Opinião > Nação, essa teia que nos une Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ivan Bastos

    Dá esperança ver os artigos de pessoas esclarecidas se manifestando, aqui e em outros lugares, ainda que com muita apreensão pois o momento é tenso. Só a razão, a cidadania, o direito e a ação dos que defendem a democracia pode barrar esta vaga ditadorial.

    Responda
  2. Jove Bernardes

    Não acredito que permeie o povo uma "teia de afinidades que nos irmana", e é justamente a falta destas afinidades mútuas que em outros países transformam povo em nação que nos trouxe a esse salve-se quem puder. Tem alguma coisa de errado, e há muitos anos, que faz com que as coisas sejam assim. Nação, na acepção da palavra, deveria ser impermeável à bozofrenia (evoé, Benassi), isso não podia estar acontecendo.

    Responda
  3. Rondon De Castro

    Pessoas que vão às ruas protestar contra a democracia não compreendem que estão construindo a própria impossibilidade de protestar contra o que quer que seja...

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Vá explicar. Argumente, tente convencer quem só tem certezas na vida.

  4. Noel Carvalho

    Esse país do qual os autores estão falando não existe mais há pelo menos meio século. Lembrem de todas as ditaduras que mantiveram a comunidade "imaginada". Muita violência e repressão. Democracia é assim mesmo, senhores.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Não, não, não. Definitivamente, não. Democracia não é assim mesmo, não.

  5. MARCOS BENASSI

    Senhores, gente reflexiva e de estofo humanista: texto lindo, do mais pertinente, mas creio que baldado. O delicado libelo humanista, contraposto ao "se quer paz, tem a guerra preparada", acaba tendo o condão de uma almofada defronte a uma bereta. Não sei o que seria melhor do que isso, certamente não uma idêntica violência. Mas, nesse nosso Planeta dos Macacos, em alguma coisa estamos melhor do que no filme: os nossos não são inteligentes como os de Hollywood.

    Responda
  6. Jane Santos

    Perfeito. Espero, sinceramente, que a consciência moral coletiva permaneça e que governantes que querem o caos saiam pela porta dos fundos e voltem para lugar de onde nunca deveriam ter saído, o ostracismo.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Cara Jane, não é absolutamente má ideia: em companhia das ostras, estarão confortáveis e não farão papel feio. Capaz até de parecerem, em comparação, competentes. A conferir, todavia.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.