Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. samuel silva

    Mas, feito isto? Quais países legitimariam o Golpe? Se Rússia e China assim o fizerem o Bolsonaro tem uma chance. Duvido que os E.U.A., mesmo com um republicano chancelariam esse golpe, exceto se o Trump ou algum acecla dele for eleito

    Responda
  2. João Batista Tibiriçá

    Teria que ser no voto, mas está muito longe. Até lá: um milhão de mortos, fome, pobreza, violência, sem educação, muita arma, inflação, desemprego, sem plano de governo, sem rumo,e ainda com pandemia etc...

    Responda
  3. Tadêu Santos

    Boa avaliação, mas discordo em parte com o cientista político Fabricio Pereira. No meu entender, o professor descreve um ‘boZonaZi’ que articula estratégias como um sábio aspirante ditatorial, quando é apenas um conjunto de manifestações reacionárias, burras e negacionistas, planejadas em sua cabecinha de baixíssimo Q.I. Considerando que o ex-capitão é um alienado, porém suas ideias nazifascistas são digeridas facilmente pelos crentes seguidores... dia 7 será um teste!!!

    Responda
  4. Rogério de Mendonça Lima

    Ou Bolsonaro detona com a demoquadrilha que aí está ou será a maioria do povo, as FFAA e a câmara que o farão correr. Ou algum imbecillóide acha que com os morcegosCorruptos e seus escritórios de advocacia, as duplas renamazizes da vida, temos uma democracia? Que Bolsonaro acabe de QQ modo com estas quadr+ilhas dentro das 4 linhas ou não. O país nãosuporta mais oscorruptos deplantão.

    Responda
    1. Antonio Carlos Zava

      O que o Brasil não suporta mais é o protagonismo de gente autoritária, incompetente e golpista, que além de pouca inteligência demonstra também pouco ou nenhum apreço à democracia. A propósito: "demoquadrilha" é um bom termo para descrever a trupe que atualmente ocupa o Planalto, mas que talvez se identifique mais com "demomilícia".

    2. Antonio Vieira Coelho

      ...meu jesus amado... como tem celerados no brasil atual... essa intervenção admite piedade com relação ao cérebro atormentado de seu autor, e uma recomendação para urgente tratamento psicológico... um sandeu absoluto, que coisa triste...

  5. CESAR PAES

    Sim ele pode tentar, mas mesmo que possa parecer ter tido sucesso no primeiro momento, vai cair em uma semana, pois as FFAA não vão se submeter a um incompetente, despreparado, ignorante, que levou á morte milhares de pessoas e com fortes suspeitas de corrupção. Não vão ligar seus nomes a isso.

    Responda
    1. sergio eduardo

      Não confio uma linha nas FFAA , basta o PR restabelecer a pensão vitalícia para as "filhas solteiras" ou até mesmo para netas e bisnetas, filhas de militares já nascem aposentadas .

  6. Alexandre ROCHA

    Bolsonaro já sabe. Um governo mediocre, como o dele, não tem chances de continuar via voto popular. As circunstâncias de 2018 que o levaram à presidência - lavajato, ódio ao PT, desmoralização da esquerda, facada, fakenews - não se repetem. Só num golpe. Mas nem isso ele vai conseguir. Bolsonarno tende a sair menor ainda desse dia 7 de setembro.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Tende a sair menor, não, Alexandre, tem de sair menor. Sairá. Ele, que já tem zero de estatura moral, sairá ainda menor. Que ridículo termos chegado a isso, que horror.

  7. Francisco Braulio L Vasconcelos

    Se perguntado, maioria povo brasileiro crava que Ciro Gomes mais preparado assumir Presidência da República. Então, qual a dúvida? Ciro tem conhecimento problemas nacionais e mais importante: tem plano de governo perfeitamente factível. Testado área privada e pública, sempre com muito trabalho, perseverança e honestidade. Não se trata de salvador da Pátria, apenas um cidadão com muita vontade de fazer Brasil dar certo.

    Responda
  8. MARIO CESAR CULHARI

    Se as opções Forem Lula, Bozo e um saco de esterco, cravarei na terceira opção.,

    Responda
    1. CESAR PAES

      Eu ainda não tenho candidato para o primeiro turno, mas se no segundo ficarem Bozo e a Mãe Joana, prefiro a cafe. Ela, pelo menos, sabe administrar um 'Castelo', enquanto ele não saberia sequer um galinheiro.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Seu parente ?

    3. MARIA LUCIA CROCHEMORE

      nossos compatriotas 'moderados"...... "terceira via"....

    4. José Carlos Monteiro da Silva

      Mário, o critério *qualquer um menos fulano (ou fulanos, nesse caso)* contribuiu -- e muito -- para a vitória do Bozo. Assim, se o que está em questao é a democracia no país, o melhor que você faria seria rever esse critério.

  9. Juliano Probst

    Parabéns pelo lúcido comentário, ou nós os democratas nós unamos, ou o Brasil vai pras cuias.

    Responda
  10. Paulo Silva Barbosa

    Em diversos meios acadêmicos norte-americanos e europeus , e de brasilianistas a teoria do golpe é explícita, segundo fielmente a cartilha de Hugo Chávez , como feito na Venezuela e ainda caso tenha êxito a população vai sofrer muito devido o país ficará praticamente isolado por um grande parte de países que não apoiarão este ato antidemocrático .

    Responda
  11. Pedro Cunha Jr Cunha

    Este tipo de texto gera tanta polarização quanto a que já estamos vivendo nos últimos anos. Uns acham que estamos longe de um golpe enquanto outros creem na possibilidade real de ele ocorrer. Há argumentos fortes para os dois lados. Pra mim a realidade é uma só: estamos lascados. E se houver golpe, lascados e meio. O Brasil de hoje é muito diferente daquele dos anos de chumbo. Na época, houve crescimento de 7% ao ano. Hoje, com golpe, teríamos -10% ao ano.

    Responda
  12. lygia neves

    Concordo com o artigo todo mas não com a conclusão final.A Frente Ampla que deve ser feita não deve incluir só a esquerda (nem seria Ampla neste caso). Deve ser uma Frente Ampla como a que derrotou a Ditadura de 64 e incluir todos que são contra Bolsonaro.Só assim venceremos. As diferenças entre nós serão resolvidas depois. A esquerda não pode repetir seus erros históricos e ser derrotada pela doença infantil do esquerdismo. Pela união de todos contra o fascismo.

    Responda
    1. MARIA LUCIA CROCHEMORE

      vai colocar a culpa na esquerda??

    2. MARIO CESAR CULHARI

      Você sempre correta em seus comentários, Ligya.

  13. Andre Ferraz de Toledo

    Muito bom

    Responda
  14. joão moreira

    O que wdperar de sociólogo? Alarmismo! Sou terminantemente contra Bolsonaro. Mas não há espaço para golpe, mesmo que tenhamos 1 milhão amanhã em cada capital de estado. So gostaria de saber quem ganha promovendo este alarmismo todo

    Responda
    1. Dimas Floriani

      Continue acreditando em cegonhas e nas FFAA.

  15. José Miguel Ortega

    Eu tenho vergonha essa falta de sobre o que escrever frequentar manchetes, isso é tudo bobagem, o jornal não tem um ombudsman pra alertar sobre isso?

    Responda
    1. Dimas Floriani

      Parece que você está feliz com este Waste Land

  16. EDUARDO LUIZ DA SILVA SILVA

    Um texto alarmante, porém não vejo tudo isso. Considero o Brasil um país com instituições consolidadas. O Bolsonaro faz muito alarde e depois tenta recuar. Quem estudou a história do Brasil viu o que aconteceu. O Bolsonaro vai ser preso em situação vergonhosa se tentar dar golpe. Ele pensa que tem total apoio e não tem. Isso é o penso.

    Responda
    1. Beatriz Alves dos Santos Silva

      A aliança entre fanatismo religioso e grupos armados é sempre um perigo para a democracia.

  17. Paulo Watrin

    Muito bom artigo. Pena que respira o mantra de que Lula é insubstituível. O sapo barbudo é egolatra demais para abrir mão de palmo do seu projeto de poder, que, no essencial, lhe confere poderes de um verdadeiro guri. Um pouco de modéstia e canja de galinha, numa dessa, são sempre bem-vindas.

    Responda
    1. MARIA LUCIA CROCHEMORE

      hahaahahahahahah ele é egolatra pq quer disputar e tem chance???? essa tereira via é bem mesquinha.....

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

  18. Luís Gustavo Botelho Verdelone

    Eu não acredito no que eu acabei de ler. Eu não sou Bolsonaro, mas é sério que o autor quer Lula como Presidente? Meus Deus...

    Responda
    1. Antonio Vieira Coelho

      ...atualmente, uma cadeira vazia é melhor do que o entulho que empesteia o planalto. Uma cadeira vazia não atrapalha e não fede... e em termos de qualidade de (des)governo, uma ceira vazia é o que já existe hoje...

    2. Rafael Alves Albuquerque

      Não, cara. O articulista só fez uma leitura objetiva dos fatos. Gostei ou não é para isso que a realidade parece apontar.

    3. Bernd Kielmann

      1933 na subida de Hitler (legalmente colocado no cargo) a elite tambem achou que nao teriam problemas en controlar ele e guia ele. Se enganaram e muitos morreram por este engano. Espero que os brasileiros deixam se supreender. O Bolso se ele pode vai fazer e os que acharam que nao e possivel vao se arrepender.

  19. Felipe Araújo Braga

    O texto me pareceu uma defesa escancarada de Lula, só isso!

    Responda
  20. Hernandez Piras Batista

    Todos em torno de Lula! Para isto foi escrito o artigo. De resto, nada de novo no "front". Para defender a democracia e evitar o golpe, é preciso, antes de tudo, postergar discussões eleitorais, não pensar exclusivamente no pleito, como faz o autor do artigo.

    Responda
  21. JOSE SANTOS

    Faremos a nossa parte dia 7. Faça a sua... tá okay?

    Responda
  22. JOSE SANTOS

    Tenho medo desse éssetêéfe...

    Responda
  23. JOSE SANTOS

    Deus é brasileiro.

    Responda
  24. Daniel Alvares

    Não será um golpe de estado, será mais um espasmo pitizento depois de confirmada a derrota, que não durará mais de 12 h. De lá, sem escalas para a papuda.

    Responda
  25. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Dia sete canto com Marisa Monte: "Hoje eu não saio não. Não troco meu sofá por nada neném. Hoje eu não saio não. Não quero ver a Multidão.

    Responda
  26. Claudio Lourenço Rocha

    Ninguem em sã consciencia sai da sua casa e votar para eleger um poltiico que tirara seu sossego e conspirara contra a paz no seu Pais, e é o que voces representa com esse radicalismo exarcebado, poristo hoje somente uma media de 20% dos eleitores ainda os apoia. E mais, um milhão de pessoas na paulista enche avenida de lado a outro, mas é um ponto no universo de mais de 150 milhoes de eleitores. conta simples

    Responda
    1. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      E desde quando haverá 1 milhão de pessoas na Paulista? Nem 50 mil estarão lá...

  27. Laudgilson Fernandes

    Pode ser que o tiro saia pela culatra. Se o 7 de setembro se tonar algo que venha ameaçar mais ainda a questão econômica, quem sabe a Faria Lima e demais donos do negócio, não sacam o Mourão... Alguma vezes a política dá um nó e Bolsonaro nem eles mais estão aguentando.

    Responda
  28. Nilson Alves dos Santos

    Excelente Texto. Os possuidores de Armas de Fogo (Arma Longa, especialmente) deverão ser compelidos a inutilizá-las ou devolvê-las aos fabricantes. Os Opositores ao Governo Genocida devem ser Protegidos. Impeachment Já !

    Responda
  29. Antonio Eugênio Duarte

    Fora bolsonaro e lula. Terceira via pelo amor de Deus.

    Responda
    1. Antonio Eugênio Duarte

      Os comentários não merecem tréplica.

    2. Henri Coelho

      Que ingenuidade!! Na verdade vc e desses que preferem a reeleição do mili ciano

    3. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Terceira via para que ? Continuar privatizando tudo...precarizando o trabalho via reformas na CLT e nova reforma previdenciária.

    4. Rafael Lopes

      A realidade é Lula ou bozo. Simples assim.

  30. Alex Sgobin

    Derrotar implacavelmente esse fascista e os cretinos que apoiam sua aventura totalitária é um dever moral, tanto para salvaguardar a democracia quanto para evitar um conflito, que os asseclas do alucinado não suportariam um mês. O povo honesto não merece o fascismo, que quanto mais morto, melhor.

    Responda
  31. Marcelo Moraes Victor

    Não já espaço para 3ª via? Da onde? Exatamente para acabar com a loucura que tomou conta do país, uma 3ª via entre Fidel e Pinochet que tiram sarro de você é absolutamente necessária, para nossa saúde política…. Estamos politicamente doentes

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Fidel? Menos

  32. Rafael Aires de Oliveira

    Não votei no Bolsonaro e nunca votarei (e nem no Aécii) mas larei de ler quando vi que ele escreveu golpe de 2016. Por isso que tem gente que votou no bozo. Ainda tem choro sobre isto. Tá de brincadeira

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Votou no Haddad? Truco

  33. Vilarino Escobar da Costa

    Sem o apoio dos norte-americanos bolsonaro fracassa . O povo brasileiro não vai aceitar uma ação que levará o Brasil de volta ao passado . Estamos no século 21 e não voltares a ser governados de forma totalitária . Não existe ambiente social para isto.

    Responda
  34. Galdino Formiga

    Muita imaginação e raciocínio confuso.

    Responda
    1. Paul Muadib

      A confusão está na cabeça de quem não entendeu o texto.

  35. José Roberto Martins Filho

    A análise é pertinente e bem feita, porém, nada disso estaria sendo comentado se não houvesse o apoio do grande poder econômico. Na eventualidade de um golpe, o Brasil não teria como se manter sem o apoio americano e, pelo que eu saiba, eles ainda não se manifestaram. Bastaria, hoje, o PIB brasileiro, se desejasse, desalojar Bolsonaro imediatamente. Não são as elites atrasadas que o mantém, mas sim as que realmente mandam, ligadas às de fora, e que conhecem os bastidores. É tudo muito deprimente

    Responda
    1. Beatriz Alves dos Santos Silva

      Concordo contigo. A elite escravocrata e atrasada que domina o País é que dá sustentação a Bolsonaro e enquanto ele estiver retirando direitos dos trabalhadores, privatizando empresas públicas e destruindo os mecanismos de controle popular essa turma não vai derrubá-lo.

  36. José Roberto Martins Filho

    A análise é pertinente e bem feita, porém, nada disso estaria sendo comentado se não houvesse o apoio do grande poder econômico. Na eventualidade de um golpe, o Brasil não teria como se manter sem o apoio americano e, pelo que eu saiba, eles ainda não se manifestaram. Bastaria, hoje, o PIB brasileiro, se desejasse, desalojar Bolsonaro imediatamente. Não são as elites atrasadas que o mantém, mas sim as que realmente mandam, ligadas às de fora, e que conhecem os bastidores. É tudo muito deprimente

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Ninguem em sã consciencia sai da sua casa e vota para eleger um polItico que IRA tirar seu sossego e conspirar contra a paz social do seu Pais, e é o que voces representa com esse radicalismo exarcebado, poristo hoje somente uma media de 20% dos eleitores ainda os apoia. E mais, um milhão de pessoas na paulista enche avenida de lado a outro, mas é um ponto no universo de mais de 150 milhoes de eleitores. conta simples

  37. Joseberto R Cruz

    Moço, que prosa é essa? Eu achei engraçado arrolar Clube de Tiro entre os apoiadores de Bolsonaro... Isso é decisivo? E quantos clubes desses existe no Brasil? Kkkkkkk

    Responda
    1. Renato Alves Do Valle

      Em 2019 eram 516 clubes, em agosto de 2020 eram 496 mil armas registradas pelos membros desses clubes!!

  38. Ricardo Rosa Santos

    Excelente texto! Breve e certeira análise de um dos momentos mais tenebrosos da república. Agora consigo entender porque a nata da elite estudantil universitária pegou em armas no pós 64. É preciso resistir ao fascismo!

    Responda