Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Andre Ferraz de Toledo

    A diferença é que nana, Djavan, toquinho e outros da MPB não citados tiveram que pagar um preço, pois, em geral, seus fãs tem um pouco mais de apreço pela cultura. Ja sobre esses sertanejos....melhor nem comentar o nível cultural de quem os ouvem

    Responda
  2. Emerson Luis de Moraes

    Pode tb colocar nesta lista outros com estilos bem diversificados como Amado Baptista, Roger do Ultraje, Lobão, Aline Barros (gospel tá cheio)…

    Responda
  3. André Alves da Silva

    vai passar

    Responda
  4. luciano santos

    O cenário das bandas de rock brasileiras , às que representam o que em algum momento foi um mainstream, o BRock , é bem reacionário e as que frequentam o underground são mais dívidas entre bolsominons , esquerdopatas, esquerdofrênicos, ressaltando o esvaziamento do discurso pro-anarquia seminal do punk.

    Responda
    1. Otto Cabral Mendes Filho

      Não meu caro, o Punk não morreu e continua incomodando. Escute Delinquentes de Belém do Pará, Subversivos de Pernambuco e os eternos Ratos de Porão

  5. Hercilio Silva

    Via de regra apoiar o fascismo tem um preço eterno.

    Responda
  6. Laércio Jean Demarch

    Muito bom Gustavo, mais uma voz lúcida nesses tempos nebulosos. Tem que expor mesmo, artista que apoia projeto facista não tem perdão!!!

    Responda
  7. Anderson da Silva Almeida

    Excelente texto, Gustavo. No Axé, temos o Netinho, aquele mesmo de "Milla"!

    Responda
  8. José Caminha

    Artistas e colaboracionistas. Alguns deles tinham até um bom currículo.

    Responda
  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    arnaldo antunes ta nessa nao

    Responda
  10. geraldo magela sobrinho

    Roberto Carlos bajulou e mamou na ditadura militar até o seu último suspiro, enquanto para seus fãs inocentes vendia a imagem de católico praticante e defensor da natureza. Ainda bem que a sua força foi desmontada antes dele embarcar desta pra uma melhor.

    Responda
  11. JOSE CAMPOS

    Essas pessoas provam que ter talento musical não significa ser inteligente.

    Responda
  12. orlando gomes de freitas

    A Nana canta muito, a Baby também, mas tenho muita vergonha do que disseram, minha Vó dizia : "Muito erra, quem muito fala " Não damos valor as palavras, embora elas sejam responsáveis pelas coisas mais belas e mais terríveis vividas pelo homem, saber o que falar, o que apoiar ,o momento certo é imprescindível para podermos viver em sociedade.

    Responda
  13. Lucio Moreira

    Matéria tendenciosa. Basta ver quando as entrevistas foram feitas.

    Responda
  14. João Batista de Junior

    Estes sertanejos Boslominion são uma vergonha.

    Responda
  15. Roberto Gomes

    Pouca gente dessa lista é artista de peso e de fato. Nana Caymmy já era faz tempo, desbocada e rancorosa. Djavan gosta do azul, verde, amarelo, rosa e branco. Elba Ramalho, vá lá. Sergio Reis já podia estar enterrado. Roberto Carlos idem, sou mais o Tremendão. Artista de verdade não vota em Bolsonaro, o ignaro.

    Responda
  16. Edileuza L

    Bem-vindo!

    Responda
  17. JANE TADEU SILVA

    Turminha boa essa apresentada como grandes da MPB se é que alguns deles curti muito como o Eduardo Araújo, Djavan, Elba Ramalho, Baby, RC e continuo tudo pela importância na nossa música, mas não sabia que eles eram da ideologia politica dos extremistas negacionistas, mas espero ver o que eles dizem agora depois de 3 anos de governo.

    Responda
  18. Vicente de Paula Venancio

    Muita gente deu vazao aos seus instintos com Bolsoonaro. Alguns se arrependerão, outros ainda acham que o capitão e seu governo sao honestos e incorruptiveis, acham que 600 mil pessoas morreram de qualquer coisa menos covid, alguns nao sentem o peso do preço dos combustiveis da energia e dos alimentos, outros não conseguem ver 25 milhoes de pessoas na pobreza absoluta ou 15 milhoes de desempregados ou mesmo o PIB cair 6 posições enfim alguns enxergam outros continuam cegos.

    Responda
  19. Neli de Faria

    Prefiro música erudita. Hoje vi num zap, por aí, um bando de bolsofanáticos num jogral que terminou com aquela musica da Globolixo(para eles, para mim é ótima!), sou brasileiro... Graças a Deus que os concertos voltaram. Brava, Osesp!

    Responda
  20. Joaquim Salomão

    Até o Djavan, que já foi vítima da polícia racista? Será que gosta de apanhar?

    Responda
  21. Olavo Cardoso Jr

    Musica popular bolsominion? Q rridículo. Pq o cara não cita a MPB Rouanet dos come e dorme caviar? Esse país está precisando mesmo mudar. 7 de setembro neles. Povo na rua pra mudar o país, pq cabeça de esquerda q nasce torta, vai ser torta a vida inteira. O cara cresceu com esquerdinha pondo o q não presta dentro da cabeça dele e vai até o fim assim.

    Responda
    1. Neli de Faria

      O senhor sabe o que é lei Rouanet? Com certeza não deve saber,,Existem vidas inteligentes no Brasil fora da esquerda e pseudo Direita. Digo pseudo porque bolsonaro não é da Direita. Quem um dia votou para lula(cruzzzzzes!) e elogiou Hugo Chaves(credddo!), nunca foi de Direita...

    2. irzair correa

      Se sair na rua em 07/09 for mudar alguma coisa até eu sairia, não vai mudar nada. Nada absolutamente. Exceto se alguém tem algum truque mágico que será acionado após 07/09 coisa que eu acho improvável. A maioria dos ônibus que estão saindo da minha cidade as pessoas estão pelo pão com mortadela. E olha se não vai uma cachaça. Esqueci, é só a esquerda que bebe.

    3. José António Eleutério

      Idiotice e imbecilidade não são privilégios exclusivos da esquerda, como se pode constatar pelo seu brilhante comentsrio...

  22. O Raffa

    Não ouvi citar nenhuma banda do rock nacional que apoiou o Mandrião!

    Responda
  23. Chiara Gonçalves

    Gostei do novo colunista! Informando e relembrando o posicionamento fascista de determinados artistas. A gente fala mais do breganejo porque dói lembrar que certos talentos da nossa boa música deram essa bola fora. Pô, o Toquinho!

    Responda
    1. Eli S

      Decepção total com a Nana também.

  24. Marcelo Silva Ribeiro

    Ainda bem que ignoro a totalidade dos artistas citados, à exceção do Djavan, mas aquele das músicas da década de 80, como Lilás, o Djavan atual nem sei o que compõe, se é que ainda faz música.

    Responda
  25. Antonio Catigero Oliveira

    Essa mania de generalizar caminha ao lado dos fuxicos, mexericos, fofocas e a tão propalada fake news. É sempre bom detalhar, bem detalhado, a cor dos gatos noturnos.

    Responda
  26. OTAVIO gomes

    Depois de analisar os 27 anos de Bolsonaro como deputado federal, qualquer pessoa que acreditasse que ele era confiável e com o mínimo de competência para ser presidente, necessitava de um tratamento psicológico. Agora, nunca é tarde para se arrepender, basta ter humildade. É só dizer "errei e não voto mais no energúmeno".

    Responda
  27. Jeisa Benevenuti

    Sorte que sempre teremos o bom e velho rock'n roll. It's only rock'n roll baby . Yeah!!!

    Responda
    1. Raphael Rodrigues

      Pessoal não conseguiu entender nem mesmo a ironia contida no comentário da menina. Lamentável e risível!! It's only rock'n roll baby !! Yeah!!!!

    2. Raphael Rodrigues

      Pessoal não conseguiu entender nem mesmo a ironia contida no comentário da menina. Lamentável e risível!! It's only rock'n roll baby !! Yeah!!!!

    3. Hernandez Piras Batista

      Comentário idiota! Há bandas de rock engajadíssimas na extrema-direita, com letras racistas e neonazistas. A Europa esta cheia delas e o Brasil também.

    4. José Natalício de Araújo

      Cara, e a roqueira Baby Consuelo, que colocou nomes indígenas nos filhos. Como pode apoiar o menino facista do Rio?

    5. vicente oliveira

      Ultrage a rigor ,Lobão e não um monte de facistinhas também habitam o rock nacional .

    6. Rogerio valentin de jesus

      Roger do Ultraje a Rigor , Lobão , Eric Clapton e parte do público que esteve no show de Rogers Waters no Brasil que o digam !

    7. Lucia Coelho

      Se você tiver um conceito mais "amplo" de rock, vale lembrar a patética homenagem de Dinho Ouro Preto ao então juiz Sérgio Moro. Mas se considerar que aquilo não é rock (nem musica) pode ficar tranquila.

  28. Pedro Faral Carvalho

    Nana Caimmy com um belo par de colhões! Parabéns.

    Responda
  29. Wilton Cardoso

    Na Alemanha e Itália de 30 também foi assim. Muitos artistas e intelectuais militaram/simpatizaram com o fascismo. E vários muito bons como Erza Pound, Junt, Heidegger, Karajan por ex. Como é que pode um artista se tornar fascista?

    Responda
  30. Noel Carvalho

    Um artista negro apoiar bolsonaro em nome da segurança é realmente não ter noção da vida real. Muitas palminhas deixam essa turma sem noção.

    Responda
  31. Bianca Moreira

    Quantas revelações. Quando vejo estes artistas da MPB que gosto muito terem se manifestado a favor do bolsonarismo fica, realmente, difícil, separar o artista da sua obra. Por enquanto, não os ouvirei mais.

    Responda
  32. João Melo

    O fascismo chegou ao poder com apoio generalizado, apesar dos famosos. Eles são a voz e a atitude reacionária da nossa sociedade. O Brasil é minha pátria, mas não tenho a menor espectativa. Como espécie, estamos condenados a cometer sempre os mesmos erros. É uma lástima.

    Responda
  33. JOSE Milton CARVALHO PEREIRA

    Você é livre para apoiar quem você desejar. O que não pode é querer dar o golpe na democracia que conquistamos a muito custo. O que não pode é partir para o quebra-quebra. Incentivar o ódio entre a população, espalhar fake news que tem como objetivo anular as pessoas e enganar as pessoas. Agora ter suas opiniões, ninguém te proíbe.

    Responda
  34. edilson borges

    legal, tem que botar os nomes dos bozolóides no ventilador. mais que os bozolóides, empresas que apoiam o bozolismo, e tipos como o véi da van, o cara da riachuelo, que devem ser boicotadas...

    Responda
  35. Carlos Telles

    O Brasil é um país de desigualdade em todas as áreas. O pessoal que de uma forma apoiou ou apoia o atual presidente, citados no texto, em sua maioria, são artistas que não produzem nada original há muito tempo, assim como seu eleito, que por 30 anos nunca fez uma projeto de lei relevante como deputado, somente aumentou seu patrimônio com rachadinhas sobre o erário público.

    Responda