Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. rodrigo vaz soares

    Orgulho de não ter votado no Bolsonazi.

    Responda
  2. Sylvia Machado

    Tive muito. Hoje sinto vergonha e tristeza em ver o egoísmo, falta de caráter. Me dói ver como o brasileiro se tornou desumano.

    Responda
  3. Klebson Douglas da Silva Oliveira

    Eu sinto orgulho de ser brasileiro, pois vivo em uma sociedade que mesmo diante do seu (des)governo antidemocrático e burguês, possui uma outra parcela de povo com ancestralidade, descolonizador, democráticos e diversos. Em meio ao mar das incertezas que o nosso Brasil está, existem dentro desse Brasil, Brasis. Somos muitos, e estamos vigilantes contra os destruidores da humanização. Professor, Pedagogo e Biólogo. Vitória de Santo Antão - Pernambuco. Somos resistência e sujeitos de direitos!

    Responda
  4. Ayer Campos

    Segundo o historiador Carlo Ginsburg, a vergonha de ser brasileiro é a mais perfeita tradução do patriotismo brazuca.

    Responda
  5. Domingos de Oliveira

    Tenho orgulho de ser brasileiro, mas vergonha desse (des)governo que vem prejudicando o Brasil, a nossa imagem e matando de fome seu povo.

    Responda
  6. Francisco Bezerra de Menezes

    Ao término desse governo voltarei a ter orgulho de meu país. P próximo governante terá árdua missão para corrigir erro histórico.

    Responda
  7. heber pinheiro chaves

    Sinto vergonha de ser brasileiro, pois em plena era da comunicação, somos governados por idéias mitológicas e pré-históricas. Quanto Atraso, quanta mentira, quanto malcaratismo.

    Responda
  8. heber pinheiro chaves

    Sinto vergonha de ser brasileiro, pois em plena era da comunicação, somos governados por idéias mitológicas e pré-históricas. Quanto Atraso, quanta mentira, quanto malcaratismo.

    Responda
  9. Aparecida Alves

    Não tenho orgulho, porque orgulho para mim tem a ver muito com patriotismo.

    Responda
  10. rodrigo vaz soares

    No atual momento por que passamos sinto vergonha, repulsa e nojo. Mas vai passar, se Deus quiser!

    Responda
  11. rodrigo vaz soares

    No atual momento por que passamos sinto vergonha, repulsa e nojo. Mas vai passar, se Deus quiser!

    Responda
  12. EDVALDO OLIVEIRA

    Eu tenho orgulho de ser brasileiro. O que traz tristeza é ver uma imprensa esquerdista apostando no quanto pior melhor, para confundir as pessoas de bem. Com a palavra a esquerda raivosa. Sem baixarias.

    Responda
    1. rodrigo vaz soares

      A "esquerda raivosa" que só pede RESPEITO à CF88 e aos direitos humanos, trabalhistas e previdenciários. A "direita virtuosa" pede armas, derramamento de sangue, extinção das minorias, inflação e crise em todos os setores da sociedade. Parabéns.

  13. Fagner Torres de França

    Sinto vergonha.

    Responda
  14. Antonio Eugênio Duarte

    Vamos também incluir também o mensalão como motivo de não se acreditar mais neste país. A partir deste evento , como o pt não fez uma mea culpa, praticamente se oficializou a corrupção como prática política neste país. Hoje petistas , bolsonaristas,etc. são em sua maioria absoluta coniventes com os corruptos. Em tudo que se vê há corrupção , até a indicação do Mendonça para o STF ,por exemplo. Apesar de não concordar com ela, o posicionamento do senado contra é por ele ser a favor da lava jato

    Responda
  15. JOSE ANDRADE

    Sinto orgulho de ter a certeza de que um dia seremos capazes de transformar todas as nossas mazelas em benefício da população. Todos países do primeiro mundo fizeram isto. É um processo doloroso e de muita coragem a transformação. Infelizmente não dá pra ter orgulho de tantas aberrações do dia a dia, parece que a cada gestão o país se atola em uma lama interminável de imoralidade , ética, mentiras, roubos, enfim um dejavu completo.

    Responda
  16. Bernd Kielmann

    Como respondeu o nosso Ex-Presidente da Republica Gustav Heinemanna a pergunta se ele ama o seu pais (Alemanha): "Eu amo a minha eposa e pronto". E a minha opinao um pais nao se amo ou se esta orgulhoso por ele, pois voce nasce em um lugar sem opcao de escolha. Entao depende da sorte se voce nasce num pais pobre como Haiti ou na Europa do norte.

    Responda
    1. Leda Andrade

      Não, não tenho mais. Antes do atual governo, éramos considerados uma gente alegre e descontraída, embora aqui e acolá alguma notícia sobre corrupção toldava esse brilho. Agora, acredito que somos considerados frouxos, acomodados e cúmplices dos desvarios do presidente eleito, tais como o desmatamento da Amazônia, o desrespeito pelas minorias, o estímulo à compra de armas e à violência. Só para começar...

  17. Dulce Regina Baggio Osinski

    Tive orgulho um dia, hoje não tenho mais. Tenho na verdade muita vergonha de ver que amigos, colegas artistas e parentes aderiram, sem vergonha e eles sim com orgulho, a idéias fascistas em nome de um suposto nacionalismo.

    Responda
  18. Raimundo Da Silva Freire Soares

    Não. Olhar o Brasil de hoje é enxergar uma educação de ontem, um povo feito pra não ter consciência política, um povo educado pra não pensar. Brasileiros que abrem a boca pra dizer que não gosta e nem se importa com políticas públicas, mostra o quanto esse país é atrasado!

    Responda
  19. Fabio de Carvalho

    Muito orgulho de ser Brasileiro, Heterossexual, De Família Tradic ional, Conser vador e de Direita. Com disposição para enfrentar e combater, por meio do pensamento, palavra e pelo voto, aqueles que se vindicarem a cercear as LIBER DADES já conquistadas por Brasileiros, ainda que brasileiros sejam.

    Responda
  20. Cristiano Kock Vitta

    Vamos parar de romantizar o Brasil. O sonho acabou, é cada um por si. Alguma luz aqui e acolá, mas o que prepondera é o obscurantismo. Com o governo Bolsonaro, mergulhamos de vez na mediocridade.

    Responda
  21. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Ao meu ver, o orgulho não deve ser um sentimento a ser cultivado. Sinto gratidão por ter nascido no Brasil ao invés do Haiti ou Afeganistão, por exemplo, mas como isso não ocorreu por mérito meu, não há porque me orgulhar. O orgulho devido à própria nacionalidade tem sido o motor de várias guerras sangrentas e ao meu ver, só é cultivado por lideranças mal intencionadas.

    Responda
    1. Ayer Campos

      A gratidão à contingência é uma notável expressão do 'amor fati'....