Opinião > O mito na caverna Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Prezados Hernández e Ricardo. A questão é, sem dúvida, a educação. Desde de o Brasil Império, passando pela 1a. República, a ditadura de Vargas, e após 1946, o rico nunca propiciou à população educação fundamental de qualidade. O Parlamento sempre foi controlado pelo rico. A classe média, da qual faço parte, é, na sua maioria, hipócrita sim. Sobre PT e Lula/Dilma, não é esse o assunto. O assunto é saber quem votou naquele que, entre outros desatinos, disse que era preciso matar 30.000, e FH
Mau Militar! E foi mantido. Se à época as, autoridades tivessem cumprido a obrigação hoje o Brasil não estaria nessa masmorra do Hades.Terrivelmente péssimo presidente da República.
No próximo ano, por volta de maio ou junho, o Despresidente estará mendigando qualquer acordo polÃtico que, a pretexto de "pacificar o PaÃs", ofereça a ele e seus asseclas algo como uma anistia. Os discursos de ontem se limitaram a isto, um descarado e covarde "Não quero ser preso!".
A única coisa a fazer é reler o que escreveu a norte-americana,Barbara W. Thuchman, em seu grande livro, A Marcha da Insensatez: Por que os homens com poder de decisão polÃtica tão frequentemente agem de forma contrária à quela apontada pela razão e que os próprios interesses em jogo sugerem? Por que o processo mental da inteligência, também frequentemente, parece não funcionar? Seria a por causa da marcha de insanidade?
O tÃtulo poderia ser O Mito da Caverna, dadas as caracterÃsticas desse presidente ogro que, infelizmente, temos.
Não, prezado...Uma Obra clássica de Platão, jamais poderia ser comparado a essa "analogia" que para ser um "mito" ainda teria que ser bem refutado.. esse daÃ, está isolado pelas crendices e o baixo senso comum..
"Bolsonaro está se isolando cada vez mais". A Folha não tem algo mais original para oferecer a seus leitores? Todos sabem que o exercÃcio do poder desgasta. A dar crédito à avaliação da Folha, Bolsonaro teria no inÃcio do seu governo um estoque de popularidade maior que o número de eleitores do Brasil....
Bolsonaro está se isolando cada vez mais. Creio que agora ficará totalmente só, apenas com seus aduladores e alienados seguidores. A ausência de apoios externos e internos para suas pretensões golpistas se fizeram notória.
Quando a f olha vai fazer a mea culpa? Vai esperar mais quarenta anos? Toc..toc...toc...
A Folha nunca apoiou Bolsonaro. Esta é uma mentira que militantes a soldo como você farão ainda durante quarenta anos, até encontrarem um jornal de expressão que sirva de Pravda para seus lÃderes.
Bolsonaro foi eleito também com o apoio dos donos dos grandes jornais, das TVs, dos rádios, dos bancos, das empresas, enfim, com o apoio dos ricos. São poucos, mas sempre mandaram no Brasil. A classe média, sempre oportunista e hipócrita, acompanha os ricos. Os pobres e miseráveis acabam votando em quem o rico manda por nunca poderem usufruir de uma educação fundamental de qualidade, gratuita e em tempo integral. Triste paÃs.
Na verdade, Ricardo, esta é só a forma habitual de militantes petistas recriminarem a imprensa por não ter esta ignorado os abusos e erros de Lula e Dilma. Censura antecipada para a futura Presidência do Nosso Guia, que é a única coisa no qual eles pensam.
Não vi nenhum grande jornal ou rede de TV apoiando Bolsonaro em sua candidatura, campanha ou após assumir. Ao revés, vi crÃticas a ele em quase toda imprensa.
Que a Folha expresse sua opinião sobre a fala de Bolsonaro, está ok. Mas chamar a multidão que estava na rua de "cordão de lunáticos" é um erro, uma irresponsbilidade. Quem estava nas ruas em um feriado, estava incomodado com algo. Melhor seria, se além de comentar sobre Bolsonaro, tentase entender porque tanta gente foi as ruas ontem.
Mesmo que fosse um número 10 vezes maior de indivÃduos, ignorantes de pai e mãe sobre o que significa o respeito ao Estado Democrático de Direito, como o são todos os fanáticos e lunáticos que lá estiveram, a maioria corrompia por migalhas ou trocados, tipo camisetas, bebidas alcoólicas e uma passagem de ida e volta, nada mudaria a essência do que ocorreu: o fracasso retumbante de um megalomanÃaco incompetente!
Regina, esse seu nÃvel de agressividade não ajuda em nada
Eu mudaria de cordão de lunáticos pra bozolóides, bozofrênicos ....ou até mesmo fanáticos delirantes, hehe
O texto é autoexplicativo "cordão de lunáticos"; o problema está na interpretação. Aceita.
E agora Artur Lira: vai tirar debaixo da xunda um dos pedidos de impeachment? Ou o escárnio criminoso de ontem passará impune mais uma vez? Está na hora do basta. Deixe de ser polÃtico seria homem (ou mulher) de coragem. A Nação não suporta mais sua covardia!
Por muito menos que o que estamos assistindo, caÃram Fernando Collor e Dilma Housseff e aqui não há que se falar em silêncio dos bons porque tanto o Senado quanto o STF tem sido os bastiães da defesa da Democracia, ante o silêncio omissivo, vergonhoso, tacanho e inclassificável da Câmara dos Deputados. A fatura aos coniventes com os arroubos arbitrários virá das urnas. Que vergonha Brasil!
Mais uma jogada para tirar a democracia
"Viver dói", da chargista Fabiane Langone, na edição de hoje da Folha, deveriam estar na primeira página do jornal. Resume com precisão cirúrgica o total desgoverno do capitão e seus ministros e fanáticos.
Excelente editorial. Ele me representa.
Perdeu Genocida! Prova disso é que temos quase 100 comentários e nenhum Serra, Braga, Hilde, Namastê, Matone, Moreno, Corbika, Colombo, Ary, Napo, Lineu, Jota...
Hoje o Presidente armou um cenário para um longa metragem cujo o tÃtulo é.Meu governo acabou...jlalocou a A paulista e a explanada ..pegou os seus figurantes e mentiu para ele mesmo .o vilão do filme e o Ministro Alexandre de Moraes.Vai dar bilheteria.
Deprimente. Mas, agora começou a contagem regressiva do impeachment. O relógio será acelerado a partir do próximo dia 12. Sem o cargo, inelegÃvel, logo será preso. Lamento pelas famÃlias que tiveram seus entes queridos levados pela pandemia, por esse facÃnora que fechou os olhos à Ciência, a boa gestão, à s vacinas. Uma página negra e triste.
Quem fica dentro da caverna tem uma noção distorcida da realidade,só escuta os ruidos produzidos pelos morcegos,o barulho do vento,o pinga-pinga da água,bebe água contaminada,o resto é silêncio;aà se encontram os seguidores do mito,tem uma noção irreal do mundo.Já quem sai da caverna,recebe outros estÃmulos do mundo ,começa a usar a razão , encontra a verdade.E a verdade não é aquela pintada por Bolsonaro ;há que beber de outra fonte que não esteja contaminada.
Apenas se confirmou,o b.ozo é fanfarrão, valentão de mÃdia ,está isolado, nem a pm,nem forças armadas se mobilizaram a seu favor,sequer polÃticos...só o gado.
O gado que vota!....
Resumindo: foi um fiasco. O povo quer é democracia, quer trabalhar, quer ter o mÃnimo de condições para viver dignamente.
Saudade da Dilma né, PIG? Eu também tenho, afinal fui um dos 54 milhões que votaram nela. Mas na época a imprensa ignorou sumariamente a vontade da maioria e apenas ecoava o choro dos Tucanos, que virou o grito dos Patos Amarelos, que transformou-se nos sussurros esganiçados dos Marrecos, que virou o mugido do Gado, que tem tudo para virar o silêncio e censura dos militares milicianos... por talvez mais 21 anos.
O fato do Bolsonaro ser um inepto em todos os sentidos não apaga o péssimo governo de Dilma. O erro do PT foi dobrar a aposta com a reeleição dela. E errou ainda mais ao não se compor com a esquerda em 2018. A culpa por essa desgraça cabe muito ao PT, sim.
Tempos modernos,medidas modernas,como responsabilização criminal,tempo das cavernas, machado de pedra na cabeça do transgressor.
A montanha pariu um rato
O grande paradoxo desta mini passeata: Apareceu o Queiroz e desapareceu o Aras. Nessas 4 linhas da Constituição do Genocida, o procurador é procurado e o encarcerado é que dá autógrafos.
Esperavam o quê de um sujeito sem competência para gerir um paÃs como o Brasil? Como deputado, nunca passou de medÃocre e sem apresentar um projeto, vivendo à s custas do dinheiro público e das tramoias oriundas dos funcionários fantasmas, rachadinhas, e mi là cia. Agora, é buscar os Remédios Constitucionais necessários a conter este ser; e é pra ontem. Nosso PaÃs está como um barco à deriva, sem qualquer governo.
Como ele disse : " só saio morto da presidência. ". Editorial e chá de camomila para crises nervosa. Vai se acostumando ao capitao .
Esperavam o quê de um sujeito sem competência para gerir um paÃs como o Brasil? Como deputado, nunca passou de medÃocre e sem apresentar um único projeto por décadas e décadas, vivendo à s custas do dinheiro público e das tramoias oriundas dos funcionários fantasmas, rachadinhas, e mi là cia. Agora, é buscar os Remédios Constitucionais necessários a conter este ser; e é pra ontem. Nosso PaÃs está como um barco à deriva, sem qualquer governo.
Definitely, Bolsonaro is out.
The gamer is now.
É o famoso mito(upeira)! Foooora, carniça fascista e covarde!
Se a Câmara Federal continuar omissa em relação à latência dos atos de irresponsabilidades cada dia mais escancarados, então próprio instrumento de impeachment fica corrompido, inclusive contra futuros arruaceiros na cadeira presidencial.
Penso que nossa preocupação agora é converter seus aloprados seguidores, os quais na minha visão estão CEGOS, porem com dinheiro publico e de Empresários sem nenhum compromisso com a Nação, somente com seu lucro, estão vivendo dessas esmolas. Com certeza estamos vivendo o PIOR Presidente em nossa Republica. Pena Brasil.
Amarelo de vergonha
Não há mito, muito menos o da caverna. Somente intenções e atos, à s escâncaras. Este texto, por exemplo, poderia ser escrito em qualquer um dos momentos de ameaças repetitivas à ordem constitucional, desde sua posse. Mas, a "grande imprensa" sempre está flertando com alguma possibilidade de recuperação de seus erros e conveniências. Mais interessante ainda, é que esta mesma mÃdia sempre omite a imensa responsabilidade dos militares nesta aventura, nisso que aà está. Enfim, já vimos este filme.
Governo nefasto
É o governo que mais tirou o povo da pobreza....levou-os direto para a miséria !
Sucessão de omissões e excesso de complacência desde a passagem de figura tão repugnante pelo Exército, permitiram q fizesse carreira polÃtica e, embora medÃocre e cometendo também atos passÃveis de punições, pudesse disputar e chegar à presidência, q só faz achincalhar. Dentre os complacentes, parte da imprensa e formadores de opinião, a q devemos aumentar reservas, por equÃvoco tão grosseiro. Q o fulano e outros respondam pelos gravÃssimos atos do presente sem concessões quaisquer. Penas
Penas duras para eles.
Foi eleito com somente 39% dos votos possÃveis e hoje tem uma parcela mÃnima de fãs barulhentos.
Lira e Aras sao os irresponsáveis que comandam e promovem esses atos antidemocráticos. São os traidores da nação . Bolsonaro não está facista. Sempre foi. A revelação é a dupla Aras-Lira.
A elite ilustrada tem muita culpa no projeto mussolinista que assola o paÃs. Fizesse seu trabalho jornalÃstico de discernir o joio e o trigo e não aderisse incondicionalmente como relações públicas do udenismo lavajatista, muito das instituições estaria ainda preservado. Mas, como apostou no falso maquiavelismo dos meios e fins, agora lamenta não ter conseguido botar a cangalha no napoleão-de-hospÃcio. Mas..., como não é hora mais de apontar o dedo somente: antes tarde do que nunca, Folha!
Os autores desta tragédia, hoje ficam se perguntando onde erraram .
Comentário perfeito! Parabéns!
zzzzz!
O sujeito nunca trabalhou na vida, vive às custas de quem trabalha e paga impostos, a fraude funcionou e funciona tão bem que agora temos quatro deles na mesma "profissão"
O mito será esclarecido pela luz da razão que desconstruirá a mentira que engana somente os acorrentados à ignorância.
Jamais podemos nos esquecer que a grande mÃdia (Veja, Folha e outras) ajudaram a eleger o Bolsonaro ao apoiar, incondicionalmente, a República de Curitiba.
As instituições precisam ser mais enérgicas no combate a este projeto de ditador. Digo projeto considerando a incapacidade intelectual do Bolsonaro em dar um golpe militar. Sorte nossa.
Tudo que esse perdido no inferno fala é Fake, pura mentira com um tom de covardia com ameaças para iludir seus apoiadores. Ele não tem apoio para golpe, intervenção e muito menos para destituir o STF. Quando fala em desobediência a justiça é pura fraqueza de caráter e moral. Outra baboseira e dizer que ninguém o prende, pois motivos não faltam pra cassação e prisão, só falta que as autoridades competentes cumpram seu papel constitucional respeitando o que está na Constituição.
O assassino do Planalto é o legÃtimo representante do demônio aqui na terra.
esse cadáver polÃtico já está fede.ndo, tem que sepultar logo!
Todo esse palavrório do presidente é para esconder sua total incapacidade de administrar o paÃs. Só sabe criar confusão e tentar desacreditar as instituições democráticas. O Congresso é o único que pode estancar essa sangria abrindo um processo de impedimento para removê-lo do cargo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O mito na caverna Voltar
Comente este texto