Poder > Bolsonaro não vai dar golpe no 7 de Setembro, mas atos são preparação para isso, diz Marcos Nobre Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Estou relendo a coluna e ouvindo a entrevista mais de dois anos depois. Acertou em tudo. Estimulou mobilização pré golpe em 2022. Houve invasão ao Capitólio à Brasileira em 08/01/23, porém muito mais organizada como sugeriu. O campo democrático precisou se unir para preservar a democracia. O centrão age como voraz pemedebismo.

    Responda
  2. VANICE MACHADO

    AQUI É JOÃO BAPTISTA BENTIVOGLIO FILHO- CASADO COM VANICE QUE É QUEM TEM ASSINATURA; OBS; Caro professor Marcos Nobre; Sua materia e mesmo sua entrevista estáVA indo muito bem, quando colocou o CIRO GOMES. como alternativa; FIM!.

    Responda
  3. Marcelo Gomes Justo

    O raciocínio é, logicamente, consistente, como esperado de um especialista. Mas, se o projeto do Bozo é o golpe, por que ainda não deu? Está sempre em organização?

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Ele tentou o golpe em 08/01/23. Há um trecho da entrevista em que o colunista afirma que nos sete de setembro ele fazia mobilizações/ exercícios. Mas o golpe não ocorre. Então o campo democrático/ nós, vamos nos acostumando a isso. E quando o golpe ocorrer (não há preparo), pois houve desmobilização nos democratas, progressistas ou não.

  4. rubens gonçalves

    independencia ou morte. nunca a segunda opçao esta mais proeminente.

    Responda
  5. Arthur da Silva Costa

    O engraçado nestes comentários são sempre de senhores que são professores ou pendurados em alguma estatal com seus saláe=rios certnhos no fim do mes.Porque não entevistam comerciantes,pequenos empresários que são aqueles que carregam o Brasil nas costas,matam um leão por dia e que sabem que para levar comida para casa,pagar seus funcionarios e assim por diante.Respeito a opinião deles,porém nada significa para mim.

    Responda
    1. Bruna R

      Deve ser pq não é uma questão de opinião.

  6. Rodrigo Ribeiro

    Mais um bo.bo da classe média que não consegue entender o Bozo. Tá cansando.

    Responda
  7. Filipe Quintans

    O professor Nobre precisa se decidir: ou o cara é candidato fortíssimo, como o próprio Nobre disse numa entrevista em junho, ou ele é arquiteto de golpe; os dois, não dá.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Ouça o podcast. Explica isso.

  8. RICARDO BATISTA

    Marcos Nobre é um ótimo analista. Em que barca o país se meteu.

    Responda
  9. WILSON FILHO

    Alexandre o pequeno, é agora o herói de vcs?Tempos atrás era fora Temer/Alexandre, agora são amigos? Descobri, advogado do PCC, esse tipo de gente é da mesma laia de vcs.

    Responda
  10. Pedro Andrade

    Leitura obrigatória. Marcos Nobre sempre enxergando além da superfície..muito bom!

    Responda
  11. Sandro Carvalho

    A mais esclarecedora entrevista que já li sobre o tema. A ficha do que significa um regime ditatorial ainda não caiu para a grande maioria do povo, inclusive entre os que o apoiam.

    Responda
  12. João Braga

    A entrevista parece uma conversa de dois esquerdistas, quem pergunta e quem responde. "Padrão" Folha de isenção...

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Se ao que parece. Fazer análise, refletir, pensar é ser de esquerda. Mais esquerdistas então.

    2. Andre Luis Tasoniero

      Pq assinas a FSP, então?

  13. Maurício Costa

    O momento da virada de uma onda é sempre imprevisível.

    Responda
  14. Dimas Floriani

    Não deixa de ser uma análise realista. Mas faltou apenas uma coisa: saber como será a situação do país daqui prá frente. O imponderável pode conspirar também contra o bolsonarismo.

    Responda
  15. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Está destruindo o país para se auto proteger e proteger os seus familiares e amigos

    Responda
  16. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Como é que um presidente de uma nação como o Brasil, cria uma situação de beligerância tão grande, do nada, jogando irmãos uns contra os outros? infelizmente é uma pessoa desagregadora.

    Responda
  17. Ulysses Daniel

    Já imaginaram o clima em 07/09/2022 a menos de um mês para as eleições?

    Responda
  18. Heveson Lima

    Que Alexandre coloque essa turma tudo na cadeia amanhã.

    Responda
    1. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

      Não sei não, meu amigo. O que eu temo é que ele seja preso por insuflação do maior mandatário com o apoio de uma horda de desordeiros

  19. marcos vinicio borges mota

    Teria sido interessante perguntar como seria um governo que se manteve no poder por meio de um golpe. Um governo de zero legitimidade composto por bestas feras piores que os personagens de Salò, 120 dias de Gomorra. Seria o fim da ciência política e das ilusões iluministas. Hegel estaria totalmente equivocado, como já foi dito.

    Responda
  20. Fernando José Nicoli

    O estopim da insegurança e os consequentes arroubos do genocida , não estão baseados nos seus projetos de golpe, mas sim na possível prisão dos filhos. Agora turbinada com novos fatos da sua cornitude. Mas os seus apoiadores assim como ele não têm compromisso com o que fala,hoje é assim amanhã pode ser o inverso. Acho o que está mais latejando ou latente é o dito xyfre

    Responda
  21. Fernando José Nicoli

    O estopim da insegurança e os consequentes arroubos do genocida , não estão baseados nos seus projetos de golpe, mas sim na possível prisão dos filhos. Agora turbinada com novos fatos da sua cornitude. Mas os seus apoiadores assim como ele não têm compromisso com o que fala,hoje é assim amanhã pode ser o inverso. Acho o que está mais latejando ou latente é o dito xyfre

    Responda
  22. Jane Santos

    Está articulando aquilo que disse que faria se fosse pres#idente. Simples assim. Nunca enganou ninguém. Que era incompetente todos já sabiam e está destruindo tudo de civilizado que nos restou.

    Responda
  23. Gabriel Borges

    Reflexão interessante, mas essencialmente contraditória... acusa o campo democrático de pensar, de modo exclusivo, em eleições, no entanto, todas as respostas que sugere são também eleitorais.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Escute o podcast.

    2. Regina Ferreira

      Sim, ele sugere uma resposta eleitoral, porém com um candidato único unindo todas as forças anti-bolsonaro, inclusive da direita. Não é isso que estamos vendo acontecer.

  24. João A Silva

    Gosto muito do Marcos Nobre, mas acho que está com uma avaliação errada. Ciro é o candidato da esquerda não petista, nunca será da direita não bolsonarista. Também acho equivocado acreditar que a definição do dramático quadro que vivemos será na eleição. As cartas já estão todas na mesa, os gritos de guerra já estão ecoando, o perigo é real e imediato e o Rubicão já foi cruzado muito antes de outubro de 2022.

    Responda
  25. Augusto João

    É a dura realidade. A oposição ainda acha que não vai dar nada, mas o golpe está aí. Apoiado por uma classe média rancorosa, racista e violenta.

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      Tem que dar nomes a esta " oposição ": PT e PSDB. Dançaram à beira do abismo em 2018, e agora, continuam tocando música para o louco dançar. O PT alimenta o "argumento" bolsonarista. Se tivesse alguma preocupação com o futuro do país e seu povo, Lula nem deveria cogitar estar em campanha. Já o PSDB, que votou nesta ignomínia, deveria ter vergonha e renunciar a qualquer protagonismo eleitoral. O que nos sobra? Ciro Gomes, que há anos já alertava que esta polarização nos arruinaria.

  26. Carlos Pinheiro

    Lugar de golpista é na prisão.

    Responda
  27. Claudio Carvalho

    Excelente entrevista! Fica claro e cristalino que problema maior do que a extrema direita é a dispersão do campo democrático, sobretudo, a canhotinha identitária adepta da antipolítica e tarada pelo código penal num país que está triturando a Constituição. Acho que estamos num caminho sem volta rumo a explosões de violência e morticínio.

    Responda
  28. Robson Simões

    Com todo o respeito, esse professor está super estimando a capacidade do Bozo e seus asseclas.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Pelo contrário, eles tem a força bruta - boa parte das Forças Armadas, PMs e milícias e um quarto da população, inclusive parte da elite econômica - e seu projeto não é vencer eleição, é articular um golpe. A oposição só tem vantagem nas pesquisas. A esquerda brasileira sempre superestima sua força.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.