Celso Rocha de Barros > Se um protesto grande no 7 de Setembro basta para convencer os militares, então já teve golpe Voltar

Comente este texto

Aviso

Essa página não esta mais disponível.

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Quanto à necessidade das prisões arbitrárias do Alexandre de Moraes eu discordo. Primeiro porque é inútil, seria como achar que prendendo muçulmanos com discurso radical, a polícia dos EUA evitaria os atentados às torres. Segundo porque dá munição a quem vê o STF agindo acima das leis. O que deve ser feito (e acredito que esteja sendo) é proteger bem os prédios públicos em Brasília contra depredações no dia 7, além dos ministros e congressistas.

    Responda
  2. Alexandre Costa Prado

    Amanhã, espero que os meios de comunicação abram espaço instantâneo para vozes de conhecimento, coragem, firmeza e Serenidade. A quase totalidade dos brasileiros quer isso!

    Responda
  3. Alexandre Costa Prado

    Amanhã, espero que os meios de comunicação abram espaço instantâneo para vozes de conhecimento, coragem, firmeza e SERENIDADE. A quase totalidade dos brasileiros quer isso!

    Responda
  4. Alexandre Costa Prado

    Não se vê as costumeiras forças externas atacando dessa vez. Ao contrário. Não que estrangeiros não sejam sempre bem vindos, ainda mais quando trazem tanto dinheiro. Mas o golpe contra a Dilma não foi nada agradável de ver. Parte de seus efeitos é esta. Que isso não seja esquecido

    Responda
  5. Alexandre Costa Prado

    Nunca é demais prevenir. E certas palavras são tão úteis quanto canhões. O articulista merece a gratidão dos brasileiros, portanto. Contudo, não creio na ingenuidade de profissionais militares de tão alto escalão. Mas está parecendo que há uma manifestação de independência.

    Responda
  6. Claudio Belodi

    Golpe já disse alguns atrás: golpe foi quando um espermatozoide aloprado inoculou um inocente óvulo e deu essa miragem de articulista.

    Responda
  7. MARCOS BENASSI

    Celso, caríssimo, essas coisas são que nem a medição da temperatura do leite com o dedo: uma tosqueira, você enfia ali e tira rapidinho, só para ter uma noção grosseira da coisa. As vivandeiras tão ouriçadas, contidas pela falta de perspectiva, mas tão arrepiadinhas. Convém manter atenção e um muro de contenção institucional, senão...

    Responda
  8. Devanir A Merengué

    manifestação com arma na mão... revela força ou extrema fraqueza? Cada vez República dos Bananas

    Responda
  9. Renato Batista de Moraes

    Parabéns! Um dos melhores artigos que já li por aqui.

    Responda
  10. Rogério de Mendonça Lima

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. MARCOS BENASSI

      Mendonça, pior do que as ideias rotas e o Bafo de Onça, é o cácácá. Que nível subterrâneo, rapá!

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      Alô Folha! Parece que está fácil passar pela moderação, não é? No mais, quanta baab ose ira num só comentário

  11. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

    Não há com o quê se impressionar, mesmo se as manifestações em Bsb e São Paulo forem de porte razoável ou grande ! O gado fanatizado que lá estará é saído dos 12-15% de apoiadores ensandecidos do (ju)mito e seu (des)governo. Apoio da maioria da população ?!!! Me engane que eu gosto !

    Responda
  12. Ivan Bastos

    Qualquer movimento das FFAA neste momento só trará mais vergonha e atraso para o país. Um dos maiores orçamentos militares do mundo que só vai para pensões e aposentadores precoce. Hora de revisar o papel e o orçamento desses milicos que só apontam a arma para os brasileiros.

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. Sandro Carvalho

    Não creio que as FFAA deixarão seu papel constitucional para apoiar um golpe. Sinto que os homens que ocupam os altos cargos nas FFAA sabem que haveria consequências, que os resultados seriam muito graves, incontroláveis, persistentes e de repercussão internacional. Se na pequena Bolívia um golpe recente fracassou, como prosperaria no gigante Brasil? As FFAA sabem da fragmentação, caos e ruína que adviriam ao país com um golpe e sabem que responderiam perante o mundo se dele tomassem parte.

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  14. Bruno Martins da Costa Silva

    De qualquer forma isso acaba em um ano. Sem um golpe, esse pessoal será escorraçado nas urnas em razão da sua incompetência. Se houver golpe, não duram um ano no poder. Eles não têm capacidade técnica para isso. Em 64 era fácil... Ditadura em 2021 vai exigir deles uma organização imensa. Fora que a nossa ditadura militar tinha corpo técnico da sociedade civil. Modelo atual enche de fardados os ministérios, sem que eles tenham capacidade para isso. Em um ano estaremos livres, haja o que houver

    Responda
  15. Lourival Costa

    Também acho. É a desculpa esfarrapada para repetir a história. Porém, a Gerra Fria já não faz sentido, não existe a União Soviética e a rachadinha é contravenção.

    Responda
  16. Rodrigo Ribeiro

    Estou anotando todos que estão falando que vai haver um golpe. Depois que o Bozo estiver preso, vou jogar na cara. Só alimentam Lula e Bolsonaro, na medida em que não discutem a política de um modo sério, fazendo dela uma novela. O seu nome já está anotado.

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Para suas informações, não haverá nubhum golpe. Golpe é quando se passa por cima da carta magna. Não é o caso.As FFAA realmente entrarão para com o artigo da constituição 142 garantir a democracia no país. Já que, o que hoje temos, é uma demoquadrilha e não democracia. Todos os morcegosCorruptos tem fora do tribunal escritórios, comandados pelas esposas do momento das ratazanas togadas. Asquerosocongresso onde os seres maiscorruptos são juízes dos desafetosinocentes. Que venha FFAAs

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Está com dificuldades de entender um texto? Parece que sim! Ele não disse que vai ter golpe, especulou sobre as possibilidades e o fato de que é isso o que o Bozo pretende. Tens dúvida sobre isso? Inclusive apontou evidências de que não haveria. No entanto, tratando-se de uma república bananeira e desses militares aí, incompententes, golpistas, patéticos e entupidos de leite condensado nada garante que não tentarão. Acho que os colunistas estão tremendo de medo da sua lista.

    3. Hernandez Piras Batista

      O momento certo para anotar nomes.

    4. Hernandez Piras Batista

      O nomento certo para anotar nomes.

    5. Bruno Martins da Costa Silva

      Essa dicotomia é falsa... Bolsonaro não é o espelho à direta do Lula, mas sim do PCO... O PT é um PSDB da esquerda, no máximo um DEM. Sem o boksonaro no tabuleiro estaríamos ainda na dicotomia PSDB/PT, onde nunca alguém falou em golpe, poder moderador ou atacou o STF...

    6. Adam Victor Brandizzi

      "Depois que o Bozo estiver preso, vou jogar na cara [que não teve golpe]" é o mesmo de dizer que "Depois que o ladrão estiver preso, vou jogar na cara que não teve roubo." Dá trabalho pra caramba prender ladrão, e impedir golpe, e parte do trabalho é denunciar isso, oras!

  17. CARLOS SERGIO MARZOLA

    Esqueceram da "pizza"! O golpe já aconteceu consumado pelo Poder Econômico: inflação [pior imposto infligido aos trabalhadores], assim entendido: absurda elevação dos preços de arroz, feijão, carne, combustíveis, energia elétrica, gás de cozinha, etc...Juros elevados (felicidade do capital especulativo) e reposição inflacionária do salário congelada (felicidade dos Empresários). Assombroso, tudo de negativo se repete no Brasil desde quando foi inaugurado.

    Responda
  18. Edvanio Ceccon

    Muito lúcido o texto. É isso mesmo, antes da ação vem a palavra, a ideia de golpe está aí, não há como negar. Se não for no dia 7, no dia 12 os opositores desse regime fascista, mentiroso e truculento terão que dar a resposta. Depois não adianta chorar

    Responda
  19. RICARDO BATISTA

    Não vejo a hora de a gente se livrar desse pulha. Completamente despreparado para o cargo que ocupa, um homem de uma mediocridade constrangedora.

    Responda
  20. Guilherme Corrêa

    Está chegando a hora de passar as forças armadas a limpo, depois de terem ficado impunes por décadas, quem sabe este "golpe" não ajuda ?

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Penso o mesmo... São dos poucos que escaparam da reforma tributária e retribuem tensionando a política na qual nem deveriam meter-se... Está na hora de colaborarem também.

  21. filipe moura lima

    CRB me representa como poucos na FSP.

    Responda
  22. Guilherme Corrêa

    Bolsonaro é só o Hannibal Lecter dos milicos, eles o conhecem muito bem, por isso estão aproveitando o veneno dele, pra abrir caminho pros tanques, depois eles mesmos se encarregam de exterminar o animal. Aprenderam com os americanos a fabricarem seus aliados (Sadam, Kadafi, Osama) e depois destes seus capachos matarem os opositores, entram como os mocinhos que derrubam o ditador e restauram a "democracia". Jogo de cartas marcadas, com o PT de petisco pra assanhar as falanges do moralismo tapado

    Responda
  23. wilson kfouri

    Govêrno Bolsonaro = crise econômica + crise sanitária+ crise ambiental +crise hídrica + crise política + crise educacional + crise institucional = vitória Lula no 1º turno

    Responda
  24. wilson kfouri

    Bolsonaro + 01+ 02+ 03 = Peste+ Fome+ Guerra+ Morte = 4 ruminantes do Apocalipse

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahaha, "Quatro Ruminantes do Apocalipse" foi ótemo! Na linha da desmoralização que esse povo prega e age, engrosso o caldo: são as Quatro Cavalgaduras da Apoplexia: Burrrice, Feiúra, Desonestidade e Mau-Gosto. Os Jjjuumentos-do-Fim-dos-Tempos! Hahahahah!

  25. noel neves

    Não Vai Ter Golpe! A Democracia Brasileira É Bem Maior que o interesse de um homem só! Se as Forças Militares apoiarem este tipo de político borra botas, terrorista e explorador do racha do dinheiro público! Vamos a Luta como sempre fomos contra a ditadura!

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      O problema é que não é um homem só. Há um conjunto de forças poderosas que possibilitaram a eleição dele e o protege (nenhum pedido de impeachment prospera, as investigações e processos andam a passos de tartaruga). E ele tem uma fatia considerável do eleitorado, apesar de ser uma minoria de imb.ecis fanatizados. E as Forças Armadas ainda não deixaram claro de que lado estão. Historicamente, sempre estão ao lado das elites golpistas. Para o povo brasileiro, só bala e tortura.

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Não se trata de um homem só... ele é produto de uma cultura medieval, covarde e prejudicial que impera nesse país. Ainda não ingressamos na modernidade e estamos sendo afogados pelo pós-moderno das redes...

  26. Bernardino Soares De Oliveira Cunha

    Queria mudar a opinião de comentaristas que defendem a liberdade de expressão, mas está sem grana? Traduzindo: se pensa diferente, é pq recebe dinheiro, pois o que eu penso é a verdade de Deus.

    Responda
    1. Carlos Mello

      O deus que vc se refere é o $$$$ da lavagem cerebral ou para pagar 260 mil para militar. Ou seja, as boquinhas só pioraram. Vá procurar ajuda.

  27. Marcelo Silva

    O maior apoio ao fascista parece estar vindo até mais das PMs estaduais. Isto que deu não ter acabado com com essa Aberração antes e colocado no lugar uma policia moderna e democrática!

    Responda
  28. marcos andrade moraes

    Bolsonaro é tão ruim que transformou petralha em comentarista certeiro... MAM

    Responda
    1. marcos andrade moraes

      Quem? Na folha de quem? MAM

    2. Hernandez Piras Batista

      O sujeito que inventou esta expressão infame está hoje, ele mesmo, na folha de pagamentos. A demonização do adversário está na raiz do bolsonarismo.

  29. MADELEINE MONICA ATHANAZIO

    Como sempre, excelente análise do Celso Barros!

    Responda
  30. wilson kfouri

    Com os sempre,brilhante texto do Celso. Alguns milhares de pessoas não deterão as milhões de pessoas que,democraticamente,apearão do poder o miliciano psicopata genocida corrupto e incompetente. As Forças Armadas ,caso queiram fazer parte de um governo autoritário e não do estado democratico de direito, serão devidamente enquadradas .

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Cara Vera, acho que ele até tem razão, mas nao será como ele imagina. Dar o golpe com o povo quieto em casa darão. O que não conseguirão dessa vez é se manter. O cenário atual é muito mais complexo e os militares muito mais limitados... Em um ano eles caem ou entregam o poder... Daí será o momento daquela reforma da previdência para pegar quem não fez o "sacrifício ainda"... pessoal tendo que trabalhar até morrer e esse pessoal com filha solteira de 70 anos ganhando pensão integral...

    2. filipe moura lima

      Wilson, as ffaa têm uma dívida moral com a sociedade. São imperiais, mas nao só, são sanguessugas também.

    3. Vera Queiroz

      Parece que você não viveu a ditadura. Quem desenha?

  31. Percy de Mello Castanho Junior

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Vernon Peixoto Leao de Souza

      É, os acadêmicos de Oxford, aquela faculdade de fundo de quintal sem um mínimo de tradição e respeitabilidade, são ébrios incorrigíveis. Talvez o articulista colhesse mais sobriedade e luz aprendendo com o caipora de Richmond.

    2. Michele D Ambrosio

      Na impossibilidade de um argumentação razoável, ataca-se a pessoa! Pois é, fica muito claro quem de fato é o quadrúpede!

    3. wilson kfouri

      Detectada rês do gado bolsonarista mugindo e defendendo miliciano psicopata genocida. Recolha-se à sua insignificância ....

  32. Antonio Augusto Almeida Machad

    Texto espetacular!

    Responda
    1. Mari Monserrat Martínez Puerto

      Batista: muuuuu!

  33. EDSON CARLOS MOROTTI

    Irei às ruas no dia 7 de setembro contra Bolsonaro, não para representar algum partido político, mas para defender o Brasil de uma Presidente que é inimigo do Brasil, inimigo da Democracia, inimigo da República, desrespeitador das Leis e da Constituição Federal. Um falso cristão que prega a morte e o ódio. Todo brasileiro que ama o Brasil deve ir para mostrar que podemos voltar a ser uma nação novamente. Desde o dia 1º de janeiro o Brasil tem um traidor no poder, ele é Bolsonaro.

    Responda
    1. José Bernardo

      Prezado Edson, concordo com suas considerações. Só tenho dúvida sobre o acerto estratégico de ir à rua no mesmo dia. A possibilidade de infiltração é real e pretexto é tudo o que querem...

    2. José Bernardo

      Prezado Edson, concordo com suas considerações. Só tenho dúvida sobre o acerto estratégico de ir à rua no mesmo dia. A possibilidade de infiltração é real e pretexto é tudo o que querem...

  34. Helano Timbó

    Golpe sem apoio irrestrito do PIB não vinga. Porém, a arruaça institucional patrocinada pelo homúnculo encontra-se há tempo.

    Responda
  35. Alex Sgobin

    Sim, já teve golpe, e foi em 2016. O que as hordas fascistas poderão querer fazer é oficializar e tornar mais brutal esse rompimento democrático. O que não sabem, porque nada poderiam saber de humano, é que o custo será infinitamente mais alto que em 64.

    Responda
  36. João A Silva

    Grande texto!!!

    Responda
  37. Wil Prado

    Brilhante ironia, Odete. Infelizmente, é verdade.

    Responda
  38. Wil Prado

    De fato, Celso, é triste constatar que boa parte dos militares concordam em manter isso que está aí só para conservar um dígito a mais nos contracheques.

    Responda
  39. Wil Prado

    Celso Rocha, como sempre, é garantia de uma análise oportuna, profunda e sensata. Além de uma dose extra de ironia, como naquela frase da "grana curta".

    Responda
  40. Adriano Ferreira

    Já aconteceu faz é muuuito tempo. Só não passou na televisão e nem saiu nos jornais. Que, aliás, também já sabem há muuuuito tempo.

    Responda
  41. Antonio Araújo

    Marcha dos Sem Terra democrática? Então, tá...

    Responda
  42. Reivan Franca

    As Forças Armadas são coniventes com os delírios de Bolsonaro e a cumplicidade do Ministro da Defesa e dos chefes das Forças estão nos conduzindo a essa sandice. Se as Forças Armadas tivessem consciência de seu papel enquanto instituição de Estado e não de governo, se cumprisse sua missão enquanto responsável pela defesa da pátria e garantia dos poderes constitucionais como definido na Constituição, não apoiariam atos encabeçados por um chefe insano que busca coibir outro poder.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      O maior apoio ao fascista parece estar vindo até mais das PMs estaduais. Isto que deu não ter acabado com com essa Aberração antes e colocado no lugar uma policia moderna e democrática!

    2. George William

      Leia a matéria, desta mesma Folha, sobre o quanto recebe os militares nas estatais e vai descobrir aonde fica a consciência deles.

    3. Odete Borges

      A consciência das forças armadas está no milagre da multiplicação do soldo no contracheque. Milagres do tal messias.

  43. Maria jose dos santos

    Gente ...Como são de 30%sua base .o que será feito juntar esse gado e 2 lugares pegando um pouquinho dos 30%dos municípios. Será um cenário cenográfico de um filme ..para dar a impressão de uma grande manifestação é um truque ...que se usa nas filmagem ..Alocaram área Sao Paulo e Brasília.....Um grande cenário de mentiras ....para a mídia e sua base ver e dizer Nossa quanta gente ...Agora a esquerda tinha que ficar em casa não ser igual ..tb provocar aglomeração....

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.