro que existiu. Mas use dosimetria: coloco minha mão no fogo que o prefeito da sua cidade teve muito mais coisas "reformadas" do que o ex presidente.
Lúcida e esclarecedora resposta ao editorial. Talvez um dia, quando o editor chefe da folha for julgado por um juiz de primeira instância parcial, ideológico, falso moralista, com projetos pessoais inescrupulosos, mancomunado flagrantemente com o lado do advogado de acusações (ou procurador, como queiram) ele saiba o quão é importante, justo, legal e natural no mundo civilizado reverter o processo nas instâncias seguintes, sem que isto lhe seja um fardo, mas sim júbilo e parabéns da imprensa.
A jurista Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA, o qual Dallagnol afirmou ser uma das maiores especialistas mundiais em corrupção, apoiou a libertação de Lula e condenou a ilegalidade e imoralidade de Dallagnol e Moro na Lava-Jato.
Nãoadianta... pode descer Cristo na terra e falar que o Lula é inocente, é capaz das viúvas da Lava-jato crucificaram Cristo novamente.
O objetivo de uma anistia é pôr uma pedra sobre os erros do passado. Assim como ocorreu com os terroristas dos anos 70, seria útil se admitissem que não deveriam ter feito os crimes que fizeram, mas isso é questão de foro Ãntimo. O mesmo vale para o Lula e seu deslize na aceitação de propinas.
Anistia, que anistia? Pois é Paul, o cara tem certeza que viu a propina quando ouviu dizer, agora tem dificuldade de processar a negativa.
Qual propina ? Aquela da convicção do marreco de Curitiba ?
Artigo excelente!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O fardo que a Folha precisa carregar Voltar
Comente este texto