Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Natalício de Araújo

    O marco temporal é 1500 DC. A partir daí toda terra q não estiver sendo ocupada por índios foi tomada deles por algum dos nossos antepassados. Desta forma é absurdo que nós (ditos civilizados) queiramos tomar maus terras deles.

    Responda
  2. Val Batista

    Sou contra o Marco Temporal, nós somos os invasores, já assas-sinamos indígenas por demais, um pouco de vergonha na cara não devia fazer mal a ninguém. Onde o indígena estiver, há floresta, onde há floresta, há água, onde há água há vida. O branco destrói as matas até na beira do rio, os animais, tudo pela vaca louca $$. Só gente da AGRO é favorável, e "a-gro é morte , a-gro é seca, a-gro é corte". Meia dúzia fica riquíssima e 99% ficam com a miséria, a terra seca e a poeira para tomar banho.

    Responda
    1. Maria Luiza Franceschi Nicodemo

      Concordo com a proteção integral das terras indígenas, como você. Já o produtor rural é heterogeneo: tem gente do mal, oportunista e imediatista; e tem muita gente boa. E o pessoal do bem, que sabe da relação entre proteção ambiental e produção, precisa de apoio e de reconhecimento. Não podemos juntar todos no mesmo saco.

    2. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

      Para de comer. Vira faquir.

  3. Bento Brito Teixeira

    Nas condições políticas atuais, em quê os predadores: grilheiros, desmatadores e garimpeiros, avançam sobre ás áreas de preservacão e reservas indígenas, com o beneplácito do desgovêrno atual, é temerário até por em dúvida os diretos dos povos originários.

    Responda
  4. Luiz Martins

    A Funai tem como saber o histórico de cada área. Em sua falta tem o noticiário da época. Quando a constituição era elaborada, quem quisesse ficava sabendo do que estava sendo discutido, do que já tinha sido aprovado, etc. Se houve casos de grupos que agiram para expulsar índios de suas terras antes da constituição, seus descendentes devem ser reintegrados. Devido à situação de incapacidade relativa, não vale usucapião contra índio.

    Responda
  5. Diego Rodrigues Azevedo

    Sou contra o marco temporal. O indígena é expulso de uma terra por grileiros, garimpeiros, pecuaristas, coronéis em um interior em que a lei é a bala; e quando vai para outra, após 88, fica sem terra nenhuma. É preciso bom senso na demarcação de terras indígenas, na sua proteção e manutenção, mas o marco temporal é uma resposta que trás muito mais problemas do que soluções, e beneficia diretamente os grileiros e afins mencionados anteriormente.

    Responda
  6. Rosane Andrade Garcia

    É mais um marco contra a vida dos povos originários. É a usurpação de um direito constitucional dos povos indígenas. É o marco para avançar no genocídio das comunidades indígenas, que têm relevante papel na preservação do patrimônio natural do país. É mais uma vergonha, que ressalta este momento de desumanização e de retrocessos de direitos sociais, econônomicos, políticos e negação dos direitos humanos. É um mergulho no obscurantismo.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Concordo co vc. Rosane. Os predadores invasôres já estão em ação, mesmo na ilegalidade e, agora, com o estímulo do desgovêrno central. O STF deve se pronunciar a favor dos povos originários.

  7. Cristina Cabral

    A quem serve essa pesquisa proposta aqui? Aos indígenas e a seus direitos constitucionais é que não! Demétrio é simplesmente vergonhoso! A cara da Globo News!

    Responda
  8. W BOLOGNESI

    Indio deve ter a terra que precisa. Uma reserva do tamanho de um pais é exagero. Os indios tem carros, antena parabolica e vendem madeira. Bom senso! Tem de começar e precisa de um marco temporal!

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Sr. Italiani. Quando teus antepassados vieram para o BR., tiveram estímulo dos govêrnos da época. Já os povos originários foram escorraçados. Agora, por respeito aos nossos ancestrais, só é preciso garantir sua sobrevivencia que é a integração com a natureza, à qual os predadores querem destruir.

  9. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Não consigo enviar e-mails para a FSP. Servidor rejeita o endereço!

    Responda